21.5.06

REVLON


O esmalte é um complemento indispensável à beleza feminina. O batom ressalta a beleza dos lábios, deixando-os sensuais. A maquiagem faz parte da vida da mulher moderna e bem sucedida. E a REVLON, um dos nomes mais fortes e conhecidos do segmento de cosméticos e maquiagens, é a personificação de qualidade e glamour para mulheres aspiracionais que queiram se sentir belas no dia a dia. Por isso seus produtos buscam unir a moda e as tendências de cores à alta tecnologia. 

A história 
Tudo começou em meio ao difícil período da Grande Depressão Americana quando a REVLON foi fundada pelos irmãos Charles e Joseph Revson, com a ajuda do químico Charles Lachman, no dia 1 de março de 1932. Ao procurar um nome para a marca, os três resolveram utilizar o sobrenome Revson, mas com uma pequena mudança: a letra L, de Lachman, colocada no lugar da letra S. A nova empresa começou com apenas um produto: esmalte opaco com um novo pigmento, que proporcionava mais brilho à tinta e oferecia maior possibilidade de tons, que os três desenvolveram após exaustivas pesquisas e estudos, e vendiam exclusivamente para salões de beleza. Utilizando pigmentos ao invés de corantes, a REVLON conseguiu oferecer as mulheres um visual mais atrativo, esmaltes brilhantes e uma grande variedade de tons e cores, nunca vistos antes pela indústria deste segmento. Com isso, pela primeira vez, as unhas podiam ser pintadas inteiramente. Os irmãos também promoveram, pela primeira vez, a tendência de maquiar os lábios e unhas com a mesma cor.


Em 1937, devido ao enorme sucesso dos produtos nos salões de beleza, a REVLON começou a vendê-los também ao público através de lojas de departamento e grandes redes de drogarias. Em menos de seis anos de vida a empresa já faturava uma quantia superior a US$ 1 milhão. Em 1940, a empresa introduziu no mercado além de uma linha de produtos para manicure, os famosos batons, que se tornariam um dos ícones da REVLON. Era o início de uma diversificação para oferecer inúmeros produtos relacionados à cosmética e a beleza feminina. Ainda nesta década, em plena Segunda Guerra Mundial, com o intuito de abastecer as forças armadas americanas, a REVLON redirecionou quase toda sua produção para a confecção de kits de primeiros socorros e cosméticos utilizados para camuflagens, que não derretiam ao sol, eram resistentes à chuva e ao suor.


Com o final do conflito, a empresa voltou sua produção para produtos de manicure e pedicure, se tornando uma das cinco maiores produtoras de cosméticos do mercado americano. Isto porque, a aquisição da Graef & Schmidt, uma empresa de cutelaria, possibilitou a REVLON introduzir uma linha completa de instrumentos para manicure e pedicure. A empresa também começou a divulgar e lançar seus produtos acompanhando as temporadas de moda: coleções por temporada, nomeação de cada cor, mostruários descritivos de cada coloração de esmalte e batom, e embalagens distintas para cada linha de produto. Com isso, a marca REVLON ingressou no universo da moda, ditando tendências em seu segmento. Na década de 1950 a empresa veiculou seus primeiros comerciais de televisão para alavancar suas vendas, iniciando também um tímido processo de internacionalização da marca REVLON.


A partir de 1960, a empresa expandiu-se internacionalmente, divulgando o “American Look” para o resto do mundo através das belas e estonteantes modelos americanas, a grande maioria loiras, que estampavam seus rostos impecavelmente maquiados nas campanhas comerciais da marca REVLON. Em 1962, quando a marca estreou no Japão, a empresa já possuía subsidiárias na França, Itália, Argentina, México e na região asiática. Além disso, a REVLON lançou coleções premium, destinadas a consumidoras mais jovens; e a linha Etherea, maquiagens hipoalérgicas destinada a peles sensíveis. Como resultado dessa expansão, em 1975, a empresa atingia um faturamento de US$ 1 bilhão. Neste mesmo ano Charles Revson faleceu e o então presidente Michel Bergerac assumiu o comando da empresa.


A década de 1980 trouxe muitas inovações para a empresa, principalmente após a venda para a MacAndrews & Forbes Holdings por US$ 2.7 bilhões em 1985, e a aquisição da marca Almay em 1987. Na parte corporativa a REVLON tentou melhorar sua imagem junto às organizações de defesa dos animais fechando seu laboratório de testes que utilizavam cobaias. Além disso, contratou modelos como Cindy Crawford (que representou a marca durante 12 anos) e alemã Claudia Schiffer para estrelar as campanhas da marca. Era o surgimento das famosas REVLON FACES (modelos que “emprestam”, por milhões de dólares, seus rostos para campanhas da marca).


Na década de 1990 a marca lançou a linha de batom ColorStay e tornou-se a maior empresa mundial em seu segmento. Tudo ia bem até que a fabricante de cosméticos envolveu-se em escândalos contábeis na matriz, enormes perdas financeiras e arranhões em sua imagem. Os problemas começaram em 1997 quando a REVLON se meteu em uma série de trapalhadas protagonizadas por seus executivos e pelo próprio controlador, Ronald O. Perelman. Segundo acusação de investidores da empresa, eles teriam montado um esquema ilegal para inflar a receita e, com isso, facilitar a renegociação da dívida contraída em 1986 por Perelman para assumir o controle da REVLON. A confusão culminou com sucessivos prejuízos e uma dívida de quase US$ 1.8 bilhões. Com o balanço tingido de vermelho, por ironia uma das cores ícones de seus esmaltes e batons, a REVLON substituiu vários executivos e decidiu encerrar operações em vários países ao redor do mundo. O resultado foi a venda da marca argentina Plusbelle por US$ 46.5 milhões, da linha profissional da Europa por US$ 310 milhões e da Colorama no Brasil, mais conhecida por seus xampus e esmaltes.


Nos anos seguintes a REVLON se recuperou dos estragos feitos nos anos anteriores, lançando produtos mais modernos como o Super Lustrous, um revolucionário batom que utiliza a tecnologia LiquiSilk, enriquecida com vitaminas, que proporciona aos lábios excepcional hidratação e ótima cobertura; e o rímel à prova d’água 3D Extreme Mascara, que promete cílios com 25 vezes mais volume, 80% mais longos e 70% mais curvados. Com isso a empresa voltou a operar no azul e através de produtos de qualidade inquestionável continua sua missão de transmitir todo glamour e inovação que deixam as mulheres ainda mais belas.


Além disso, em 2009, a estonteante modelo australiana Elle MacPherson e a atriz Jessica Biel se tornaram garotas-propaganda da marca, se juntando a beldades como Halle Berry, Jennifer Connelly, Jessica Alba e Beau Garrett. Era a REVLON tentando recuperar sua imagem de glamour. Mais recentemente, em 2014, a marca adotou um novo posicionamento e campanhas publicitárias foram estreladas por beldades como Halle Berry, Emma Stone, Olivia Wilde e Alejandra Espinoza.


A REVLON não conduz testes em animais e não o faz desde 1989. A empresa testa exaustivamente seus produtos usando os mais avançados métodos tecnológicos disponíveis para assegurar que eles são, ao mesmo tempo, inovadores e seguros para o uso. Todos são testados dermatologicamente e oferecem às consumidoras, além de beleza, conforto, segurança e um cuidado especial com a pele, seja um fator antienvelhecimento, proteção solar ou vitaminas. A marca sempre soube unir moda e tecnologia para produzir produtos únicos e sofisticados, mas de fácil acesso ao grande público.


A linha do tempo 
1935 
Lançamento do JEAN NATE, primeiro perfume da marca REVLON. 
1952 
Lançamento do perfume FIRE AND ICE, divulgado nas campanhas publicitárias de rádio por Bob Hope e Red Skelton. 
1957 
Lançamento do perfume INTIMATE
1962 
Lançamento do Eterna27, primeiro creme cosmético com Progenitin, o percussor do estrogênio. 
1965 
Lançamento da linha de tinturas para cabelos ColorSilk. No Brasil essa linha oferece mais de 32 cores, divididas em quatro nuances (loiros, pretos, ruivos e castanhos). Como líder de mercado de coloração nos Estados Unidos, a ColorSilk atualiza regularmente as suas cores para sempre acompanhar as tendências que as mulheres mais elegantes do mundo demandam. Em seu centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos, em Nova York, uma equipe de profissionais trabalham juntos para garantirem que o desempenho do produto não seja ultrapassado pela concorrência em termos de uniformidade, resistência e intensidade de cor. As colorações são formuladas com vários ingredientes patenteados, proteção U.V., proteínas e vitaminas, como extrato de algas e aminoácidos de trigo. 
1970 
Aquisição da marca de desodorantes Mitchum. 
1973 
Lançamento do perfume CHARLIE, direcionado para mulheres jovens que dia após dia conquistavam suas posições no mercado de trabalho. O nome do perfume era uma homenagem aos fundadores da empresa. Já na metade da década o perfume era o mais vendido no mundo. 
Lançamento do perfume CIARA com fragrância oriental. 
1975 
Lançamento do perfume JONTUE para homens e mulheres. 
1978 
Lançamento do perfume ENJOLI com fragrâncias de flores e notas cítricas. 
Criação da REVLON PROFESSIONAL, divisão que atende ao mercado de cosméticos profissionais para cabelos no segmento Premium com produtos como colorações (mais de 87 tons diferentes), descolorantes, xampus, condicionadores, cremes de nutrição, finalizadores e itens especiais para cuidar do couro cabeludo. 
1994 
Lançamento da linha ColorStay, composta por batons de longa duração, que rapidamente se tornaria uma das líderes de mercado. 
Lançamento da nova linha de maquiagem AGE DEFYING direcionada para uma mulher mais madura, cuja pele já apresenta alguns diferenciais, como manchas e pequenas linhas de idade, e na qual as maquiagens comuns em vez de melhorarem acabariam piorando. 
2000 
Lançamento do ROUGE DE REVLON, uma fragrância floral verde. 
2007 
Lançamento do perfume chamado FLAIR, criado pela perfumista Annie Buzantian. O perfume era uma tentativa da REVLON de reingressar no segmento de fragrâncias de luxo. 
2008 
Lançamento da ColorStay Mineral Collection, primeira linha de maquiagem mineral da marca. Os produtos desta linha podem ser aplicados em todos os tipos de pele, inclusive nas que apresentam sensibilidade. Isso porque suas fórmulas são diferenciadas, compostas por quartzo rosa, madrepérola e topázio, ingredientes que auxiliam na cicatrização, além de proporcionar um acabamento natural, aveludado e sem falhas. Esses mesmos componentes têm ainda o poder de nutrir e hidratar a pele. 
2010 
Lançamento de uma linha de esmaltes com perfumes e cores divertidas. Com esta novidade a marca prometia deixar as unhas perfumadas por até 5 dias. A fragrância (que pode variar desde frutas até brisa do mar) de cada esmalte variava de acordo com a cor.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Primeiro perdeu o S no final. Depois ganhou uma nova tipografia de letra, mais moderna e atraente. E mais recentemente, em 2014, adotou a cor vermelha.


Os slogans 
Love Is On. (2014) 
Only Revlon makes it. Only you make it unforgettable. (2002) 
Feel like a woman! (2000) 
Not just more colour. Your colour. (2000) 
The most unforgettable women in the world wear Revlon. (1993) 
The difference between looking good and looking great. (1986) 
Be unforgettable. (década de 1980) 
The professional nail care you use at home. (1981) 
If it’s the finest in cosmetics – It’s by Revlon. (1956)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de março de 1932 
● Fundador: Charles e Joseph Revson e Charles Lachman 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Revlon Inc. 
● Capital aberto: Sim (1955) 
● Chairman: Ronald Perelman 
● CEO: Lorenzo Delpani 
● Faturamento: US$ 1.91 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 215.8 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 1.91 bilhões (março/2016) 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Cosméticos 
● Principais produtos: Esmaltes, perfumes, cremes e maquiagens 
● Concorrentes diretos: Avon, Mary Kay, Maybelline, L’Oréal, Cover Girl, Max Factor, Essie, Wella e Garnier 
● Ícones: Os esmaltes e batons 
● Slogan: Love Is On. 
● Website: www.revlon.com.br 

