29.5.06

ROTO-ROOTER


Desenvolver e oferecer serviços de limpeza técnica industrial, desentupimentos e destinação de resíduos com a mais alta tecnologia e voltados para trabalhos em prol do meio-ambiente, objetivando exceder a satisfação dos clientes é a principal missão da tradicional ROTO-ROOTER. Por isso, milhões de clientes no mundo estão em boas mãos quando o assunto é desentupimento e limpeza de fossas. Assim, seus problemas de entupimentos acabam na ROTO-ROOTER. 

A história 
Samuel Oscar Blanc era um vendedor de produtos de eixos flexíveis (como cabos para velocímetros). Como ele costumava ter sempre em mãos alguns eixos e cabos, quando os drenos ou esgotos de seus amigos entupiam, estes o procuravam. No final dos anos de 1920, após passar um dia inteiro ajudando ao seu filho (Milton) desentupir um dreno fortemente entupido em seu apartamento Samuel concluiu que devia haver uma melhor forma para desentupir canos. Com esta motivação, em 1933, ele criou uma engenhoca de aparência estranha e curiosa utilizando madeira, rodas de uma carroça, transmissão e um motor de 1/6 cv de uma máquina de lavar-roupa Maytag assim como outras partes elétricas e cabo de aço de 3/8" de espessura, desenvolvendo assim uma máquina que manteria girando o cabo de aço flexível. Ao anexar uma combinação de lâminas especiais ou de “facas” afiadas na frente do cabo giratório, ele conseguia manusear o cabo para cortar obstruções dentro dos canos. A nova máquina rotativa (“Roto”) era tão eficiente em cortar raízes (“Roots”) do interior das tubulações, que a esposa de Samuel, a Sra. Lettie Jensen, batizou aquela geringonça de “Máquina Roto-Rooter” (em inglês Roto-Rooter Machine).


Desempregado durante a Grande Depressão que assolou os Estados Unidos no início da década de 1930, Samuel resolveu fabricar e vender seu invento. Cada uma dessas máquinas era comercializada por US$ 250. Finalmente, em 1935, ele fundou a ROTO-ROOTER CORPORATION na cidade de Des Moines, estado americano do Iowa, prestando serviços de desentupimento de encanamento, além de limpeza (como secagem de carpetes e tapetes). Foi uma revolução. Afinal, a ROTO-ROOTER garantia os resultados de seus serviços sem ter que escavar ou quebrar nada. Essa inovação moderna foi um conceito tão revolucionário na época que a ROTO-ROOTER, como forma de comunicação, apresentou uma ilustração de um monte de terra sobre um cano de esgoto recentemente escavado com a legenda: “Por que colocar uma cova no seu quintal?”. Inicialmente a empresa atendia as regiões nordeste e meio-oeste do país. Neste mesmo ano surgiram as franquias da marca, especializadas no desentupimento de tubulações.


As primeiras propagandas da marca eram feitas em seus próprios veículos de serviços que sustentavam o slogan: “Roto-Rooter’s patented cutting blades slice through roots and cut them away...Razor-Kleen!” (em português algo como “Lâminas de corte patenteadas da Roto-Rooter deslizam através de raízes e cortam elas fora...Razor-Kleen!”). Em 1939, depois que sua máquina de limpeza de esgoto se mostrou bem-sucedida, Sam Blanc projetou e construiu um modelo menor que operava com o mesmo princípio, mas que podia limpar e desentupir ralos de banheiro, da pia da cozinha e da lavanderia. Também projetou uma versão muito maior da máquina chamada Roto-Rooter Royal, que tinha que ser rebocada por um caminhão e apresentava um motor a gasolina de 10 hp. Era capaz de limpar grandes tubulações industriais e municipais de esgoto. Nos anos seguintes a empresa se expandiu internacionalmente, começando pelo mercado canadense, e posteriormente países da Ásia, Europa e América do Sul. Em 1980 a família Blanc vendeu a empresa para a Chemed Corporation, localizada na cidade de Cincinnati. Foi nesta década que os técnicos da ROTO-ROOTER começaram a dar garantia por escrito pelos serviços prestados, e muitos de seus franqueados começaram a oferecer serviços de emergência 24 horas por dia. Nesta época a empresa prestava uma infinidade de serviços residenciais como instalação, reparo e recolocação de esgotos e drenos, chuveiros, cubas, encanamentos, máquinas de lavar louça, calefatores de água e tanques.


Em 2010, a empresa lançou na América do Norte, o programa ROTOGreen, que previne, detecta e conserta vazamentos e canos, além da utilização de produtos ecológicos, promovendo assim um consumo mais consciente da água e evitando contaminação de rios, lagos e oceanos, deixando também os ambientes residenciais (banheiros e cozinha) e até mesmo industriais livres de contaminação. No mês de dezembro de 2017, a marca lançou um comercial de TV que introduziu um novo slogan, “We Do Both”, para explicar ao público que a ROTO-ROOTER realiza reparos de canalizações e limpeza de danos causados pela água. Hoje em dia a empresa mantém uma planta de produção, que produz ferramentas, máquinas, cabos e lâminas da ROTO-ROOTER para a indústria de encanamentos e limpeza de esgotos. A empresa também produz duas linhas de produtos comerciais de tratamento de esgotos.


Já no Brasil a empresa está presente no Rio de Janeiro desde 1952 quando o americano Weldon Baker decidiu abrir uma filial da ROTO-ROOTER para vender máquinas de desentupimento. Porém, as máquinas encalharam, e para pagar as contas, ele passou a usá-las para oferecer serviços hidráulicos. A ideia deu resultado, aos poucos a demanda foi se tornando muito grande e ele passou a contratar funcionários para auxiliá-lo no serviço. Com o tempo, o negócio ia tão bem que a filial brasileira resolveu oferecer seus serviços em São Paulo (1972), Paraná (1974), Espírito Santo (2010) e Maranhão (2011), executando desentupimentos residenciais, industriais e comerciais, limpeza técnica industrial e a destinação de resíduos. Atualmente a ROTO-ROOTER com modernos equipamentos de alta qualidade e profissionais técnicos extremamente especializados nas mais variadas funções de desentupimentos, também oferece serviços de hidrojateamento, dedetização, desratização, limpeza de fossas e caixas d’água, dentre outros, com a garantia e eficiência que somente uma empresa pioneira no segmento tem capacidade.


O famoso jingle 
Na América do Norte dificilmente alguém não conheça a ROTO-ROOTER e seu pegajoso (nos ouvidos) jingle. Criado em 1954, foi com esse jingle que a marca ficou extremamente conhecida: “Call Roto-Rooter, that’s the name, and away go troubles down the drain” (algo como “Chame Roto-Rooter, esse é o nome, que problemas vão pelo ralo”), imortalizado na inconfundível voz de Tom Fouts, mais conhecido como Capitão Stubby, da banda humorística de country Captain Stubby and the Buccaneers. Acompanhe abaixo a letra original do jingle: 

Roto-Rooter is quick first aid/for clogs, sewers and stopped up drains 
The wonderful Roto-Rooter machine/twists and turns and shaves lines clean 
Call Roto-Rooter, that's the name/and away go troubles down the drain 
Roto-Rooter/Roto-Rooter 
Call Roto-Rooter, you will see/how quick your drains are trouble free


Jingle este que mais tarde ganharia sua versão em português, não menos famosa: “Não se preocupe, não demora. Chame Roto-Rooter este é o nome. E a sujeira descerá pelo cano”.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. Até 1940, os franqueados eram livres para utilizar o nome ROTO-ROOTER, não tendo nenhuma padronização de imagem visual. Porém, com a chegada da concorrência tentando se aproveitar da competência da marca, a empresa resolveu lançar um logotipo padronizado no mês de novembro de 1940, obrigatoriamente adotado por todos os franqueados. Em 1953 a marca apresentou um novo logotipo que incorporava um cano de esgoto estilizado em seu design. Esse logotipo passou por uma pequena atualização (as cores mudaram de preto e vermelho para azul e vermelho). Nos anos de 1980, o logotipo passou a adotar somente a cor azul com uma nova tipografia de letra.


Na década de 1990, um logotipo mais moderno foi adotado, com a palavra ROTO escrita em vermelho. Pouco depois, em 1996, a tipografia da letra foi levemente alterada.


Os slogans 
We Do Both. (2017) 
Roto-Rooter, that’s the name, and away go troubles down the drain. (1954) 
Chamou, Desentupiu. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1935 
● Fundador: Samuel Oscar Blanc 
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Roto-Rooter Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Chemed Corporation) 
● CEO: Spencer Lee 
● Presidente: Thad Reinhard 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Franquias: + 600 (somente América do Norte) 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Serviços de manutenção 
● Principais produtos: Desentupimento e lavagens de fossas 
● Concorrentes diretos: ServiceMaster, Mr. Rooter, Unicco Service, Lennox e Higitec (Brasil) 
● Ícones: O famoso jingle 
● Slogan: We Do Both. 
● Website: www.rotorooter.com.br 

A marca no mundo 
A ROTO-ROOTER, maior desentupidora da América do Norte, está presente através de 110 filiais e 500 franquias, servindo aproximadamente 90% da população americana e 40% do mercado canadense. Há franquias estabelecidas em mercado importantes como Japão, Filipinas, Hong Kong, China, Indonésia, África do Sul e Singapura, além do Brasil. A empresa também fabrica ferramentas, máquinas e produtos para a indústria de limpeza e desentupimento. A ROTO-ROOTER leva sua garantia pioneira em desentupimento a todos os ambientes, sejam eles residenciais, comerciais, órgãos governamentais, prédios, escolas, hospitais, e até plataformas petrolíferas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Isto é Dinheiro, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/8/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário