24.5.06

KISSES


Eles têm formatos de pequenas gotas, são feitos com o mais puro chocolate ao leite e embalados em finos papéis coloridos e brilhantes. Os chocolates KISSES da americana Hershey’s são uma delícia a qualquer momento, quer seja no dia-a-dia ou em datas românticas e especiais, quando são oferecidos para os apaixonados esses maravilhosos “beijinhos de chocolate”.

A história 
O famoso chocolate KISSES foi lançado nos Estados Unidos exatamente no dia 7 de julho de 1907 pela tradicional empresa Hershey’s com um futuro promissor para o produto. Não se sabe exatamente a origem do nome, mas uma hipótese popular é que o nome KISSES foi adotado porque o som que a matéria-prima fazia ao ser depositada em formas durante o processo de fabricação seria muito semelhante à de um beijo. Outros acreditam que, antigamente, a palavra “kiss” era usada para se referir a doces bem pequeninos. Inicialmente o novo produto foi comercializado com o nome HERSHEY’S SWEET MILK CHOCOLATE KISSES. Nos anos seguintes os pequenos e deliciosos chocolates conquistaram milhões de fiéis consumidores americanos. Afinal, os pequenos chocolates em forma de gota cabiam perfeitamente em uma deliciosa mordida. Até 1921, cada KISSES era embalado manualmente em papel prateado. Foi quando surgiram, em agosto, as máquinas embaladoras automáticas que possibilitaram agilizar e aumentar muito a produção. Além é claro de tornar o processo produtivo muito mais higiênico, garantindo assim a alta qualidade dos chocolates.
   

Três anos depois, Milton Hershey, fundador da empresa, conseguiu oficialmente a patente da tradicional fitinha na embalagem, que diferenciava o produto das imitações. Embora o formato dos KISSES nunca tenha sido alterado, de 1909 a 1931 foram produzidas algumas variações de receitas além do tradicional feito de chocolate ao leite. Em 1942 a produção de KISSES foi interrompida pela primeira e única vez na história. Isto ocorreu por conta da Segunda Guerra Mundial, pois as folhas de alumínio que eram utilizadas para embalar o produto foram racionadas. A fábrica então utilizou suas dependências para fazer barras de chocolate para a ração dos soldados americanos nos campos de batalha. O produto voltou a ser produzido somente em 1949.
   

Em 1962 o chocolate, então vendido somente no papel de cor prateada, foi lançado pela primeira vez em comemoração ao natal e as festas de final de ano envolto em papel nas cores verde, vermelha e prata. A ação fez tanto sucesso que no ano de 1968, o chocolate foi lançado nas cores pastéis de azul, rosa e verde em comemoração à Páscoa (Easter Holiday). A partir de então, KISSES criaria versões para datas especiais e comemorativas, aumentando assim as vendas do chocolate. Somente em 1976 a empresa conseguiu a marca registrada do formato do chocolate KISSES. Dois anos depois introduziu no mercado o KISSES em tamanho gigante (conhecido como Giant Hershey’s Kisses). O que era uma simples ação de marketing acabou virando tradição e, em 1986, mais uma vez, os chocolates envolvidos em papel vermelho e cinza foram lançados em comemoração ao Dia dos Namorados.
   

A partir da década de 1990 o produto ganhou suas primeiras variações, algumas em edições limitadas, como chocolate com amêndoas, coberto com chocolate branco, com menta, doce de leite, com recheio de trufa, com creme de cereja, com creme de coco, entre outros. Além disso, uma versão especial para o Dia das Bruxas também estreou no mercado (em 1991), embalados em papéis nas cores laranja, preto e prateado, e recheados com um creme de abóbora. E outra versão em papel rosa para dar suporte à campanha contra o câncer de mama. Finalmente no ano de 2002, o tradicional e delicioso chocolate foi lançado oficialmente no Brasil.
    

Em julho de 2007, como parte da comemoração de 100 anos da marca, a empresa produziu o maior KISSES do mundo pesando 13 quilos e 853 gramas (equivalente ao peso de 3 milhões de unidades do chocolate normal), envolto no tradicional papel prateado da marca, que ficou exposto na sede mundial da empresa na cidade de Hershey, estado da Pensilvânia. Hoje em dia a linha KISSES tem produtos especiais. Com tamanhos diferentes para cada momento e necessidade, a linha oferece o tradicional chocolate em formato de gotinha em várias versões como 100 g, 280 g e 1 kg. Além disso, a variedade de sabores varia de acordo com as regiões, como por exemplo, na Ásia onde o tradicional chocolate pode ser encontrado nas versões de avelã e até mesmo chá verde. Atualmente disponível em vários sabores, incluindo recheios de caramelo, amêndoa, leite, chocolate branco e preto. É difícil decidir qual combinação de KISSES é a sua favorita.
    

