21.5.06

PHILADELPHIA CREAM CHEESE


PHILADELPHIA CREAM CHEESE é um delicioso queijo de sabor suave e cremosidade inigualável, capaz de transformar qualquer refeição em um momento de puro prazer. Versátil, o cremoso queijo é ideal para o café da manhã ou em deliciosos lanches, e também pode ser utilizado como ingrediente culinário na preparação de comidas salgadas e doces, dando ao prato principal ou a sobremesa um toque super especial. O sabor único de PHILADELPHIA - um misto de frescor e cremosidade - surpreende e desperta os sentidos para criar momentos deliciosos. 

A história 
O queijo cremoso (em inglês, cream cheese) surgiu nos Estados Unidos em 1872 quando um homem, chamado William A. Lawrence, produtor de leite da cidade de Chester, estado de Nova York, desenvolveu um queijo de sabor extremamente rico e uma textura mais cremosa, feito do creme do leite, durante o processo em que tentava reproduzir um tipo de queijo francês chamado Neufchatel. Ao novo queijo foi dado o nome de Cream Cheese em virtude de sua consistência extremamente cremosa. O produto caracterizava-se por seu sabor e cremosidade únicos, não escorrendo da faca ao ser espalhado sobre pães, torradas ou biscoitos. Em 1880, um distribuidor de queijo da cidade de Nova York, chamado Alvah L. Reynolds, começou distribuindo o cream cheese do senhor Lawrence embrulhado em folhas metálicas prateadas com o nome PHILADELPHIA BRAND CREAM CHEESE, utilizado pela primeira vez no dia 1 de setembro.
   

O nome PHILADELPHIA foi escolhido porque naquela época os melhores produtos alimentícios derivados do leite vinham da cidade da Filadélfia, no estado da Pensilvânia, que acabou virando sinônimo de qualidade. E para atrair a clientela, os distribuidores do queijo decidiram, então, cometer essa pequena e geográfica licença poética. Nesta época o produto era fabricado pela The Empire Cheese Company.
  

Em 1903 a marca foi adquirida pela empresa Phenix Cheese Company, da cidade de Nova York e formada por produtores lácteos locais, que por sua vez seria comprada pela Kraft Cheese Company anos depois, em 1928. Com isso, além de aprimorar os métodos de fabricação do queijo, tem início uma produção mais abrangente do PHILADELPHIA CREAM CHEESE para atender a crescente demanda de mercado. Ainda na década de 1920, para conservar a vida útil e preservar o sabor e frescura do produto, o PHILADELPHIA passou a ser comercializado envolto em embalagens de folha de alumínio. Somente em meados da década de 1950 o produto iniciou sua internacionalização sendo introduzido em países como Austrália em 1956, Inglaterra em 1960 e México em 1967. Nesta época, PHILADELPHIA CREAM CHEESE era o único produto lácteo com frescura garantida por 21 dias.
  

Na década de 1970 a Kraft investiu muito em marketing, vendas e produção para tornar o produto extremamente popular, principalmente em virtude de sua cremosidade e do seu sabor suave, que fizeram com que milhões de pessoas soltassem a imaginação e inventassem as mais variadas formas de consumo e utilização para o produto. Além disso, a marca deu continuidade a sua internacionalização com a introdução de seus produtos em vários países, como por exemplo, em 1977 na Espanha. Foi pouco depois, nos anos de 1980, que o produto passou a ser embalado em uma pequena caixinha de formato retangular, que durante anos seria um ícone de identificação da marca.
   

A partir da década de 1980 a linha de produtos foi ampliada com inúmeros lançamentos, como por exemplo, as versões Light e Extra Light (com menos de 5% de gordura); novos sabores como salmão, alho com ervas e vegetais mediterrâneos; a versão sem gordura e 1/3 Less Fat (com 1/3 menos de gordura); a linha Cream Swirls (que misturava a cremosidade do queijo com caldas doces); as versões com pequenos pedaços de frutas; e o revolucionário Cheesecake Filling (delicioso cheesecake pronto para o consumo em embalagens individuais); além de novas embalagens como o Brick (embalado igualmente como manteiga), potes de plásticos e versões individuais, conhecidas como MINI (uma embalagem com quatro pequenos queijos). Nos últimos anos a gama de produtos da marca foi novamente ampliada com o lançamento de uma linha especialmente desenvolvida para culinária e até queijos ralados com um toque da cremosidade do tradicional cream cheese.
   

Em 2009, a popular embalagem retangular da marca sofreu modificações profundas, adquirindo o formato oval para seguir as curvas do logotipo. Essa grande modificação começou pelo mercado britânico. Somente em 2011, depois de estar presente em mais de 15 países no continente europeu, a marca PHILADELPHIA foi introduzida no mercado francês, país extremamente conhecido por sua tradição na produção de queijos. Em 2012, com a divisão da Kraft Foods em duas empresas independentes, a marca PHILADELPHIA passou a integrar o portfólio da Mondelēz (no mercado internacional) e Kraft Foods Group (América do norte), esta última chamada atualmente de The Kraft Heinz Company, resultado da fusão em 2015 com a tradicional Heinz (conheça aqui a história do ketchup mais famoso do mundo).
  

