25.5.06

MAGGI®


Para todos os gostos e paladares, desde a tradicional sopa instantânea, passando pelos saborosos caldos e temperos, ideais para reproduzir receitas da culinária asiática até diferentes pratos da cozinha italiana. Tudo muito prático e de preparo rápido, sem deixar de lado o delicioso sabor de uma autêntica comida caseira. A MAGGI® torna a vida mais saborosa e prática, fazendo com que o ato de cozinhar deixe de ser uma obrigação tediosa para se tornar um momento agradável e enriquecedor. Por isso, toda vez que você se pergunta o que deve cozinhar, a MAGGI® tem a resposta. 


A história 
Julius Michaël Johannes Maggi nasceu no dia 9 de outubro de 1846 no cantão suíço de Turgóvia onde seu pai, Michael, um cidadão de origem italiana e nacionalizado suíço, se estabeleceu no ano de 1839 como proprietário de um moinho. Quando, em 1869, Julius, então com 23 anos de idade, assumiu o moinho de farinha de seu pai em Kemptthal, no cantão de Zurique, o ramo de moagem estava em crise. Julius precisava pensar em algo novo. Suas experiências com leguminosas ricas em proteínas resultaram no desenvolvimento de diversos tipos de farinhas especiais para o preparo de sopas, que se destinavam a melhorar a dieta das pessoas e a fornecer à classe trabalhadora local uma refeição nutritiva e de rápido preparo, já que mais e mais mulheres suíças estavam trabalhando fora de casa.
   

Em 1882, ele descobriu que as proteínas contidas na carne podiam ser substituídas na alimentação diária por refeições de ervilhas e lentilhas. O problema era dar uma forma adequada a esses produtos para sua comercialização. Foi então que, no ano de 1884, Julius teve a ideia de produzir sopas de ervilha e feijão em pó. Essas sopas, desidratadas e vendidas em formato de rolos, eram semi-prontas (instantâneas) para o consumo, bastando para isso apenas adicionar água e alguns minutos de cozimento. Com essas sopas, milhares de mulheres passaram a contar com um alimento industrializado econômico, de fácil preparo e bom valor nutricional. O novo produto foi um sucesso instantâneo, assim como seu preparo. Foi assim que começou o que hoje é a ampla gama de produtos da marca MAGGI®.
   

Pouco depois, em 1886, ele lançou o tempero líquido como substituto mais barato para o extrato de carne, embalado em uma vistosa garrafa âmbar de pescoço comprido com faixa amarela, que lhe daria fama mundial. O tempero da garrafinha marrom - batizado de MAGGI® Würze - rapidamente se tornou uma espécie de antídoto para uma vida insossa, realçando o sabor onde faltasse gosto. Este produto se tornou tão popular na cultura culinária - especialmente na Suíça, Áustria e Alemanha - que no sabor se assemelha ao Levístico (semelhante ao aipo-bravo), popularmente rebatizado pela população de erva MAGGI®. Sua multiplicidade de uso é uma das principais características, pois além de refogar, pode ser utilizado para grelhar, temperar e assar. Sua receita original continua em segredo até hoje, mas sabe-se que é composto de água, proteína de trigo e de soja, sal, extrato de levedura e aromatizantes. Ninguém ainda conseguiu copiar fielmente a receita do produto original, cuja produção anual nos dias de hoje supera as 9.000 toneladas.
  

Uma curiosidade: o próprio Julius desenhou as icônicas garrafas de temperos com os rótulos vermelho e amarelo e que são tão reconhecidas na Alemanha quanto as garrafas de Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) nos Estados Unidos. E essa tradicional embalagem sofreu pequenas alterações de design em quase 140 anos (como mostra a imagem abaixo).
  

O jovem empreendedor Julius comprovou sua perspicácia na expansão de seu empreendimento além das fronteiras suíças. Entre 1887 e 1889, a MAGGI® abriu inúmeras filiais em cidades como Paris, Milão e Amsterdã, além de manter depósitos em Berlin, Viena, Londres e Nova York. Outro acontecimento importante deste período ocorreu exatamente no dia 1º de maio de 1887, quando o empresário assinou um contrato de aluguel na pequena cidade de Singen, no hoje estado de Baden-Württemberg, onde seriam engarrafados os temperos produzidos na Suíça e estabeleceu oficialmente a empresa Maggi GmbH. Favorecida por incentivos alfandegários, a fábrica de Singen transformou-se em matriz da MAGGI® na Alemanha. Esta estratégia de expansão contribuiu decisivamente para a popularização da marca MAGGI® e de seus produtos pela Europa.
  

Em 1908 a empresa lançaria outro de seus produtos icônicos: os caldos desidratados instantâneos em cubinhos. Era mais um invento que contribuiria para fazer da conveniência um rentável filão da indústria alimentícia e transformaria Julius Maggi em um homem reconhecido mundialmente ao longo da história. O novo produto foi mais um sucesso instantâneo, pois substituía o cozimento intenso de carnes e facilitava o preparo de pratos salgados e sopas. Além disso, também permitia sua conservação por um período maior que os alimentos frescos. Batizado de MAGGI® Bouillon Cube, o produto se tornaria parte integrante da culinária e da cultura alimentar em todo o mundo. Em países tão diversos quanto Alemanha, Gâmbia, Haiti e Índia, o cubo MAGGI® faz parte da culinária diária. E até o pintor Pablo Picasso, por sua vez, imortalizou o icônico cubo de caldo MAGGI® em uma pintura de 1912, batizada de “Paysage aux affiches”.
  

Julius Maggi morreu no dia 19 de outubro de 1912 aos 66 anos de idade em Küsnacht, nas imediações de Zurique, em consequência de um derrame cerebral. Assim terminava a vida de uma pessoa versátil, de múltiplos interesses e espírito criativo que, como empreendedor, prestou serviços extraordinários e transformou a relação da sociedade com a culinária e o preparo das refeições. Pouco tempo depois da morte de Julius, a empresa - então dirigida por seus familiares - foi transformada em uma sociedade geral, a Allgemeine Maggi-Gesellschaft ou Société Générale Maggi. Em 1918 a empresa adotou uma nova estratégia de marketing ao lançar pequenos livros de receitas que promoviam as inúmeras utilizações dos produtos MAGGI® no preparo de refeições saborosas.
   

Na década de 1930, os alimentos da MAGGI® cruzaram a fronteira da China. Já em 1936 era possível encontrar no mercado o tempero e as sopas no formato de tabletes. O sucesso era tanto que, em 1938, eram vendidos cerca de 1.8 milhões de cubinhos de temperos e 10 mil quilos de sopas e vegetais. Nesta época a MAGGI® já estava fortemente consolidada em diversos países europeus como Itália, Alemanha, Bélgica, Áustria, Polônia e República Checa. Mesmo durante o difícil período da Segunda Guerra Mundial, a marca desembarcou oficialmente no mercado americano em 1940. Com a crise econômica do pós-guerra, o destino da MAGGI® - que possuía então 13 fábricas - mudou quando no dia 5 de dezembro de 1947 foi comprada pela poderosa Nestlé (conheça essa outra história aqui), passando assim a integrar uma das maiores empresas alimentícias do mundo.
   

A união da MAGGI® com a Nestlé não resultou em grandes modificações para as duas empresas. Os produtos MAGGI®, criados originalmente para consumidores de baixa renda, ganharam respeito e credibilidade em todas as classes sociais, porque reproduziam temperos e misturas complexas. O grande impacto para a MAGGI® foi poder utilizar a enorme rede de distribuição global da Nestlé, levando seus produtos para novos mercados, especialmente para África e Ásia. Percebendo o envelhecimento de seu público-alvo, especialmente entre as décadas de 1970 e 1990, foram lançados no mercado novos e inovadores produtos como, por exemplo, a sopa de peixe, as sopas de rápido preparo, temperos de vegetais em cubos, sopas em flocos, macarrão instantâneo, pratos prontos e muitos outros itens culinários que revolucionaram o modo de preparar comidas e refeições em milhões de lares ao redor do mundo.
   

Essas iniciativas e ampliação de sua linha de produtos eram fiéis as heranças da MAGGI®: ser uma parceira na cozinha proporcionando ideias, métodos e produtos para fazer refeições e petiscos deliciosos, nutritivos, rápidos e econômicos. Até hoje os produtos MAGGI® auxiliam todas as etapas de preparação de uma refeição. É isso que dá à linha de produtos sua principal característica: auxiliar as pessoas na tarefa de cozinhar, reduzindo ou eliminando etapas de preparo, sempre na busca incessante pela qualidade do resultado.
  

Atualmente a MAGGI® ajuda milhões de pessoas a cozinhar a comida caseira que todos amam, todos os dias. Com os caldos, temperos e sopas - em alguns mercados até ketchup, mostarda e maionese - milhões de fiéis consumidores conseguem dar sabor e praticidade à receitas diversas. Afinal, com a MAGGI®, é possível cozinhar a melhor refeição para você e seus entes queridos, usando uma variedade de produtos que adicionam mais sabor aos pratos do dia a dia – trazendo o melhor dos ingredientes frescos para entregar um ótimo sabor de uma forma simples.
  

A linha do tempo 
1887

Lançamento do tempero em cápsulas. 
1889

Lançamento do famoso caldo de carne. 
1903
Lançamento, na cidade de Paris, do DAIRY MAGGI®, um leite produzido com rigorosos controles de qualidades e reforçado com vitaminas, depois de um pedido do governo francês em uma tentativa de baixar os índices de mortalidade infantil. 
1912

Introdução das sopas em pacotes. 
1956

Introdução da sopa de creme de vitela. 
1960

Introdução das sopas desenvolvidas especificamente para crianças. 
1963

Introdução das sopas de peixe e dos temperos em pó. 
Lançamento do MOUSLINE, um purê de batata em flocos que se tornaria um enorme sucesso de mercado pela forma rápida de preparo: bastava adicionar água. Essa linha seria ampliada com o lançamento dos sabores espinafre, aipo e cenoura em 1982; queijo em 1984; e das porções individuais em 1990. 
1967

Introdução das sopas enlatadas. 
1975 
Lançamento do macarrão instantâneo para atender à necessidade dos consumidores por refeições leves, rápidas e práticas. 
1976

Introdução das sopas rápidas. 
1977

Lançamento da paella como mais uma opção de sua linha de pratos prontos. 
1979

Introdução das sopas em flocos. 
1980

Lançamento do BOLINO, um macarrão instantâneo que podia ser consumido diretamente na embalagem, bastando apenas adicionar água fervendo e esperar por cinco minutos. 
1982
Lançamento do MAGGI® 2 MINUTES NOODLES, um macarrão instantâneo de rápido preparo. 
1983

Lançamento das sopas chinesas. 
1984

Lançamento do caldo de carne sem gordura. 
1990

Lançamento dos temperos e molhos para saladas. 
1997

Lançamento do MAGGI® CUP, versão moderna do macarrão instantâneo, comercializada em uma espécie de xícara, bastando adicionar água fervendo e saboreá-lo direto na embalagem. 
2003

Lançamento do MAGGI® COLD-MIX MASH, um revolucionário purê de batata instantâneo que ao ser adicionado água fria podia ser utilizado para fazer coberturas e outros pratos á base de batata.