A linha do tempo 
1990 
Lançamento do KISSES WITH ALMONDS (com amêndoas). A primeira variação do chocolate original fez um sucesso imediato e se tornou permanente na linha de produtos da marca. Nessa versão cada chocolate vem envolto em um papel dourado. 
1993 
Lançamento do KISSES HUGS (chocolate branco com recheio de chocolate preto) e do MINI KISSES coberto de chocolate branco. 
2002 
Lançamento da linha de chocolates com edições limitadas (KISSES LIMITED EDITIONS) com chocolate amargo, menta, café com amêndoas, chocolate cremoso e até recheado com creme de morango. 
2003 
Lançamento do KISSES SPECIAL DARK, versão com chocolate amargo, cujos pequenos bombons são embalados em papéis roxos. 
2004 
Lançamento do KISSES CARAMEL, versão original recheado com um delicioso creme de caramelo, embalado em papel laranja. 
2005 
Lançamento da edição especial do KISSES com manteiga de amendoim. 
Lançamento do KISSABLES, confeitos coloridos (azul, vermelho, amarelo, verde e laranja) feitos com MINI KISSES. O produto foi descontinuado em 2009. 
2007 
Lançamento da edição especial do KISSES com chocolate trufado. 
2008 
Lançamento do KISSES PUMPKIN SPICE, um produto completamente novo e surpreendente: o formato do famoso chocolate com recheio cremoso de canela e uma deliciosa casquinha de chocolate branco com sabor de abóbora. O produto, embalado em papel laranja, foi lançado especialmente para o Dia das Bruxas (Halloween). 
2009 
Lançamento do KISSES MELTAWAY, o tradicional chocolate com recheio cremoso de chocolate maltado. 
2011 
Lançamento do KISSES AIR DELIGHT, versão feita com chocolate aerado. 
2013 
Lançamento do KISSES COOKIES ‘N’ CREME, versão com chocolate branco e deliciosos pedaços de cookies de chocolate. 
2016 
Lançamento do KISSES BIRTHDAY CAKE, o tradicional chocolate com sabor de bolo de aniversário (semelhante ao sabor de um cupcakes). 
2018 
Lançamento da edição limitada KISSES HOT COCOA, o tradicional chocolate com recheio cremoso de marshmallow. 
2020 
Lançamento da edição limitada KISSES SUGAR COOKIE, um delicioso petisco açucarado no formato do tradicional KISSES com sabor de biscoito de açúcar e polvilhados com pedaços de biscoito vermelho e verde.
     

Ícones 
Além do formato e dos tradicionais papéis que envolvem os deliciosos chocolates KISSES, outro fator de reconhecimento imediato por parte dos consumidores, que se tornou um ícone da marca, é uma pequena fitinha (chamada de PLUME), que surgiu em 1921 com o nome Hershey’s para designar, diante de tantas imitações que surgiam sem parar, que o produto era um KISSES original, onde atualmente está escrito o nome de cada versão do produto. Além disso, nos produtos sazonais essas fitinhas ganham frases como “A kiss for you” (um beijo pra você), “Happy Valentine” (feliz dia dos namorados), “Happy Holidays” (boas festas), “Hugs” (abraços), “Love is in the air” (O amor está no ar) e até mesmo “Just Married” (recém-casados).
   

Tradição natalina 
Tudo começou em 1989 quando a marca resolveu lançar um comercial de televisão para comemorar o Natal e promover os chocolates KISSES. Batizado de “Christmas Bells” (assista abaixo), o comercial produzido em animação stop-motion, trazia os pequenos KISSES (nas ores verde, vermelha e prata), modelados como um oral de sinos de mão, tocando a canção de natal “We Wish You a Merry Christmas”. Fez tanto sucesso, que até hoje o comercial é exibido nos Estados Unidos nas férias de final de ano. É o comercial de televisão mais antigo da Hershey’s ainda sendo veiculado.

   

A mascote 
A marca KISSES tem como mascote um simpático e divertido personagem que personifica o tradicional formato do chocolate, com direito a cara, braços e pernas. O personagem está sempre presente em grandes eventos infantis e causas sociais, levando amor, diversão, esperança e, claro, muitos chocolate KISSES para a garotada.
  

Uma ação criativa sobre rodas 
Uma das ações mais criativas da marca aconteceu pela primeira vez em 1997, fazendo parte da comemoração de 90 anos do produto, com o lançamento do famoso e inconfundível KISSMOBILE, um veículo customizado em chassi GMC no formato de três chocolates KISSES gigantes. A parte central do veículo era equipada com uma gigantesca tela de televisão de LCD equipada com um completo sistema de som, DVD e Karaokê. Durante anos veículos KISSMOBILE cruzavam os Estados Unidos visitando crianças em hospitais e escolas, participando de paradas e eventos especiais, além de aparecer em convenções e causas sociais. Cruzando as cidades americanas, o veículo se tornou uma poderosa ferramenta de marketing, levando a mensagem: “Every kid deserves hugs and kisses” (algo como “toda criança merece abraços e beijos”). Mas sua principal missão era criar uma conexão emocional com os consumidores e aumentar as doações e conhecimento da organização beneficente Children’s Miracle Network. Porém, em 2019, a marca anunciou a aposentadoria dos populares KISSMOBILE, muito em virtude da dificuldade de manutenção e segurança, especialmente pela enorme dificuldade na reposição de peças. Os veículos percorriam mais de 30 mil milhas e visitavam mais de 250 cidades americanas todos os anos.
   

Uma curiosidade 
Na pitoresca cidade de Hershey, estado da Pensilvânia, onde está localizada a sede mundial da The Hershey Company, os postes de iluminação pública têm o formato dos chocolates KISSES, produto mais importante da empresa.
   

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por grandes evoluções ao longo dos anos. O logotipo do produto, em forma de gota, muito similar ao formato do chocolate, foi introduzido na identidade visual da marca em 1921. Após adotar durante décadas esse logotipo, em 2003 a marca resolveu utilizar apenas o nome KISSES, que ganhou maior destaque e efeitos de sombra e profundidade.
   

Em 2011 a marca resolveu apresentar um novo logotipo: nova tipografia de letra, mais arredondada e moderna, que pode ser aplicada de duas maneiras (como mostra a imagem à esquerda). Este logotipo passou por uma pequena modernização recentemente. A principal mudança foi em relação ao posicionamento do nome Hershey’s (agora do lado esquerdo acima de KISSES). Além disso, a frase “Since 1907” foi retirada e a palavra “Brand” reposicionada.
  

KISSES se tornou a principal marca da empresa THE HERSHEY COMPANY. E sua importância é tamanha, que o logotipo corporativo da empresa tem como símbolo o formato estilizado do popular chocolate.
  

As embalagens do produto também evoluíram no decorrer dos anos. Se hoje em dia KISSES é vendido em saquinhos, no início os pequenos chocolates eram comercializados em caixas cartonadas na cor marrom.
  

Os slogans 
Say it with a Kiss. (2016) 
Everyday deserves a kiss. 
Delightfully Delicious One-of-a-kind Kisses. (2010) 
An American Classic Since 1907.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 7 de julho de 1907 
● Criador: Milton Hershey 
● Sede mundial: Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Hershey Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Michele Buck 
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates 
● Concorrentes diretos: M&M’s, Smarties, Rocklets, Ferrero Rocher, Toblerone e Cadbury Mini Eggs 
● Ícones: A forma de gota do chocolate 
● Slogan: Say it with a Kiss. 
● Website: www.hersheys.com 

A marca no mundo 
Atualmente as máquinas que produzem o chocolate têm capacidade para fabricar mais de 1.300 unidades por minuto. Diariamente somente as três fábricas americanas (localizadas em Heshey, Califórnia e Virginia) produzem aproximadamente 80 milhões de KISSES. Anualmente são vendidos mais 12 bilhões de unidades em mais de 100 países ao redor do mundo, gerando um faturamento superior a US$ 800 milhões. 

Você sabia? 
É preciso aproximadamente 95 chocolates KISSES para completar um pound (453,6 gramas). 
KISSES também disponibiliza os deliciosos chocolates em invólucros de camuflagem, principalmente em bases militares americanas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/9/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário