16.5.06

SPORTV


É o canal esportivo mais assistido do Brasil. Habitat natural para feras das mais variadas modalidades esportivas. Ponto de encontro para transmissões ao vivo para amantes do esporte não perderem grandes lances, jogadas incríveis e partidas emocionantes. Palco central para quebra de recordes. Uma mistura campeã: produção de conteúdo esportivo 100% nacional somada à cobertura dos principais eventos esportivos do mundo. Através das inúmeras câmeras dos canais sportv você não perde nada do que acontece no mundo esportivo ao redor do planeta. 

A história 
Em se tratando de brasileiros, notícia já desperta curiosidade, e se for sobre esportes tem a atenção redobrada. Para tanto, canais pagos especializados em transmissões esportivas alcançam crescimento altamente satisfatório entre o público brasileiro. Mesmo que para isso tenham que despender algum investimento para consumir notícia. Foi baseado nisso que a antiga GloboSat, pertencente a Rede Globo de Televisão (conheça essa outra história aqui), resolveu desenvolver e lançar no mercado nacional um canal por assinatura que abordasse somente programas e transmissões esportivas. Finalmente no dia 10 de novembro de 1991 foi ao ar o canal Top Sport, como era chamado originalmente, sendo o primeiro no Brasil a se dedicar exclusivamente aos esportes. Inicialmente transmitia 16 horas por dia de conteúdo e competições esportivas, em sua maioria, do canal americano Prime Time Network, exibindo hipismo, tênis, automobilismo, rugby, hóquei, esportes radicais e aquáticos, basquete, surfe, rodeios, entre outros.
   

Em 1992 ocorreu a estreia do primeiro programa original do canal, o 360°, apresentado por Glenda Kozlowski e com duração de quarenta minutos. Com uma equipe dinâmica e programações bem ao estilo brasileiro, o canal rapidamente conquistou a preferência dos telespectadores e principalmente de torcedores. Pouco depois, em 1994, o canal realizou a cobertura de sua primeira Copa do Mundo de Futebol, realizada nos Estados Unidos, porém, com todos os jogos exibidos em VT e em horários alternativos. Ainda neste ano estreou o Sportv News, telejornal noturno e diário que apresentava as principais notícias e entrevistas do mundo esportivo. Com o início do processo de expansão do leque de canais da Globosat, o Top Sport foi renomeado para sportv em 1995.
  

Em 1996 dois grandes sucessos foram adicionados a grade de programação: Zona de Impacto, programa onde um time de profissionais falava de esportes radicais, exibindo também vários eventos de surfe, skate e mountain bike; e Tá na Área, um programa onde o esporte era tratado com doses de bom-humor e descontração. Até esse ano, o canal ainda transmitia partidas do Brasileirão também para a praça do jogo, uma por rodada. No ano seguinte, o formato mudou para o habitual, de dois jogos simultâneos, com a criação do Premiere FC, que apresentou o sistema de pay-per-view (pagar para ver) à TV esportiva brasileira. Em 2001 estreou o Troca de Passes, um programa que abordava tudo que acontecia na rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, incluindo informações dos jogos, entrevistas nos vestiários, bastidores e coletivas.
  

Uma importante mudança aconteceu em 2003, quando o departamento de esportes da Rede Globo assumiu a direção do sportv. Isso pôde ser notado na saída de alguns profissionais da equipe do canal, mas principalmente na aparição de profissionais renomados da própria Rede Globo. Surgiram então conceituados programas esportivos como Bem Amigos (2003-2022), programa semanal apresentado por Galvão Bueno com a participação de astros da música e do futebol, além de comentaristas e repórteres esportivos como Arnaldo César Coelho e Caio Ribeiro, que debatiam as polêmicas que sacudiram o mundo dos esportes; e Arena Sportv, programa diário de debates esportivos -por muitos anos comandado por Cléber Machado - contando com a participação de convidados especiais, comentaristas e repórteres.
   

No dia 2 de dezembro de 2003 foi lançado oficialmente o sportv 2, que inicialmente apresentava a programação do sportv com intervalo de seis horas, funcionando como alternativa para os assinantes que desejavam assistir ou rever os programas exibidos em outro horário. Além disso, o novo canal garantia espaço para a exibição de mais eventos ao vivo. Em 2004 o sportv continuou adicionando a sua grade de programação sucessos como o Linha de Chegada (2004-2014), programa de automobilismo apresentado pelo comentarista Reginaldo Leme, que recebia sempre convidados especiais; e o Redação Sportv, programa matinal esportivo ao vivo comandado por Luis Roberto e mais alguns comentaristas que debatiam as principais notícias do dia e interagiam com os internautas.
  

Em agosto de 2005, o sportv 2 passou a ter programação e horários próprios, com programas e eventos que seguiam o mesmo padrão de qualidade já conhecido pelos assinantes do sportv. Esse ano também foi marcado pela estreia do programa Jogos para Sempre (2005-2011), que contava histórias dos grandes jogos do futebol brasileiro. No ano seguinte ocorreu a estreia do Sportv Repórter, um programa que trazia reportagens especiais do mundo esportivo, além de contar grandes histórias narradas pelos melhores personagens. O ano de 2009 foi marcado por duas grandes estreias na grade do sportv: É Gol!!!, programa que apresentava os gols pelo Brasil e pelo mundo, com participação do telespectador; e Sensei Sportv (2009-2019), com notícias, bastidores, entrevistas e tudo o que envolvia o mundo das lutas marciais.
   

