O período menstrual para cada mulher não precisa ser um calvário hoje em dia, gerando irritação, aborrecimento e insegurança. As mulheres ativas e dinâmicas do mundo sabem que nesses períodos, podem contar com o tradicional absorvente higiênico o.b.®, uma marca ícone em seu segmento, principalmente no Brasil. Estas duas letras representam a mais alta qualidade em higiene feminina, bem como um marco na emancipação da mulher, na liberdade e na capacidade de se sentir livre de preocupações, mantendo o controle do próprio corpo. Além disso, a marca criou um vínculo de confiança tão forte com as consumidoras que é passada de geração para geração.
A história
A história de o.b.® - que na verdade é a abreviação da expressão alemã “ohne Binde”, que significa algo como “sem absorvente” - começou em 1947, quando o engenheiro alemão Carl Hahn viu um anúncio de absorventes internos publicado em uma revista americana e achou que o produto poderia revolucionar o mercado alemão de higiene íntima feminina. Ele se juntou então ao advogado Dr. Jur Heinz Mittag para montar uma fábrica de absorventes higiênicos internos. O Dr. Mittag era casado com a ginecologista Judith Esser Mittag, que participou ativamente no desenvolvimento do primeiro absorvente interno o.b.® na clínica do Professor K. J. Anselmino, localizada no Hospital Estadual de Mulheres em Wuppertal. Isto porque, a doutora Judith procurava uma solução para continuar os treinos de natação mesmo durante o período menstrual. O primeiro passo deles foi construir uma máquina, já que era imprescindível que a produção fosse totalmente automatizada para que os absorventes fossem comercializados em massa na Alemanha.
O aspecto técnico de cortar uma tira de algodão e enrolá-la, inserindo o cordão usado para retirar o absorvente do corpo da mulher, foi rapidamente resolvido. Os problemas surgiram no momento de prensar o absorvente interno: o algodão, extremamente elástico, resistia à pressão e voltava ao tamanho original antes que pudesse ser inserido em um invólucro. Finalmente, depois de muitos estudos e pesquisas, encontrou-se uma solução para o problema. Os doutores Hahn e Mittag patentearam esta etapa decisiva do processo de produção. Ainda faltava submeter o produto a um teste clínico. Por meio de estudos, comprovou-se que o novo absorvente era perfeito do ponto de vista médico e de higiene. Com isto, em 1950, o absorvente interno o.b.® pôde finalmente ser lançado no mercado. A primeira caixa, contendo 10 absorventes, foi vendida no dia 13 de março. A revolução causada pelo novo produto dividiu a opinião, causando reações que iam do ceticismo e rejeição ao mais puro entusiasmo. Apesar das desconfianças iniciais e do fato do produto ser, inicialmente, apenas comercializado em drogarias e farmácias, o.b.® rapidamente se tornou um sucesso de vendas entre as mulheres alemãs. A empresa, então com 25 empregados, fabricou 10 milhões de absorventes internos (ainda com o cordão branco) no primeiro ano de atividade.
Em 1960, a marca inovou ao lançar uma campanha publicitária que, ao mesmo tempo em que divulgava o produto educava suas consumidoras. Finalmente, em 1967 os absorventes internos o.b.® conseguiram sair dos balcões farmacêuticos e passaram a serem comercializados em lojas de conveniência e supermercados. Com isso, a embalagem ganhou um novo visual e as vendas foram consideravelmente impulsionadas. Em 1971, a marca publicou “50 Days in the Year” em revistas femininas, um encarte com informações sobre o corpo feminino e respostas a perguntas sobre menstruação e higiene dos absorventes internos. Foi uma autêntica revolução na informação. Muitas mudanças e aperfeiçoamentos vieram nos anos seguintes com a introdução de absorventes internos de vários tamanhos, que atendiam as necessidades de todos os tipos de fluxos menstruais. Em 1974, foram desenvolvidos materiais promocionais sobre a puberdade, a menstruação e a educação sobre higiene íntima feminina, distribuídos a vários milhares de estudantes nas escolas alemãs. Foi neste ano, que a Johnson & Johnson comprou a empresa Carl Hahn GmbH, então proprietária da marca o.b.®, e dois anos depois lançou o produto no americano com uma campanha publicitária de US$ 8 milhões em televisão e rádio. A década de 1980 foi marcada por um período de forte expansão internacional da marca. O resultado foi que, em 1986, a marca comercializou mais de 3.5 milhões de absorventes em 122 países.
Em 1992, a marca revolucionou o mercado com o lançamento do absorvente interno com desenho de oito sulcos. Com essa nova estrutura, o.b.® era capaz de se expandir de maneira uniforme em toda sua superfície, moldando-se naturalmente aos contornos da vagina. Com isso, era praticamente impossível ocorrerem vazamentos, aumentando ainda mais a proteção oferecida. Em 1993 o.b.® foi lançado no mercado chinês. Nos anos seguintes a marca lançou novos produtos com vários níveis de absorção e adotou novas tecnologias, sempre visando acompanhar e atender da maneira mais eficiente a vida da mulher moderna. Uma dessas novidades foi o.b.® To Go Purse Pack, um produto para ser utilizado em uma hora de emergência, acondicionado em embalagens modernas e coloridas feitas de plástico, e contendo três absorventes, para serem carregadas na bolsa. A higiene feminina evoluiu muito ao longo das últimas seis décadas e a marca o.b.® desempenhou um papel revolucionário e fundamental ao ajudar as mulheres a conquistarem uma maior liberdade.
A linha do tempo
1952
● Lançamento do o.b.® Super, especificamente desenvolvido para os dias de fluxo moderado à abundante.
1965
● Lançamento do o.b.® Super Plus, destinado aos dias de fluxo muito abundante e aos períodos mais abundantes após o parto.
1972
● Lançamento do o.b.® Mini, especificamente desenvolvido para adolescentes que estavam começando a usar absorventes internos.
1985
● Lançamento do o.b.® com Aplicador, facilitando a colocação do absorvente interno.
1998
● Lançamento do o.b.® Comfort Light Days, desenvolvido para os dias de fluxo mais fracos no final do período menstrual. A sua ponta estreita e forma esguia faziam com que fosse mais fácil introduzir o absorvente interno.
2002
● Lançamento dos primeiros absorventes internos com canais longos e curvos, que direcionavam o fluxo menstrual de forma mais eficaz para o centro absorvente.
2003
● Lançamento da versão do o.b.® Comfort, que continha uma cobertura exclusiva muito suave, chamada SilkTouch™. Esta inovação tornou a introdução e a remoção do absorvente mais fácil e confortável, além de deslizar até o ponto ideal e se ajustar perfeitamente no corpo das mulheres, garantindo mais proteção e conforto.
2005
● Lançamento do o.b.® ProComfort™, com canais em curva para uma proteção mais eficiente e a cobertura exclusiva suave SilkTouch™. O novo produto, disponível nas versões Mini, Normal e Super; satisfazia as necessidades de todas as mulheres durante todos os dias do período menstrual.
2007
● Lançamento do o.b.® Flexia™, que oferece máxima proteção e foi o primeiro absorvente interno com asas flexíveis Soft Folds™, que ajudam a absorver o fluxo menstrual onde produtos similares podem falhar. O produto é comercializado em um número limitado de países.
2008
● Lançamento do o.b.® optiBalance™, que oferece uma proteção segura, podendo ser utilizado sem problemas todos os dias do período menstrual. Além disso, graças a um novo ingrediente extraído de fontes naturais, também ajuda as bactérias boas do corpo feminino a manter o equilíbrio saudável e natural da região íntima.
O produto
Produzido com matérias-primas selecionadas em com alto rigor de qualidade, o.b.® tem formato especial para se expandir de maneira uniforme, moldando-se naturalmente ao contorno do corpo feminino. Tudo isso faz dele um absorvente interno seguro, higiênico e aprovado por ginecologistas. o.b.® é um absorvente interno feito a partir de duas fibras: algodão e rayon, e fabricado de forma totalmente automática, o que assegura sua total higiene. Não contém asbesto e nem dioxina, é totalmente seguro e testado nos mais altos padrões de qualidade da Johnson & Johnson. Quando colocado na região média da vagina, onde praticamente não existem nervos sensitivos, o.b.® absorve o fluxo e se expande com suavidade lateralmente, permanecendo firme no lugar e evitando vazamentos. Além de proporcionar uma sensação de naturalidade, o uso do absorvente elimina o característico odor da menstruação que se produz quando o fluxo sai do corpo e entra em contato com o ar. Para retirar o.b.®, basta puxar o tradicional cordão azul. O absorvente interno irá deslizar suavemente para fora da vagina, devendo então ser inutilizado. A mulher se sente limpa e seca, e encara a menstruação com mais naturalidade. Além disso, não precisa alterar seu ritmo de vida. O produto pode ser encontrado em duas versões:
o.b.® Digital
Possui uma exclusiva construção em 8 sulcos, que ao absorver o fluxo, expande-se lateralmente com uniformidade, adaptando-se ainda melhor aos contornos do corpo, evitando assim vazamentos. É também revestido por uma delicada cobertura, que deixa a superfície mais lisa, proporcionando maior suavidade e facilidade na colocação. Seu cordel é impermeabilizado, seguramente fixo ao absorvente, o que proporciona maior segurança ao retirar.
o.b.® Aplicador
Esta versão possui aplicador plastificado feito de fibra de celulose e poliéster, que desliza melhor, tornando a colocação mais delicada. Apresenta um exclusivo sistema de travas para simplificar o manuseio e sua ponta macia e arredondada em formato de pétalas facilita a colocação. Sua exclusiva construção em 8 sulcos absorve o fluxo, expandindo-se lateralmente com uniformidade, adaptando-se melhor aos contornos do corpo, evitando vazamentos. Possui cordel impermeabilizado, seguramente fixo ao absorvente, o que proporciona maior segurança ao retirar.
Existem três tamanhos de o.b.® que a consumidora escolhe de acordo com sua anatomia e quantidade de fluxo menstrual:
Mini
Para dias de menor fluxo, esta versão é indicada também para quem for usar o absorvente interno pela primeira vez.
Médio
O tamanho é suficiente para absorver o fluxo na maior parte dos dias do período menstrual (fluxo intenso).
Super
Deve ser usado nos dias de fluxo mais intenso e durante a noite, quando não se pode trocar com frequência (fluxo muito intenso).
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo um visual muito mais moderno e limpo.
Desde que foi introduzido no mercado, suas embalagens também sofreram várias modificações, acompanhando assim a evolução das vidas de suas consumidoras.
Os slogans
Mighty. Small (2007)
Know Yourself.
Desenvolvido por uma ginecologista. (Portugal)
Faz parte da sua natureza. (Brasil)
A proteção total da mulher. (Brasil)
A liberdade de ser você. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Lançamento: 13 de março de 1950
● Criador: Dr. Carl Hahn, Dr. Jur Heinz Mittag e Dra. Judith Esser Mittag
● Sede mundial: New Brunswick, New Jersey, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Johnson & Johnson Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Alex Gorsky
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 65 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene pessoal
● Principais produtos: Absorventes internos
● Slogan: Mighty. Small.
● Website: www.jnjbrasil.com.br/ob/home
A marca no Brasil
No Brasil, o.b.® foi lançado pela Johnson & Johnson em 1974, disponível nos tamanhos Médio e Super, com o objetivo de oferecer à mulher brasileira uma alternativa de proteção menstrual muito mais segura, confortável, discreta e higiênica. o.b.® foi a primeira marca de absorventes internos do país. Mas enfrentou resistência e muita polêmica: havia quem achasse que o produto atentasse contra a virgindade (o que absolutamente não é verdade). Em 1981, foi lançado o.b.® Mini, que complementou as opções que as mulheres tinham para quantidades de fluxo menstrual diferentes. Na década de 1990 novos produtos foram lançados, como por exemplo, o.b.® com Aplicador no tamanho médio (1992); o.b.® com exclusiva construção em 8 sulcos (1996), o.b.® Aplicador, com aplicador plastificado feito de fibra de celulose e poliéster, e sistema de travas para simplificar o manuseio, disponível em três tamanhos (mini, médio e super), introduzido em 1997. Pouco depois, em 1999, foram lançadas as embalagens Duo-Pack, oferecendo muito mais praticidade às mulheres, pois, em uma única embalagem dois diferentes tamanhos de o.b.® Esta era a combinação ideal que garantia total proteção durante todo o período menstrual. Há alguns anos atrás, a marca lançou no mercado os novos absorventes internos o.b.® ProComfort, que combinam a tecnologia dos canais curvos que absorvem o fluxo para uma proteção segura, com a exclusiva cobertura SilkTouch™ que desliza melhor para uma colocação mais fácil.
A marca no mundo
Os absorventes internos o.b.® podem ser encontrados em inúmeras versões, cada uma para um tipo de fluxo menstrual, em mais de 65 países ao redor do mundo. Hoje em dia o produto é fabricado por métodos industriais modernos, com matérias-primas que passam por um rigoroso controle de qualidade. Desde 2013, nos Estados Unidos, Canadá e Caribe, a marca pertence à empresa Edgewell Personal Care Brands, que comprou o.b.® da Johnson & Johnson.
Você sabia?
● Mais de seis décadas após o lançamento de o.b.®, aproximadamente 80% das mulheres na Alemanha usam o produto todos os meses. E o mesmo acontece com milhões de mulheres em todo o mundo, especialmente no Brasil.
● O nome do produto foi criado pelo Barão Ludwig von Holzschuher, um consultor publicitário.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/8/2017
O artigo foi muito bem escrito e elaborado, bem detalhado e confiável, com fontes de conteúdo, deu "gosto" de ler!
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