A responsabilidade social 
Notável para sua época foi a postura social do fundador da empresa, Julius Maggi. Já no final do século XIX, ele se preocupava em criar condições de trabalho saudáveis e modernas para seus empregados. Ele construiu uma colônia de férias para os funcionários, uma cantina na fábrica e criou uma previdência (assistência médica) para a empresa. Também na regulamentação da jornada de trabalho, mostrou seu espírito moderno: em 1906 criou um estatuto de aposentadoria para os trabalhadores; a partir de 1907, como uma das primeiras empresas da Suíça, a MAGGI® introduziu a tarde de sábado livre - com remuneração integral. Em 1911 foi introduzido o primeiro acordo coletivo sobre salários, assim como gratificações para operários e prêmios por tempo de serviço para operárias.
  

A comunicação 
Julius Maggi reconheceu rapidamente que apenas bons produtos e capital não eram garantia de sucesso empresarial. O varejo e os consumidores precisavam ser informados sobre os novos produtos e necessitavam ser convencidos de sua qualidade. No começo, ele próprio redigia e produzia toda a publicidade da marca MAGGI®. Mas logo sua enorme carga de trabalho não lhe deixou tempo suficiente para esta tarefa. Por isso, ele instalou, ainda em 1886, sua própria agência de propaganda e assessoria de imprensa. Seu primeiro gerente, que mais tarde se tornou um dramaturgo famoso - Franz Wedekind -, literalmente temperou a publicidade com seus textos obstinados: “A poesia é o tempero da vida, a anedota o tempero do entretenimento, assim como temperos MAGGI® para sopas e alimentos são os de uma boa mesa”. Com diversos materiais de propaganda - como anúncios em jornais, cartazes e placas esmaltadas - sobre os inúmeros produtos, o nome MAGGI® foi levado para o mundo todo. Assim, as cores amarela e vermelha da marca, e o logotipo criado pelo próprio Julius, a estrela em cruz, também se tornam amplamente conhecidos.
  

Com mais de seis décadas no mercado brasileiro a MAGGI® coleciona slogans de sucesso entre o público consumidor. No início da década de 1980 a marca se popularizou com o slogan “Caldo Maggi®. O segredo do sucesso”. Em 1991 suas sopas instantâneas já eram divulgadas com o slogan “Um prato cheio de sabor”. De 1997 a 2004 houve variações entre “Você faz mais gostoso com Maggi®” e “Você faz gostoso com Maggi®”. Em 2005 a empresa mudou o foco, reforçando os bons momentos vividos em torno de uma mesa farta na companhia de amigos e familiares. O slogan, “Gostoso é te ver bem”, resumia o conceito da marca, divulgado por meio de campanhas publicitárias e materiais de ponto de venda e mostrava que a alimentação era muito mais do que o preparo dos pratos, mas um momento prazeroso a ser dividido com quem se ama.
   

Nos anos seguintes a marca adotou slogans como “A verdadeira magia acontece na cozinha” (2009), “Você e Maggi®. A felicidade se cozinha em casa.” (2015), “A diferença se cozinha todo dia” (2017) e “Imagina com Maggi®” (2020), este último amparado por uma campanha com participação da atriz Dira Paes, da cantora Fafá de Belém e da artista Carla Perez, que foram para cozinha mostrar receitas fáceis para famílias.
   

Mais recentemente, em 2023, a campanha “Cozinhe e Faça a Diferença”, que anunciou Ana Maria Braga como nova embaixadora da marca, convidava todos os responsáveis pelas refeições das famílias brasileiras a se conectarem com a sua capacidade de fazerem uma diferença positiva através da comida que preparam e que reflete afeto e cuidado consigo e com todos aqueles que amam. A campanha tinha como objetivo seguir ampliando a presença da MAGGI® nos lares brasileiros e enaltecer a contribuição de quem cozinha no dia a dia. Vale ressaltar que a MAGGI® sempre utilizou celebridades em suas campanhas publicitárias, como por exemplo, o ator Paulo Autran (1983), a atriz Regina Duarte (1988), o ator César Filho (1988), o apresentador Carlos Alberto de Nóbrega (1989), o ator Lima Duarte (1991), a apresentadora Xuxa (1991), a dupla Leandro & Leonardo (1993), o sambista Neguinho da Beija-Flor (1993), a cantora Sula Miranda (1995) e a apresentadora Hebe Camargo (2004).
  

A famosa Galinha Azul 
Durante um longo período, o segmento de caldos de galinha para enriquecer o sabor de alimentos, com produtos vendidos na forma de tabletes, foi explorado e disputado por duas grandes marcas: MAGGI® e Knorr (conheça essa outra história aqui). As marcas também eram concorrentes no segmento de caldos de carne e de sopas semi-prontas. Na década de 1970, com produtos semelhantes, sem diferenciais identificáveis, oferecendo os mesmos benefícios para o consumidor, coube a Nestlé e a sua agência de propaganda na época, a Norton Publicidade, encontrar uma estratégia de comunicação inteligente, criando um diferencial para os caldos de galinha MAGGI®, a partir de uma ideia simples e criativa: se ambas as marcas exploravam a galinha por ser um dos fatores que mais influenciavam a decisão de compra, porque não desenvolver um símbolo diferente baseado nela? Por que não criar a “Galinha Azul”, uma galinha nobre, que, além de ser especial (sangue azul), ainda pudesse, pelas suas características, proporcionar um excelente “gancho” para estimular a lembrança da marca. Surgiu assim em 1976 a GALINHA AZUL e o slogan “O CALDO NOBRE DA GALINHA AZUL”, que viriam a se transformar em um dos casos de maior impacto e sucesso na publicidade brasileira.
   

Inicialmente chegou, em um primeiro momento, para ser um diferencial da embalagem do caldo de galinha, mas em 1988 começou a ganhar vida e se tornou uma personagem de forte empatia com o público para ser utilizada em propagandas e promoções. E foi neste ano que a personagem apresentou o Grande Concurso da Galinha Azul, dividido em quatro fases, nas quais o consumidor deveria acertar a letra de MAGGI® que a galinha escolheria. O resultado mostrou que o caminho adotado era correto: foram mais de 25 milhões de cartas recebidas. Era a conhecida promoção “Come Letras”. Também foi realizado um product placement (merchandising televisivo) na novela Vale Tudo, onde Raquel, personagem interpretada por Regina Duarte, participava de um concurso culinário cuja receita vencedora foi o Frango Nobre que, claro, leva caldo da Galinha Azul na composição. As ações continuaram e, em 1989, foi criado um jingle (letra na imagem abaixo) para um comercial animado de carnaval (assista aqui) e até a “Dança da Galinha Azul”, veiculada no programa Viva a Noite, do SBT, apresentado por Gugu Liberato, onde seus convidados se divertiam ao lado da carismática mascote.
   

As ações continuaram e a mascote se tornou um dos maiores sucessos do carnaval de 1989, quando a MAGGI® colocou o bloco da Galinha Azul na rua, com trios elétricos exclusivos. A Galinha Azul também patrocinou o Cidade contra Cidade no programa Silvio Santos. Outra inovação foi a presença da personagem no famoso show internacional de patinação no gelo - o Holliday on Ice - com apoio de outdoor (“A mais nova atração do Holliday on Ice”), quando, além de patrocinar o show, a Galinha Azul se apresentava. E virou até brinquedo em forma de galinha (dado como brinde), que ao ser pressionado para baixo, botava ovos brancos e azuis. Uma galinha azul. Pode? Sim. Não só pode como aconteceu e até hoje ainda está na cabeça de milhões de consumidores brasileiros. Os resultados obtidos com todas essas ações permitiram aos caldos de galinha MAGGI® e, também as sopas, um aumento considerável nas vendas e no índice de participação de mercado.
  

