21.5.06

SCOTCH-BRITE™


A marca Scotch-Brite™, mais conhecida por suas tradicionais esponjas multiuso verde e amarela, têm seus produtos utilizados para limpar superfícies em residências, estabelecimentos de alimentação e até mesmo na indústria, sempre proporcionando aos consumidores soluções inovadoras e de primeira qualidade quando o assunto é remoção da sujeira com extrema eficiência. Portanto, com os produtos Scotch-Brite™, banheiros, cozinhas, paredes e chão estão sempre limpos e brilhantes. 

A história 
A marca Scotch-Brite™, que ficaria famosa e revolucionaria o mercado com suas tradicionais esponjas de limpeza, foi criada pela renomada empresa 3M (conheça essa outra história aqui) e introduzida pela primeira vez no mercado americano em outubro de 1958 com o nome de Scotch-Brite™ Floor Cleaning Pads, utilizando tecnologia inovadora e exclusiva para ser utilizada em limpezas de pavimentos. O primeiro produto da marca nada mais era que um disco de flanela para ser utilizado em enceradeiras para limpar, remover e polir pisos, inicialmente direcionado para uso industrial. Pouco depois, ainda este ano a empresa introduziu no mercado a esponja doméstica para limpeza multiuso, produto pela qual ficaria mais conhecida. No ano seguinte seus produtos já estavam à disposição de todos os consumidores americanos.
  

Os produtos obtiveram um grande sucesso em pouco tempo de mercado e passaram a ser um dos preferidos quando o assunto era limpeza pesada, tanto na área industrial como doméstica, onde as donas de casa conseguiam um resultado muito mais rápido, desde a limpeza diária às manchas mais difíceis. Com o decorrer dos anos, além da marca Scotch-Brite™ ser lançada em outros países, novos produtos foram surgindo, como por exemplo, em 1964 quando foram introduzidos os discos para pavimentos mais grossos, seguidos da linha feita em poliéster no ano de 1967, o Super-High Speed (para enceradeiras de alta velocidade) no ano de 1983, as tradicionais esponjas coloridas nas cores laranja e branca e laranja e verde em 1992. No ano seguinte surgia a Scotch-Brite™ Never Rust’, uma esponja fabricada com plástico reciclado procedente do vasilhame de bebidas.
   

Quatro anos mais tarde foi introduzida a linha One Premium, direcionada para o mercado europeu. Com a chegada do novo milênio ocorreu o lançamento da linha de limpeza com a marca Scotch-Brite™ que incluía os panos multiuso reutilizáveis de limpeza (que combinam o poder das fibras hidrófilas para uma melhor absorção de líquidos, com o das fibras lipófilas que absorvem as gorduras sem deixar rastro), luvas de borracha, rolo adesivo (a melhor maneira para remover pelos e sujeiras de tecidos), filtros para coifas, baldes (com mecanismo que separa a água suja da limpa), vassouras, rodos e até pás de lixo. Além disso, introduziu a linha de Acessórios Design (composta por rodinho, escova limpa limo, escova sanitária e escova para tarefas leves), que apresentava conceitos inovadores nos quesitos praticidade, ergonomia e beleza.
  

As tradicionais esponjas também ganharam outras versões como a Salva-Unhas (com inovador formato que protege as unhas do atrito nas tarefas mais difíceis de limpeza), Limpeza de Banheiro (ideal para limpar louças sanitárias e esmaltados sem riscar), Microcápsulas (que libera um delicioso aroma de limão, além de ser resistente a muitas lavagens sem deixar resíduos nas louças e panelas), Antiaderente (que limpa sem riscar os materiais mais delicados, como a superfície antiaderente das panelas, acrílicos, cristais, pratarias, porcelanas e vidros), Esponja Mágica (desenvolvida para limpar sujeiras difíceis como giz de cera e lápis de cor em paredes, manchas em vidros e espelhos, resíduos de sabão em azulejos e muito mais), além da esponja com ação antibactericida que combate o desenvolvimento e proliferação de germes e bactérias.
   

