Saborear os sorvetes da LA BASQUE é sentir gosto de qualidade. Os ingredientes que fazem tanto sucesso incluem creme de leite, manteiga e gostosuras como amêndoas e pistaches importados, chocolates, frutas, nozes e coberturas especiais, resultando em sorvetes com textura e consistência inigualáveis e sabores incomparáveis, que conquistaram milhares de fãs. Por isso, a LA BASQUE é por mais de quatro décadas o sorvete Premium do Brasil.
A história
A LA BASQUE foi fundada no mês de novembro de 1980, na cidade de Campinas, interior de São Paulo, por Aloysio de Andrade Faria, banqueiro paulista e então proprietário do Banco Real (que seria vendido ao holandês ABN Amro em 1998), com a intenção de produzir no Brasil um sorvete de altíssima qualidade, que, mesmo industrializado, conservasse características artesanais, semelhante aos melhores sorvetes do mundo, classificados como “Super Premium”. Ele resolveu criar a marca porque, como apaixonado por sorvetes, não conseguia encontrar no mercado brasileiro produtos de alta qualidade. Investindo pesadamente no novo negócio, chegou a contratar um técnico americano que criou a fórmula original do sorvete, rico em sua composição, originando um sabor único, consistência e textura especiais, e promovendo misturas que agradassem ao paladar do brasileiro.
A LA BASQUE foi inspirada em uma marca de sorvete americano que não existe mais, chamada Howard Johnson (sim, a mesma da famosa rede de hotéis, conheça essa história aqui), que foi pioneira no mercado ao criar 30 sabores diferentes. Já o nome foi inspirado na região do País Basco, situada no extremo norte da Espanha e no extremo sudoeste da França, que conta com uma gastronomia bem conceituada. A primeira proposta para distribuir os produtos diretamente ao consumidor final surgiu com a inauguração de sua primeira loja própria, em São Paulo, no mês de maio de 1981. No mesmo ano foi aberta a primeira franquia na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, dando início ao crescimento da marca para fora do estado de São Paulo. Em 1982, na trilha de sucesso de suas primeiras lojas, foi inaugurada a segunda loja própria também em São Paulo.
Nas décadas seguintes a LA BASQUE, que adotou o slogan “O melhor sorvete que existe”, aumentou sua linha de produtos, que além do tradicional sorvete super premium (cremoso e rico em proteínas), passou a incluir a linha sorbet (sorvetes elaborados com sucos e polpas de frutas naturais, apresentando menos calorias e livres de gordura e colesterol), no fat (sorvetes à base de iogurte desnatado), light (combinação perfeita da riqueza e da cremosidade dos sorvetes da marca, porém com qualidades nutricionais saudáveis, onde a gordura foi substituída por proteína de soro e o açúcar por sorbitol, resultando em um produto com baixo colesterol e com 50% das calorias dos sorvetes comuns), Picolé de frutas (refrescante e a base de água e suco de frutas, sendo perfeito para os dias mais quentes), Pic Basque (picolés Premium, cremosos por dentro e com uma casquinha de chocolate por fora) e Cone Basque (sorvetes em casquinhas).
No Rio de Janeiro, os sorvetes LA BASQUE foram comercializados por mais de 20 anos, com o nome BABUSKA. Em outubro de 2004, houve a troca de nome para LA BASQUE, como já era conhecido em todo Brasil. Foi neste mesmo ano que a marca se tornou pioneira no país ao introduzir o sorvete Light Menta com Fibras, o primeiro com menos calorias e rico em fibras solúveis do mercado. Com o surgimento de várias marcas de sorvetes premium e o ingresso de tradicionais marcas internacionais, a LA BASQUE, que chegou a ter quase 50 lojas no país, se viu em uma situação delicada, com queda nas vendas e imagem ultrapassada, sendo obrigada a fechar quase metade de suas lojas.
Em 2007, um novo executivo assumiu a empresa promovendo um amplo processo de rejuvenescimento da marca e sua linha de produtos, além de promover mudanças nos ambientes e visuais das lojas. Entre elas o “Mix do Café”, espaço aconchegante e exclusivo dentro de suas lojas, assinado em parceria com a marca de café italiana Illy (conheça essa história completa aqui), que criou uma opção para aqueles que, em outras estações do ano, trocam o sorvete por uma bebida quentinha, inclusive com sorvetes, salgados e doces. Além dos sorvetes, o cliente podia escolher em suas lojas entre onze sobremesas, incluindo o tradicional petit gâteau de chocolate com sorvete de creme, brownie com sorvete de baunilha e o waffle com calda quente, marshmellow e sorvete. Também marcavam presença milkshake, sundae e banana split. Além disso, começou a ampliar, mesmo que timidamente, a presença de seus sorvetes no varejo, como em restaurantes, bares e supermercados.
Nos anos seguintes a LA BASQUE começou a mudar sua estratégia, focando seus esforços em ampliar os pontos de venda em restaurantes, bares, supermercados e mercearias, em detrimento as lojas próprias. Além disso, ampliou sua linha de produtos, como por exemplo, em 2014 quando a marca lançou no mercado a Linha Especial La Basque, desenvolvida para agradar aos paladares mais exigentes e ousados através de sabores como Tiramisú, Chocolate Belga, Iogurte com calda de amora, Macadâmia Glaceada e Cheesecake com calda de framboesa.
Nos últimos anos a LA BASQUE continuou priorizando a ampliação de pontos de venda no varejo (especialmente em supermercados, padarias e mercearias), fechou praticamente todas as suas lojas próprias, investiu ainda mais no setor de food service (restaurantes, bares e hotéis) com a expansão da linha Profissional, lançou novos sabores e receitas, além de renovar (desde o design ao visual) e diversificar suas opções de embalagens, como por exemplo, com o copinho de 140 ml.
Para que um sorvete eleve-se com maestria a cada nota de sabor, é necessário expertise. E isso a brasileira LA BASQUE tem de sobra. Afinal, foi a marca que inaugurou no Brasil uma cultura de sorvetes sofisticados e de altíssima qualidade. Desde então, impressionou com deliciosos sabores que vão do clássico Vanilla, passando pelo verdadeiro Pistache, o irresistível chocolate com amêndoas até o icônico Menta Choc Chip.
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por sutis alterações, adquirindo uma imagem mais moderna e com forte personalidade, mas sempre mantendo a arquitetura original.
Autêntico desde 1980.
O melhor sorvete que existe.
The Premium Ice Cream.
● Origem: Brasil
● Fundação: 1980
● Fundador: Aloysio de Andrade Faria
● Sede mundial: Campinas, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: La Basque Alimentos Ltda.
● Capital aberto: Não (subsidiária do Conglomerado Alfa)
● Presidente executivo: Beny Fiterman (Conglomerado Alfa)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 200
● Segmento: Sorvetes
● Principais produtos: Sorvetes e picolés
● Concorrentes diretos: Gelato Diletto, Häagen-Dazs, Ben & Jerry’s, Rochinha, Freddo, Bacio di Latte, Magnum e Nestlé Gelato
● Slogan: Autêntico desde 1980.
● Website: www.labasque.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a LA BASQUE disponibiliza uma ampla linha de sorvetes, nas apresentações massa (regular e light) e picolé (regular), nos mais selecionados e variados sabores (são aproximadamente 25 ao todo), que podem ser encontrados em mais de 3.000 pontos de vendas em vários estados brasileiros. A LA BASQUE é de propriedade do Conglomerado Alfa, um grupo composto por empresas atuantes em diversos segmentos, como o financeiro (Banco Alfa), agronegócios, bebidas (água mineral Águas da Prata), materiais de construção (a rede C&C), comunicação (rádio Transamérica) e hoteleiro (rede de hotéis Transamérica).
Você sabia?
● A LA BASQUE também produz uma linha popular (formulação diferenciada, mas de muita qualidade) com a marca Baden Baden, que oferece embalagens de 10 litros (a granel) e potes de 2 litros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/10/2022
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
boa noite , sou consumidora la basque , relamente é o melhor sorvete , estou enviando uma sugestão , gostaria de ver la basque em picolé tbm nos mercados e hipermercados seria muito bom , pois sei q ja existem de outras marcas .
ResponderExcluirÈ um grande prazer falar com vocês da la basque .
atenciosamente
lau
Ola, procurando por franquia de sorveteia cheguei aqui, gostaria de receber informaçoes,
ResponderExcluirMeire
Ola,eu tambem estou procurando por franquia de sorveteia cheguei aqui, gostaria de receber informaçoes,
ResponderExcluirSou mais uma interessada, mas pelo jeito vale a pena agendar uma visita a fábrica em Campinas.
ExcluirEU trabalhei na sorveteria la basque.foi a melhor época da minha vida!!
ResponderExcluirNão existe sabor melhor!!
Sorvetes finos LA BASQUE.
Eu tbm Andreia aqui em salvador há anos meados de 1988 no porto da Barra 71999222230
ExcluirCara.....cada um, deve ser a tal inclusão digital!
ResponderExcluirmas que povo burrinho hein?vcs sabem ler? ''O Mundo Das Marcas não é associado ou representa qualquer das marcas citadas.'' isso quer dizer que não adianta pedir informações sobre franquia,ou seja lá o que for suas bestas!prestem atenção porra!
ResponderExcluirNossa que falta de educação! Tá nervoso vai pescar
ExcluirEsse choco chip é o melhor que existe. Bate qualquer Häagen-Dazs da vida.
ResponderExcluirTrabalhei na lá basque aqui em salvador anos 80 tinha uma sorveteria em frente porto da Barra, ótimos sorvetes
ResponderExcluirSou viciada nos sorvetes La Basque, mas tenho um comentário a fazer sobre o sabor "pistache". Confesso que é beeeem diferente do que imaginei, achei super aguado, não dá pra sentir sequer o gosto forte do "pistache" que tanto amo, não compraria novamente. A cor dele poderia ser mais verdinho. Sinceramente, têm uma sorveteria perto da minha casa que eles vendem potes de sabor pistache que dá de 1000 a zero pro Lá Basque. Fiquei decepcionada, afinal é caríssimo, mas esse sabor não compro novamente muito fraquinho.O sem marca é beeeem verdinho,a pistache bem moída e o sabor explode na boca. Acho que deveriam estudar mais sobre o sabor em questão, afinal todos os outros eu amooo, especialmente o macadâmia. Gostaria de saber se existem lojas que vendem "segunda linha", com pequeno defeitinho,pode me dizer onde em SP? Grata
ResponderExcluir