16.8.22

BLACK & WHITE


Uma mistura antiga e clássica, inventada há mais de cem anos por um dos barões do uísque na Escócia. Uma garrafa que foi responsável pelo surgimento do nome da marca. E claro, um uísque leve e saboroso, ideal para brindar os bons momentos. Assim é o Black & White, um uísque dócil e despretensioso. Tão dócil como os dois bons cãezinhos tipicamente escocês que o transformaram em uma das marcas mais conhecidas de uísques do planeta. 

A história 
A história de uma das marcas de uísque mais vendidas do mundo começou com um homem chamado James Buchanan, um canadense filho de pais escoceses que trabalhava como representante de vendas de uma tradicional destilaria de uísque no Reino Unido. Ele vislumbrou o enorme potencial e crescimento deste mercado e rapidamente começou a buscar por uma mistura de uísques que tivesse tanto qualidade quanto um sabor inconfundível para oferecer aos seus melhores amigos. James era um empresário com talento natural e rapidamente percebeu que a maioria dos uísques vendidos na época tinha sabores muito fortes e pesados. Ele decidiu então criar um uísque mais leve, mais suave e mais sofisticado. Para isso, em 1884 ele fundou a James Buchanan & Co. e depois de muitos experimentos conseguiu criar um blend utilizando os mais finos maltes (incluindo Dalwhinnie, Clynelish e Glendullan) e grãos que ia ao encontro de seu desejo e como garantia da excepcional qualidade desse produto, colocou seu próprio nome nele e fez questão de assinar o rótulo como atestado à qualidade do que estava oferecendo. Surgia assim o The Buchanan Blend, uma mistura leve e suave, formulada especificamente para conquistar o exigente paladar dos ingleses.
   

O novo uísque caiu no gosto dos membros da House of Commons (como é conhecido o Parlamento Britânico). James, então, aproveitando o marketing gratuito, rapidamente o rebatizou de House of Commons Finest Old Highland Whisky, e como pensava em cada detalhe, mudou sua embalagem para uma prestigiosa garrafa escura com rótulo branco. Com isso, os comensais começaram a se referir à bebida como “aquele uísque preto e branco”, que daria origem ao nome Black & White anos mais tarde.
   

Mas ainda faltava alguma coisa. E a inspiração veio na década de 1890, após James voltar de uma exposição de cães. Ao ver a fotografia dos cachorros campeões, ele teve a brilhante ideia de acrescentar os dois cãezinhos, um branco e outro preto, respectivamente das raças West Highland Terrier e Scottish Terrier, à comunicação da marca, criando assim um dos ícones mais charmosos do universo dos uísques e da publicidade mundial. Daí em diante, os dois cãezinhos (inicialmente batizados como Scottie e Westie, mas que ficaram popularmente conhecidos como Blackie e Whitey) começaram cada vez mais a aparecer em campanhas publicitárias e materiais de comunicação da marca, da qual se tornariam mascotes e embaixadores.
  

Os lordes e personalidades, que eram mais apreciadores de um bom uísque, insistiam em chamar a bebida de “aquele uísque preto e branco”, e James em mais uma jogada genial de marketing resolveu rebatizar seu uísque para “Black & White” (escrito com aspas) em 1902. Nessa época, a marca estava sendo exportada para muitos países do mundo e, em 1907, já estava sendo encomendada até pelo imperador do Japão. Dois anos depois, Black & White tornou-se o uísque escocês “blended” mais popular na Inglaterra. Nesse período tão pujante para a empresa, James decidiu, em 1915, juntar a James Buchanan & Co. com a também famosa destilaria escocesa John Dewar & Son Ltd., que se tornaria a holding DCL dez anos depois. A essa altura, a destilaria das Highlands (Montanhas ou Terras Altas, como chamam os escoceses) que produzia o single malt Dalwhinnie (que era parte essencial do blend Black & White), com o tempo, acabou por se tornar o lar espiritual do uísque Black & White.
  

Na década de 1920, os dois cãezinhos Terrier se tornaram definitivamente parte do marketing do uísque, aparecendo constantemente em pôsteres e propagandas da época, o que aumentou ainda mais sua popularidade e tornou-os embaixadores icônicos da marca Black & White. Devido à sua qualidade robusta e preços competitivos, dois fatores que combinaram e ajudaram a marca a conquistar a lealdade dos bebedores de uísque, nos anos seguintes o Black & White se tornou uma bebida muito popular em vários países ao redor do mundo. E essa popularidade fez com que o Black & White fosse referenciado muitas vezes na cultura popular. Era o scotch preferido do lendário Walt Disney e do ator Dean Martin, e foi apreciado pelo agente secreto mais famoso do mundo, James Bond, no filme Moonraker. Também apareceu em filmes como La Dolce Vita, Dr. No e Father Goose. E ainda marcou presença em Tender is the Night, livro de F. Scott Fitzgerald, e nas mãos de Jessica Jones, em uma série da Netflix (conheça essa outra história aqui).
   

Já em sua terra natal, Black & White começou a assistir suas vendas declinarem em meados da década de 1960 (quando chegou até a lançar em 1965 um uísque ainda mais suave e com menos graduação alcoólica, chamado de Black & White Extra Light) e o volume diminuiu ainda mais ao longo da década de 1970, até que a marca foi retirada do mercado britânico e se tornou um produto apenas para exportação. Nos últimos vinte anos, com a expressiva queda de consumo do Black & White em mercados tradicionais, a marca passou a focar seus esforços nos mercados emergentes e conseguiu reavivar as vendas na segunda metade da década de 2010, expandindo seu volume em 100% entre 2013 e 2017, elevando-se a 10ª marca mais consumida de uísque do planeta. Com isso, nessas duas últimas décadas, Black & White deixou sua demografia original, encontrando novos lares mais acolhedores principalmente em países da América do Sul, Ásia e África.
   

Em 2019, a marca lançou no mercado uma de suas maiores inovações: Black & White Orange, uma versão do clássico uísque com o toque cítrico da laranja. A aposta neste produto inovador era para atrair novos consumidores apresentando a categoria de uísque de uma forma diferenciada: por meio de um drinque que deve ser servido com bastante gelo e água tônica ou com gás. O resultado é um sabor suave e refrescante que combina muito bem com os fins de tarde em climas quentes.
  

A icônica garrafa 
A garrafa de Black & White não é somente uma embalagem, é uma peça central que ajudou a construir a marca. Afinal, foi a garrafa, mesmo que indiretamente, a responsável por cunhar o nome da marca. Isto porque, originalmente ela era escura com um rótulo branco, e os consumidores sempre se referiam à bebida como “aquele uísque preto e branco”. Somente na década de 1970 a garrafa passou a ser verde (cor que ficaria associada à embalagem da marca). Apesar da inspiração canina, os populares Terrier somente passaram a figurar no rótulo das garrafas de Black & White por volta de 1977, ainda que sua carreira como garotos - ou melhor, cães - propaganda da marca seja bastante anterior. O atual design da garrafa foi adotado por volta de 2014 e apresentou uma estrutura mais longa e elegante.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente com o nome escrito em letras maiúsculas e entre aspas (que somente seriam retiradas na década de 1970), os populares cachorrinhos Terrier passaram a fazer parte da identidade visual da marca e nos anos seguintes ganharam novo design. O logotipo também adotou novas tipografias de letra. O logotipo atual foi adotado em 2014.
  

Os slogans 
Better Together. (2019) 
Life is better when shared. (2014) 
Complete the day with Black & White. 
Turning Strangers Into Friends Since 1902. 
Day is Grey. The Night Is Black & White. (anos de 1990) 
The Mark of a Man. 
Scotch Whisky at its best. (1968) 
Whisky at its best. (1961) 
The secret is in the blending. (anos de 1950) 
The Scotch with Character. (anos de 1930) 
Melhor Juntos. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Lançamento: 1902 
● Criador: James Buchanan 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Diageo plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ivan Menezes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques 
● Concorrentes diretos: William Peel, Ballantine’s, 100 Pipers, Grant’s, William Lawson’s, Dewar’s, Cutty Sark, The Famous Grouse e Teacher’s 
● Ícones: Os cachorros Blackie e Whitey 
● Slogan: Better Together. 

A marca no mundo 
O Black & White, que está entre os dez uísques mais vendidos e consumidos do mundo, é comercializado em mais de 90 países, com forte presença na França, Índia, África do Sul, América Latina (principalmente no Brasil e na Venezuela), Caribe e Ásia. Pertencente à Diageo, empresa por trás de marcas como Johnnie Walker (conheça essa história aqui), Smirnoff (saiba mais aqui) e Grand Old Parr (história completa aqui), o uísque Black & White vende anualmente mais de 2.9 milhões de caixas (9 litros), dados de 2021. 

Você sabia? 
● James Buchanan também foi o responsável por criar outra famosa marca de uísque: Buchanan’s (conheça essa outra história aqui).
Black & White é um “Blended Whisky” sem idade declarada (NAS). Portanto, é possível afirmar que o uísque mais jovem em sua composição, seja de grão ou de malte, possui três anos de envelhecimento em barril. 
Há poucos anos atrás, o uísque Black & White - um blend de 35 diferentes maltes - passou a ser engarrafado no estado do Ceará pela Ypióca (conheça essa outra história aqui), outra marca da Diageo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Exame), sites especializados em bebidas (O Cão Engarrafado), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/8/2022 

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