21.5.06

ENERGIZER®


Pilhas alcalinas. Pilhas de Lítio. Baterias de todos os tipos que utilizam as mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado. Lanternas para diversas situações. Quando o assunto é energia e iluminação, a Energizer® não é somente a marca líder global, mas também a mais revolucionária do segmento. Tudo para o mundo continuar funcionando. Sempre. E sem parar.  

A história  
Para contar a história da marca Energizer® é preciso voltar ao ano de 1886, quando o executivo W.H. Lawrence fundou a National Carbon Company. Uma década mais tarde, essa empresa introduziu no mercado americano a primeira pilha - chamada The Columbia - para ser usada em telefones domésticos. Pouco depois, em 1898, o imigrante russo Conrad Hubert fundou na cidade de Nova York a empresa American Electrical Novelty and Manufacturing Company, lançando no mercado a primeira lanterna de mão, originalmente feita de papelão e tubos de fibra com um holofote e um refletor de bronze áspero, que utilizava as primeiras pilhas modelo D. Em 1905 a empresa passou a se chamar The American Ever Ready Company, iniciando as vendas de lanternas e baterias sob a marca Eveready®, depois que seu proprietário Conrad Hubert, vendeu metade do negócio por aproximadamente US$ 200 mil para a National Carbon Company, que adquiriria a totalidade da empresa em 1914. Três anos mais tarde, a empresa se fundiu com a Union Carbide e passou a se expandir por todo território americano, Canadá e México.
  

Em 1926 a empresa lançou uma lanterna com um pequeno gancho, dando a possibilidade ao consumidor de pendurá-la onde quiser. A década de 1950 foi marcada por grandes inovações e lançamentos, como por exemplo, as primeiras baterias em miniatura para aparelhos auditivos (1955), a primeira pilha 9-volt do mercado (1956) e a primeira pilha para relógios (1957). Mas a grande revolução aconteceria em 1959, quando a empresa introduziria a primeira pilha alcalina cilíndrica comercialmente viável - com uma duração de vida muito mais longa do que as normais - devido em parte aos esforços de Lewis Urry, apontado como o principal responsável pelo surgimento desta categoria de pilhas. Foi uma verdadeira revolução no segmento, afinal as pilhas alcalinas forneciam energia suficiente para rádios portáteis, aparelhos de som e brinquedos com som e luzes.
   

Nas décadas seguintes a empresa revolucionou o mercado de pilhas e iluminação portátil com lançamentos inovadores, como por exemplo, as primeiras pilhas de Lítio (1963), material que produz muito mais energia; a lanterna recarregável (1967); a lanterna a prova d’água (1970); e a lanterna modelo 3251 (1975), que se tornou a mais vendida do mundo. Mas foi somente em 1980 que os produtos foram renomeados sob a marca Energizer®, introduzida oficialmente no mercado. Pouco depois, em 1986, a Ralston Purina (saiba mais aqui), sim aquela famosa fabricante de rações para gatos e cães, comprou a Eveready Battery Company, então proprietária da marca Energizer®.
   

Em 1989 liderou o setor em iniciativas ambientais e ofereceu o primeiro produto com zero adição de mercúrio. Em 1992 a marca foi pioneira ao lançar a pilha de Lítio tamanho AA, chamada Energizer® E² Lithium. Essas pilhas eram as mais longevas em aparelhos eletrônicos da época. Quase uma década mais tarde, em 2000, se tornou uma empresa independente sob o nome Energizer Holdings Inc. Em 2001 a Energizer® fechou parceria com a The Walt Disney Company para se tornar a fornecedora exclusiva de lanternas da marca Disney (conheça essa outra história aqui) nos Estados Unidos, uma parceria que perdura até os dias de hoje.
   

Nos anos seguintes a Energizer® introduziu no mercado produtos revolucionários utilizando a tecnologia Titanium, que armazena muito mais energia em menos espaço, gerando um rendimento muito maior em aparelhos eletrônicos; além dos carregadores que permitem carregar baterias de aparelhos celulares e iPods sem a necessidade de utilizar a rede elétrica. Uma de suas mais recentes inovações foi uma linha de pilhas alcalinas que utiliza 4% de materiais reciclados de outras pilhas. Apesar de parecer pouco, isso gera 7% menos impacto ambiental, o que em larga escala pode significar uma excelente solução para os próximos anos. Em 2018 a Energizer® Ultimate Lithium foi incluída no Guinness World Records como a bateria AA de maior duração.
  

A Energizer® foi pioneira ao introduzir - em 2013 - embalagens de pilhas de lítio tipo moeda compatíveis com os padrões de embalagem resistentes à criança e recomendações feitas pela equipe da Comissão de Segurança dos Produtos de Consumo dos Estados Unidos. Em 2024 a Energizer® lançou seu mais novo sistema de segurança para baterias de lítio tipo moeda. Batizado de 3 em 1 Child Shield™, o sistema apresenta três importantes recursos de segurança: Child Secure Pack (embalagem resistente a crianças, um item básico das baterias de lítio tipo moeda da marca por anos), Bitter Taste (revestimento amargo não tóxico aplicado a cada bateria para desencorajar a deglutição e ajudar a prevenir a ingestão) e a Tecnologia Color Alert (pioneira no mundo, que aciona um corante azul visível na boca quando a bateria interage com a saliva para que os cuidadores saibam que pode ser necessária atenção médica).
  

A Energizer® desenvolve soluções simples para um mundo dinâmico onde a tecnologia e a conectividade abundam. Por isso, em um mercado global dinâmico onde aparelhos portáteis têm cada vez mais importância, a Energizer® oferece soluções completas em energia portátil, além de baterias para aparelhos auditivos e dispositivos médicos. A marca Energizer® também é licenciada para empresas que desenvolvem soluções de consumo em jogos, baterias automotivas, energia portátil para dispositivos como telefones inteligentes, lâmpadas LED e outros produtos de iluminação.
  

A linha do tempo  
1983  
 Lançamento da primeira lanterna fluorescente, que exigia troca de lâmpada menos frequente e podia ser utilizada como sinalizador. 
1984 
Lançamento da primeira lanterna de halogôneo 2D, que produz uma luz mais brilhante do que as outras. 
1989  
 Lançamento da primeira pilha alcalina AAAA (popularmente conhecida como pilha palito).  
1992 
 Lançamento da Energizer® E² Lithium, primeira pilha de Lítio tamanho AA, usada pela primeira vez em dispositivos de alta potência como flash fotográfico, brinquedos controlados remotamente e tocadores de CD.  
1995  
 Lançamento do teste instalado nas próprias pilhas, que permitia visualizar a energia contida dentro.  
1996  
● Lançamento da lanterna Energizer® com luz de LED, que não requer substituição e faz uso muito mais eficiente da energia.  
1997  
● Lançamento das primeiras pilhas recarregáveis ​​NiMh de alta energia do mundo.  
2000  
● Lançamento da tecnologia de Titanium em suas pilhas. Essa nova tecnologia armazena muito mais energia em menos espaço, gerando um poder excepcional de energia para uso em aparelhos eletrônicos modernos. 
2003 
 Lançamento da Energizer® E² Lithium, primeira pilha de Lítio tamanho AAA.  
2005  
Lançamento das pilhas Energizer® Ultimate Lithium, que duravam até 3 vezes mais que as pilhas alcalinas clássicas.  
● Lançamento da lanterna universal, que funciona com qualquer pilha (AA, C e D).  
2006  
 Lançamento do revolucionário carregador Energi To Go®, que permitia carregar a bateria do celular sem necessidade de rede elétrica, utilizando apenas duas pilhas Ultimate Lithium AA de última geração, com uma capacidade muito superior à das baterias alcalinas. A duração das pilhas era sete vezes superior a uma alcalina convencional e 33% mais leves. 
Lançamento da Energizer® Weather Ready®, uma linha de lanternas e produtos de iluminação para planos de emergências. 
2007 
Lançamento de uma nova linha de lanternas Energizer® e2® Lithium® para entusiastas de atividades ao ar livre.  
2008  
 Lançamento da linha de pilhas alcalinas de alta tecnologia Energizer® Advanced, especialmente desenvolvida para gerar mais energia por muito mais tempo em aparelhos como tocadores de música digital e videogames portáteis.  
2011  
 Lançamento do iSurge Charging Station, um adaptador de força que dispunha de um conector de 30 pinos para iPhones/iPods, duas portas USB com saída de 2,1A (ideal para iPad) e mais três tomadas frontais convencionais. Como se não bastasse, possuía ainda um plugue de rotação de 180 graus e funciona como luz noturna.  
 Lançamento da Energizer® Max com tecnologia Power Seal™, projetada para evitar vazamentos enquanto as baterias ainda estão na embalagem. 
2014 
Desenvolve a Garantia Sem Vazamentos para resolver um problema comum de pilhas e ajudar a preveni-lo.  
2015  
● Lançamento da Energizer® EcoAdvanced™, uma linha de pilhas alcalinas de alta performance que utiliza 4% de materiais reciclados de outras pilhas. Os principais materiais reciclados utilizados nessa linha são zinco e manganês, assim como acontece nas pilhas alcalinas comuns. 
2016 
Lançamento da Energizer® Recharge, as primeiras pilhas recarregáveis ​​do mundo feitas com 4% de baterias recicladas.


O famoso coelho rosa  
Desde sua primeira aparição em um comercial na televisão americana em outubro de 1989 (assista aqui), o coelhinho cor-de-rosa das pilhas Energizer® - conhecido como Energizer Bunny™ e criado pela agência de publicidade DDB de Chicago - apareceu em aproximadamente 150 comerciais de televisão (esse comedor de cenoura já esteve em quase todos os lugares, do Grand Canyon ao espaço sideral e fundo do mar), sendo visto por milhões de americanos. Com uma energia que parece não ter fim, o carismático coelho que usa óculos escuro, chinelos de dedo e toca seu bumbo sem parar, é considerado por muitos profissionais de marketing como uma mascote genial. Isso porque é o exemplo real do principal benefício do produto (pilhas de longa duração), demonstrando-o de forma inovadora. A opção por um coelhinho deve-se ao fato de ser um brinquedo, o que dá vida a um ambiente que normalmente é bastante técnico.
  

O coelho rosa transformou-se em um símbolo de longevidade, perseverança e determinação. E também em um símbolo de discórdia. Isto porque uma batalha jurídica entre os dois gigantes das pilhas (Energizer® x Duracell) pelo uso do coelho como mascote obrigou a uma separação dos mercados: na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México) é usado pela Energizer®, após o mascote da rival não ter tido sua marca registrada renovada; e na Europa e resto do mundo é utilizado pela Duracell (conheça essa outra história aqui), porque foi a primeira a utilizar o personagem em 1973.
   

O personagem da Energizer® tornou-se um dos mais conhecidos entre os americanos (pesquisas mostram uma taxa de reconhecimento de 95%), chegando a ser comparado aos mais famosos ícones mundiais como Mickey Mouse, Pateta e Tony The Tiger, mascote dos cereais da Kellogg’s (conheça essa outra história aqui), e parte da cultura americana. Juntamente com sua inseparável tagline “Just keeps going and going...” é apontado entre os 10 melhores ícones publicitários da história americana. Em 2009 o famoso personagem finalmente fez sua estreia nas redes sociais com perfis oficiais, onde milhões de fãs podiam acompanhar suas aventuras.
   

Em setembro de 2016, através da campanha publicitária “Bigger, Better, Bunnier”, o carismático coelho foi remodelado e ganhou mais movimento e expressões faciais, além de um pêlo com aparência mais fofa e realista. Apesar de continuar sendo um brinquedo, ele ganhou uma expressão mais humana. Assista ao comercial da campanha abaixo.

   

Ainda em 2016, como parte da ativação da campanha, a carismática mascote rosa chegou a fazer uma aparição na New York Fashion Week, onde chegou à passarela ostentando um físico mais magro e características animadas mais expressivas. Em 25 de setembro de 2017, o Energizer Bunny™ não foi apenas um convidado na 14ª Calçada da Fama Anual da Madison Avenue da Advertising Week. Ele foi um dos homenageados. Esse reconhecimento emocionante foi possível graças aos votos de milhões de fãs, provando o poder do coelho rosa da Energizer® entre gerações de americanos.
   

Na Austrália, onde o coelho cor-de-rosa não podia ser utilizado, a Energizer® criou, em 1992, outra mascote: uma bateria musculosa animada conhecida como Mr. Energizer®, que representa o espírito de desempenho e longevidade das pilhas e baterias da marca. Cheia de energia e sempre desafiando o que vê ao seu redor com a mesma energia e desempenho das pilhas da marca, atualmente esta mascote, que adora participar de maratonas e parece nunca se cansar, é utilizada também em países da Europa e em alguns países latinos americanos (onde é conhecida como Energito®), incluindo o Brasil.
  

A evolução visual  
Ao longo dos anos o logotipo da marca Energizer® passou por algumas remodelações em seu visual. A primeira modificação ocorreu em 1987, quando um símbolo que representa um raio de energia (nas cores amarela e vermelha) foi inserido abaixo do nome. Em 1994 foi adotada uma nova tipografia de letra e um novo design para o raio. Em 1996 o logotipo passou por uma nova remodelação, que apresentou o raio em versão modernizada. Até 2009 o logotipo era utilizado com o tradicional raio de energia. Foi a partir deste momento que o logotipo foi simplificado apenas com o nome da marca, que apresentou uma tipografia de letra ligeiramente modificada. O logotipo da Energizer® também pode ser aplicado com uma leve inclinação.
  

Os slogans 
Backed by Science. Matched by No One. (2019, Energizer® Ultimate)  
Still Going™! (2016) 
That’s Positivenergy™. (2012) 
Now that’s positivenergy™. (2011)  
Now lasts Even Longer. (2010) 
It’s what’s inside that counts. (2006)  
Keep going. (2004)  
More energizer power. More energizer life. (2004)  
Do you have a bunny inside? (2003)  
Take power to the next level. (2003, Energizer® E²)  
No battery lasts longer. (1997)  
Just keeps going and going. (1992) 
Absolutely not lasts longer. (1990) 
A word to the wise. (1989) 
No Battery in the World Outblasts It. (1985) 
The long life battery. (1984) 
Energized for life. (1980) 
Más energía por mucho más tiempo. (espanhol)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Fundação: 1886 (empresa) e 1980 (marca)  
● Criador da marca: Eveready Battery Company  
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Energizer Holdings Inc.  
● Capital aberto: Não  
● CEO: Mark Lavigne  
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 140 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Equipamentos de energia  
● Principais produtos: Pilhas, baterias e lanternas 
● Concorrentes diretos: Duracell, Rayovac, Eveready®, Kodak, Sanyo, Panasonic, Sony, Philips, Toshiba, BIC, Elgin e Foxlux  
● Mascote: Energizer Bunny™ (coelho cor-de-rosa)  
● Slogan: Still Going™!  
● Website: energizer.lat/Brasil/  

A marca no mundo  
Atualmente a marca está presente em mais de 140 países, sendo a maior fabricante de pilhas e lanternas do mundo (participação de mercado de aproximadamente 25%), com produção anual superior a 7 bilhões de pilhas. Uma em cada três baterias vendidas no mundo é da marca Energizer®. A empresa Energizer Holdings, proprietária das marcas Energizer®, Rayovac (conheça essa história aqui), Varta e Eveready®, possui mais de 20 fábricas espalhadas por 14 países.  

Você sabia?  
 As baterias alcalinas de hoje são 40 vezes mais duráveis que as lançadas em 1959. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/9/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

2 comentários:

  1. Olá! O artigo sobre a Energizer ficou muito bom. Gostei de ver. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns artigo muito bom e esclarecido.

    ResponderExcluir