Em 2010 o sportv inovou ao apresentar a Copa do Mundo em um estúdio panorâmico, algo que se tornou marca registrada do canal em grandes coberturas esportivas. Ainda este ano o canal estreou o Passaporte Sportv, um programa cujo objetivo era identificar, treinar e desenvolver jovens talentos que gostariam de fazer a diferença: buscar as notícias em lugares e situações diversas, com iniciativa, energia, entusiasmo capacidade de improvisação e inovação para representar o canal nas coberturas esportivas ao redor do mundo. Em 1.º de outubro de 2011 foi lançado o sportv 3 (abrindo ainda mais espaço para transmissões esportivas), que hoje em dia reapresenta o mesmo conteúdo dos seus canais-irmãos, além de transmitir competições de tênis e e-Sports. Ainda esse ano foi lançada a versão em alta definição chamada sportv HD.
   

Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, o sportv inovou mais uma vez ao apostar em um programa com astros do esporte mundial, todos campeões olímpicos: os americanos Carl Lewis, Mark Spitz e Michael Johnson, além da romena Nadia Comaneci - a ginasta do 10 perfeito em Montreal 1976, que ainda se arriscou no samba durante uma edição do programa. Em 2017 os canais sofreram mudanças no conteúdo: o sportv passou a exibir programação focada totalmente no futebol, enquanto a exibição de outros esportes ficou com os canais sportv 2 e sportv 3. Pouco depois, em 2018, o sportv estreou uma nova programação, que incluía o programa Baú do Esporte (relembra momentos e personagens que entraram para a história do esporte mundial), trocas no comando do Redação Sportv e Seleção Sportv, além de estrear novos cenários para seus programas.
   

Em 2019 o canal estreou em sua grade de programação o Boleiragem, um programa com elenco formado 100% por ex-jogadores, para levar toda essa experiência de quem viveu grandes momentos em campo para quem deseja análises e conversas técnicas e descontraídas após cada rodada. Após ter sido usado temporariamente para a cobertura de jogos da Copa do Mundo de 2014 e 2022, o sportv resolveu lançar em 2023 o Sportv 4K para transmissões com resolução 4k (com melhor qualidade de imagem e som) com exibição ocasional de competições esportivas de maior importância e de alguns jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol.
  

Com mais de 30 anos de uma rica história esportiva e jornalística, o sportv comemora por ser o primeiro canal no Brasil a transmitir o Mundial Feminino de futebol, por ser pioneiro ao mostrar ao país as Paralimpíadas, e por acompanhar e imortalizar em suas telas o surgimento de ídolos e fenômenos como Usain Bolt e Michael Phelps, a consolidação de Gustavo Kuerten como número 1 do tênis mundial, Daiane dos Santos como campeã do mundo na ginástica, o primeiro gol de Neymar como profissional, o gol 1.000 de Romário e a tragédia da Chapecoense. Histórias, fatos e grandes momentos que marcaram a trajetória de sucesso do canal. Por tanto, para se informar, se emocionar e se entreter, se liga no sportv. Afinal, se “tá no coração, tá no sportv”.
  

A evolução visual 
A identidade visual do canal passou por remodelações ao longo de sua história. A primeira delas aconteceu em 1995 quando o canal Top Sport foi rebatizado para sportv. Pouco depois, em 1996, o sportv apresentou um novo logotipo com o famoso retângulo azul e vermelho, que ficaria associado à marca por 25 anos. Esse logotipo foi sendo apenas modernizado, até que em 2017 adotou tons de azul e vermelho mais mais claros e chamativos. No final de 2021, em comemoração aos 30 anos de sua fundação, o canal remodelou radicalmente seu logotipo - aposentando o famoso retângulo azul e vermelho - que apresentou um visual mais leve e pulsante, como é a emoção que o esporte proporciona.
   

O novo logotipo - que também pode ser aplicado em um fundo azul-marinho - valoriza o “S”, que passa também a aparecer sozinho em algumas ocasiões, em especial nas áreas onde há limite de espaço e nos ambientes digitais.
  

Os slogans 
Tá no coração, tá no sportv. (2021) 
Somos todos campeões. (2015) 
É campeão. (2005) 
O canal campeão. (1995)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 10 de novembro de 1991 
● Criador: Globosat 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Globo Comunicação e Participações S/A 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: João Roberto Marinho 
● Diretor geral: Gustavo Maria 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 30 milhões 
● Presença global: 25 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Canal de TV a cabo 
● Principais produtos: Transmissões ao vivo, programas e documentários esportivos 
● Concorrentes diretos: ESPN, Band Sports, TNT Sports e CazéTV 
● Slogan: Tá no coração, tá no sportv. 
● Website: ge.globo.com/sportv/ 

A marca no mundo 
Com mais de 30 milhões de assinantes, os canais sportv apresentam uma programação diversificada que inclui cobertura de competições nacionais e internacionais, programas de debate esportivo, notícias, entrevistas e análises. Com mais de 2.000 eventos esportivos transmitidos por ano, o sportv é líder de audiência entre os canais esportivos e um dos 10 mais vistos no segmento de TV por assinatura no Brasil. O sportv também está disponível para assinantes do Globoplay em alguns países da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. 

Você sabia? 
Desde 2019 o sportv mantém o projeto Doe Gols, que transforma cada rede balançada (gol) no Brasileirão da Série A em pares de tênis para crianças carentes. Até 2023 já foram distribuídos mais de 7.600 pares de calçados.  
Vale ressaltar que em tempos de grandes competições esportivas, como por exemplo, os Jogos Olímpicos, o canal oferece o sportv 4, para transmissões ao vivo durante o dia inteiro. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Época, Isto É Dinheiro, Exame e Veja), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 26/7/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário