Como fabricante líder de tecnologia ótica e de precisão digital, a OLYMPUS contribui de forma significativa para a medicina, a ciência e a indústria. Nas mãos de seus clientes, os produtos de alta tecnologia ajudam a tornar as vidas de milhões de pessoas mais saudáveis, mais seguras e mais gratificantes. Desde câmeras digitais, microscópios, binóculos até equipamentos óticos avançados para o setor médico, científico e industrial, a marca OLYMPUS é a mais pura tradução do pioneirismo e alta tecnologia colocada a disposição dos olhos humanos.
A história
A história teve início exatamente no dia 12 de outubro de 1919 quando o advogado Takeshi Yamashita, juntamente com seu amigo Shintaro Terada, primeiro japonês a criar microscópios utilizando técnicas industriais, fundou a empresa Takachiho Seisakusho, que tinha como objetivo principal produzir microscópios e termômetros clínicos. O primeiro microscópio fabricado pela nova empresa foi batizado de Asahi, e apresentado oficialmente no mês de março de 1920, comercializado sob a marca Tokiwa. Com o preço de ¥ 125 ienes (aproximadamente US$ 12.000, em valores atualizados), o modelo foi considerado um produto de alto valor industrial pelo seu preço, sendo o único modelo produzido com bronze de canhão, uma liga de zinco e bronze utilizada na fabricação de canos para canhões. Somente no mês de fevereiro de 1921 a empresa começou a utilizar oficialmente o nome OLYMPUS como marca registrada para seus produtos. O nome “Olympus” foi escolhido como marca porque o monte Olimpo, na mitologia grega, era o lar dos deuses e deusas. Essa marca comercial também trazia a aspiração da OLYMPUS de iluminar o mundo com seus dispositivos óticos.
Pouco depois, em 1923, a empresa vendeu seu negócio de termômetros. A empresa que adquiriu a divisão de termômetros foi autorizada a usar OLYMPUS como sua marca comercial. A maior parte dos recursos dessa venda foi investida no desenvolvimento de novos microscópios. No começo dos anos de 1930, a empresa foi responsável por desenvolver o primeiro microscópio metalúrgico do país. Pouco depois, em 1935, inaugurou o centro de pesquisas óticas, dedicado a criar e desenvolver lentes fotográficas. Com isso, já ano seguinte, lançava no mercado a primeira lente fotográfica (ZUIKO) para a primeira máquina OLYMPUS, chamada Semi-Olympus I. O rápido crescimento da empresa foi interrompido pela Segunda Guerra Mundial. No período do pós-guerra, a OLYMPUS voltou com força total e, em 1948, retomou sua atitude pioneira ao lançar a primeira máquina 35 mm do mercado japonês. Pouco depois, em 1949, o nome da empresa foi alterado para Olympus Optical Co. Ltd. em uma tentativa de melhorar a imagem da corporação. Paralelamente ao desenvolvimento dos microscópios e máquinas fotográficas, a OLYMPUS investiu também em pesquisas para equipamentos de uso médico e científico criando a primeira gastrocâmera (que possibilitava fotografar e examinar o interior do estômago do paciente), em novembro de 1950.
Nos anos seguintes, a OLYMPUS aperfeiçoou sua experiência desenvolvendo produtos para o mercado fotográfico profissional e amador. Com isso surgiram produtos como câmeras compactas, que eram totalmente automáticas; o sistema electrophoresis automático; uma impressora com dispositivo de íon; e um protótipo de estática do transistor de indução. A expansão internacional da marca começou em 1964 com a abertura do primeiro escritório de vendas na cidade de Hamburgo na Alemanha; e continuou em 1968, quando iniciou suas atividades nos Estados Unidos com a formação de uma subsidiária para comercialização de produtos médicos e microscópios, além de câmeras fotográficas. A década de 1970 começou com lançamentos voltados para a área médica, como por exemplo, o primeiro analisador clínico da marca (o Vanox) e um novo modelo de microscópio. Em 1972, a empresa inventou o sistema OM e também foi considerada pioneira no desenvolvimento de câmeras SLRs compactas, abrindo assim um leque para diversas outras empresas fazerem o mesmo.
Os anos de 1980 foram marcados por maciços investimentos no setor médico, que resultaram em produtos inovadores como aparelhos de pré-transfusão, sistemas de teste de sangue e analisador imunológico. Além disso, a OLYMPUS foi responsável, também nesta década, por trazer ao mercado endoscópios, sistema coletor ótico, e pelo desenvolvimento de um reagente que detectava os anticorpos da AIDS – doença tão temida na época. No final desta década, a OLYMPUS experimentou uma nova fase de expansão internacional com a abertura de escritórios de vendas em Miami, voltado para o mercado caribenho e latino-americano, em 1987; e dois anos depois, quando completava 70 anos, com a inauguração de escritórios em Hong Kong, Cingapura e Taiwan, além de fábricas na China e Hong Kong. A década de 1990 foi marcada por inúmeras novidades como as primeiras câmeras digitais, a câmera digital de alta resolução, além do lançamento da mini-televisão. Em 2003, a empresa abriu um novo capítulo em sua história ao adotar o nome OLYMPUS CORPORATION, cujo desejo era criar uma marca corporativa dinâmica com a unificação do nome corporativo e uma marca famosa. Nos últimos anos, a OLYMPUS se concentrou no desenvolvimento da “tecnologia ótico-digital” para maximizar o valor corporativo e tornar-se um dos principais fabricantes desse segmento, especialmente no mercado de equipamentos médicos.
Atualmente a OLYMPUS trabalha com as seguintes divisões de negócios: Divisão de Sistemas Médicos (oferece tecnologias terapêuticas e de diagnóstico de última geração que incluem desde endoscópios a dispositivos elétricos para cirurgia), Divisão de Soluções Científicas (uma vasta gama de instrumentos e serviços inovadores para profissionais das ciências e da indústria, como microscópios para ciências da vida ou tecnologia de testes industriais) e Divisão de Produtos de Consumo (câmeras fotográficas, lentes, sistemas de câmaras sem espelho, gravadores de áudio de elevada qualidade e dispositivos para ditado profissional). Por isso, os produtos premiados da marca japonesa são fundamentais para a detecção, prevenção e cura de doenças, impulsionando a investigação científica e documentando a vida com liberdade artística através de fotografias.
A linha do tempo
1948
● Lançamento da primeira câmera japonesa com obturador de lentes, batizada de OLYMPUS 35.
1952
● Lançamento da OLYMPUS FLEX, câmera fotográfica com lentes reflexivas gêmeas.
1955
● Lançamento de seus primeiros equipamentos de precisão.
● Lançamento da OLYMPUS WIDE, câmera fotográfica com ângulo largo.
1959
● Lançamento da câmera fotográfica OLYMPUS PEN, de meia chapa, com capacidade para tirar 72 fotos.
1963
● Lançamento da OLYMPUS PEN F, primeira câmera do mundo de lente compacta única reflexiva.
1968
● A empresa ingressou no segmento de endoscópios industriais.
1969
● Lançamento do Zuiko Pearlcoder, primeiro gravador microcassete do mundo.
1970
● Ingressou no segmento de análises clínicas com o desenvolvimento do ACA-III, um sistema automático de análise bioquímica.
1972
● Lançamento da M1, uma câmera compacta e leve de lente simples reflexiva. O modelo foi renomeado para OM-1 no ano seguinte.
1978
● Lançamento da câmera fotográfica compacta.
1979
● Lançamento da primeira câmera fotográfica do mundo com proteção de lente deslizante.
1982
● Lançamento de um sistema de endoscopia por ultrassom.
1983
● Lançamento da OLYMPUS AFL, primeira câmera compacta totalmente automática com bateria de lítio.
● Lançamento do PK 7000, um sistema de teste de sangue de transfusão automática.
1986
● Lançamento da primeira câmera fotográfica compacta à prova d’água do mundo.
● Lançamento do disco ótico magnético.
1991
● Lançamento da OLYMPUS STYLUS, câmera fotográfica automática mais leve do mundo na época.
● Lançamento da menor câmera de endoscopia do mundo, a InfinityStylus OTF-F2.
1996
● Lançamento de suas primeiras câmeras digitais chamadas CAMEDIA.
1997
● A câmera digital STYLUS atinge a marca de 10 milhões de unidades comercializadas.
1999
● Lançamento da câmera digital de alta resolução C-2000 Zoom.
● Lançamento dos endoscópios veterinários, ingressando assim em um novo segmento de mercado.
2000
● Lançamento nos Estados Unidos, em parceria com a Polaroid, a G-211 Zoom, primeira câmera digital instantânea.
2001
● Lançamento do gravador equipado com MP3.
2002
● Lançamento de seu primeiro sistema de revelação digital em quiosques.
● Lançamento do VISERA, um sistema de vídeo integrado para endoscopia cirúrgica e exames.
2003
● Lançamento da E-1, câmera digital SLR com sistema intercambiável de lentes.
2004
● Lançamento da OLYMPUS STYLUS VERVE, câmeras digitais com design revolucionário e várias opções de cores.
2005
● Lançamento da primeira câmera digital com corpo resistente ao choque e a profundidades de até 5 metros.
● Lançamento da câmera digital equipada também com leitor de música.
2007
● Lançamento da E-3, câmera digital SLR com o sistema AF mais rápido do mundo na época.
2009
● Lançamento da OLYMPUS PEN E-P1, câmera digital com lentes intercambiáveis.
2012
● Lançamento da OM-D E-M5, concentrando assim todos os seus esforços na sua bem sucedida linha de câmeras sem espelho. Uma das características dessa câmera era sua tela traseira de 3″ e do tipo OLED e que pode ser rebatida tanto para cima quanto para baixo. Além disso, tinha o corpo feito com liga de magnésio totalmente selado, tornando-a especialmente resistente à contaminação de pó e respingos d’água.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo corporativo continha a palavra TOKIWA TOKYO, sua primeira marca comercial. A marca OLYMPUS foi introduzida somente em fevereiro de 1921 juntamente com um novo logotipo, que trazia a palavra TOKYO escrita abaixo do nome. Já o logotipo utilizado de 1970 até 2000, todo em azul, foi projetado para passar a impressão de qualidade e sofisticação. Em 2001, uma linha amarela foi acrescentada abaixo do logotipo. Essa marca é denominada “padrão ótico-digital” e representa a luz e as ilimitadas possibilidades da tecnologia digital. Simboliza a natureza dinâmica e inovadora da tecnologia ótico-digital e a OLYMPUS.
Os slogans
Your Vision, Our Future. (2009)
Capture it all. (2008)
Nothing’s impossible. (2001)
Focus on life. (2000)
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação: 12 de outubro de 1919
● Fundador: Takeshi Yamashita
● Sede mundial: Tóquio, Japão
● Proprietário da marca: Olympus Corporation
● Capital aberto: Sim
● CEO & Presidente: Hiroyuki Sasa
● Faturamento: US$ 7.1 bilhões (2017)
● Lucro: US$ 760 milhões (2017)
● Valor de mercado: US$ 10.1 bilhões (novembro/2018)
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 35.930
● Segmento: Equipamentos óticos
● Principais produtos: Câmeras digitais, microscópios e equipamentos médicos
● Concorrentes diretos: Canon, Nikon, Pentax, Panasonic, Sony, Casio, Fujifilm, Konica Minolta, Karl Storz e Philips
● Slogan: Your Vision, Our Future.
● Website: www.olympus-global.com
A marca no mundo
Atualmente a OLYMPUS, que emprega mais de 35 mil funcionários, está presente em mais de 110 países do mundo, vendendo produtos fotográficos digitais, equipamentos óticos para o setor médico (como endoscópios), científico e industrial, música e áudio (gravadores de voz), mantendo ainda sua tradicional produção de equipamentos óticos analógicos, de câmeras com filme e binóculos. Aproximadamente 80% de seu faturamento (US$ 7.1 bilhões no ano fiscal 2017/2018) foi gerado por equipamentos médicos. São mais de 6.700 patentes no setor de medicina, com 70% de participação no mercado global na área de endoscopia gastrointestinal. Por ano, são efetuadas 7.35 milhões de colonoscopias com os endoscópios da OLYMPUS somente na Europa.
Você sabia?
● Em 2011, o então CEO da empresa Tsuyoshi Kikukawa foi demitido sob a alegação de omitir perdas contábeis resultantes de investimentos no valor de US$ 1.7 bilhões. Os promotores alegaram que a empresa começou a usar um mecanismo complexo de contabilidade para esconder as perdas resultantes de investimentos feitos na década de 1990, com executivos do alto escalão, incluindo ex-presidentes, aprovando esses movimentos.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 28/11/2018
Comprei uma camera fotográfica digital da Olympus D-100 a algum tempo atrás e estou satisfeito com a camera, porém a tampa do compartimento de pilhas quebrou e não estou conseguindo encontrar um lugar para a substituí-la.
ResponderExcluirTENHO UMA OLYMPUS X 760 E A TAMPA DA PILHA QUEBROU E COM ISSO ELA NÃO FECHA MAIS O LOCAL DA PILHA VOCE TERIA UMA TAMPA NOVA? SE SIM QUANTO CUSTA?
ResponderExcluirap_cesario@hotmail.com