O PHILADELPHIA CREAM CHEESE é comercializado no Brasil desde 1994, quando começou a ser importado dos Estados Unidos. Assim como aconteceu com os consumidores de outros países, o queijo cremoso PHILADELPHIA conquistou também o paladar de muitos brasileiros. Tanto que, em 2003, foi instalada no país a mais moderna fábrica de queijos da Kraft Foods no mundo, localizada em Curitiba no estado do Paraná. Todo o processo é controlado por programas de computador o que evita qualquer contato dos operadores com o produto. Além do cuidadoso processo de fabricação, a qualidade do PHILADELPHIA CREAM CHEESE é garantida pela utilização de leite e demais ingredientes altamente selecionados.
   

Atualmente o produto é comercializado nas versões original, light e mini, e pode ser encontrado em vários estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além disso, uma das campanhas da marca no Brasil, sob o conceito “Espalhe a Leveza”, apresentou o PHILADELPHIA CREAM CHEESE como um item indispensável para quem adora se aventurar no mundo culinário e quer dar um toque de leveza à rotina com receitas deliciosas para qualquer momento do dia. O objetivo da campanha era reposicionar a marca dentro do universo culinário, mostrando uma face diferente do cream cheese que até hoje sempre foi muito associado ao pãozinho ou torrada no café da manhã.
  

Os sabores e os gostos têm mudado com o decorrer dos anos e PHILADELPHIA tem evoluído com eles, para oferecer uma ampla gama de variedades. Ainda assim, mais de um século depois a marca consegue manter o seu sabor e cremosidade irresistíveis no interior de cada um dos seus produtos.
    

A linha do tempo 
1959 
Lançamento do PHILADELPHIA WHIPPED CREAM CHEESE, uma versão ainda mais cremosa e fácil de espalhar no pão. 
1974 
Lançamento das primeiras versões do queijo cremoso com sabores cebola, bacon e salmão. 
1985 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE LIGHT, com 25% menos calorias que a versão original. 
1996 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE HANDISNACK, porções individuais com sabores para serem consumidas como lanche ou petiscos. 
2001 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE EXTRA LIGHT, com menos de 5% de gordura. 
2003 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE MINI TUBS nas versões Light e Extra Light para atender a demanda dos consumidores que desejavam embalagens individuais do famoso queijo cremoso. 
2005 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE SPLENDIPS, versão na qual o famoso queijo cremoso vinha em uma embalagem com pequenas bolachas para acompanhá-lo. O inovador produtos foi introduzido em três deliciosos sabores: Chives, Cheesecake e Nachos. 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE SWIRLS, porção individual do tradicional queijo cremoso com calda doce em três deliciosos sabores de frutas. 
2006 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE JAMMIN SWIRLS, porção individual do tradicional queijo cremoso com calda e pequenos pedaços de frutas como morango e blueberry. 
Lançamento, em setembro, do PHILADELPHIA CREAM CHEESE CHEESECAKE FILLING, porção individual de cheesecake pronto para o consumo. 
2008 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE 1/3 LESS FAT, com 1/3 menos de gorduras que a versão original. 
2010 
Lançamento do novo sabor cebola com pimenta preta. 
Lançamento de uma linha de queijos ralados com um toque de PHILADELPHIA CREAM CHEESE. A nova linha, batizada de NATURAL SHREDDED CHEESE WITH A TOUCH OF PHILADELPHIA, estava disponível nas versões, mussarela, três queijos, quatro queijos mexicanos, cinco queijos italianos, cheddar, entre outros. 
Lançamento da linha PHILADELPHIA COOKING CREME, especialmente desenvolvida para cozinhar e servir como ingrediente para várias receitas, disponível em cinco versões: original, ervas italianas, alho, tomate com manjericão e Santa Fe (muito popular em pratos mexicanos). 
2011 
Lançamento da linha PHILADELPHIA INDULGENCE, composta por cream cheese de chocolate nas versões chocolate ao leite, chocolate amargo e chocolate branco. Pouco depois foi adicionado à linha mais dois sabores: canela e doce de leite caramelado. 
2012 
Lançamento no mercado britânico do queijo PHILADELPHIA com o mais puro chocolate Cadbury (conheça a história deste ícone britânico aqui). 
2013 
Lançamento na Europa do PHILADELPHIA SIMPLY STIR, uma linha de molhos com sabores para cozinhar cujo ingrediente principal é o cream cheese. 
2014 
Lançamento do PHILADELPHIA CREAM CHEESE zero lactose, desenvolvido especialmente para quem tem intolerância ao açúcar existente no leite e seus derivados. 
2021 
Lançamento do PHILADELPHIA CHEESECAKE CRUMBLE, uma nova linha de sobremesas individuais com três camadas de calda de frutas, chocolate na parte inferior, um recheio rico e cremoso de cheesecake e uma cobertura de biscoito. O produto está disponível em quatro sabores: Morango, Original, Cereja e Chocolate Avelã.


Campanhas que fizeram história 
A famosa campanha global da marca protagonizada por anjos foi lançada no mês de novembro de 1994, primeiro no mercado canadense e depois no resto do mundo. A campanha, ambientada nas nuvens e onde um casal de anjos se deliciava com o sabor único do queijo e sua cremosidade “celestial”, ficou extremamente popular por utilizar o slogan “A Little Taste Of Heaven” (em tradução livre para o português “Um pedacinho do paraíso”). A campanha, introduzida em mais de 30 países ao redor do mundo, tentava capturar o lado emocional do consumidor, fazendo com que ele se permitisse uma pequena indulgência ao comer o cremoso queijo, que também utilizava o lado racional de comunicar que o produto tinha 60% menos gordura que as margarinas e manteigas. No Brasil a campanha chegou a ter o modelo Paulo Zulu interpretando um dos anjos. Os anjos foram parte central na comunicação da marca até 2010 e, recentemente, em alguns mercados (como o Canadá), voltaram a estrelar campanhas.
  

No mercado brasileiro, a partir de 2012, a marca PHILADELPHIA resolveu apostar na campanha CozinhaTerapia, que incentivava os consumidores a experimentarem novas receitas usando o delicioso queijo cremoso. Os filmes publicitários da campanha apresentavam soluções para tornar as refeições momentos mais leves e gostosos em boa companhia. E a locução final dizia: “Philadelphia: transforme receitas, pratique Cozinhaterapia”. Os filmes traziam o nadador Cesar Cielo, a apresentadora Didi Wagner e a humorista Dani Calabresa praticando a cozinha terapia na companhia de seus amigos e familiares. A campanha reforçava o posicionamento da marca entre os consumidores e mostrava que o produto podia ser protagonista de pratos doces e salgados.
    

A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, apenas para adquirir uma imagem mais moderna. Primeiro ocorreu à retirada da palavra “Cream Cheese” de seu logotipo. Depois, em 1986, a identidade visual passou a conter o logotipo da Kraft. A modificação mais radical ocorreria em 2004, quando uma nova tipografia de letra foi adotada e um círculo oval passou a fazer parte da identidade da marca. Em 2008 o nome da marca ganhou ainda mais destaque, saindo pelas extremidades do círculo oval. Pouco depois, em 2012, a identidade visual passou por uma modernização e perdeu o logotipo da Kraft, adquirindo assim uma imagem mais limpa.
  

Em 2014 a marca apresentou uma identidade visual totalmente redesenhada, somente para o mercado europeu. O logotipo ganhou uma nova tipografia de letra, traços prateados e azuis e a palavra “original” inserida acima do nome da marca. Em 2018, a marca resolveu voltar as suas origens no continente europeu e apresentou novamente um logotipo oval em uma nova e simples apresentação, que incluiu uma nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
It Must Be the Philly. (2017) 
Philly up. (2014) 
Love life, it’s delicious. (2014) 
Pheel the Moment. (2012) 
Spread a little Philly. (2009) 
Snack Happily Ever After. (2009) 
A Little Taste Of Heaven. (2002) 
When it’s Philadelphia, it’s Heaven. (1994) 
Espalhe a leveza. (2011, Brasil) 
Só provando para entender. (2008, Brasil) 
Um gostinho do céu. (década de 1990, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1872 (produto) e 1880 (marca) 
● Criador: William A. Lawrence e Alvah L. Reynolds 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dirk van de Put 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Laticínios 
● Principais produtos: Queijos cremosos e derivados 
● Concorrentes diretos: The Laughing Cow, Greek, Land O’Lakes, Parmalat, Président, Polenghi, Danubio, Tirolez e Catupiry 
● Ícones: Os anjos 
● Slogan: It Must Be the Philly. 

A marca no mundo 
A marca PHILDELPHIA, cujos produtos surpreendem e agradam aos paladares mais exigentes nos quatro cantos do mundo, é comercializada em mais de 100 países nas mais variadas formas, tendo vendas anuais superiores a US$ 1 bilhão. PHILLY, como também é conhecida a marca, é líder mundial em sua categoria, com mais de 40% de participação de mercado. Somente nos Estados Unidos a marca responde por mais de 70% do segmento de cream cheese e oferece mais de 35 variedades e versões. Somente na América do norte a marca pertence à The Kraft Heinz Company. 

Você sabia? 
Principalmente nos Estados Unidos a marca PHILADELPHIA se tornou sinônimo de cream cheese. 
O processo de fabricação do PHILADELPHIA CREAM CHEESE é mantido em segredo, em um cofre na cidade de Chicago. Ele é um dos segredos mais bem guardados da história da indústria alimentícia. 
A marca também atua no segmento Food Service oferecendo seus produtos para restaurantes, padarias, bufês e lojas de conveniência. Para este canal PHILADELPHIA disponibiliza versões em bisnaga, baldes e blister. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/2/2021

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