Fazer uma entrada marcante no mundo do entretenimento. Ser o astro de uma grande refeição inspirada no mundo glamoroso do cinema e da televisão em um ambiente decorado por raridades como o calção da luta de boxe que foi usado no filme Rock, por Sylvester Stallone; as luvas brancas de Marilyn Monroe; a jaqueta do filme “O Exterminador do Futuro”; e vários outros objetos usados nos filmes pelas grandes estrelas de Hollywood. Seja bem-vindo ao mundo das celebridades. Ou melhor, ao PLANET HOLLYWOOD, onde é possível se sentir uma estrela de cinema por alguns momentos.
A história
A ideia de inaugurar um restaurante temático com o glamour do cinema e a magia de Hollywood veio do produtor de cinema Keith Barish, que dirigiu filmes como “O Fugitivo” e “Nove Semanas 1/2 de Amor”, quando se encontrou com Robert Earl, um famoso restauranteur e ex-presidente da rede Hard Rock Café, durante as filmagens de “Her Alibi”. O restaurante era basicamente um “clone” do famoso Hard Rock Café, porém fazendo tributo aos astros e ao estrelado mundo do cinema. A primeira unidade da famosa rede de restaurantes PLANET HOLLYWOOD foi inaugurada no dia 22 de outubro de 1991 na cidade de Nova York. Para decorar o ambiente foram utilizadas sobras ou réplicas das filmagens, como por exemplo, o robe e as luvas do filme “Rock, Um lutador” e o andróide de “O Exterminador do Futuro”. O cardápio era composto por comidas e lanches refinados como carnes maturadas, frutos do mar fresquinhos, saladas crocantes e sobremesas, além dos famosos drinques coloridos e exóticos em homenagem a filmes como Jurassic Park e Ghost.
O PLANET HOLLYWOOD foi um enorme sucesso fazendo com que multidões se aglomerassem em frente ao restaurante chegando a esperar horas por uma mesa. Logo depois os fundadores da empresa convenceram celebridades como Sylvester Stallone, Bruce Willis, Demi Moore, Arnold Schwarzenegger e Whoopi Goldberg, além de divulgarem o restaurante, a se tornarem sócios. A estratégia deu tão certo que em meados de 1993 outras celebridades como Don Johnson e sua mulher Melanie Griffith, o diretor John Hughes, a comediante Roseanne, e os atores Tom Arnold, Wesley Snipes, e Danny Glover se tornaram investidores das unidades inauguradas: uma na cidade de Londres e outra no estado da Califórnia. Até o final do ano foram inauguradas novas unidades na capital Washington e Cancún no México. Em 1994 a empresa já possuía 18 unidades em funcionamento, incluindo uma dentro do complexo da Disney em Orlando. Nesta época cada inauguração de um restaurante era transformada em um mega evento com a participação de algumas das maiores estrelas de Hollywood e atenção total da mídia. Algumas unidades estavam gerando receitas de US$ 15 milhões, principalmente em função da venda de recordações como anéis, copos, canecas, camisetas, chaveiros, relógios, jaquetas de couro, entre outros itens. Essas recordações se tornaram tão rentáveis para empresa que algumas unidades tinham uma espécie de loja interna para vendê-las.
Nos anos seguintes a rede se expandiu em uma velocidade impressionante, chegando a contar com 100 unidades ao redor do mundo. Porém o sucesso foi interrompido em 1997 quando a empresa começou a perder dinheiro e valor de mercado na Bolsa de Valores. A situação piorou ainda mais quando uma bomba explodiu, em 1998, em uma unidade da rede em Cape Town na África do Sul; e se agravou de vez quando Robert Earl renunciou ao cargo de CEO e culminou, em 1999, com o inevitável pedido de concordata como tentativa de salvar a empresa da falência, chegando a fechar mais de 60 restaurantes ao redor do mundo. Somente em 2001 a empresa saiu da concordata, passando por uma enorme reestruturação, planejando investimentos e voltando a ser lucrativa. Novas ações foram tomadas, como por exemplo, o lançamento da página na internet onde os consumidores poderiam conversar com as celebridades através de chats. As unidades foram padronizadas, ganharam ainda mais qualidade e muitas novidades. Novas unidades eram planejadas com muito cuidado para estarem localizadas em lugares rentáveis e com grande circulação de pessoas e turistas como o restaurante situado dentro do complexo Disney em Orlando.
No dia 16 de novembro de 2007 a empresa realizou seu mais ousado investimento ao inaugurar o Planet Hollywood Casino and Resort, no terreno antes ocupado pelo velho cassino Aladdin (local onde Elvis Presley se casou com Priscilla em 1969), na cidade de Las Vegas. O novo hotel cassino possuía mais de 2.500 quartos e coberturas batizados com nomes de celebridades (que podem ser ocupadas pelas próprias, quando estiverem na cidade), com diárias de US$ 599, um shopping com 170 lojas e quinze restaurantes com refeições, coquetéis e aperitivos, além de campo de golfe e uma spa de luxo. O hotel possui exatas 2.567 acomodações em sua torre principal de 38 andares, e mais duas torres de 23 andares. Existe uma grande variedade de quartos e suítes, oferecendo camas king size, banheira, TV 27", acesso a internet de alta velocidade. O empreendimento oferece toda o divertimento e entretenimento que o hóspede pode esperar em uma área de 3 acres com seu lindo e moderno cassino, contendo uma grande variedade de mesas e máquinas, uma grande sala de pôquer, sportsbook e muitas mulheres bonitas como dealers no blackjack enquanto go-go dancers fazem um espetáculo a parte pelo cassino. Todos os jogos de máquina no cassino oferecem a tecnologia de tickets que elimina o problema de carregar grandes quantidades de moedas. O slogan do hotel não poderia ser mais apropriado: Let There Be Fame.
Nos anos seguintes a empresa continuou fechando seus restaurantes deficitários e focou todos os seus esforços nas unidades extremamente rentáveis como a de Nova York, Las Vegas, Londres e dentro dos parques da Disney (Orlando e Paris), onde é possível apreciar peças de diversos filmes, como as unhas de Freddy Krueger (Hora do Pesadelo), a réplica do vaso utilizado no filme Ghost ou as roupas usadas em filmes como o Magico de Oz, entre muitas outras lembranças interessantes. Além disso, através de licenciamento com parceiros estratégicos na Índia, foi inaugurado no final de 2015 o hotel cinco estrelas Planet Hollywood Beach Resort, localizado em Goa. A empresa ainda anunciou, com previsão de inauguração em 2018, o ph Premiere Resort-Residences, que estará localizado em Lake Buena Vista, considerada uma das melhores localizações da cidade de Orlando, próxima do Walt Disney World Resort. O novo resort promete ser o mais inovador de Orlando. Além disso, o PLANET HOLLYWOOD na Disney Springs em Orlando fechou no início de 2016 para uma enorme reforma. A inauguração prevista para o verão americano irá apresentar uma decoração completamente nova, pois o restaurante será transformado em um observatório do início do século passado, com quatro ambientes diferentes e um terraço externo que permitirá aos visitantes ter uma ótima refeição com vista privilegiada para Disney Springs ou a realização de shows no local.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por uma única remodelação, onde o nome PLANET HOLLYWOOD ganhou mais destaque.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 22 de outubro de 1991
● Fundador: Robert Earl e Keith Barish
● Sede mundial: Orlando, Flórida, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Planet Hollywood International Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Robert Earl
● Faturamento: US$ 250 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Restaurantes: 6
● Presença global: 4 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 2.200
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Massas, saladas, carnes e frutos do mar
● Concorrentes diretos: Hard Rock Café, Bubba Gump Shrimp Co., T-Rex Café, Rainforest Café, Señor Frogs e House of Blues
● Ícones: A fachada de seus restaurantes em forma de globo terrestre
● Website: www.planethollywoodintl.com
A marca no mundo
Atualmente o PLANET HOLLYWOOD, que opera 6 restaurantes, está presente em cidades americanas como Las Vegas, Nova York (localizado em plena Times Square) e Orlando (localizado dentro do complexo da Disney), além de uma tímida presença internacional com unidades em Paris (Disney), Londres e Niagara Falls (Canadá). A empresa ainda licencia sua marca para o ramo da hotelaria, onde nomeia hotéis em Las Vegas (operado pela Caesars Entertainment) e Goa (Índia), empreendimento nos quais não é proprietária.
Você sabia?
● Os atores Bruce Willis e Sylvester Stallone ainda são sócios do PLANET HOLLYWOOD.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 25/6/2016
Muito bom texto. Era exatamente o que eu estava procurando. Obg.
ResponderExcluir