Inovação, tecnologia e design. Esses são os principais ingredientes da receita que levou a marca SANYO à uma posição de destaque no cenário mundial com suas televisões, projetores e telefones celulares de última geração.
-
A história
A empresa foi fundada no primeiro dia do mês de fevereiro de 1947, na cidade de Moriguchi City, região de Osaka, com o nome de Sanyo Electric Works por Toshio Iue, um ex-empregado da Matsushita e cunhado de Konosuke Matsushita, fundador da empresa que seria conhecida mundialmente pela marca Panasonic. O nome “Sanyo” significa três oceanos em japonês, e representava a ambição de seu fundador de comercializar seus produtos pelo mundo, através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. No ano de sua fundação, contando apenas com 12 funcionários, a nova empresa lançou o primeiro dínamo (espécie de gerador de energia) para as lâmpadas de bicicleta. As primeiras exportações tiveram início em 1949. A empresa foi incorporada oficialmente no dia 1 de abril de 1950.
-
-
Dois anos mais tarde, com a explosão de consumo entre a população japonesa no período pós-guerra, a SANYO ingressou no mercado eletrônico com o lançamento do seu primeiro rádio de plástico. E já em 1953, iniciou a produção de televisores. Em 1954 lançou no mercado japonês a primeira lavadora de tipo pulsador, e, pouco depois, em 1957, os primeiros refrigeradores. A produção em massa de transistores e o início da comercialização de aparelhos de som, aspiradores e aparelhos de ar-condicionado começaram em 1958, aumentando ainda mais a oferta de produtos em sua linha. No início da próxima década, em 1962, a empresa começou a produção em massa de televisores, preto e branco com controle remoto, e, no ano seguinte, de forma pioneira na indústria lançou no mercado o primeiro rádio a utilizar baterias recarregáveis. Ainda neste ano, a SANYO introduziu no mercado seu primeiro forno microondas.
-
-
Nos anos seguintes, além de expandir consideravelmente sua presença internacional, vários produtos inovadores foram introduzidos no mercado pela SANYO como vídeos gravadores a cores em 1971, a primeira televisão colorida com controle remoto (1971), as primeiras baterias de Litium (1975), o primeiro CD-RW em 1987 e a primeira câmera digital com televisão interativa no ano de 1996. Com a chegada do novo milênio, a SANYO iniciou uma diversificação em sua área de atuação com o começo da produção em 2004 de baterias para veículos elétricos. Em 2005, a marca japonesa lançou no mercado a pilha eneloop, que já chegava às lojas pré-recarregadas e prontas para uso imediato após a compra. Além disso, essa nova geração de pilhas pode ser recarregada 1.000 vezes antes da substituição.
-
-
No ano seguinte a empresa japonesa lançou no mercado inúmeras novidades: condicionadores de ar “virus-washer” (limpador de vírus), que utiliza uma nova tecnologia capaz de combater odores, bactérias, vírus e polens utilizando um recipiente com água eletrolisada e possui alcance aproximadamente seis vezes maior, em relação a um purificador de ar comum; a máquina de lavar roupas AQUA, equipada com um “aqualoop”, que permite reciclar água para uso futuro, e também com o Air Wash, capacitando roupas, que geralmente são lavadas a seco em uma lavanderia, sejam lavadas em casa; e o Mini-Gorilla, um navegador por satélite (GPS) com TV digital.
-
-
Depois de passar por um período de uma longa reestruturação (quase 15.000 demissões, 15% do total e venda de atividades), a SANYO se ateve nos últimos anos a desenvolver essencialmente produtos no domínio ambiental, a saúde, a higiene e o entretenimento multimídia. Além disso, como parte dessa enorme reestruturação, a empresa vendeu sua divisão de telefones celulares para a Kyocera. Recentemente, no final de 2009, o grupo japonês Panasonic assumiu o controle da SANYO ao pagar aproximadamente US$ 4.5 bilhões. Com isso, uma das marcas mais poderosas do mundo no segmento de produtos eletrônicos e de baterias recarregáveis de diversos tipos, a SANYO vai poder usufruir da enorme potência comercial da Panasonic.