Em 2021 a Galinha Azul, que durante as décadas de 1980 e 1990 esteve presente em diversos momentos dos brasileiros (foi amiga de grandes artistas, virou hit de carnaval, foi diva de teatro, posou nas páginas da Playboy e fez parte da cultura pop dessa época) ganhou uma nova versão atualizada. A MAGGI® contou com o apoio de parceiros estratégicos para que a Galinha Azul ganhasse formato 3D e nova roupagem. Além de estampar o portfólio da MAGGI®, a Galinha Azul também foi a personagem principal da promoção “Imagina 100 mil no bolso”, que premiou os consumidores com prêmios instantâneos e chances de ganhar R$100 mil todo mês. E para estar ainda mais próxima de suas consumidoras e fãs, a Galinha Azul ganhou até um grupo de WhatsApp na qual compartilhava dicas de receitas e produtos.
  

Na imagem abaixo é possível acompanhar a evolução visual deste ícone da publicidade brasileira e amada por milhões até os dias de hoje.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca sofreu algumas remodelações no decorrer dos anos. A MAGGI® somente adotaria um logotipo padronizado em 1897, que apresentava a cor vermelha e o nome da marca como peça central do design, inspirado na caligrafia e que incluía traços de várias espessuras. Mas pouco depois, em 1900, um novo logotipo seria adotado, surgindo assim a enorme associação da MAGGI® com as cores vermelha e amarela. Esse logotipo se tornaria popular por quase 50 anos. Uma nova mudança ocorreria em 1947, quando a marca foi adquirida pela Nestlé. Apesar de preservar o esquema de cores, a palavra MAGGI® - escrita em nova fonte de letra - foi envolvida por um coração vermelho estilizado. Somente em 1997 ocorreria um nova remodelação, quando as letras maiúsculas foram substituídas por letras minúsculas (exceto a inicial, o “M”), resultando em um estilo um pouco mais arredondado e amigável. Além disso o emblema apresentava discretos efeitos de iluminação em amarelo. O logotipo atual foi apresentado em 2020 e é basicamente o mesmo emblema vermelho - mas sem os efeitos de iluminação - inserido dentro de um cartão amarelo com leve inclinação.
   

Os slogans 
Cook the difference. (2022) 
Happiness is homemade. (2010) 
A natural choice. (2005) 
Make the most of it. (2001) 
Now in all mouth. (1998) 
Maggi® makes my day. (1992) 
Maggi® Makes the Flavour, The Closest Thing to Home. (1979) 
Quality yellow-red packet, that is Maggi®. (1971) 
Ideas for a change! (1963) 
Bring the continent into your kitchen. (1957) 
Maggi’s spice tastes to the palate - helps the stomach. (1929)
  

Dados corporativos
● Origem: Suíça 
● Lançamento: 1884 
● Criador: Julius Maggi 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ulf Mark Schneider 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Temperos, sopas, caldos, molhos e macarrão instantâneo 
● Concorrentes diretos: Knorr, Ajinomoto, Nissin, Del Monte, Oxo, Campbell’s, Arisco, Kitano e Sázon 
● Ícones: A Galinha Azul 
● Slogan: Cozinhe e Faça a Diferença. 

A marca no Brasil 
No Brasil, a MAGGI® está presente desde 1962, inicialmente com quatro variedades de sopas desidratadas (Creme de Legumes, Carne com Conchinhas, Creme de Ervilhas com Bacon e Galinha com Fidelini), dois tipos de caldos em tabletes (galinha e carne) e duas versões de temperos desidratados (Fondor e Gril, recomendados também para temperar pipoca, milho cozido, batata-frita e polenta). Vale ressaltar que nesta época a MAGGI® revolucionou o jeito de cozinhar de muitos brasileiros com seus caldos industrializados. Pouco depois, em 1963, os produtos da marca MAGGI® passaram também a atender ao segmento profissional, que incuía restaurantes, padarias, hotéis e hospitais.


Nas décadas seguintes, a MAGGI® sempre atenta ao dia-a-dia da dona de casa brasileira e às mudanças de hábitos introduziu e apresentou aos brasileiros produtos revolucionários: 
1978

Lançamento do SOPÃO MAGGI®, que estreou como um prato para toda a família, mais completo e substancioso, com rendimento de até seis porções. Até então, as sopas desidratadas eram divididas entre claras, cremosas e infantis. Esse lançamento contribuiu muito para o crescimento da marca no mercado brasileiro, pois teve uma enorme aceitação entre os consumidores. 
1979
Lançamento da linha IDÉIA CULINÁRIA MAGGI®, nas versões Carne de Panela, Bolinhos de Carne, Frango Ensopado e Molho à Bolonhesa. 
1991
Lançamento da linha PRATOS MAGGI®, sendo pioneira no segmento de refeições semi-prontas, que só precisam de adição de água e de alguns minutos de cozimento. Por sua praticidade e variedade de sabores, essa linha foi destinada a jovens casais, pessoas que vivem sozinhas e donas de casa em geral. 
1992

Lançamento da sopa do PINTINHO AZUL, um produto voltado para crianças com pequenos macarrões coloridos e divertidos. 
2000

Lançamento das linhas de sopas MEU INSTANTE (bastava adicionar água fervente) e Light (sem gordura). 
2001

Lançamento da MAGGI® DELÍCIAS DE FRANGO, cuja proposta era oferecer ao consumidor a oportunidade de preparar receitas que antes não sabia ou não teria tempo, criando assim opções para seu cardápio diário. A grande diferença em relação a um prato pronto é que a consumidora participava mais da preparação, refogando os cortes de frango. Em 2003 a linha foi reforçada com “Delícias de Carne”. 
2003

Lançamento da linha de sopas BEM ESTAR MAGGI®, com 0% de gordura. 
Lançamento da linha de temperos granulados MAGGI® MEU SEGREDO, um produto inovador e completo, com pedaços de sete vegetais diferentes. 
2004

Lançamento do caldo em pó BEM ESTAR MAGGI®, primeiro produto do mercado que, além de sabor, oferecia às suas consumidoras um conceito intangível de Bem Estar, com 0% de gordura. 
● Lançamento do caldo de picanha em tablete. 
2005

Lançamentos das SOPAS CRESCIMENTO MAGGI®, todas com adição de Leite Ninho® (saiba mais aqui), fonte de cálcio e ferro e rica em vitaminas A, D e B2, e com macarrões coloridos. Eram produtos desenvolvidos com os nutrientes essenciais para auxiliar no crescimento das crianças. 
2008

Lançamentos do caldo de Carne com sabor Vinho e caldo com sabor Leite de Coco com Pimentão e Coentro.


Depois, em 2010, a marca apresentou ao mercado quatro produtos inovadores: MAGGI® LÁMEN PEDAÇOS (macarrão instantâneo no sabor carne, galinha caipira ou legumes com azeite, todos com pedaços de vegetais), SOPÃO MAGGI® INTEGRALLES (primeira sopa do mercado brasileiro a utilizar cereais integrais em sua massa, além de ser uma refeição prática e gostosa, era rica em fibras, tinha 25% a menos de sal e 0% de gorduras), RECEITAS MÁGICAS (tempero para preparo de frango, nas versões ervas finas ou sabor caipira, onde cada embalagem trazia uma bolsa plástica para assar a ave) e CALDO LÍQUIDO MAGGI® (nas versões carne e galinha, este produto foi lançado de forma pioneira mais uma vez como o único caldo líquido do mercado, que tinha como objetivo ser um grande aliado da dona de casa. O destaque era a multiplicidade de uso do produto, que além de refogar, podia ser utilizado para grelhar, temperar e assar).
   

Em 2012, para somar ao seu já diversificado portfólio, ocorreu o lançamento do Caldo Líquido na versão Picanha e a Linha Temperos Específicos com os novos sabores Massas e Feijão Preto. Em 2017 lançou o MAGGI® NATUSABOR®, uma linha de temperos granulados, desenvolvida apenas com ingredientes que o consumidor conhece, confia e usa no seu dia a dia, disponível em 3 deliciosos sabores: alho e cebola tostadinhos; salsinha, orégano e cebolinha; e tomate suculento com ervas. No ano seguinte, apresentou a nova linha de caldos MAGGI® Equilibrium, que apresentava uma redução de 31% de sódio, quando comparados à versão regular da marca. Mais recentemente, em 2021, a marca lançou a linha MAGGI® da Horta, composta por especiarias e ervas finas que dão um toque especial às receitas de carnes, legumes, peixes e muitos outros pratos.
  

Hoje em dia, a linha de produtos da MAGGI® no país oferece ao consumidor brasileiro mais de 50 itens, que incluem uma enorme variedade de sopas, caldos, temperos, bases culinárias e molhos desidratados, todos elaborados de acordo com os conceitos de nutrição, saúde e bem-estar da marca. Os produtos da linha MAGGI® contam com matérias-primas de alta qualidade, como legumes, hortaliças, farinhas em geral, condimentos e especiarias. Todos os ingredientes passam por uma cuidadosa seleção antes de entrar na linha de produção, o que garante os padrões de qualidade específicos de cada produto MAGGI®.
  

A marca no mundo 
A marca MAGGI®, presente nas mais diversas categorias de produtos como caldos, sopas, temperos, molhos, macarrão instantâneo e bases culinárias, comercializa seus produtos em mais de 130 países ao redor do mundo com faturamento superior a US$ 2 bilhões por ano. 8 bilhões de caldo em cubo, 12 bilhões de pacotes de macarrão instantâneo e mais de 1 bilhão de pacotes de sopa. Este é o consumo global e anual de apenas três dos principais produtos da marca MAGGI®. A Índia é o maior mercado da marca, com seis bilhões de porções do popular macarrão instantâneo vendidas em 2023. Além disso, aproximadamente 89% dos chefes de cozinha de Hong Kong, centro de excelência da culinária chinesa no mundo, utilizam os temperos MAGGI® na preparação de seus pratos. 


Você sabia? 
Uma das ações mais importantes, em termos de investimento e impacto, ocorreu em 1959, no centro de operações na Alemanha, com a inauguração do Kochstudio (centro de cozinha), que era utilizado principalmente para filmar comerciais que envolviam demonstrações de uso dos produtos MAGGI®. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 13/9/2024 

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4 comentários:

  1. Anônimo11:53 AM

    Olá... eu estou fazendo um trabalho sobre campanhas publici´tárias... e resolvi falar sobre a maggi... gostaria q me ajudasse em pegar os temas de uma campanha de um determinado período... receio q tenho urgencia... muito obrigada... Joziane Arruda Rasch... meu e-mail josivaco@hotmail.com

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  2. Há um dito popular que diz "cada cabeça, um mundo". Acho que isso casa direito com nós dois. Você usa as marcas para apresentar dados históricos das empresas. Eu emprego as marcas para dar aulas de inglês. :-)

    Bom, vez ou outra, quando estou preparando meu site procuro por imagens de produtos. O Google geralmente aponta seu site. Admito que as imagens dos produtos que você tem são muito bonitas. Não são encontradas em outros lugares. Além delas, uso seu blog como referência para extrair alguma informação que possa ser usada em meu site. Na verdade, considero seu blog um dicionário especializado.

    Parabéns pelo trabalho. Se quiser visitar meu site, eis o endereço: www.inglesnosupermercado.com.br (você verá outra forma de usar o nome fantasia dos produtos).

    Frederico Vasconcelos

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  3. Adorei seu site. Estou fazendo um trabalho de Promoção de vendas (faculdade) e ele me ajudou e muito!!
    Parabéns

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  4. Tenho vívidas lembranças dessa campanha da galinha azul...
    Acho ruim o sopão puro, mas se dermos uma incrementada nele adicionando uns ingredientes fica ótimo.

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