Agilidade e rapidez. Foi centrado nessas duas virtudes que a FedEx se transformou na maior empresa de entrega expressa de correspondências, documentos e objetos do mundo. A FedEx diminui distâncias com uma eficiência espetacular, fazendo com que o planeta vire um simples bairro. Como diz o slogan: The World on Time (“O Mundo na Hora”). Nada mais verdadeiro em se tratando de FedEx.
A história
A empresa foi fundada pelo ex-fuzileiro naval Frederick Wallace Smith, em 24 de junho de 1971 quando ele comprou a Arkansas Aviation Sales, uma pequena empresa de manutenção de aeronaves baseada em Little Rock, capital do estado de Arkansas. A ideia, resgatada de um trabalho feito por ele na prestigiada Universidade de Yale em 1961, quando ainda era aluno do curso de administração, surgiu ao perceber a enorme dificuldade para enviar pequenas encomendas em um curto prazo. E que isso poderia ser feito via área através de um serviço de entrega que funcionaria durante a noite, quando os aeroportos não estavam congestionados, e que seria implementado em uma época em que as informações circulassem via computadores. Nascia a ideia central para a concepção da Federal Express Corporation. Depois de investir sua herança e recursos captados com investidores, num montante total de US$ 80 milhões, as operações começaram no dia 17 de abril de 1973 quando 14 aviões, modelo Dassault Falcon 100, decolaram da cidade de Memphis no estado do Tennessee, para entregar 186 pequenas encomendas em 25 cidades americanas - de Rochester (localizada em Nova York) à Miami, na Flórida. O nome FEDERAL EXPRESS foi escolhido por razões patrióticas e por significar a abrangência de toda a federação de estados do país.
A cidade de Memphis, no estado do Tennessee, foi escolhida como sede da empresa por sua localização geográfica, excelentes condições meteorológicas na maior parte do ano e por apresentar espaço de sobra para uma futura expansão. Na prática, a empresa usava aviões para levar os pequenos pacotes e documentos durante a noite para uma unidade central de distribuição, e o trecho final era percorrido via terrestre. Para reverter os prejuízos dos primeiros anos de operação, Smith determinou que a FedEx devia se preocupar tanto com o gerenciamento de informações relativas a origem, paradeiro atual, destino, hora de chegada, preços e custos de transporte, quanto com a entrega em si. Além disso, a FedEx passou a entregar de tudo, desde documentos e peças de computador até elementos extremamente sensíveis, como sangue e órgãos. E deu certo. Em julho de 1975 a empresa apresentou seus primeiros lucros.
A desregulamentação do mercado cargueiro dos Estados Unidos ocorrida em 1977 permitiu a rápida expansão da empresa, especialmente com a aquisição de aeronaves maiores como os modelos Boeing 727 (com uma capacidade de carga de 40.000 libras - quase sete vezes a do Dassault Falcon) e McDonnell-Douglas DC-10. Já em 1978, apenas cinco anos depois de ter iniciado as suas operações, além de abrir capital na Bolsa de Valores, a empresa foi pioneira ao introduzir o primeiro centro de serviço ao cliente automatizado. Em 1980 o número de localidades atendidas pela empresa já havia saltado para 90 e, em 1981, a FedEx inaugurou seus primeiros serviços internacionais para o Canadá, além dos serviços de entregas para a América Latina e Caribe. Ainda nesse mesmo ano passou a oferecer serviços de entregas de cartas no período da noite e madrugada (conhecido como Overnight Letter). Em 1983 a FedEx já atingia a impressionante marca de US$ 1 bilhão em vendas.
Pouco depois, em 1984, desembarcou na Europa, atendendo Reino Unido e Irlanda pela primeira vez, além da Alemanha através de seu novo centro em Frankfurt. Após iniciar operações na Holanda e Bélgica, ingressou na França e Suíça (1985) e Itália (1986). A FedEx ingressou no mercado japonês em 1988, iniciando assim uma fase de crescimento no continente asiático. A FEDERAL EXPRESS comprou a Tiger International em fevereiro de 1989 e ao integrar as aeronaves e rotas que pertenciam a Flying Tigers, tornou-se a maior empresa aérea cargueira do mundo. Mais 21 países, várias aeronaves modelo Boeing 747 e 727 e instalações levaram a empresa a atingir um total de 200 países servidos na África, Ásia, Oceania, Europa e Américas. Foi neste ano que os serviços para o Oriente Médio e no Brasil foram iniciados. Em 1994 a empresa adotou o nome FEDEX, uma contração de Federal Express, usado por muitos anos não oficialmente. Era hora de começar uma expansão internacional mais consistente. Em 1995, iniciou serviços para a China, depois de adquirir, no ano anterior, as rotas aéreas da Evergreen International.
Em 1996 anunciou a escolha do Aeroporto Internacional de Miami para a construção de suas novas instalações, avaliadas em US$ 50 milhões. Este centro de distribuição estenderia a presença da empresa para a América Latina e região do Caribe, reforçando assim um elo estratégico em sua rede internacional. Pouco depois, em 1997, iniciou os primeiros serviços de transportes expressos regulares para Mumbai, na Índia. Em 1999 introduziu uma tarifa única entre todos os países/territórios da União Europeia. No mês de fevereiro de 2004 a FedEx comprou por US$ 2.4 bilhões a Kinko’s, empresa de fotocópias fundada em 1970, que oferecia xerox, entre outros serviços de impressão, ampliando seus negócios para as mais de 1.400 lojas Kinko’s (incluindo mais de 400 unidades com operações 24 horas por dia). Não demorou muito para as lojas ganharem nova identidade visual - FedEx Kinko’s Office and Print Centers (desde 2008 conhecida como FedEx Office). Após essa aquisição, foi disponibilizado o serviço de impressão remota, isto é, em vez de efetuar o transporte físico de documentos, estes eram enviados eletronicamente para uma loja FedEx Kinko’s indicada pelo cliente, onde eram impressos, permitindo assim a redução de custos e tempo de transporte.
Nos anos seguintes a FedEx investiu muito para modernizar sua frota e torná-la eco-eficiente. A introdução de veículos elétricos em sua frota fazia parte da EarthSmart, uma plataforma mundial de sustentabilidade da FedEx, desenhada para conduzir o seu compromisso ambiental nas comunidades onde atua. Com isso a FedEx se tornou líder global na implementação de tecnologia de veículos elétricos para coleta e entrega urbana e a operação brasileira foi a sétima no mundo a receber esse tipo de carro em 2013. Além disso, no Brasil, desde 2012 com a aquisição do Rapidão Cometa, a FedEx se tornou a empresa privada com a maior combinação de infraestrutura de transporte aéreo e rodoviário, e oferece também serviços de logística. Atualmente a empresa cobre 5.300 localidades de norte a sul do país, com 340 mil metros quadrados de área construída, 285 pontos de operação, mais de 2.800 veículos e 2 aeronaves, 80 centros autorizados e 9 mil funcionários.
Em 2016 a FedEx adquiriu por US$ 4.8 bilhões a rival holandesa TNT Express, com forte presença no continente europeu. A aquisição combinou os pontos fortes de ambas as empresas: a maior rede de transporte aéreo expresso do mundo (FedEx) e uma malha rodoviária incomparável na Europa (TNT), levando a um futuro mais promissor que conecta ainda mais pessoas e possibilidades em todo o mundo. Em 2019 seguindo a tendência atual, a empresa começou a testar seu próprio “robô entregador”, batizado de FedEx SameDay Bot. Projetado para entregas de curta distância, o robô é movido a bateria e alcança uma velocidade máxima de 16 quilômetros por hora. O robô é autônomo e usa a mesma tecnologia empregada em carros autônomos e câmeras comuns, que o orienta sobre a distribuição espacial à sua volta, sendo capaz de trafegar por superfícies não pavimentadas, meio-fios e até mesmo degraus.
Para entregar remessas importantes e urgentes, com origem e destino em mais de 220 países e territórios ao redor do mundo, a FedEx possui serviços que atendem a qualquer necessidade, incluindo importação ou exportação, remessas expressas ou menos urgentes e pacotes pequenos ou pesados. Ao longo dos anos a empresa ficou conhecida por prestar serviços com muita eficiência. Alguns consumidores procuram agilidade, outros economia e muitos as duas coisas, fazendo com que a FedEx otimize cada vez mais seus serviços.
A linha do tempo
1973
● Primeira empresa a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte no território americano.
1975
● Instalação da primeira caixa de coleta (conhecida popularmente como Drop Box).
1979
● Lançamento do sistema central de computador COSMOS (abreviação de “Customers, Operations and Services Master Online System”) para administrar e gerenciar pessoas, pacotes, previsão do tempo e veículos em tempo real.