-
-
Um museu correto
O Museu da Energia Solar, mais conhecido como Sanyo Solar Ark, no Japão, está aberto à visitação pública desde 2002. É uma enorme estrutura extremamente leve em forma de asa elegantemente pousada no solo e totalmente coberta de células fotovoltaicas. Para os visitantes do museu, até hoje ele permanece invulgar e fascinante. A edificação revela uma concepção brilhante e uma imagem forte. Apesar de sua enorme dimensão (315 metros de envergadura) somente um pequeno núcleo em seu centro é habitável; o restante é tudo oco. É esse núcleo que tem seu apoio no solo e constitui o espaço do museu propriamente dito. Graças á energia solar gerada por mais de 5.000 painéis solares de células fotovoltaicas o edifício consegue produzir cerca de 630Kv, o que o torna auto-suficiente. A vasta superfície de sua fachada é também aproveitada como screen-wall com a incorporação de 72.200 lâmpadas LEDs (só o logotipo da SANYO utiliza 39.000 lâmpadas de LEDs vermelhos).
-
-
Os slogans
For your No.1.
Affordable Quality.
The Best from Japan.
We care for people and the earth. (1989)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de fevereiro de 1947
● Fundador: Toshio Iue
● Sede mundial: Osaka, Japão
● Proprietário da marca: Panasonic Corporation
● Capital aberto: Sim (1954)
● Chairman: Kunio Nakamura
● Presidente: Seiichiro Sano
● Faturamento: US$ 18 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 951 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1 bilhão (abril/2010)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Japão, países asiáticos e os Estados Unidos
● Funcionários: 86.000
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Projetores, televisões, celulares, câmeras e filmadoras
● Slogan: For your No.1.
● Website: www.sanyo.com
-
A história
A empresa foi fundada no primeiro dia do mês de fevereiro de 1947, na cidade de Moriguchi City, região de Osaka, com o nome de Sanyo Electric Works por Toshio Iue, um ex-empregado da Matsushita e cunhado de Konosuke Matsushita, fundador da empresa que seria conhecida mundialmente pela marca Panasonic. O nome “Sanyo” significa três oceanos em japonês, e representava a ambição de seu fundador de comercializar seus produtos pelo mundo, através dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. No ano de sua fundação, contando apenas com 12 funcionários, a nova empresa lançou o primeiro dínamo (espécie de gerador de energia) para as lâmpadas de bicicleta. As primeiras exportações tiveram início em 1949. A empresa foi incorporada oficialmente no dia 1 de abril de 1950.
-
-
Dois anos mais tarde, com a explosão de consumo entre a população japonesa no período pós-guerra, a SANYO ingressou no mercado eletrônico com o lançamento do seu primeiro rádio de plástico. E já em 1953, iniciou a produção de televisores. Em 1954 lançou no mercado japonês a primeira lavadora de tipo pulsador, e, pouco depois, em 1957, os primeiros refrigeradores. A produção em massa de transistores e o início da comercialização de aparelhos de som, aspiradores e aparelhos de ar-condicionado começaram em 1958, aumentando ainda mais a oferta de produtos em sua linha. No início da próxima década, em 1962, a empresa começou a produção em massa de televisores, preto e branco com controle remoto, e, no ano seguinte, de forma pioneira na indústria lançou no mercado o primeiro rádio a utilizar baterias recarregáveis. Ainda neste ano, a SANYO introduziu no mercado seu primeiro forno microondas.
-
-
Nos anos seguintes, além de expandir consideravelmente sua presença internacional, vários produtos inovadores foram introduzidos no mercado pela SANYO como vídeos gravadores a cores em 1971, a primeira televisão colorida com controle remoto (1971), as primeiras baterias de Litium (1975), o primeiro CD-RW em 1987 e a primeira câmera digital com televisão interativa no ano de 1996. Com a chegada do novo milênio, a SANYO iniciou uma diversificação em sua área de atuação com o começo da produção em 2004 de baterias para veículos elétricos. Em 2005, a marca japonesa lançou no mercado a pilha eneloop, que já chegava às lojas pré-recarregadas e prontas para uso imediato após a compra. Além disso, essa nova geração de pilhas pode ser recarregada 1.000 vezes antes da substituição.
-
-
No ano seguinte a empresa japonesa lançou no mercado inúmeras novidades: condicionadores de ar “virus-washer” (limpador de vírus), que utiliza uma nova tecnologia capaz de combater odores, bactérias, vírus e polens utilizando um recipiente com água eletrolisada e possui alcance aproximadamente seis vezes maior, em relação a um purificador de ar comum; a máquina de lavar roupas AQUA, equipada com um “aqualoop”, que permite reciclar água para uso futuro, e também com o Air Wash, capacitando roupas, que geralmente são lavadas a seco em uma lavanderia, sejam lavadas em casa; e o Mini-Gorilla, um navegador por satélite (GPS) com TV digital.
