20.6.06

AQUAFINA


Se você acredita no ditado que diz “água é tudo igual”, é porque, muito provavelmente não conheça a marca AQUAFINA, que em pouco menos de duas décadas se tornou uma das líderes do enorme mercado americano. E conquistou essa posição de liderança através de um posicionamento forte, um marketing agressivo e inovações em um segmento que poucos tentaram ousar. 

A história 
A história da marca começou quando a Pepsi Company resolveu ingressar no milionário e promissor segmento de águas purificadas engarrafadas no mercado americano. Foi então, que no ano de 1994 introduziu em forma de teste de mercado na cidade de Wichita, estado americano do Kansas, a marca de água purificada AQUAFINA, depois de desenvolver um processo exclusivo de purificação batizado HydRO-7™, que incluía sete processos, entre os quais filtragem de carvão ativado, osmose reversa e ozonização para remover todas as impurezas contidas na água. O sucesso e a receptividade dos consumidores foram tão grandes, que em menos de três anos, o produto já estava disponível nacionalmente nos Estados Unidos. O rótulo da nova água purificada tinha a imagem de uma montanha estilizada, remetendo a pureza das águas encontradas nessas regiões. A internacionalização da marca AQUAFINA começou em 1999 quando a empresa lançou o produto no mercado indiano, seguido da introdução da água no Canadá, Líbano, Vietnã, Paquistão, Arábia Saudita e Turquia. No ano seguinte AQUAFINA já figurava entre as dez marcas de águas engarrafadas mais vendidas do competitivo mercado americano.


A linha de produtos começou a ser expandida em 2002 com o lançamento da AQUAFINA ESSENTIALS, uma água purificada enriquecida com nutrientes (entre eles cálcio e Vitamina B), e disponível em vários sabores de frutas como tangerina, abacaxi, melancia, wild berry, entre outros. No ano seguinte, AQUAFINA finalmente conquistou a posição de liderança no enorme mercado americano, tornando-se assim a água purificada mais vendida. Pouco depois, em 2005, a marca introduziu no mercado dois novos produtos: AQUAFINA SPARKLING, água gaseificada sem calorias e carboidratos disponível em dois sabores (framboesa e cítrico); e AQUAFINA FLAVOR SPLASH, uma linha de água sem gás com sabores de frutas como uva, limão, framboesa, morango com kiwi, manga com pêssego e wild berry.


Em 2007, depois de perceber que as pessoas associavam AQUAFINA à pureza, uma característica também procurada nos produtos de limpeza facial, a marca resolveu ingressar, através de licenciamento, em uma nova categoria de produtos com o lançamento de uma linha de cosméticos. Com o slogan “Aquafina acaba com a sede para fazer seu corpo feliz”, a marca lançou uma completa linha que inclui espuma de limpeza, hidratante facial em spray, batom para hidratação labial e um esfoliante facial, uma extensão natural da linha de águas e suas características puras e hidratantes. Ainda neste ano a marca introduziu no mercado um novo produto chamado AQUAFINA ALIVE (também comercializada como AQUAFINA PLUS+), uma água enriquecida com vitaminas de baixa caloria disponível em sabores como laranja, limão, romã e manga com pêssego. Em 2009, a marca apresentou a Eco-Fina, uma nova garrafa de PET ultraleve (pesando apenas 10,9 gramas) com apelo “totalmente verde”.


Além disso, a embalagem com 24 garrafas é feita de plástico termoencolhível, eliminando a necessidade de utilização da chapa base de papelão ondulado, usada anteriormente. Essa mudança resultou na economia de 9 mil toneladas de papelão. Com esse lançamento, a AQUAFINA atingiu o objetivo do “tripé do design sustentável”: uma garrafa com melhor imagem, melhor funcionalidade e melhor para o meio ambiente. Mais recentemente, a marca lançou uma nova linha de águas gaseificadas com sabores de frutas (AQUAFINA SPARKLING), vendidas em latas, trazendo aos consumidores uma opção de hidratação naturalmente adoçada. Atualmente as linhas de águas AQUAFINA estão disponíveis em vários tamanhos de embalagens, como por exemplo, 500 ml, 1 litro, 1.5 litros e 2 litros.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Sempre mantendo como ícone central uma montanha estilizada, para demonstrar a pureza da água, a primeira modificação ocorreu em 2004. Já em 2016 a marca alterou radicalmente seu logotipo, que adotou uma nova tipografia de letra e se tornou mais simplificado e elegante.


Além disso, a marca apresentou novas garrafas (imagem à direita) com um design mais limpo, moderno e com um formato mais ergonômico.


Os slogans 
For happy bodies. (2015) 
Make your body happy. (2007) 
Pure water. Perfect taste. (2007) 
Make your body happy. Drink more water. (2005) 
So pure, we promise nothing. (2003) 
Every part of your body needs pure water. (2000) 
The purest part of you. 
Nothing but pure refreshment. 
Purity Guaranteed.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1994 
● Criador: PepsiCo. 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PepsiCo., Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Indra Nooyi 
● Presidente: Keith Reimer 
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Águas minerais 
● Principais produtos: Águas purificadas, gaseificadas e com sabores 
● Concorrentes diretos: Dasani, Nestlé Pure Life, Bonafont, Deja Blue, Poland Spring, Deer Park, Glacéau Smartwater e Fiji Water 
● Ícones: A garrafa PET Eco-Fina 
● Slogan: For happy bodies. 
● Website: www.aquafina.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca AQUAFINA, uma das líderes em vendas no imenso mercado americano (com mais de 8.5% de participação), comercializa sua completa linha de águas purificadas e gaseificadas em mais de 15 países ao redor do mundo, com forte presença na América do Norte, onde a água é produzida em mais de 40 fábricas, além da Índia. A marca é uma das mais valiosas do portfólio da PepsiCo., faturando todos os anos aproximadamente US$ 1.5 bilhões. 

Você sabia? 
A AQUAFINA não é água mineral, em outras palavras, não vem de uma fonte natural. É uma água de torneira (fonte pública) que passa por um rigoroso processo de filtragem e purificação. 
A marca AQUAFINA é patrocinadora oficial das ligas profissionais americanas de beisebol (MLB), futebol (MLS), basquete (NBA) e futebol americano (NFL), além da Federação Americana de Futebol (US Soccer Federation). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/6/2016

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