11.8.23

CASTORE


Uma marca britânica de vestuário e acessórios chegou ao competitivo mercado esportivo como um furacão de proporções ainda incalculáveis, abalando os alicerces das grandes marcas globais que atuam nesse segmento. Afinal, a CASTORE existe para tornar atletas, tanto amadores como profissionais, melhores. E para isso utiliza engenharia avançada e tecidos técnicos exclusivos para criar roupas, acessórios e equipamentos esportivos de alto desempenho. Em um mundo em que os atletas exigem o que há de melhor, os produtos da marca britânica são projetados com paixão pela inovação. 

A história 
Tudo começou na cidade de Liverpool com os jovens irmãos Thomas e Philip Beahon (foto abaixo), que no passado tentaram ser atletas. Thomas chegou a ser jogador profissional de futebol da pequena equipe do Tranmere Rovers, mas abandonou a carreira em 2013. Já Philip atuou em times semi-profissionais de críquete, esporte extremamente popular no Reino Unido. Os irmãos, frustrados com a falta de roupas esportivas de alta qualidade para homens em um mercado dominado por um pequeno número de marcas globais, resolveram empreender nesse segmento altamente competitivo. Com isso, no dia 6 de julho de 2015, eles fundaram a J.Carter Sporting Club Limited e no ano seguinte lançaram (inicialmente com vendas online), equipamentos e vestuários esportivos de alto desempenho com a marca CASTORE.
   

A visão da nova marca britânica era ser uma alternativa premium aos grandes nomes globais que dominavam esse competitivo segmento. Todas as roupas da CASTORE eram feitas de um tecido italiano tecnicamente avançado, composto por uma mistura única de poliamida e elastano (mais leve e mais flexível do que o poliéster) que foi especialmente adquirido e rigorosamente testado para confirmar suas capacidades de aprimoramento de desempenho. A marca começou a ganhar notoriedade global no ano de 2019, quando fechou patrocínio para o fornecimento de roupas com o tenista britânico Andy Murray, que pelo acordo, também se tornou acionista da empresa e ganhou uma linha própria, batizada de AMC (abreviação de Andy Murray e Castore). Em dezembro, inaugurou sua primeira loja própria de varejo na badalada King’s Road em Londres, seguida por outra unidade na cidade de Liverpool. Além disso, fechou acordos de fornecimento de uniformes e equipamentos com algumas equipes de críquete, esporte extremamente popular entre as ex-colônias britânicas.
   

Em 2020, a CASTORE recebeu novos acionistas, que fizeram grande aporte financeiro para que a marca alçasse voos maiores. Com isso, no mês de maio, a marca anunciou seu primeiro acordo no competitivo mercado do futebol com o Rangers Football Club, equipe que recebeu cerca de £25 milhões por cinco anos de parceria. Com isso, a CASTORE passou a fornecer os uniformes da equipe profissional escocesa. Em novembro, outro grande acordo foi anunciado, e a CASTORE se tornou parceira da McLaren para a produção de uma linha de equipamentos esportivos, ingressando assim no exclusivo universo da F1, um dos esportes mais elitistas do mundo e que gerou ainda mais exposição global para a jovem marca. Em 2021, a marca deu outro grande passo e se tornou fornecedora oficial de material esportivo de dois tradicionais times da Premier League, o Newcastle United e o Wolverhampton. Esse movimento fez com que aumentassem ainda mais os holofotes em cima da marca britânica. Durante esse período a CASTORE ampliou sua linha de produtos, lançou vestuário feminino e infantil e até criou uma linha de calçados esportivos, incluindo tênis e chinelos.
   

No início de 2022, invadiu o mercado alemão de futebol ao assinar contrato de fornecimento de material esportivo com o time do Bayer Leverkusen. Os esforços para construir a marca nos Estados Unidos também aumentaram, auxiliados por uma parceria com a Federação de Rúgbi para fornecer uniformes e equipamentos para a seleção nacional. Buscando ingressar em outro grande mercado esportivo mundial, neste caso a Espanha, em meados desse mesmo ano a CASTORE anunciou acordos para fornecer materiais esportivos e estampar sua marca nas camisas dos times do Sevilla e Almería. Além disso, mirando a popularidade do golfe em grandes mercados, como Estados Unidos, Reino Unido e Japão, a marca fechou um contrato multimilionário com o golfista inglês Matt Fitzpatrick.
   

Pouco depois, em agosto de 2022, a CASTORE desembarcou no tradicional futebol italiano e fechou acordo para vestir e equipar a equipe do Genoa. Além disso, também se tornou fornecedora oficial de materiais esportivos do Aston Vila, tradicional equipe que disputa a Premier League, ampliando assim sua presença na principal liga profissional de futebol do mundo. No início de 2023 aconteceu outro ousado movimento da CASTORE, quando a equipe de F1 Red Bull Racing anunciou que após 15 anos estava mudando de roupa e passaria a estampar “as asas” da marca britânica em suas roupas e nos macacões dos pilotos, tomando o lugar da tradicional Puma (conheça essa outra história aqui).
   

E não parou por aí. Ingressou na motovelocidade ao anunciar que seria a fornecedora oficial de roupas e uniformes da equipe Repsol Honda Team na MotoGP. Além disso, assumiu o lugar da Adidas (conheça essa outra história aqui) no Feyenoord e estreou no mercado holandês. Pouco depois, no mês de março, a CASTORE, que focou sua expansão inicial em clubes dos principais campeonatos europeus, fechou acordo de fornecimento de material esportivo com a Associação de Futebol da Irlanda (FAI, na sigla em inglês) e chegou assim ao cobiçado mercado de seleções nacionais. E as novidades continuaram. Em em abril de 2023, seguiu ganhando espaço no futebol ao oficializar sua chegada ao tradicional Athletic Bilbao como nova fornecedora de material esportivo, ocupando o lugar da New Balance (conheça essa outra história aqui).


Profundamente infundida em seu DNA, a filosofia Better Never Stops é algo que a CASTORE se esforça para viver todos os dias. Uma escolha natural para atletas exigentes que desejam apenas o melhor, a marca foi justamente criada para trazer um novo nível de desempenho para roupas e acessórios esportivos. Com recursos especializados - como costura flatlock para ventilação, painéis de malha e costuras ergonômicas - suas roupas esportivas ajudam a otimizar o desempenho atlético, independentemente das condições. Tudo para proporcionar aos atletas a vantagem de que precisam para ter sucesso através do desempenho.
  

A inovação 
Além de tecidos tecnicamente avançados, as roupas da marca também se beneficiam de uma variedade de recursos de desempenho. Por exemplo, camisetas e shorts contêm uma tecnologia antiodor inovadora que envolve o tecido sendo infundido com cloreto de prata por seis semanas durante o processo de fabricação. Isso mata as bactérias induzidas pelo suor na fonte, dando às roupas proteção vitalícia contra o cheiro de suor. As camisas também contêm 480 micro orifícios graduados cortados a laser para otimizar a ventilação e são construídas com costuras totalmente unidas, permitindo que sejam cortadas de um único pedaço de tecido e tornando-as até dez vezes mais fortes do que as camisas tecidas com agulha e linha tradicionais.
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 6 de julho de 2015 
● Fundador: Philip e Thomas Beahon 
● Sede mundial: Manchester, Inglaterra 
● Proprietário da marca: J.Carter Sporting Club Limited  
● Capital aberto: Não 
● CEO: Philip e Thomas Beahon 
● Faturamento: £200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 12 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Material esportivo  
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Puma, Umbro, Under Armour, New Balance, Reebok, Asics, Mizuno, Lotto, Joma e Fila 
● Slogan: Better Never Stops. 
● Website: www.castore.com 

A marca no mundo 
Atualmente a CASTORE vende sua completa linha de vestuário, acessórios e equipamentos esportivos em mais de 50 países ao redor do mundo, com forte presença no continente europeu. Com faturamento estimado em £200 milhões por ano, a marca possui 12 lojas próprias espalhadas pelo Reino Unido. Atualmente a CASTORE, cada vez mais em evidência no mundo dos esportes, estampa seu logotipo nas camisas de grandes times de futebol das principais ligas europeias, e tem forte presença na F1, no Rúgbi e Críquete, esportes populares entre os britânicos e suas ex-colônias. 


Você sabia? 
Cada peça de roupa da CASTORE tem uma garantia de desempenho de cinco anos. 
A CASTORE tem entre seus clientes mais famosos a Família Real Britânica. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 11/8/2023 

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