-
-
Depois de passar por um período de uma longa reestruturação (quase 15.000 demissões, 15% do total e venda de atividades), a SANYO se ateve nos últimos anos a desenvolver essencialmente produtos no domínio ambiental, a saúde, a higiene e o entretenimento multimídia. Além disso, como parte dessa enorme reestruturação, a empresa vendeu sua divisão de telefones celulares para a Kyocera. Recentemente, no final de 2009, o grupo japonês Panasonic assumiu o controle da SANYO ao pagar aproximadamente US$ 4.5 bilhões. Com isso, uma das marcas mais poderosas do mundo no segmento de produtos eletrônicos e de baterias recarregáveis de diversos tipos, a SANYO vai poder usufruir da enorme potência comercial da Panasonic.
-
-
Um museu correto
O Museu da Energia Solar, mais conhecido como Sanyo Solar Ark, no Japão, está aberto à visitação pública desde 2002. É uma enorme estrutura extremamente leve em forma de asa elegantemente pousada no solo e totalmente coberta de células fotovoltaicas. Para os visitantes do museu, até hoje ele permanece invulgar e fascinante. A edificação revela uma concepção brilhante e uma imagem forte. Apesar de sua enorme dimensão (315 metros de envergadura) somente um pequeno núcleo em seu centro é habitável; o restante é tudo oco. É esse núcleo que tem seu apoio no solo e constitui o espaço do museu propriamente dito. Graças á energia solar gerada por mais de 5.000 painéis solares de células fotovoltaicas o edifício consegue produzir cerca de 630Kv, o que o torna auto-suficiente. A vasta superfície de sua fachada é também aproveitada como screen-wall com a incorporação de 72.200 lâmpadas LEDs (só o logotipo da SANYO utiliza 39.000 lâmpadas de LEDs vermelhos).
-
-
Os slogans
For your No.1.
Affordable Quality.
The Best from Japan.
We care for people and the earth. (1989)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 1 de fevereiro de 1947
● Fundador: Toshio Iue
● Sede mundial: Osaka, Japão
● Proprietário da marca: Panasonic Corporation
● Capital aberto: Sim (1954)
● Chairman: Kunio Nakamura
● Presidente: Seiichiro Sano
● Faturamento: US$ 18 bilhões (2009)
● Lucro: - US$ 951 milhões (2009)
● Valor de mercado: US$ 1 bilhão (abril/2010)
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Japão, países asiáticos e os Estados Unidos
● Funcionários: 86.000
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Projetores, televisões, celulares, câmeras e filmadoras
● Slogan: For your No.1.
● Website: www.sanyo.com
-
A marca no mundo
A SANYO, atualmente terceira maior fabricante de eletrônicos de consumo do Japão, comercializa em mais de 120 países uma completa linha de eletrônicos que vão desde projetores, televisores, câmeras e filmadoras digitais, até celulares. A empresa possui aproximadamente 230 subsidiárias e afiliadas no mundo inteiro. Os maiores mercados da marca, além do Japão, são os países asiáticos e os Estados Unidos.
-
Você sabia?
● A marca SANYO se estabeleceu no Brasil em 1970.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 1/5/2010
A marca no mundo
A SANYO, atualmente terceira maior fabricante de eletrônicos de consumo do Japão, comercializa em mais de 120 países uma completa linha de eletrônicos que vão desde projetores, televisores, câmeras e filmadoras digitais, até celulares. A empresa possui aproximadamente 230 subsidiárias e afiliadas no mundo inteiro. Os maiores mercados da marca, além do Japão, são os países asiáticos e os Estados Unidos.
-
Você sabia?
● A marca SANYO se estabeleceu no Brasil em 1970.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 1/5/2010
5 comentários:
uma grande marca que marcou os anos 80 com otimos televisores e exelente radios portateis no brasil.. e uma pena que hoje a sanyo praticamente sumiu do mercado brasileiro .que lastima..volta sanyo
Senpre gostei da sanyo uma marca Boa até tenho um radio gravador sanyo bem que poderia voltar
Tenho alguns aparelhos da Sanyo ate hoje funcionado ótima marca podiam voltar mercado brasileiro nota 10
Oque dizer sobre os microondas de uma qualidade imensurável nunca mais vai existir no mundo um microondas tão maravilhoso é uma pena volta Sanyo.
Para Nossa alegria SANYO E Sharp irão Voltar ao Brasil ainda em 2021. Aguardem!!! . OBS : A proprietária da SANYO atualmente é a Panasonic.
Postar um comentário