29.5.06

PEPTO BISMOL®


Com sua coloração rosa forte e um sabor diferente, PEPTO BISMOL® oferece alívio eficiente contra cinco sintomas gastrointestinais: azia, má digestão, náusea, diarréia e mal-estar estomacal. Por isso, milhões de lares pelo mundo afora têm sempre o pote com um líquido viscoso rosa, que há mais de um século é um “santo remédio” para aliviar males estomacais.  

A história  
Tudo começou no começo do século XX quando os padrões de higiene e saneamento não eram tão difundidos como atualmente, e uma doença que afetava principalmente crianças e causava forte diarréia e vômito - chamada Cholera Infantum - responsável por aproximadamente 20% das mortes de crianças com menos de 4 anos, preocupava muito sanitaristas e médicos da época. Foi então que um médico do estado de Nova York criou em 1900 uma fórmula caseira para combater esta doença, chamando-a de Mixture Cholera Infantum (em português algo como “Mistura Cólera Infantil”). A fórmula derivava da mistura de pepsina, bismuto salicílico, sais de zinco, óleo e um corante que dava a coloração rosa ao líquido. O sucesso da Mistura Cólera Infantil, originalmente vendida para tratar a diarréia e o desconforto estomacal, especialmente em crianças, foi tão grande que sua produção, até então caseira, passou a não atender a demanda e a fórmula e o produto foram vendidos em 1901 para a empresa Norwich Pharmaceutical Company, que passou a distribuir o produto em larga escala.
  

Em 1918, a empresa Norwich acrescentou a fórmula do medicamento (Salicilato de Bismuto Monobásico) ao catálogo enviado aos profissionais da área médica com o nome de Bismosal Mistura Cólera Infantil, tendo sido o primeiro medicamento realmente eficaz no tratamento da cólera infantil. Curiosamente, o primeiro registro do catálogo indicava Bismosal também para o tratamento de úlceras, embora a prova científica para este fim tenha ocorrido apenas em 1990. Em 1919, o nome do produto foi oficialmente trocado para PEPTO-BISMOL® (que perdeu o hífen recentemente), tornando assim mais fácil promover o produto também para o uso em adultos.
  

Não demorou muito para o produto se tornar o remédio sem prescrição médica (venda livre sem a necessidade de receita) mais vendido da cidade de Nova York. A invenção desta fórmula aliada a alguns avanços na área da saúde, como por exemplo, a pasteurização do leite e campanhas de incentivo para se lavar as mãos com frequência, ajudaram a combater a diarréia, reduzindo em torno de 2/3 a mortalidade infantil no período de 1870 a 1920. Nos anos seguintes o medicamento se tornou eficiente e popular no combate à males gastrointestinais, pois revestia a mucosa gástrica formando uma camada protetora. Isto significava proteção contra o contato de substâncias irritantes e agressivas. Sua ação também reforçava a camada protetora natural do estômago, pois estimulava a produção de protetores naturais.
  

Rapidamente o remédio se tornou extremamente popular entre os adultos também e um atrativo na hora de ser ingerido pelas crianças devido a sua forte coloração rosa. O PEPTO BISMOL® passou a ser vendido na década de 1920 em farmácias popularizando assim seu uso entre a população americana de um modo geral. Nas décadas seguintes PEPTO BISMOL® ganhou novas versões com o lançamento dos comprimidos (anos de 1950), tornando seu uso mais prático e em qualquer lugar. O medicamento também foi introduzido em outros países, entre eles o Reino Unido, onde começou a ser vendido em 1979. Pouco depois, em 1982, a poderosa empresa americana Procter & Gamble (conheça essa outra história aqui) passou a ser proprietária da marca PEPTO BISMOL® com a aquisição da Norwich Eaton Pharmaceuticals.
  

Nas mãos dos novos proprietários, PEPTO BISMOL® reforçou sua presença internacional com a introdução do medicamento em vários países. A P&G também desenvolveu e lançou outras versões, como por exemplo, a versão no sabor cereja, lançada em 2004, sendo a primeira vez que o sabor do produto foi alterado desde seu lançamento; a versão em comprimido mastigável (2009); o PEPTO® MAX (2018), medicamento que combate os males gastrointestinais de uma forma mais rápida devido a sua fórmula mais poderosa; o PEPTO BISMOL® InstaCOOL (2009), comprimidos mastigáveis com sabor hortelã/menta e que causa uma sensação de gelado ao ser consumido (a versão líquida seria introduzida somente em 2022); o PEPTO BISMOL® LiquiCaps (2019), cápsulas líquidas que oferecem uma maneira prática e rápida de aliviar diversos sintomas estomacais; e o PEPTO® DIARRHEA (2019), produto específico para o alívio da diarréia.
    

Entre as mais recentes novidades da marca estão: PEPTO BISMOL® FAST MELTS (2024), comprimidos mastigáveis ​​que revestem o estômago para proporcionar alívio rápido de náuseas, azia, indigestão, dor de estômago e diarréia; PEPTO® KIDS GUMMIES (2023), gomas com sabor (que contêm carbonato de cálcio em vez de subsalicilato de bismuto) destinadas a crianças a partir dos 4 anos de idade para ajudar a aliviar sintomas como indigestão ocasional, azia e queimação; PEPTO® KIDS (2024), comprimidos mastigáveis comercializados para crianças de 2 a 12 anos, feito com carbonato de cálcio para evitar o risco da síndrome de Reye associada ao subsalicilato de bismuto presente no PEPTO BISMOL® tradicional; e PEPTO® NAUSEA MOTION SICKNESS (2025), que usa o ingrediente ativo meclizina HCl (25 mg) para tratar náuseas, vômitos ou tonturas associadas ao enjoo de movimento.
  

A evolução visual  
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação ocorreu em 1956, quando a cor rosa foi utilizada pela primeira vez. Após adotar a cor vermelha, em 1983 a marca adotou um novo logotipo, que apresentou o nome em nova tipografia de letra e na cor amarela. Em 2009 o logotipo foi totalmente modernizado dando mais destaque para a palavra PEPTO, além da adição de um fundo rosa, cor tão característica do produto. Após passar por uma remodelação radical em 2013 - com a adoção de uma nova tipografia de letra - o atual logotipo da marca foi adotado em 2018 e apresentou pela primeira vez o nome da marca sem o hífen.
  

O logotipo de PEPTO BISMOL® também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo.
  

O tradicional pote/frasco (antes de vidro, agora de plástico) de PEPTO-BISMOL® também evoluiu com o passar dos anos, como é mostrado na imagem abaixo.
  

Os slogans  
When you overdo it, undo it. (2025) 
Fast Relief When You Need It Most. (2021) 
Fast Relief in a Delightful Chew. (2020) 
Treat Diarrhea at its Source. (2019) 
Fix Stomach Trouble Fast. (2015) 
Go ahead. Live life. Pepto-Bismol® has you covered. (2015)  
Eat, drink & be covered. (2010)  
No matter what you throw in your stomach, Pink’s got you covered. (2008)  
Yup, You’re Covered. (2007) 
Nausea, heartburn, indigestion, upset stomach, diarrhea. (2003) 
Pink does more than you think. (2003) 
Serious medicine for your stomach. (1994) 
The One That Coats Is The Only You Need. (1984) 
Coats, soothes, relieves. (1977) 
Pepto-Bismol®. Between the upset and the stomach. (1972) 
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1901  
● Criador: Um médico de Nova York 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.  
● Capital aberto: Não  
● CEO: Shailesh Jejurikar   
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 50 países  
● Presença no Brasil: Não  
● Segmento: Medicamentos  
● Principais produtos: Remédios para diarréia, azia e indigestão 
● Concorrentes diretos: Kaopectate, Imodium®, Rolaids®, Alka-Seltzer, Tums, ENO, Gaviscon, Mylanta, Pepcid, Gas-X e Phillips'®  
● Ícones: A forte coloração rosa  
● Slogan: When you overdo it, undo it.  
● Website: www.pepto-bismol.com  

A marca no mundo  
Atualmente PEPTO BISMOL®, disponível nas versões líquido, comprimido mastigável, ​​goma e cápsula, é comercializado em aproximadamente 50 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.   

Você sabia?  
  A formulação original do PEPTO BISMOL® não está disponível em alguns países europeus, como a França, devido às regulamentações sobre os altos níveis de bismuto. 

 
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 
 

Última atualização em 26/11/2025 

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5 comentários:

  1. Maneiríssima as informações prestadas por vocês.
    Saibam que eu só ouvi falar deste medicamento (que álias calculei que fosse medicamento pelo nome) através do seriado " THE BIG BANG THEORY" em que para o personagem Sheldon é a bebida mas gostosa para ele, só ganhando do "NESQUICK".Com certeza será um medicamento que não vai faltar no meu armário devido principalmente à razão dos meus dois filhos zoarem o plantão.

    Muito grato

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  2. Poxa, lembro quando era criança que já tomei este remédio, mas havia esquecido. Só agora, que vim passar uns dias em NY, foi que revi este remédio. Tive uma baita diarréia e a senhora da pousada me deu as pastilhas. Fui pesquisar e vi o quando ele era familiar.
    Muito bom ter relembrado de uma parte da minha infância e por ter mais uma vez melhorado da diarreia com ele de novo!

    Vida longa ao Pepto-bismol e muito lucro pra quem possuir a patente do mesmo!!!

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  3. Uso desde os 80s. descobri em nova York. nos anos 90, um filme do spike lee, clockers, ajudou a popularizar (um dos personagens usava direto). há dois anos, comprei em Londres, e vi que, lá, eles ainda usam uma das embalagens antigas. tenho sempre pastilhas na mochila. não sei pq nunca entrou no brasil. sera alguma coisa com a formula ou a concorrencia? curioso que, ate há pouco, tínhamos aqui os sachets de gaviscon e, de repente, eles saíram d mercado. curioso.

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    1. teve aqui sim, o Pelé até foi garoto propaganda.

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  4. Muito bom, vi no seriado friends, sofro com má digestão e refluxo então acho que irá me ajudar.

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