26.5.06

HALLS


Em uma crise de tosse. Uma irritação na garganta. Para combater o mau hálito. E principalmente para dar aquela refrescância na hora de beijar. Em todas essas situações as balas da marca HALLS são mais que recomendáveis. Há décadas suas balas vêm oferecendo refrescantes momentos de prazer para jovens e adultos em várias partes do mundo. Por isso, HALLS é a marca de balas que mais está no bolso do consumidor. 

A história 
A história da marca tem suas origens no ano de 1893 quando os irmãos Halls, Thomas Harold e Norman Smith, criaram uma pequena empresa batizada de HALLS BROTHERS COMPANY para fabricar geleias e sopas na Inglaterra. Alguns anos depois, eles também começaram a produzir confeitos como caramelos, mas foi somente em 1927, quando inventaram a fórmula Mentho-Lyptus, uma poderosa combinação de mentol (menta) e eucalipto, é que foi lançado no mercado inglês o HALLS COUGH DROPS (como o produto era chamado na época), sendo comercializado inicialmente na forma de tabletes e indicado para irritações na garganta e tosses. E o produto fez um enorme sucesso no mercado justamente por aliviar a tosse e ao mesmo tempo causar uma sensação calmante e refrescante.
   

Somente na década de 1950 o produto foi introduzido no voraz mercado americano, o que provocou um grande aumento em suas vendas e popularidade. O produto até hoje é vendido no mercado americano como uma pastilha para combates as dores e irritações na garganta. O enorme sucesso de HALLS chamou a atenção da empresa americana Warner-Lambert, que comprou a marca em 1964. Foi neste mesmo ano que a HALLS produziu o maior confeito do mundo, pesando impressionantes 76 quilos. O enorme drops foi fabricado em duas partes e o papel que o envolvia foi pintado à mão e custou cerca de £100. O drops gigante foi exibido na cidade de Nova York e gerou enorme visibilidade para a marca. Em 1971, a marca passou a fazer parte da empresa Adams (conheça essa outra história aqui), um então gigante no segmento de confeitos e popular por suas gomas de mascar, lançando seus primeiros comerciais de televisão.
   

No Brasil, os produtos da marca começaram a ser vendidos ainda em 1971, no tradicional sabor Mentho-Lyptus. O lançamento contou até com campanha publicitária na televisão, o que causou um impacto significativo de público na época. Apenas dois anos mais tarde, HALLS já era o produto mais vendido pela Adams, e havia se tornado um hit entre o público consumidor, especialmente os jovens. Foi nesta década que a marca começou a se expandir com mais força para outros países da América Latina. Na década de 1980 o produto foi introduzido em outros mercados, como por exemplo, o japonês.
  

Os anos seguintes foram recheados de novidades para a marca HALLS: no Brasil, surgiram muitos sabores, como por exemplo, cereja (1990), menta (1990), morango (1995), uva verde (1999) e o tradicional Extra-Forte (identificado pela inconfundível embalagem preta); e no mundo, a versão sem açúcar, com recheio líquido, com misturas de sabores e até enriquecido com vitamina C.
   

Quando a Pfizer (conheça essa outra história aqui) adquiriu a Warner-Lambert, em 2000, a marca HALLS veio com todo o portfólio Adams (que incluía marcas como Trident, Dentyne, Fresh, entre outras). Pouco depois, em 2003, com a aquisição da Adams, a marca HALLS passou a fazer parte do portfólio da tradicional Cadbury (conheça essa história completa aqui), que mais tarde seria adquirida pela Kraft Foods (que em 2012, após uma cisão, originou a Mondelēz International, atual proprietária de HALLS).
  

Nos anos seguintes, a marca literalmente inundou o mercado brasileiro com deliciosas novidades como o Halls Mastigável, Halls Melancia, Halls 2 em 1 (que misturava dois sabores) e a versão em chiclete sem açúcar. Além disso, em 2009 a marca investiu R$ 5 milhões no lançamento de dois novos sabores da linha HALLS CREAMY, que trazia balas mais cremosas. Morango Selvagem e Maracujá Tropical, ambos com recheio de chocolate, seguiam o padrão das novas embalagens da marca, que indicavam a intensidade de refrescância da bala (o chamado HALLS POWER), através de um termômetro. Depois, o HALLS XS (atual HALLS MINI) revolucionou o segmento no mercado brasileiro com embalagens diferenciadas e um formato inovador, pequenas e refrescantes bolinhas.
  

A marca continuou inovando não somente no segmento, mas no mercado brasileiro, como em 2018, quando apresentou ao público uma grande mudança em toda sua linha de sticks, que foi relançada com novo formato da bala (um losango com a letra H em alto relevo), que se encaixava melhor na boca. Além disso, os produtos apresentaram uma nova embalagem interna que não grudava mais nas balas (o papel foi substituído por plástico). Essas mudanças foram em virtude do alto fluxo de reclamações sobre o papel da embalagem interna (representava 25% de reclamações do SAC) e das queixas frequentes da bala ser grande demais. Outra inovação ocorreu em 2020, quando HALLS e a rede Burger King (conheça essa outra história aqui) se uniram para lançar duas sobremesas no “dia do sexo”, celebrado em 6 de setembro. Em edições limitadas, o sundae e o milk shake de baunilha tinham uma cobertura (calda) refrescante inspirada no sabor extra-forte da marca (HALLS PRETO).
   

E a marca não inovou somente no mercado brasileiro. Por exemplo, em 2021, com o enorme sucesso da série “O Gambito da Rainha” e o aumento do interesse pelo jogo de xadrez em todo o mundo, a marca lançou no continente europeu o HALLS CKECKMATE, uma edição limitada com embalagem personalizada representando um tabuleiro com impressões de aberturas famosas do jogo nos papéis que envolvem as balas, como a “Abertura Vienna” ou a famosa “Gambito do Rei”. A embalagem ainda trazia algumas palavras de incentivo como “respire” e “faça a sua jogada.
  

A linha do tempo 
1990 
Lançamento de HALLS PLUS, até então o único drops recomendado para aliviar tosses e irritações na garganta com recheio líquido disponível no mercado americano. 
1994 
Lançamento do SUGAR FREE HALLS, a versão sem açúcar do produto original. No Brasil chegou a ser introduzido com o nome HALLS LIGHT (incrivelmente refrescante, com zero açúcar e 40% menos calorias que a versão tradicional) nos sabores morango e mentol. 
Introdução no mercado da África do Sul de HALLS VITA-C, um drops com vitamina C no sabor laranja, sendo lançado na Europa em 1994, na América Latina em 1998 e na Ásia em 2000. 
1998 
Lançamento de HALLS WOW, com nova embalagem e formato, além de uma fórmula muito mais refrescante. 
1999 
Lançamento de HALLS DEFENSE, uma bala com suplemento de vitamina C, que supria 100% as necessidades diárias, aumentando assim a resistência do organismo. 
2002 
Lançamento de HALLS FRUIT BREEZERS, primeiro produto não mentolado da marca, com sabor de frutas. A versão sem açúcar seria lançada em 2006. 
2003 
Lançamento no mercado inglês e irlandês do produto em forma de chiclete. 
2004 
Lançamento de HALLS MAX, com ação prolongada (8 horas) no alívio da tosse. 
2005 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS ICE GUM, versão em goma de mascar do tradicional drops com alto poder refrescante nos sabores mentol e cereja. 
2006 
Lançamento de HALLS sem açúcar com dois sabores exóticos em uma mesma bala: kiwi e maçã. 
Lançamento de HALLS FRESH ENERGY, primeiro drops com sabor que combinava açaí e guaraná, dois frutos tipicamente brasileiros. 
Lançamento de HALLS BURST, pastilhas redondas com a mesma ação das originais em embalagens práticas (latinhas) para serem carregadas na bolsa. 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS sabor melancia e a versão sem açúcar nos sabores limão cidreira e chá floral. 
2007 
Lançamento no Brasil de HALLS 2 em 1, mistura perfeita de dois sabores: limão com cristais de morango e uva com laranja. 
Lançamento no Brasil de HALLS CREAMY, que aliava uma suave ação refrescante ao sabor de uma sobremesa em duas deliciosas versões: Morango Cremoso e Mousse de Limão. 
2008 
Lançamento de HALLS NATURALS, uma linha feita com mentol 100% natural. E combinações que aliviavam as irritações da garganta como limão, mel e camomila; cereja; e pêssego com recheio cremoso de mel. 
2009 
Lançamento de HALLS REFRESH, uma nova geração da tradicional bala, com Advanced Moisture Action, uma revolucionária fórmula que aumentava o poder refrescante umedecendo a boca de uma forma nunca vista antes. 
2010 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS XS (onde a sigla XS significa Extra Small), uma nova linha que trouxe inovações de embalagem (design diferenciado, com novo sistema deslizante de abertura e 30 mini drops) e formato das balas (redonda), com sabores consagrados pelo público da marca (os mentolados, Strong-Lyptus e Mentho-Lyptus, e um sabor frutado, o Cherry Lyptus). Além disso, a linha não continha açúcar. Atualmente a linha tem o nome de HALLS MINI
2011 
Lançamento de HALLS WARM-UPS, uma bala com recheio de frutas que suavemente aquecia e acalmava a garganta, além de resfriar a vias nasais, proporcionando um alívio rápido (começava a surtir efeito em 10 segundos). 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS MEL MIX, balas com sabor de mel e limão. 
2013 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS SOFT, uma bala redonda, recheada e mastigável. A bala não grudava no dente e tinha recheio em pó sabor mentol que se transformava em líquido durante a mastigação. A versão mastigável de HALLS havia sido lançada na Tailândia dois anos antes. 
2014 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS PRATA, um novo sabor considerado de intensidade Power 5, o que significa que possuía o nível mais elevado no quesito refrescância, assim como o sabor preferido dos consumidores, o extra-forte (mais conhecido como HALLS PRETO). 
2016 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS FRUIT EXPLOSION, nos sabores frutas vermelhas e blueberry. 
2017 
Lançamento na América do Norte da linha infantil HALLS KIDS, composta por pequenos pirulitos para aliviar a tosse e dor de garganta, bem como a versão sem açúcar e com Vitamina C, disponível em vários sabores naturais. 
2018 
Lançamento no mercado brasileiro de HALLS DUO, que apresentava dois novos sabores (pêssego e maçã verde) em uma mesma embalagem.
  

Os sabores 
A versão original de HALLS pode ser encontrada em aproximadamente 30 sabores, dependendo do mercado em que a marca está presente: Mentho-Lyptus (original no sabor de mentol e eucalipto), extra-forte (a tradicional embalagem preta), maçã, cereja, limão, menta fresca, hortelã, uva verde, limão com mel, kiwi e maçã, laranja, morango, frutas tropicais, melancia, maracujá, tangerina, framboesa e até sabores mais exóticos como chocolate, chá verde (comercializado somente na China), chá gelado e cafeína, Piña Colada, Mojito, romã e gengibre. No Brasil, a marca que já comercializou sabores inusitados como o de pêssego, limão cidreira e de café, oferece hoje em dia aproximadamente 15 sabores como mentho-lyptus, extra-forte, morango, menta, cereja, melancia, uva, menta prata, mel e limão, blueberry, frutas vermelhas, maracujá e laranja.
  

A comunicação 
Em 2006, a marca lançou no mercado brasileiro uma ação denominada CIRCUITO HALLS, uma série de festas de música eletrônica, inicialmente realizadas somente na região sul do país. A ação era uma ferramenta utilizada pela marca para atrair e conectar o público alvo de HALLS, os jovens, a uma das maiores festas do gênero eletrônico no país. A marca promoveu o circuito pelo quinto ano consecutivo em 2010, e um dos motivos para manter o investimento, em torno de R$ 4 milhões, foi o sucesso alcançado nas edições anteriores: em 2007 aproximadamente 45 mil pessoas participaram das festas. Em 2008, a marca expandiu a série de festas eletrônicas para outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, Juiz de Fora e Recife, sem contar a manutenção de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
  

Outra ação de marketing ousada foi lançada no início de 2015, quando a marca resolveu desafiar seus consumidores a recriar de forma extrema o famoso ritual de unir HALLS (neste caso a nova versão PRATA) com água gelada. Para recrutar os fãs mais corajosos, a marca premiou os vencedores com uma expedição para a Antártida, onde eles tiveram a oportunidade de beber água de uma geleira com HALLS Prata, em uma interpretação power e inusitada do ritual que já foi replicado inúmeras vezes na internet e visto por milhares de pessoas. Para participar era preciso postar um vídeo de até 15 segundos nas redes sociais respondendo à pergunta “Qual a maneira mais extrema de encarar Halls Prata com água gelada?”.
   

A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo da marca HALLS passou por grandes modificações. Depois de passar por algumas remodelações, em 2010 a marca apresentou uma nova identidade visual, que ganhou um novo formato, uma pequena curvatura na parte inferior e muita versatilidade adquirindo cores diferentes dependendo da linha ou sabor. Em 2016 ocorreu uma nova remodelação: apesar de manter a curvatura, o logotipo adotou uma nova tipografia de letra e contorno na cor azul-claro (criando assim um efeito 3D). Depois de apresentar uma nova identidade visual em 2019, somente para o mercado americano e canadense, no ano de 2020 HALLS reformulou seu logotipo nos mercados mundiais (exceto América do Norte), que apresentou uma nova tipografia de letra, um símbolo (no formato da nova versão da bala - batizada de HALLS LOZENGES) e novas cores, além de perder a tradicional curvatura.
  

A atual identidade da marca também é versátil, podendo ser aplicada em diversas cores e sob vários fundos (como mostra a imagem abaixo). A marca também criou um símbolo para ser aplicado em ambientes digitais, formado pela letra H dentro de um losango.
   

Os slogans 
Breathe it in. (2020) 
Get Ready with a Halls Cooling Breath. (2020) 
Vai com Tudo, Vai com Halls. (2020, Brasil) 
Isso Pede 1 Halls. (2016, Brasil) 
Respire o ar de Halls. (2016, Brasil) 
Halls, what are you breathing? (2015) 
Breathe Deep. Make Your Move. (2013) 
Respire e abra-se para mais. (2013, Brasil) 
A pep talk in every drop. (2010) 
Saboreie pequenos instantes de heroísmo. (2010, Halls XS) 
For a deep breath of fresh air. (2009) 
Vai nessa. É Halls. (2006, Brasil) 
Powerful vapor action. Powerful relief. (2004) 
Treat your throat. (2004) 
Gotta cough? Get Halls. (2003) 
O alívio refrescante. (Brasil) 
Não esquenta, é Halls. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1927 
● Criador: Halls Brothers Company 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dirk Van de Put 
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Brasil e Tailândia 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Balas e pastilhas 
● Concorrentes diretos: Mentos, Tic Tac, Altoids, Life Savers, Smint, Certs, Strepsils, Luden’s, Ricola, Smith Bros. e Valda 
● Ícones: O sabor extra-forte 
● Slogan: Vai com Tudo, Vai com Halls. 
● Website: www.gethalls.com 

A marca no mundo 
A linha de produtos da marca é vendida em mais de 30 países ao redor do mundo, podendo ser encontrada em vários formatos e sabores, somente sua linha original oferece aproximadamente 30 opções. No segmento de pastilhas para garganta e tosse a marca HALLS responde por mais de 50% do mercado mundial e 55% de participação no mercado brasileiro (segundo dados Nielsen Media Research). Os maiores mercado da marca, que fatura estimados US$ 750 milhões por ano, são Estados Unidos, Brasil, Tailândia, Canadá, Reino Unido, Malásia, México, Espanha, Itália, Portugal e Filipinas. 

Você sabia? 
Em países mais quentes, HALLS é mais utilizado como uma bala refrescante. Já no hemisfério norte o produto é utilizado como “medicamento” para aliviar a tosse, como por exemplo, nos Estados Unidos e Canadá. 
No mercado brasileiro o produto é conhecido por “drops”, em menção ao antecessor Drops Paquera, comercializado desde a década de 1950. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/6/2022 

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15 comentários:

  1. Anônimo1:59 PM

    Pessoal

    Não há SAC da Halls?? Quero reclamar da mudança do sabor Extra Forte que agora não é mais extra forte.
    Claudio

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    1. Nunca deveriam ter mudado a primeira formula extra forte e nem o tamanho. Quando algo está dando certo não deveriam mudar. . Pode fazer outras novidades mas o traditional tem que ficar.
      Concordo com você Cláudio.

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  2. Anônimo10:05 AM

    Agora, além da mudança de sabor, que já me desagradou bastante, diminuíram o tamanho do drops! mais uma prova do descaso com o consumidor!

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  3. Anônimo11:33 AM

    Também estou desapontada. A diminuição do tamanho não é tão desagradável. Desagradável mesmo é a MUDANÇA de sabor. Quem modificou o sabor estava pensando em quê?

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  4. Anônimo3:29 PM

    Diminuir o tamanho foi a melhor coisa q eles poderiam fazer!! Quem nao gosta compra do outro ué.. mas quem não gosta de bala grande e tem q ficar mordendo pra tirar só metade, finalmente eles pensaram nisso q clientes como eu querem há séculos!!

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  5. Rafaela Ruffino10:09 AM

    O Halls é sem sombra de dúvida uma das melhores balas que já comi....tem diversos tamanhos , aonde pode ser utilizadas em diversas ocasiões.....além dos sabores irresistíveis e refrescantes....

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  6. Sou consumidora de Balas Halls extra forte, "Halls Preto", venho notado a diferença na embalagem de dentro que envolve a bala. Antes era um papel aparentemente vegetal que não grudava na bala. Há tempos venho percebendo a diferença neste papel, quando abro a embalagem e pego a bala e vou tirar a embalagem de dentro ela esta toda grudada na bala e de difícil remoção. Já troquei o estabelecimento onde estava comprando, pensando ser o armazenamento inadequado, no entanto, infelizmente não obtive sucesso, pois continuam apresentando as mesmas características citadas. Por se tratar de uma empresa idônea, gostaria que olhasse com carinho a minha reclamação. Desde já, agradeço!

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  7. Anônimo7:17 AM

    Boa tarde! Gostaria de saber, porque até hoje não há Halls sem açúcar. Seria ótimo para quem tem diabetes.Grata

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    1. Vc não leu o artigo não é?
      Kkkk

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    2. ● Lançamento no mercado brasileiro do HALLS sabor melancia e a versão sem açúcar nos sabores limão cidreira e chá floral.

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  8. A única bala que gosto e Halls preto.sou comsomidora nata,mas quero reclamar da embalagem aquele papel da bala e horrível nesse calor ele gruda todo na bala,isso qdo não derrete e a bolsa fica um caos tá na hora de mudar esse papel da embakemba das balas gruda toda a bala no papel por favor

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  9. Também concordo quanto à embalagem que envolve a bala. Compro de caixa fechada para meu consumo. O plástico é horrível, gruda na bala , é dificil tirar e os dedos ficam relaxados. Se estou na rua, nem posso abrir uma bala dessas. Espero que melhorem, pois é desagradável e não compro mais. Flavia

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  10. Gosto muito da bala, más acho que precisa mudar à ser feito uma mudança no papel do embrulho, à partir da abertura dá embalagen às balas restantes começam à amolecer e colar na própria embalagem.

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  11. Anônimo7:38 AM

    Halls infelizmente tá difícil de consumir mela muito fácil gruda no papel

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