● Os entregadores começam a utilizar computadores de mão.
1980
● Fundação da empresa Roberts Express (que ficaria conhecida como FedEx Custom Critical) para entregas de encomendas delicadas e em curto espaço de tempo.
1982
● Fundação da empresa Arkansas Freightways (conhecida atualmente como FedEx Freight) na cidade de Harrison, estado do Arkansas, provendo uma compreensiva logística e administração de transportes para cargas pesadas.
● Primeira empresa a oferecer garantia de reembolso do frete.
● Lançamento no mercado americano do serviço de entrega até as 10:30 horas.
1984
● Introdução do primeiro sistema de expedição automatizado e informatizado, mais tarde nomeado como FedEx PowerShip®.
1985
● Fundação na cidade de Pittsburgh da empresa RPS Inc. (conhecida atualmente como FedEx Ground) para entrega de pequenas encomendas via terrestre.
1986
● Introdução do SuperTracker, um sistema de códigos de barra que informava detalhadamente dados sob cada pacote ou encomenda. Tal sistema foi importante, pois seu uso possibilitaria à empresa saber em tempo real qual a situação de seu estoque, quantas unidades vendidas e qual deveria ser o volume de produção no dia seguinte. Hoje em dia, uma mercadoria transportada pela FedEx tem seu código de barras lido entre doze e quinze vezes.
1988
● Lançamento do serviço WHITE GLOVES SERVICES®, direcionado para cargas delicadas que exigem treinamento extra para manuseio e transporte. Indicado para encomendas que necessitem de manipulação especial, segurança extra ou temperatura controlada durante o transporte.
1989
● Fundação da Roadway Logistics System, que em 2009 seria renomeada para FedEx SupplyChain.
1991
● Lançamento do ExpressFreighter®, serviço de entrega noturna entre os Estados Unidos, a Europa e a Ásia.
1993
● Introdução do Software de Rastreio, que permitia aos clientes rastrearem e localizarem suas encomendas e cargas a partir do seu próprio local de trabalho.
1994
● Lançamento de sua página na internet, oferecendo o acompanhamento passo a passo da encomenda ou pacote através da rede mundial de computadores.
1996
● Lançamento do serviço FedEx International First de entrega porta a porta às 8:00 horas da manhã para mais de 5.000 cidades em todo o território americano.
● Se tornou a primeira empresa a permitir aos clientes o processamento de expedições online com a introdução do FedEx InterNetShip® (conhecido mais tarde como FedEx Ship Manager®).
1998
● Fundação da Parcel Direct, que em 2004 passou a se chamar FedEx SmartPost.
2000
● Surgimento da FedEx Trade Networks (em 2019 renomeada FedEx Logistics), oferecendo alta tecnologia alfandegária para facilitar o comércio de encomendas.
● Introdução do FedEx Home Delivery, um revolucionário serviço de entrega especialmente direcionado para consumidores domésticos que atende às necessidades do mercado residencial com recursos padrão, como entregas à noite e aos sábados.
2003
● Introdução dos primeiros veículos elétricos ou movidos a diesel em sua frota. Era o início de uma tentativa de diminuir o impacto sobre o meio ambiente.
● Anuncia o acréscimo do Afeganistão e do Iraque à sua rede global.
2005
● Lançamento de dois voos de volta ao mundo, o oriental e o ocidental, oferecendo assim uma ligação mais rápida e melhor com os principais mercados do planeta.
2009
● Lançamento do FedEx International Economy®, serviço para remessas com menos tempo em mais de 90 países/territórios ao redor do mundo.
2013
● Lançamento do FedEx Delivery Manager®, uma opção inovadora que oferece aos clientes uma variedade de opções flexíveis para agendar datas, locais e horários de entrega.
2019
● Lançamento do FedEx Freight Direct, um serviço para atender às necessidades do crescente mercado de comércio eletrônico de entrega de produtos pesados e volumosos para residências e empresas.
As principais divisões
A empresa possui divisões específicas que oferecem diferentes serviços e soluções de transporte e logística que se adéquam a cada necessidade. Atualmente as principais divisões da FedEx Corporation são:
● FedEx Express: serviços de transporte expresso aéreo de encomendas com atuação nos Estados Unidos e no mercado internacional, abrangendo mais de 220 países e territórios. A maior divisão da empresa, que emprega 245.000 pessoas, opera uma das maiores frotas de aviões do mundo, composta por 679 aeronaves. Aproximadamente 6 milhões de encomendas são entregues diariamente.
● FedEx Ground: serviços de transporte expresso terrestre de pequenas encomendas no território americano e canadense. Essa divisão possui mais de 130.000 pessoas, entrega em média 9 milhões de pacotes diariamente e conta uma frota de 70.000 veículos motorizados. A divisão ainda inclui os serviços FedEx Home Delivery (transporte expresso terrestre especializado em entregas residenciais de terça-feira a sábado) e FedEx SmartPost (serviços direcionados para empresas de venda online e por catálogo, que enviam grandes quantidades de pacotes leves para consumidores finais).
● FedEx Services: integra a tecnologia e os serviços que os clientes precisam, incluindo soluções para cadeias de suprimentos globais, serviços de liberação alfandegária, agenciamento de cargas para transporte aéreo e marítimo, logística para pedidos globais, transporte terrestre e distribuição, serviços de assessoria comercial e soluções avançadas para o comércio eletrônico e facilitação de negócios.
● FedEx Freight: serviços de transporte terrestre de cargas grandes ou excessivamente pesadas. Essa divisão oferece serviços específicos como o Surface Expedite®, onde um caminhão é alocado exclusivamente para o envio do cliente; Air Expedite®, que oferece uma série de soluções aéreas premium para atender a prazos urgentes de clientes; e White Glove Services®, para envios que exigem um cuidado extra em seu manuseio e controle de temperatura ou que requerem segurança especializada. Com uma frota de 25.000 veículos, essa divisão entrega diariamente 105.000 encomendas.
● FedEx Logistics: serviços completos de soluções da cadeia de suprimentos, transporte especializado (com temperatura controlada), armazenagem aduaneira, serviços de tecnologia de comércio eletrônico transfronteiriço, corretagem alfandegária e ferramentas e dados de gerenciamento comercial.
● FedEx Office: divisão de varejo que oferece serviços como fotocópias, digitalização, impressão, acabamento profissional, acesso a internet, aluguel de computadores, vídeos conferências, correio direto e envio de mercadorias e documentos. Esta divisão opera 2.150 lojas em cinco países (Estados Unidos, Canadá, Líbano, Kuwait e Emirados Árabes Unidos).
A partir de 2000 a FedeEx Corporation criou inúmeras divisões operacionais, cada qual com a identidade visual da marca mãe, mas que utilizavam códigos de cores próprios nas letras EX e o nome específico abaixo. Isto até 2016, quando a empresa resolveu adotar uma nova arquitetura de marca mais homogênea. A partir de então todas as divisões (algumas foram integradas) passaram a adotar a mesma identidade visual (nas cores roxo e laranja) com o nome específico abaixo.
O mundo em tempo real
Para transportar encomendas e cargas entre os extremos do globo, de um dia para o outro, a FedEx conta com terminais aéreos centrais que trabalham 24 horas por dia, como por exemplo:
MEMPHIS, TENNESSEE
Operando desde 1981, o maior terminal aéreo de cargas do mundo (chamado pela empresa de Super Hub) trabalha em um ritmo frenético para realizar mais de 5.5 mil voos por mês (são 99 pousos e decolagens a cada hora), que cobrem mais de 220 países ao redor do mundo. Processa, em média, 2 milhões de pacotes por dia (que percorrem 483 quilômetros de esteiras entrando e saindo de túneis com escâneres a laser), que nos meses de pico, sobe para 4 milhões. Trabalham aqui mais de 11 mil funcionários. A empresa só esteve ausente dos céus de Memphis por 52 horas, em setembro de 2001, quando o espaço aéreo americano foi fechado para pousos e decolagens devido aos ataques terroristas às Torres Gêmeas em Nova York; e meia-hora em fevereiro de 2013 devido a um tornado.
FORTH WORTH, TEXAS
Operando desde 1997, realiza 650 voos mensais conectando 6 cidades, processa mais de 100 mil pacotes diariamente e possui uma equipe de 800 funcionários.
OAKLAND, CALIFÓRNIA
Operando desde 1988, realiza 200 voos mensais que cobrem a parte oeste dos Estados Unidos e Canadá, processando 250 mil pacotes por dia com uma equipe de 1.500 empregados.
INDIANAPOLIS, INDIANA
Operando desde 1988, realiza 650 voos mensais, processa 50 mil pacotes por dia e emprega 4 mil pessoas.
ANCHORAGE, ALASCA
Operando desde 1990, realiza 500 voos mensais, processa 60 mil pacotes diariamente e possui uma equipe de 1.350 funcionários. Pela localização, é usado para entregas em até 24 horas nas principais cidades da América do Norte, Europa e Ásia.
PARIS, FRANÇA
Operando desde 1999, realiza 1.280 voos todos os meses, processando 1.5 mil toneladas de carga por dia e empregando 2 mil pessoas. É o principal terminal da FedEx na Europa.
COLÔNIA, ALEMANHA
Operando desde 2010, esse centro de última geração no aeroporto de Colônia/Bonn, tornou-se o novo portal da Europa Central e Oriental da empresa e o maior hub alimentado por energia solar da FedEx em todo o mundo.
GUANGZHOU, CHINA
Operando desde fevereiro de 2009, viabiliza entregas nas 24 maiores cidades do continente asiático. São 540 voos por mês e capacidade em processar 24 mil pacotes por hora. A FedEx conta com uma equipe de 1.200 funcionários.
CAMPINAS, BRASIL
Operando desde 1989, realiza dez voos por semana, transporta, em média, 55.000 toneladas por voo.
HANGZHOU, CHINA
Operando desde 2007, realiza 48 voos por mês entre 200 cidades chinesas, processando 9.000 pacotes por hora e empregando 6.000 funcionários.
CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO
Operando desde 2014, trata-se do mais moderno centro de encomendas expressas da empresa no continente, com capacidade para processar 13.5 mil pacotes por hora.
A eficiência
A informação sobre uma encomenda é tão importante quanto a encomenda em si. Ao permitir que cada pessoa ou consumidor conheça sua localização exata, a FedEx lhes oferece segurança equivalente à de um depósito fixo, do qual apenas o proprietário tem as chaves. Isso foi possível com a utilização de um terminal central de carga (em inglês “Hub”), combinado a uma sistemática de planejamento e controle. Cada movimento é parametrizado, ensaiado e supervisionado. Os dados coletados são usados para melhorar os serviços e a eficiência operacional. É por isso que, entre o ponto de retirada e o de destino, cada pacote é escaneado em média 15 vezes. Em encomendas internacionais, dependendo do destino, pode chegar a 23. O cronograma de voos e viagens terrestres são planejados com 140 dias de antecedência. O departamento responsável pelo planejamento e controle é formado por mais de 200 pessoas, a maioria engenheiros.
O centro nervoso deste trabalho é a sala de controle localizada no campus da FedEx na cidade de Memphis. Um mapa do mundo é projetado em uma enorme tela e mostra o movimento de todos os aviões da empresa, segundo por segundo. Na sala ao lado, uma equipe de 15 meteorologistas trabalha para prever fenômenos climáticos que podem afetar o tempo de voo e as condições de pouso e decolagem, desenvolvendo planos de contingência para evitar atrasos. Todas essas informações são cruzadas e acompanhadas por executivos encarregados de transmitir orientações às torres de controle dos aeroportos e aos pilotos. A disciplina imposta por esse modelo de operação levou a criação de rotas fixas, que conferem uma previsibilidade às entregas.
No Laboratório de Design e de Embalagens da FedEx, localizado em sua sede na cidade de Memphis, os engenheiros de embalagens têm a tarefa de garantir que as garrafas de vinhos, biquínis e outros produtos, incluindo itens perecíveis, enviados por clientes cheguem em boas condições a seus destinos em todo o mundo. Este laboratório emprega uma equipe qualificada de engenheiros de embalagens, que testam e projetam aproximadamente 3 mil soluções de embalagens por ano, ajudando empresas, principalmente as pequenas e médias, a economizarem nos custos de remessa e evitarem danos ou perdas. Todos os anos a equipe do laboratório cria dezenas de soluções personalizadas, desenvolvendo embalagens revolucionárias para as indústrias de vinhos, flores e computadores, isto para mencionar apenas algumas. As soluções personalizadas são baseadas em estudos meticulosos das remessas. O laboratório possui uma variedade de equipamentos criados especialmente para a FedEx. Primeiramente, os especialistas submetem as embalagens a testes de vibração, que reproduzem o tipo de movimento frequente, porém em menor intensidade, que as embalagens sofrem enquanto são transportadas por caminhão ou avião. Depois, as embalagens são submetidas a um exame mais rigoroso por meio de testes de compressão, que avaliam a carga da embalagem em relação à resistência da caixa em que é embalada. Os testes de compressão também analisam a pressão exercida pelas outras embalagens ao redor. Finalmente, uma série de testes de quedas avalia a susceptibilidade a danos por impacto, sendo que cada embalagem é submetida a 10 quedas diferentes, incluindo quedas planas, de cantos e de extremidade. Tudo para garantir que a encomenda chegue inteira ao seu destino final.
Cargas exóticas
Conhecida pelos envelopes branco e laranja, a FedEx transporta itens bem mais curiosos do que apenas documentos e produtos manufaturados. Entre as cargas estranhas, exóticas, raras e delicadas que já transportou estão:
● Os ursos pandas gigantes Lee e Ya Ya, resgatados do terremoto de 2008 na província chinesa de Schiuam, que viajaram 15 horas até o zoológico de Memphis no estado do Tennessee. Desde então a empresa já transportou pandas gigantes oito vezes através do FedEx Panda Express (como foi batizado o serviço especial). Sempre que a FedEx realiza o transporte especial dos pandas, a aeronave responsável pela viagem é adesivada com um decalque exclusive (geralmente com imagens dos simpáticos ursos).
● Toneladas de costelas de porco assadas (congeladas e acondicionadas em embalagens criadas pela própria FedEx). O prato típico de Memphis era feito em cozinhas industriais, ao lado do terminal de carga, por dois restaurantes famosos da cidade e seguia para vários destinos. Os pedidos eram feitos pela internet.
● Um helicóptero Sikorsky Black Hawk, que pesa aproximadamente 5 toneladas, e foi para o aeroporto de Narita no Japão.
● Mais de meio milhão de exemplares dos livros de Harry Potter em apenas dois sábados.
● Sementes de orquídeas do orquidário Alvim Seidel, em Santa Catarina, que seguiam para Hong King, Estados Unidos, Japão, França, Alemanha e Holanda.
● 504 mil garrafas do vinho francês Beaujolais Nouveau entre a França e o Japão, para permitir que os fãs da bebida pudessem provar a safra de 2004 na mesma noite que os franceses.
● Uma estátua de 8 toneladas do herói filipino Dr. José P. Rizal, que em 1896 inspirou uma revolução contra a dominação espanhola nas Filipinas.
● Entre 200 e mil queijos franceses por mês, encomendados por gourmets do mundo inteiro pelo site fromages.com.
● Biquínis da marca brasileira Rosa Chá, embalados individualmente em caixas expositoras.
● Duas lontras marinhas e 19 pinguins arrastados pelo furacão Katrina, que foram levados para o aquário de Nova Orleans, depois de passar nove meses refugiados na Califórnia.
● Diamantes da De Beers, a maior joalheria do mundo, em caixas criadas especialmente para o transporte. Equipadas com células sensíveis à luz, as embalagens tinham horário de abertura programado, além de dispositivos de radiofrequência que acionavam um sistema de segurança especial para recuperar os pacotes que eventualmente fossem abertos antes do tempo.
● Peixes frescos retirados dos mares de Trinidad e Tobago ao nascer do sol, que foram entregues em restaurantes de alta gastronomia em Nova York, a tempo para serem consumidos no jantar.
● Em abril de 2014 transportou, com segurança, um raro esqueleto de Tiranossauro Rex do Museu of the Rockies, na cidade de Bozeman, estado de Montana, para o Museu Nacional de História Natural Smithsonian, na cidade de Washington, D.C.
● Realizou o transporte de mais de 90 toneladas em partes, peças e artefatos recuperados do Titanic, para uma exposição sobre o desastre do transatlântico.
Outros exemplos de cargas internacionais transportadas pela FedEx são um moinho de vento da Dinamarca, a Ryder Cup (troféu da competição bienal de golfe por equipes entre Europa e Estados Unidos) e um automóvel Jaguar Le Mans raro avaliado em um milhão de libras, milhares e milhares de buquês de flores (são 150 mil, em média, só no Dia das Mães), além de pandas gigantes, ursos polares, tigres brancos, elefantes, gorilas, águias e até um tubarão tigre de quase quatro metros usado nas filmagens de “Jaws”.
Campanhas que fizeram história
A marca tem forte presença na mídia com campanhas publicitárias extremamente criativas e originais, sempre destacando com doses de humor as grandes virtudes da empresa: agilidade, rapidez, pontualidade e segurança.
Um dos filmes que mais representa o estilo de comunicação da FedEx é “Desert Island”, criado em 2003 pela agência de publicidade BBDO de Nova York. Nele vemos um homem com cabelos e barba enorme, segurando uma encomenda nas mãos e tocando a campainha de uma bela casa. Uma mulher atende e ele diz: “Olá, eu fiquei perdido em uma ilha durante oito anos com este pacote, e jurei que o entregaria a você, por que eu trabalho para a FedEx”. A mulher agradece, mas o homem pergunta: “A propósito, o que tem na caixa?”. E ela responde: “Ah, nada importante, apenas um telefone celular, um GPS, isca para peixe, um purificador de água e sementes. Somente coisas bobas. Obrigada novamente, continue com o bom trabalho”. Um comercial excelente, especialmente para quem assistiu ao filme “O Náufrago”, onde Chuck Noland (Tom Hanks) sofre em uma ilha deserta durante longos anos: sem comida, sem água, sem ter como pescar e tentando em vão estabelecer contato com alguém. Para assistir ao filme clique no ícone abaixo.
Outro filme irônico da FedEx foi criado em 2006 também pela BBDO de Nova York, e fez enorme sucesso no intervalo do Super Bowl, a final do futebol americano profissional e que possui os segundos mais caros e valiosos da publicidade mundial. Intitulado “Caveman” (“Homem das cavernas”), o filme mostra de forma inteligente e muito bem humorada as dificuldades vividas naquela época quando se tinha que entregar uma encomenda. Clique no ícone abaixo para assistir.
A evolução visual
A identidade visual corporativa passou por grandes alterações ao longo dos anos. O logotipo original foi criado por Richard Runyan em 1973, e exibia o nome completo da empresa dentro de um retângulo dividido ao meio por uma linha diagonal. A paleta de cores corporativa incluía três tons: azul, vermelho e branco. A primeira remodelação ocorreu em 1991, quando a empresa adotou o nome FedEx (como a empresa era conhecida especialmente por quem não falava inglês), e apresentou uma identidade visual simplificada. Pouco depois, em 1994, o logotipo foi reformulado radicalmente e adotou as cores roxa e laranja (que ficariam tão associadas a FedEx). Um detalhe interessante desse logotipo: existe uma seta branca camuflada entre as letras “E” e “X” (criando uma ilusão de óptica astuta). Segundo as palavras do criador deste logotipo, Lindon Leader, a seta criava na composição geral um sentido de precisão e rapidez, adjetivos estes que caracterizam muito bem a missão da empresa até os dias de hoje.
Em 2000, com a criação de diversas divisões de serviços, a empresa adotou um novo logotipo corporativo, nas cores roxa e cinza, com a palavra “Corporation” escrita abaixo. Em 2006 uma pequena modificação: a cor roxa de FED foi substituída por um tom mais escuro. E finalmente, em 2016, a identidade visual corporativa foi igualada com o logotipo de seu principal serviço (FEDEX EXPRESS), voltando a adotar as tradicionais cores roxa e laranja.
O principal serviço da empresa (FEDEX EXPRESS) também evoluiu visualmente. A primeira alteração ocorreu em 1994 com a adoção do tradicional logotipo roxo e laranja (mas com o nome do serviço por extenso, abaixo de FEDEX). Em 2000 o logotipo adotou tons mais vívidos de roxo e laranja, além da palavra “Express” abaixo. A última modificação ocorreu em 2006 com a adoção de um roxo mais escuro na abreviação FED.
Os slogans
What we deliver by delivering. (2018)
Solutions that matter. (2011)
FedEx Delivers to a Changing World. (2010)
We Live To Deliver. (2009)
We Understand. (2009)
Closer Than You Think. (2006)
Relax, it’s FedEx. (2004)
Don’t worry. There’s a FedEx for that. (2002)
This is a job for FedEx. (2001)
Be Absolutely Sure. (1998)
The way the world works. (1996)
Absolutely, Positively Anytime. (1995)
The world on time. (1994)
Our Most Important Package is Yours. (1991)
It’s not just a package, it’s your business. (1987)
If it’s important, send it Federal Express. (1985)
When it absolutely, positively has to be there overnight. (1978)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 24 de junho de 1971
● Fundador: Frederick W. Smith
● Sede mundial: Memphis, Tennessee, Estados Unidos
● Proprietário da marca: FedEx Corporation
● Capital aberto: Sim (1978)
● Chairman & CEO: Frederick W. Smith
● Presidente: Raj Subramaniam
● Faturamento: US$ 69.2 bilhões (2019/2020)
● Lucro: US$ 1.28 bilhões (2019/2020)
● Valor de mercado: US$ 41.4 bilhões (julho/2020)
● Valor da marca: US$ 6.998 bilhões (2019)
● Lojas: 1.900
● Frota: 679 (aviões) e 180.000 (veículos)
● Presença global: 220 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500.000
● Segmento: Logística
● Principais produtos: Transportes de pacotes e documentos, serviços e sistemas de logística
● Concorrentes diretos: UPS, DHL, SNCF, United States Postal Service, Royal Mail, C.H. Robinson Worldwide, Amazon e Correios (Brasil)
● Slogan: The world on time.
● Website: www.fedex.com
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca FedEx está avaliada em US$ 6.998 bilhões, ocupando a posição de número 73 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2019. A empresa também ocupa a posição de número 47 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2019 (empresas de maior faturamento no mercado americano).
A marca no mundo
A empresa, que oferece uma ampla gama de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas, apresenta números gigantescos: 650 operações aéreas em mais de 220 países e territórios; 50 centros de atendimento que recebem mais de 550.000 chamadas diariamente; mais de 700 centros de serviços internacionais; 2.150 centros de impressão FedEx Office; 6.450 centros autorizados de envio FedEx e 34.000 caixas de coleta (incluindo aproximadamente 5 mil agências de correios nos Estados Unidos). A empresa, que fatura mais de US$ 69 bilhões (dados de 2019/2020), emprega mais de 500.000 pessoas, incluindo 120.000 couriers (entregadores), que entregam em média mais de 15 milhões de pacotes por dia. Sua frota de veículos motorizados (carros, vans, motos e caminhões equipados com GPS e softwares altamente modernos) é superior a 180.000 e de aeronaves é de 679, que servem mais de 350 aeroportos no mundo inteiro. Somente os couriers (entregadores) da empresa caminham mais de 3 milhões de milhas por dia, ou mais de 100 voltas ao redor da terra. Num período de 24 horas, seus aviões voam meio milhão de milhas. Esses aviões somados podem transportar mais de 28 milhões de libras de carga diariamente.
Você sabia?
● No dia 16 de dezembro de 2014, os funcionários da FedEx tiveram o dia de maior movimento da história da empresa, quando eles saíram às ruas para entregar 22.6 milhões de encomendas em todo o mundo.
● O primeiro avião da FedEx foi batizado com o nome de Wendy, em homenagem a filha do fundador da empresa. Hoje em dia cada avião da empresa é batizado com o nome de filhos de funcionários.
● A força da marca FedEx é tamanha que desde 2001 ela está entre as 20 mais admiradas empresa do mundo segundo a revista Fortune. Em 2020 a empresa ocupou o lugar de número 14.
● A FedEx tem uma longa lista de patrocínios relacionados a esportes: dá nome a arena FedEx Forum do Memphis Grizzlies da NBA e do FedEx Field do Washington Redskins da NFL; no golfe nomeia o FedEx Cup, troféu dado ao campeão da temporada da PGA Tour; no automobilismo foi patrocinadora principal da CART entre 1997 e 2002, e desde 2005 patrocina o carro número 11 (pilotado por Denny Hamlin) da equipe Joe Gibbs Racing da NASCAR.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 12/7/2020
Parabéns ao Blog! Existe nesse site um ótimo trabalho e pesquisa! Me ajudou muito :)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEstou fazendo uma pesquisa sobre o designer Walter Landor, e no portfólio dele consta a criacao do Logotipo da fedex, não entendi o por que no artigo aqui menciona Richard Runyan.
ResponderExcluirOi, boa noite. Procuro um documentário sobre a fedex, onde é visto o transporte de carros de indy, cavalos e até mesmo a distribuição mundial no mesmo dia do vinho Beaujolais Nouveau (frança). Sei que passou nos anos 2000, sei que uma vez até consegui baixar uma cópia em um hd que não tenho mais... mas não consigo mais encontrar o mesmo na net, muito menos o nome do documentário para rever/baixar. Sei que passou em algum canal tipo, discovery, history, natgeo... se alguém tiver uma vaga idéia do documentário em questão me manda mensagem por favor (animalbatera@gmail.com)
ResponderExcluirParabéns pelo material
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirWilsoooooonnnnn
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