Você imaginaria uma empresa de informática que começou nos fundos de uma fazenda de uma área rural no interior americano se transformar em uma das estrelas de seu setor? Pois foi assim que começou a GATEWAY, uma empresa caipira que virou uma estrela no mundo da informática e tecnologia com milhões de clientes satisfeitos no mundo.
A história
A empresa foi fundada no dia 5 de setembro de 1985, na área rural da pacata cidade de Sioux City, estado de Iowa, no meio-oeste americano, pelos irmãos Norman e Theodore W. “Ted” Waitt, este último um ex-funcionário de uma loja de computação na cidade de Des Moine, e o amigo Mike Hammond, com apenas US$ 10 mil emprestados pela avó de Waitt, um computador alugado e três páginas de planejamento de negócios. A nova empresa, que inicialmente se chamava GATEWAY 2000, atuava no ramo de computadores, vendendo mail-order upgrade, além de componentes e softwares. O primeiro computador da empresa, oferecido por US$ 1.995, era uma máquina com duas unidades de disquete de diferentes tamanhos, um monitor colorido, uma grande memória e um teclado com teclas de função. Em menos de um ano, a empresa mudou sua sede, localizada na fazenda de criação de gado da família Waitt, para o centro da cidade. Não demorou muito para se tornar um dos maiores sucessos no segmento de vendas diretas de computadores no país, utilizando um modelo de venda semelhante ao da poderosa Dell. O resultado não poderia ser outro: em 1987 as vendas atingiram US$ 1.5 milhões, mostrando o profissionalismo e o sucesso da nova empresa.
No ano seguinte a empresa veiculou seu primeiro comercial nacional em revistas especializadas. O tema da campanha publicitária era “Computers from Iowa?”, uma referência direta ao pólo da informática em Silicon Valley, na ensolarada Califórnia. O sucesso fez com que a empresa mudasse sua sede e linha de montagem para North Sioux City, na Dakota do Sul. Foi em 1991 que a GATEWAY ficou definitivamente conhecida nos Estados Unidos ao introduzir a famosa embalagem imitando a pele malhada de uma vaca (chamada carinhosamente de Cow-Spotted Boxes), um claro tributo as origens rurais da empresa seguida do slogan “Welcome to Gateway Country”. As embalagens fizeram tanto sucesso, transformando-se em ícone da marca, que a empresa resolveu, além de registrá-la como uma marca, acrescentá-la ao seu logotipo em meados desta década. Em 1992, a marca lançou o The Nomad, um dos primeiros computadores portáteis realmente práticos.
A partir de 1995, a empresa passou a produzir seus próprios computadores, além de lançar sua primeira linha de laptops, garantindo, assim, sucesso absoluto em um segmento extremamente competitivo. Porém, era preciso algo mais para a empresa decolar de vez. E isso ocorreu em 1996 quando foi inaugurada a primeira loja da empresa, chamada GATEWAY COUNTRY STORE. Depois disso, muitas outras foram abertas de costa a costa nos Estados Unidos. Nesta época, a empresa mudou sua sede de North Sioux City, na Dakota do Sul, para o sul da Califórnia, reconhecido pólo tecnológico nos Estados Unidos. Porém, com o crescimento do mercado online e os crescentes prejuízos operacionais, a empresa resolveu fechar todas as suas quase 300 lojas, a última definitivamente lacrada em 9 de abril de 2004, concentrando sua força de vendas na internet e nas redes de lojas especializadas em informática. A partir de 2002, vislumbrando inúmeras oportunidades, aumentou sua gama de produtos passando a oferecer produtos eletrônicos como televisões de plasma, câmeras digitais, filmadoras, tocadores de MP3, projetores DLP, roteadores de internet sem fio e palm-tops. Mas a baixa margem de lucro destes produtos e a feroz concorrência fizeram com que a empresa parasse de vendê-los dois anos depois.
Em março de 2004 adquiriu a empresa eMachines, uma das mais eficientes produtoras de computadores pessoais dos Estados Unidos, por aproximadamente US$ 235 milhões. A marca eMachines era conhecida por fornecer suporte técnico consagrado e qualidade a preços baixos, tudo alinhado a filosofia da GATEWAY. Em 16 de outubro de 2007 a empresa foi comprada pela Acer por US$ 710 milhões. Nos anos seguintes a GATEWAY lançou novas linhas de notebooks e desktops que ganharam design arrojado e diferenciais inovadores, buscando atender diretamente a prioridade de cada usuário. Sendo assim, é possível encontrar em seus computadores inovadores recursos multimídia, touchpad e efeito de luz brilhante, perfeito para filmes, música e games. Nos próximos anos a marca encerrou as vendas em sua página na internet e no popular número 1-800-GATEWAY, que recebia mais de 11 mil ligações diariamente. Os produtos da marca agora são encontrados em sites de grandes varejistas e nas lojas físicas de grandes redes. Em meados de 2011 a marca americana desembarcou oficialmente no Brasil com a comercialização de seus primeiros netbooks e notebooks de design moderno e arrojado, provando que o conceito de estilo pode ser incorporado nos gadgets. Os primeiros produtos da marca, da linha NV Series, são ideais para as tarefas cotidianas e interação com conteúdos multimídias. Os notebooks contam com tecla de atalho para atualização das redes sociais sem precisar fechar as operações em andamento; câmera integrada; tela LCD de 15,6 polegadas; efeitos de luz para a execução de filmes, imagem e games; touchpad com função multi-gesture para uma navegação mais intuitiva.
A GATEWAY foi pioneira em seu segmento ao introduzir monitores coloridos como item básico em todos os computadores pessoais; primeira a oferecer três anos básicos de garantia; a primeira a explorar comercialmente a convergência do PC e do televisor; entre outras novidades. A GATEWAY continua comprometida a fazer com que as experiências de compra, propriedade e utilização de um PC sejam convenientes e sem problemas para seus clientes. Conforme a GATEWAY cruza novas fronteiras, ela permanece fiel ao seu objetivo original de ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas através da tecnologia.
A evolução visual
A marca GATEWAY teve ao longo de sua história uma evolução visual bastante marcante. O logotipo inicial, que continha o número 2000, foi substituído no dia 31 de outubro de 1998 pela famosa “Spotted Cow”, uma caixa com pele de vaca, principal ícone da marca, que foi incorporada ao logotipo. Além disso, a empresa passou a se chamar somente GATEWAY. Durante um curto período, entre 2002 e 2005, a marca utilizou um logotipo no qual a famosa caixa imitando a pele de uma vaca foi substituída pela letra G estilizada. Mas, em 2005, o logotipo passou por uma modernização adotando a imagem atual, que retornou com o famoso ícone de identificação da marca em uma versão modernizada e uma nova tipografia de letra.
A tradicional caixa com revestimento que imita a pele malhada de uma vaca foi inspirada na raça Holstein Friesian (como mostra a imagem abaixo) conhecida por ser excelente produtora de leite e cujos ancestrais mais remotos são animais pretos dos bávaros (Alemanha) e os brancos dos frísios (Holanda), tribos que há aproximadamente 2.000 anos se localizavam na foz dos rios Reno e Elba.
Os slogans
Gateway. A better way. (2005)
You’ve got a friend in the business. (2000)
Connect with us. (1999)
Gateway to the rescue. (1996)
Get more out of the Box. (década de 1990)
Because we’ve stood the test of time. (1991)
We’re out standing in our field. (1990)
Technology you can trust.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 5 de setembro de 1985
● Fundador: Ted e Norman Waitt e Mike Hammond
● Sede mundial: Irvine, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Gateway Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Acer Inc.)
● CEO: James Edward Coleman
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 35 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.700
● Segmento: Informática e tecnologia
● Principais produtos: Computadores pessoais, laptops e monitores
● Ícones: A embalagem imitando a pele malhada de uma vaca
● Slogan: Gateway. A better way.
● Website: www.gateway.com/gw/pt/BR/content/home
A marca no mundo
A empresa emprega atualmente 1.700 funcionários, tem sede na cidade de Irvine na Califórnia, faturamento estimado superior a US$ 2 bilhões e comercializa seus produtos através de populares sites na internet. Os produtos da marca também são encontrados em mais de 15.000 lojas de informática e grandes varejistas em 35 países como Estados Unidos, China, Austrália, México, Brasil, Canadá e Japão, além de alguns países europeus.
Você Sabia?
● A GATEWAY cresceu e ficou conhecida como uma das melhores marcas em seu segmento, sendo admirada por milhões de consumidores, tornando-se a quinta maior marca de computadores pessoais dos Estados Unidos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 18/3/2017
A Gateway está presente no Brasil. O site da empresa é www.gatewaybrasil.com.br e oferece vários modelos de laptops a um preço incrivelmente ótimo, além dos 3 anos de garantia da marca. O atendimento é ótimo e o pessoal muito atencioso. Não trabalho lá e não possuo nenhum vículo com a empresa, mas com certeza recomendo seus produtos para todos.
ResponderExcluir