Entre as recentes inovações lançadas pela marca estão: Scotch-Brite™ Dobie, uma esponja de malha branca de náilon/poliéster desenvolvida para limpar (mesmo nos lugares mais difíceis) sem riscar, como superfícies antiaderentes, porcelanas e produtos esmaltados; Scotch-Brite™ Greener Clean, uma esponja 100% de fibras feitas de plantas e altamente absorvente; a esponja hexagonal (um formato inovador no segmento) que apresenta um lado amarelo com a mais recente tecnologia de limpeza e um lado cinza que remove partículas finas e gorduras; e o limpador spray Scotch-Brite™ Brilha Inox, indicado para manter o brilho de peças de aço inox, alumínio, cromadas, esmaltadas, de cerâmica e madeira envernizada.
   

No Brasil, onde as esponjas multiuso da marca (nas cores verde e amarela) foram lançadas no mercado em 1961, a Scotch-Brite™ oferece a esponja para banheiro (cor verde); esponja não risca (cor laranja); a esponja Extrema (cor roxa), indicada para limpeza pesada e produzida com exclusivo sistema de fibras ultra fortes e partículas especiais de limpeza. rolo adesivo (para retirar pelos de tecidos); a esponja para louças delicadas (cor azul); esponja antiaderente, utilizada para limpeza de louças e panelas com revestimento antiaderente; escovas sanitárias; panos multiuso (incluindo para chão); luvas de borracha; e rodinhos de pia; que oferecem qualidade e eficiência durante a limpeza.
   

Já em 2020, pensando em facilitar a remoção de sujeiras e outros resíduos, como também oferecer eficiência e higienização durante a limpeza da casa, inclusive auxiliando no combate aos micro-organismos similares ao causador da COVID-19, a marca Scotch-Brite™ apresentou ao mercado brasileiro o desinfetante multiuso, ingressando assim em uma nova categoria de produto.
   

Atualmente, todos os produtos que levam a marca Scotch-Brite™ são amplamente reconhecidos pelas características de inovação e qualidade e foram desenvolvidos para oferecer benefícios como facilidade e eficiência na limpeza do lar e outros ambientes.  Afinal, a Scotch-Brite™, que há mais de 60 anos traz experiência em limpeza e soluções inovadoras para eliminar sujeiras, entende que limpar é uma tarefa árdua e ninguém quer gastar o precioso tempo livre esfregando e limpando para conseguir um ambiente relaxante.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos, a identidade visual da marca sofreu algumas remodelações, chegando a conter, durante décadas, a caricatura de uma simpática dona-de-casa estilizada chamada Dolly acompanhada de um sol. Em 2008, quando a marca completou 50 anos, ocorreu uma renovação do logotipo, no qual o sol perdeu importância sendo reduzido a poucos raios e a fonte de letra foi modernizada. Essas mudanças faziam parte de um conjunto de ações que visavam o rejuvenescimento da marca. A última remodelação ocorreu em 2019 e foi radical: o logotipo se tornou redondo (mas manteve o fundo verde), uma nova tipografia de letra foi adotada e os raios de sol foram substituídos por um leve círculo amarelo, representando o Astro Rei.
   

Os slogans 
Clean Changes Everything. (2020) 
Scrubs Fast. Rinses Clean. (2017) 
Turn “To-Do” into “Ta-dah”. (2015) 
Clean Feels Good. (2014) 
Rethink Your Routine. (2012) 
Get it done right. 
Smart choices for your kitchen. 
Clean Smart. Clean Brite. 
Scotch-Brite™, limpia mejor dura mucho más. (México) 
Limpar muda tudo. (2020, Brasil) 
Scotch-Brite™ dura mais e limpa melhor. (Brasil) 
Na hora de limpar, vai de Scotch-Brite™! (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1958 
● Criador: 3M Company 
● Sede mundial: Maplewood, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: 3M Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Mike Roman 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza e higiene 
● Principais produtos: Esponjas, escovas sanitárias e panos multiuso 
● Concorrentes diretos: Swiffer, Brillo, Mr. Clean, S.O.S., Spontex, Ypê, EsfreBom, Assolan e Bombril 
● Ícones: As esponjas dupla face na cor verde e amarela 
● Slogan: Clean Changes Everything. 
● Website: www.scotch-brite.com.br

A marca no mundo 
Atualmente a completa linha de produtos da marca Scotch-Brite™, incluindo as esponjas número um do mercado americano e outros itens como escovas sanitárias, panos multiuso, rodos, luvas, baldes, vassouras e produtos para cuidados com o chão, parede, louças e superfícies delicadas, é comercializada em mais de 80 países ao redor do mundo. O Brasil é o segundo maior mercado da Scotch-Brite™ no mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 


Última atualização em 15/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário