19.9.22

QuintoAndar


Alugar um imóvel sempre foi um perrengue no Brasil. Não bastasse a dificuldade natural de se encontrar um lugar que atenda o que as pessoas precisem e os preços caibam no bolso, havia também a burocracia. Sem contar a dificuldade de conseguir um fiador. Foi justamente para simplificar todo esse processo que surgiu o QuintoAndar, uma plataforma digital de moradia que oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. Á grosso modo, o QuintoAndar oferece soluções que transformam a experiência do morar bem. 

A história 
O QuintoAndar nasceu de experiências pessoais de seus fundadores. Gabriel Braga (foto abaixo) perdeu dias tentando alugar um apartamento em São Paulo porque as informações online eram insuficientes e ele não tinha um fiador na cidade. Já André Penha sofreu do outro lado. Seu apartamento em Campinas ficou meses na mão de uma imobiliária e foi alugado em duas semanas somente quando ele tomou a frente do processo de negociação. Já a ideia para a criação da empresa surgiu quando os dois cursavam MBA na prestigiosa Universidade Stanford, na Califórnia, berço de empresas inovadoras como Google (saiba mais aqui) e Nike (conheça essa outra história aqui). As discussões evoluíram para projetos acadêmicos que destrincharam os problemas do setor imobiliário brasileiro e criaram soluções baseadas na tecnologia e simplicidade para o processo de locação de imóveis, que despertaram o interesse de amigos, investidores e especialistas do setor. No mês de dezembro de 2012, após muito esforço, eles conseguiriam levantar US$ 300 mil de investimento inicial e criaram o QuintoAndar para colocar em prática esta visão.
  

O QuintoAndar começou a atuar oficialmente no mês de janeiro de 2013, na cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, com apenas seis pessoas. A nova plataforma tinha como proposta simplificar o processo de locação para seus clientes. Como o valor inicial do investimento era considerado pequeno para transformar o mercado, a primeira versão do site não era muito diferente do de uma imobiliária comum. Os imóveis eram exibidos online, mas as visitas eram marcadas por telefone, e todo o processo era manual. Quem atendia os clientes e os acompanhava durante as visitas eram os próprios fundadores. Além disso, a empresa trabalhava com as garantias normais do mercado tradicional: fiador, seguro, renda 3 vezes o valor do aluguel. O QuintoAndar também abria espaço para que imobiliárias e locadores anunciassem seus imóveis, o que ajudava o negócio a ganhar corpo e visibilidade.
   

Apesar do início sem muita inovação, aos poucos os processos foram sendo digitalizados. Como por exemplo, em 2014, quando a empresa começou a ampliar seus serviços com a introdução do agendamento de visitas online. Em sua primeira rodada de investimentos, no mês de janeiro de 2015, o QuintoAndar levantou US$ 6 milhões. E foi então que os rumos da empresa começaram a mudar. Isto porque, além de começar a atuar na cidade de São Paulo, maior mercado imobiliário do país, o QuintoAndar passou a administrar 100% dos imóveis anunciados em seu site. Em agosto desse mesmo ano, a empresa lançou mais um serviço para desburocratizar o processo de aluguel de imóveis: a Assinatura Digital, fazendo com que todo o processo, à exceção da visita ao imóvel, acontecesse de forma online. Além disso, o QuintoAndar já se diferenciava no mercado por exibir fotos profissionais dos imóveis (um serviço que saía de graça para o proprietário), um salto e tanto sobre os sites repletos de imagens escuras e mal enquadradas de quartos bagunçados e pias sujas.
   

Após receber novas rodadas de investimentos em 2016 e ingressar em novos mercados imobiliários, já no mês de maio de 2018 a empresa operava/administrava aluguéis nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Goiânia. Pouco depois, em junho, como solução para tornar o processo 100% online, a empresa lançou a Análise de Crédito QuintoAndar, na qual dispensava o inquilino de burocracias como a apresentação do fiador ou cheque caução. Desse momento em diante, a empresa passou a se aproveitar de um efeito de rede de confiança: quanto mais pessoas alugavam pela plataforma, mais pessoas eram atraídas para ela.
   

No início de 2019 o QuintoAndar ingressou na região sul do país ao começar a oferecer seus serviços na cidade de Curitiba. Em junho, a empresa inovou mais uma vez ao lançar o QuintoAndar Originals, que ajuda os proprietários a promover melhorias no espaço (esse apoio inclui desde consultoria até um fundo para cobrir os gastos, que são descontados dos aluguéis após a locação). Pouco depois, em setembro, após uma rodada de investimentos, o QuintoAndar alcançou o status de Unicórnio - ultrapassando seu valor de mercado em mais de R$ 1 bilhão. No ano de 2019, o QuintoAndar cresceu mais de 5 vezes em relação à 2018, fechando mais de 5.000 contratos por mês e com mais de 2 milhões de visitas marcadas pela plataforma entre janeiro e dezembro.
   

No início de 2020, o QuintoAndar resolveu ingressar também no mercado de compra e venda de imóveis. Como teste, inicialmente apenas algumas regiões da cidade de São Paulo estavam aptas para ingressar nesse modelo, que visava descomplicar a compra e venda de imóveis no Brasil. Igualmente à sua atuação com a locação de imóveis o QuintoAndar também buscou parcerias com imobiliárias e corretores de imóveis para atuarem na compra e venda de imóveis. Essa iniciativa pode multiplicar as oportunidades de negócios para ambos os lados. Nesse segmento, foram mais de mil imóveis vendidos no 1º ano de atuação e mais de 70 mil anúncios ativos.
   

No mês de junho de 2021, a empresa expandiu suas operações e serviços para a região norte do país, além de ingressar no segmento de aluguel na cidade de Fortaleza. Em dezembro, já de olho na mudança sobre o conceito de moradia provocada pela pandemia de COVID-19, a empresa criou novos filtros em sua plataforma, que incluíam, por exemplo, a possibilidade dos usuários buscarem por uma residência que ofereça espaço para home office, acessibilidade, área verde e que esteja localizada em uma rua silenciosa, por exemplo.
  

No início de 2022, o QuintoAndar resolveu investir pesado em sua comunicação como um dos patrocinadores da nova edição do reality show Big Brother Brasil ao comprar uma cota de R$ 11.8 milhões, que lhe deu direito a patrocinar festas temáticas e realizar provas dentro do programa com os confinados. Em meados desse ano a empresa lançou a Rede QuintoAndar, uma iniciativa inédita que conecta imobiliárias e corretores de todo o Brasil, com o objetivo de gerar mais negócios por meio de colaboração e, assim, ajudar mais brasileiros a morarem melhor. Os membros da Rede podem listar seus imóveis no QuintoAndar sem nenhum custo, aumentando a visibilidade e a liquidez da sua carteira. Além disso, também é possível conectar clientes com imóveis que só estão disponíveis no QuintoAndar. Desta forma, a intermediadora conseguirá aproveitar todas as suas oportunidades de venda
   

Em junho de 2022, a empresa iniciou oficialmente operação no México e lançou a Benvi, sua marca para atuar em mercados internacionais. Inicialmente a empresa começou atuando no segmento de aluguel na Cidade do México. Além do tamanho do mercado mexicano, a escolha pelo país para começar sua internacionalização foi motivada pela similaridade com o Brasil, como burocracia, pouca agilidade e flexibilidade nas negociações, cadeia fragmentada e gestão assimétrica e informal de propriedades. Como parte dessa expansão internacional, o QuintoAndar já havia adquirido o Grupo Navent, que conta com empresas em seis países da América Latina, e que abre horizontes para localizações como Argentina, Equador, Panamá e Peru.
  

O modelo de negócio 
O QuintoAndar permite alugar, comprar ou vender propriedades em sua plataforma. Alguns de seus diferenciais são fotos profissionais gratuitas para os anúncios, agendamento de visitas online, digitalização da transação e eliminação de garantias custosas e complicadas, como um fiador. Dentro da plataforma, os anúncios são visualizados com o apoio de fotos e vídeos 360°. O usuário consegue navegar livremente entre todas as informações relevantes sobre o imóvel, como preços, valor do condomínio, IPTU, taxas, entre outros. E para aprimorar a experiência pela busca de imóveis para alugar ou comprar, a plataforma conta com 70 filtros que permitem escolher, por exemplo, locais que aceitam pets, com área verde, rua silenciosa, portaria 24 horas, com ou sem mobília, perto de metrô, com espaço para home office, com acessibilidade, entre outros.
   

Além disso, todos os proprietários de imóveis estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobre até R$ 50 mil em reparos não realizados no imóvel ao fim do contrato. No processo de compra, um ponto relevante é a transparência sobre os custos e a visibilidade de todas as etapas e prazos. Para quem vai anunciar um imóvel, o modelo permite que o proprietário tenha um corretor fixo, que administra as chaves e acompanha as visitas aos, além de ter um time de consultores especializados para auxiliar toda a jornada, do cadastro à assinatura dos contratos. Você deve estar se perguntando como o QuintoAndar ganha dinheiro. A fonte de receita é, basicamente, a mesma das imobiliárias tradicionais: a empresa fica com o valor do primeiro mês de aluguel e, após, cobra uma taxa de administração, de acordo com a região e o tipo de anúncio.
  