A marca no mundo 
Seus produtos, que incluem cosméticos, coloração para cabelos, fragrâncias, produtos de beleza e de cuidado com a pele, são vendidos em mais de 150 países ao redor do planeta através de lojas de departamentos, rede de drogarias e lojas especializadas em cosméticos. Cosméticos, Skin Care e Fragrâncias respondem por 70% do faturamento da empresa. Já o portfólio da marca no segmento profissional é composto por: Revlon Professional, CND, incluindo os esmaltes coloridos de 14 dias ou mais de duração da marca Shellac e o esmalte de unha de duração semanal Vinylux, além dos produtos de higiene para homens American Crew. Os Estados Unidos respondem por mais de 60% do faturamento anual da REVLON. 

Você sabia? 
A REVLON, uma das maiores produtoras de cosméticos do mundo, além da marca própria, possui outras como: Almay na área de cosméticos e maquiagens; Ultima II e Jeanne Gatineau na área de cuidados com a pele; Charlie e Jean Nate na área de fragrâncias; Mitchum no segmento de desodorantes; e ColorSilk na área tinturas de cabelo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/3/2016

9 comentários:

  1. Anônimo7:47 PM

    gostaria de saber porque pnde encontrar emalte da marca almay. Sou muito alergica e o esmalte almay é o único que não me da alergia, porém não consigo mais encontrá-lo.

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  2. gostaria de saber porque pnde encontrar emalte da marca almay. Sou muito alergica e o esmalte almay é o único que não me da alergia, porém não consigo mais encontrá-lo.

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  3. Anônimo10:55 AM

    eu gostaria que, por gentileza, alguém me indicasse o site que tivesse o esmalte vermelho da Revlon para venda (that love red, ou qualquer nome parecido com esse). Está esgostado em todas as perfumarias da net que entrei. Se alguém souber, agradeceria demais.

    eliettems@gmail.com é o meu email

    obrigada, desde já.

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  4. Anônimo1:40 PM

    Por favor me ajudem a encontrar o perfume Charlie Original ou o Red. Eu uso esse perfume há anos e infelizmente há 08 meses não consigo encontrar em lugar algum.Faço questão de voltar a usá-lo, já que tantos anos usando, ele passou a ser minha marca pessoal. Não consigo me imaginar usando outro perfume. A impressão que tenho é que não estou usando nada.

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  5. Anônimo8:19 AM

    É muito triste não saber onde encontrar Charlie Original, pois ele fez parte de toda a minha história. Já cheguei a usar toda linha desse inesquecível produto, desde o sabonete, creme hidratante e o exatrato. Nem a gravidez das minhas duas filhas me fizeram enjoar esse delicioso e marcante perfume. Há 08 meses não consigo encontrá-lo

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  6. Oi! Também sou muito alérgica e procuro a marca de esmalte Almay, mas infelizmente, até agora, não tive sucesso. Por favor, se alguém souber onde posso encontrar me envie um email (baptistaangel@gmail.com). Minha alergia é tão violenta que não suporto esmaltes normais, já fiz várias tentativas. Muito obrigada. Lina

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  7. Anônimo7:23 PM

    por favor...se alguem souber sobre este esmalte almay,por favor ajude nos a encontra lo....também sou muito alergica,e tenho que usar esmalte tods os dias...
    a minha alergia tbem e muito violenta....por favor amigossssssss por favorrrrrrrrrr!!!!

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  8. Anônimo4:50 PM

    Amigas alergicas!! se souberem sobre este esmalte almay,por favor ajude nos a encontra lo....também sou muito alergica,a minha alergia tbem e muito violenta e por incrivel que possa parecer o meu rosto fica com várias manchas ao usar esmaltes normais ....SOCORRO.
    agradeceria d+.
    danni_lira@yahoo.com.br

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  9. Gostaria de saber se toda a linha da Revlon é antialérgica, em especial a máscara de cílios. Agradecida

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