A comunicação 
Como uma marca moderna, o QuintoAndar tem uma linha de comunicação criativa, moderna e impactante, através de ações surpreendentes. Por exemplo, em 2020, com o intuito de mostrar que definitivamente dispensa burocracias no processo de aluguel de imóveis de sua plataforma, o QuintoAndar aposentou definitivamente os fiadores levando-os para um cruzeiro pelo litoral brasileiro. Com o conceito “Aluguel sem Drama”, a campanha contava, de fato, com uma promoção, intitulada de “Cruzeiro para Fiadores Aposentados”, uma forma bem-humorada de dizer que esse verdadeiro personagem burocrático já não faz parte da realidade dos brasileiros que querem alugar imóvel, e estão devidamente aposentados e curtindo férias. Os vencedores aproveitaram um cruzeiro marítimo de quatro dias, cujo trajeto saía do Rio de Janeiro e passava por Ubatuba e Ilhabela. Assista ao filme da campanha aqui.
  

Ainda em 2020, a marca surpreendeu os usuários da Linha Verde do Metrô de São Paulo ao adesivar quatro vagões simulando os lados externos e internos de uma casa, em uma ação focada na facilidade que a plataforma oferece para quem deseja alugar imóveis. Os vagões foram caracterizados como o lado externo de uma casa, com porta, janela, campainha, vaso de flores e uma placa de aluga-se. Por dentro dos trens, a ambientação simulava cortinas nas janelas, quadros na parede, tapetes e os assentos como sofás.
  


Já no final de 2021, a marca ousou ao lançar uma campanha estrelada por Wally, carismático personagem criado pelo ilustrador britânico Martin Handford em 1987, e que daria 10 prêmios de um ano de aluguel grátis para quem o encontrasse na plataforma. Na campanha o personagem mais procurado do mundo visitava os imóveis do QuintoAndar em oito cidades, em busca da sua casa dos sonhos. Depois de seguir as pistas nos imóveis publicados na plataforma do QuintoAndar, quem encontrasse o Wally poderia se cadastrar no site e participar do sorteio de um ano de aluguel grátis. A campanha usava um conceito de gamificação para promover, de maneira leve e fluida, conversas verdadeiras com as pessoas.
   


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação ao longo de sua história. E isto aconteceu em janeiro de 2022 com a apresentação de um logotipo totalmente reformulado. A nova identidade visual deixou de lado as formas mais simplistas, que remetiam a um display de elevador, para dar espaço a uma forma mais moderna, elegante e que traz diversos significados e interpretações. É possível ver um “Q”, mas que também representa uma planta baixa de uma sala com a porta aberta. Já a tipografia de letra ficou mais encorpada. O novo logo é um convite, uma porta aberta para que todas as pessoas possam se conectar com o que significa morar bem, para cada uma delas. A reformulação da marca reflete a evolução da visão da marca, que deseja cuidar da moradia com o nível de importância que ela realmente merece. Contribuindo, assim, para que seus clientes morem melhor.
   

Os slogans 
Histórias pra morar. (2022) 
A tranquilidade no olhar de quem já olhou no QuintoAndar. (2021) 
Aluguel sem Drama. (2020) 
Aluguel rápido, sem fiador e com segurança.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 2013 
● Criador: Gabriel Braga e André Penha 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Quinto Andar Serviços Imobiliários Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Gabriel Braga 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.700 
● Segmento: Imobiliário 
● Principais produtos: Aluguel, compra e venda de imóveis 
● Concorrentes diretos: Loft, EmCasa, Yuca, Housi, UBlink, Imovelweb e RE/MAX 
● Slogan: Histórias pra morar. 
● Website: www.quintoandar.com.br 

A marca no mundo 
O QuintoAndar, maior plataforma imobiliária digital da América Latina, fecha em média 10 mil novos contratos de aluguel e mais de 1.000 propriedades vendidas mensalmente. Atualmente, a plataforma possui 120 mil clientes ativos e adiciona cerca de 10 mil novos aluguéis à carteira por mês. Já no segmento de compra e venda são 60 mil moradias à venda anunciadas na plataforma. No Brasil, a empresa tem R$ 90 bilhões em ativos sob administração, com mais de 175 mil contratos ativos de aluguel, espalhados por 75 cidades brasileiras. O QuintoAndar é reconhecido por ter um modelo que facilita a vida de quem busca uma casa para morar ou deseja vender ou alugar o seu imóvel. A plataforma possui recordes históricos que confirmam a agilidade de todo o processo, como um imóvel alugado em 1h30 e venda em 2 dias (do momento do anúncio ao fechamento do contrato) ou a cada 4 minutos um novo imóvel é anunciado. A empresa também atua no mercado mexicano. 

Você sabia? 
Ao todo, a empresa já levantou mais de US$ 750 milhões em investimentos desde seu lançamento em 2013. 
No final de 2020, o QuintoAndar adquiriu o SíndicoNet, maior portal de conteúdo e serviços para síndicos e administradores de condomínios do Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Isto é Dinheiro, InfoMoney, Época Negócios e PEGN), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/9/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário