13.6.06

CRAYOLA


Quem nunca desenhou ou coloriu com um giz de cera nas mãos? E muito provavelmente, se a resposta foi afirmativa, eram da marca CRAYOLA. Os lápis/giz de cera e produtos CRAYOLA vem há mais de cem anos ajudando crianças do mundo inteiro a traduzir seus sonhos e desejos em formas de desenhos coloridos e criativos, através das mais de 120 opções diferentes de cores, contribuindo para o crescimento e educação de várias gerações no decorrer de décadas. 

A história 
A história da marca CRAYOLA começou em 1885 quando os primos Edwin Binney, um ex-professor, e o britânico C. Harold Smith, assumiram uma empresa de produtos químicos, chamada Binney & Smith Company, localizada na cidade de Nova York. Esta empresa, que pertencia ao pai de Binney, inicialmente produzia corantes industriais, incluindo pigmentos de óxido vermelhos (utilizados para pintura de celeiros, muito comum em áreas rurais dos Estados Unidos) e pretos (mais usados pela indústria automotiva, como por exemplo, a empresa Goodrich para fazer os pneus pretos dos automóveis serem mais duráveis). Somente no ano de 1900, a empresa começou a produzir lápis escolares, com os quais viria a se transformar em um ícone do segmento e na mente de milhares de crianças. Nos anos seguintes, depois de realizar inúmeras pesquisas, conseguiu criar o lápis/giz de cera colorido, feito a base de parafina e pigmentos, que possuía como principal característica não ser tóxico, fazendo o produto ser seguro e ideal para crianças.


Exatamente no dia 10 de junho de 1903 a empresa introduziu no mercado americano os primeiros lápis/giz de cera coloridos para crianças com a marca CRAYOLA. O produto foi lançado custando apenas cinco centavos de dólar em uma caixa com oito unidades, nas cores vermelha, verde, amarela, azul, preta, marrom, laranja e roxa. O nome CRAYOLA surgiu, por sugestão da esposa de Edwin, a professora Alice Binney, derivando da junção de duas palavras: Craie (giz em francês) e Ola (óleo, pois os lápis eram feitos de cera de parafina à base de petróleo). Pouco depois, em 1905, a marca já oferecia 18 cores de lápis em cinco variações de tamanho. A linha de lápis para estudantes e profissionais, batizada de RUBENS CRAYOLA, foi introduzida em 1913 no mercado americano. Em 1943 a empresa introduziu as máquinas de rotular, fazendo com que o processo de produção ganhasse enorme agilidade. Afinal, antes os lápis de cera eram enrolados manualmente por agricultores nos meses de inverno, que realizavam este trabalho para aumentar a renda mensal. Em 1947, a marca já oferecia 48 cores diferentes de seus tradicionais lápis.


Uma decisão tomada em 1948 seria fundamental para o sucesso da marca CRAYOLA. Foi nesse ano que a empresa implantou as primeiras oficinas para ajudar os professores de arte a utilizar sua linha de produtos que estava em expansão. Esse treinamento foi o início de um relacionamento ainda existente entre a CRAYOLA e inúmeras instituições de ensino, que coloca a marca em local privilegiado na vida dos estudantes e consumidores. A caixa com 64 lápis foi introduzida em 1958 e no ano seguinte a caixa com 74 cores estreou no mercado. As cores fluorescentes foram introduzidas em 1972, aumentando assim ainda mais sua linha de produtos.


A década de 1970 foi marcada por uma forte expansão internacional, com os produtos CRAYOLA sendo oficialmente introduzidos no mercado inglês em 1973. Depois de superar a marca de US$ 100 milhões em faturamento pela primeira vez em 1981, introduzir seus produtos na França e Alemanha em 1982, a empresa foi adquirida em 1984 pela Hallmark Cards, uma tradicional fabricante de produtos de papelaria e famosa por seus cartões de mensagens e felicitações. Aproximadamente 80 cores de seus tradicionais lápis/giz de cera estavam disponíveis no mercado em 1992. Neste período, a empresa contratou um novo diretor, Thomas Muller, que rapidamente chegou a uma importante constatação: os consumidores associavam a marca CRAYOLA à aprendizagem. Aproveitando essa associação, ele lançou 80 novos produtos até meados de 1993, entre os quais se destacaram os lápis de cera laváveis, facilmente removíveis das paredes com esponjas de água quente, e as tradicionais e divertidas massinhas de modelar. As vendas com os novos produtos explodiram e a marca CRAYOLA se tornou popular não somente entre as crianças, mas também entre os educadores e os pais que se preocupavam com o desenvolvimento educacional seguro de seus filhos.


Nos últimos anos a CRAYOLA ampliou ainda mais sua linha de produtos com o lançamento de teclados coloridos para computador, divertidos mouses, máquinas de fazer lápis de cera e canetas hidrográficas, livros em 3D, linhas de produtos para bebês e crianças pequenas fazerem seus primeiros rabiscos e muitos outros itens (incluindo até divertidos aplicativos para dispositivos móveis), se transformando definitivamente em uma das marcas mais importantes quando o assunto é educação e aprendizado, tendo sempre como foco principal a inspiração da criatividade. Por isso, há décadas, a CRAYOLA tem sido uma marca de confiança para professores e a favorita de crianças e famílias ao redor do mundo.


A linha do tempo 
1920 
Lançamento de novos lápis de giz e tintas direcionados especificamente para artistas. 
1978 
Lançamento das canetas hidrográficas. 
1987 
Lançamento dos lápis coloridos com a marca CRAYOLA. 
Lançamento das canetas hidrográficas laváveis, um sucesso instantâneo entre as crianças, mães e professores. 
1990 
Oito cores lendárias de giz de cera são incluídas no Hall da Fama da CRAYOLA, localizado em Easton no estado da Pensilvânia: Maize, Raw Umber, Lemon Yellow, Blue Gray, Orange Yellow, Orange Red, Green Blue e Violet Blue. Hoje em dia já são 13 cores no hall da fama da marca. 
1991 
Lançamento, por tempo limitado, da embalagem CRAYOLA COLLECTOR’S COLORS TIN, composta por 64 cores, entre elas as oito cores incluídas no Hall da Fama da CRAYOLA. 
Lançamento do CRAYOLA WASHABLE, giz de cera lavável, criado para ser facilmente removido das roupas, tecidos e paredes. 
1992 
Lançamento do MODEL MAGIC, uma linha de massas de modelar com a marca CRAYOLA. 
1999 
Lançamento da CRAYOLA COLOR WONDER, uma revolucionária tecnologia aplicada a tintas que aparecem somente nos papéis especiais da CRAYOLA. 
2001 
Lançamento da linha CRAYOLA METALLIC FX, composta por lápis de cera com cores metálicas. 
2002 
Lançamento do CRAYOLA CRAYON MAKERS, uma máquina de fazer de giz de cera a partir de restos e pedacinhos de lápis. Podia-se ainda trocar o molde e fazer giz de cera em vários formatos divertidos como animais, carrinhos, etc. 
Lançamento do CRAYOLA WINDOW MARKERS, um exclusivo kit com 8 canetas hidrográficas especialmente desenvolvidas para vidros. Com ele, as crianças podiam se divertir fazendo coloridos desenhos em portas, ou janelas de vidros e, os adultos ainda podiam fazer apaixonadas declarações de amor no espelho. Com uma fórmula exclusiva, a tinta era removida facilmente dos vidros, bastando para isso utilizar água. 
2004 
Lançamento do CRAYOLA COLOR WONDER FINGERPAINT, tintas que somente aparecem em papéis sem deixar sujeira nas pontas dos dedos. 
2005 
Lançamento do CRAYOLA MINI STAMPERS, um kit com 8 canetas hidrográficas com divertidos carimbos na ponta. Eram 10 cores e formas pré-definidas, como beijos, coração, asterisco, estrela, nota de música e muito mais e, que podiam ser usados nos mais diferentes espaços. 
2006 
Lançamento do CRAYOLA WONDER SPRAYER, um kit de pintura com spray. A grande novidade era que o spray somente aparecia em papel especial ou em superfície própria para isso. 
Lançamento do CRAYOLA COLOR CHANGEABLE, um kit de canetas hidrográficas com tecnologia revolucionária. Bastava fazer um desenho colorido, passar o Bastão Mágico e pronto: na hora, a cor preta se transformava em laranja, a verde em roxa, a vermelha em amarela e muito mais. Eram 7 cores que viravam 14 em um passe de mágica. 
Lançamento da famosa embalagem “telescópio” contendo 150 lápis da marca. 
2009 
Lançamento da linha de brinquedos para bebês e crianças pequenas CRAYOLA BEGINNINGS BABY
Lançamento da CRAYOLA BEGINNINGS WASHABLE COLOR ME A SONG, uma lousa mágica que tocava música (eram quatro ritmos musicais) quando a criança desenhava. Quanto mais rápido a criança desenhava, mais rápido a musica tocava. Para incrementar o concerto a criança podia ainda usar 4 botões de instrumentos: piano, banjo, trompete e bateria. 
2011 
Lançamento do MY FIRST CRAYOLA, uma completa linha de produtos especificamente desenvolvida para bebês a partir de 12 meses, como por exemplo, canetinhas e lápis de cera em formatos seguros, envoltos por uma base que impede a ingestão. 
2012 
Lançamento de um kit com oito miniaturas de vidros de esmalte, de tonalidades variadas (azul, roxo, laranja, vermelho, dois tons de rosa, amarelo e verde-água, sendo alguns com brilhos). O jogo de esmaltes era vendido em uma embalagem cartonada que imitava os famosos estojos dos lápis de cor da marca. 
2013 
Lançamento da CRAYOLA MARKER MAKER, que permitia à criança criar seus próprios marcadores/canetas coloridas, através da mistura de suas cores favoritas usando a cartela de cores incluída ou customizar os seus próprios tons. 
2016 
Lançamento do CRAYOLA MARKER AIRBRUSH, um aerógrafo para ser usado com canetinhas da marca para criar desenhos com efeito de grafite. 
2017 
Lançamento em parceria com a Universidade de Oregon, do lápis/giz que usa o YInMn, um novo tom de azul vibrante identificado em 2009 por uma equipe de cientistas da mesma universidade. 
2018 
Lançamento da CRAYOLA BEAUTY, uma linha de maquiagem com 58 produtos (todos veganos) como lápis de olho, bochecha e boca, iluminadores, máscaras neon, paletas e pincéis, totalizando 95 nuances. Antes, a marca já havia lançado, em parcerias com a Sally Hansen e a Clinique, outros itens como esmaltes e batons. 
Lançamento, em parceria com a Barbie, de uma linha composta por diferentes sets que oferecem uma ampla variedade de outfits com saias e vestidos, assim como pequenos acessórios prontos para serem personalizados com ajuda de padrões de desenhos, estampas, canetas e tintas coloridas. Todos são completamente laváveis para serem usados quando quiser.


Os famosos lápis/giz 
Os lápis CRAYOLA CRAYON (que em português chamamos popularmente de lápis/giz de cera) surgiram originalmente em caixinhas que continha oito unidades, com as seguintes cores: vermelho, azul, amarelo, verde, violeta, laranja, preto e castanho.


Algumas cores foram renomeadas, como por exemplo, em 1962, quando a marca percebeu que nem toda criança poderia fazer desenhos de sua família usando o lápis cor de pele. Sendo assim, a tonalidade foi rebatizada como pêssego. No decorrer de todos esses anos outras muitas cores foram adicionadas a linha (ao todo foram mais de 200, algumas delas retiradas de linha), criando infinitas possibilidades na hora de se desenhar e colorir: 
● 1924 - 16 cores 
● 1949 - 48 cores 
● 1958 – 64 cores 
● 1972 - 72 cores (incluindo as cores fluorescentes) 
● 1973 - 24 cores 
● 1990 - 80 cores 
● 1993 - 96 cores 
● 1998 - 120 cores 
● 2014 - 152 cores


Hoje existem 120 cores oficiais devidamente identificadas por nome e referência hexadecimal, distribuídas por 23 tons de vermelho, 20 de verde, 19 de azul, 16 de roxo, 14 de laranja, 11 de castanho, 8 de amarelos, 2 de cinza, 2 de cobre, 2 tons de preto e 1 branco. Existe ainda 1 tom dourado e outro prateado. O produto pode ser encontrado em embalagens que variam de 8 à 120 unidades e com rótulos escritos em 12 idiomas diferentes. Até hoje foram fabricados mais de 230 bilhões de unidades dos tradicionais lápis/giz de cera.


Em pouco mais de 100 anos, a marca manteve praticamente as mesmas embalagens para seus lápis de cera, mudando apenas a tecnologia utilizada na manufatura de seu principal produto. Essas tradicionais embalagens do lápis de cera da marca CRAYOLA passaram por modernizações ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.


Os dois ingredientes básicos para um lápis de cera são: pigmento e cera de parafina, armazenada e aquecida em tanques de 64.350 litros. A mistura é aquecida até derreter e se transformar em um líquido. Os lápis de cera derretem em 40ºC (105ºF). O líquido é despejado em um molde pré-aquecido, com centenas de buracos em formato de lápis. A água fria (13ºC) usada para resfriar o molde, faz com que o lápis fique pronto entre 3 a 9 minutos. Um único molde faz de uma só vez 1.200 lápis, pesando um total de aproximadamente 18 kg. O operador usa a pressão hidráulica para ejetar os lápis do molde. Antigamente era usada uma manivela para levantá-los do molde. Os lápis recém-moldados passam então por um controle de qualidade manual, para verificação de imperfeições e identificação de pontas quebradas. A cera que sobra do molde e os lápis que foram rejeitados são derretidos novamente, isto é, são reciclados. A empresa também usa um molde de injeção que permite fazer 2.4 a 6.4 milhões de lápis de cera em um único dia. É muito comum que as crianças que utilizam lápis de cera tenham a tendência de colocá-los na boca e até arrancar o rótulo. Em virtude disso a empresa utiliza amido de milho não tóxico, e misturam água na cola para segurar o rótulo do lápis CRAYOLA.


A fábrica mais divertida do mundo 
No dia 16 de julho de 1996 a empresa celebrou em grande estilo a inauguração do CRAYOLA FACTORY (agora batizado de CRAYOLA EXPERIENCE), um centro de visitantes localizado perto de sua sede na cidade de Easton, estado da Pensilvânia. Nesta visita guiada as crianças ingressam em um mundo de cores, imaginação e criatividade, com direito a pintar, desenhar e criar coisas incríveis com os últimos lançamentos dos produtos CRAYOLA, sem a preocupação em ter que arrumar e limpar tudo mais tarde. Cada espaço criativo convida o visitante a experimentar novas experiências com total interatividade. Durante a visita ainda é possível ver em detalhes como são fabricados os famosos lápis/giz de cera, além de poder conhecer toda a história e evolução da famosa e divertida marca.


Outra atração é o HALL DA FAMA CRAYOLA, onde é possível observar as cores que foram retiradas ao longo dos anos (atualmente são 13), em uma espécie de homenagem colorida. A cada quatro meses, novos eventos e atividades são introduzidos, tornando a experiência única para milhares de crianças. O centro de visitantes ainda conta com um moderno café, um divertido playground e uma enorme loja que vende uma infinidade de produtos da marca, muitos deles exclusivos, e onde pode ser visto o maior lápis de cera do mundo (para fazê-lo foram necessários mais de 123 mil lápis de cera normais) confeccionado na cor favorita dos fãs: o azul. Também é possível realizar festas de aniversários e outros eventos no local. Em 2013, o centro passou por uma enorme reformulação, ganhou mais espaço e 21 novas atrações (entre as quais um teatro animado pelos personagens da marca - lápis coloridos que ganham vida), que tornam a experiência neste prédio de quatro andares ainda mais divertida.


O sucesso foi tanto que a marca resolveu replicar, em escala menor, essa incrível, lúdica, colorida e divertida experiência. Foi então que a CRAYOLA inaugurou esses pequenos parques de diversões dedicados à marca de lápis de cera mais famosa do mundo em cidades como Orlando, Flórida (2015); Bloomington, Minnesota (2016); Plano, Texas (2018); e Chandler, Arizona (2019). Localizadas dentro de shopping centers de grande movimento, essas unidades oferecem experiências muito além de colorir e desenhar com lápis de cera. São espaços compostos por diversas estações de atividades para as crianças brincarem e se divertirem, sempre envolvendo produtos da marca, como por exemplo, derreter giz em diferentes formatos e colorir uma imagem sua, nomear e embalar seu próprio giz, aprender como os produtos são feitos ou desenhar em uma espécie de lousa com canetinhas que brilham no escuro. Além disso, anexo aos espaços estão localizadas lojas da marca com diversos produtos como camisetas, bichinhos de pelúcia, canecas, jogos, utensílios de cozinha, entre outras coisas coloridas e divertidas.


Ensinando o bem 
A marca CRAYOLA resolveu se unir á escolas da América do Norte para ajudar as crianças a entenderem a importância de seu papel na proteção do meio ambiente. Com isso, em 2013 lançou o Crayola ColorCycle, uma iniciativa por meio da qual milhões de alunos das escolas de ensino fundamental e médio nos Estados Unidos e em partes do Canadá podem coletar e adaptar novamente as canetas coloridas e marcadores usados da marca. A marca custeia o envio dos restos das canetas para serem reciclados. O programa é também uma ótima oportunidade para os professores e seus alunos explorarem práticas ecológicas e sustentáveis. Além disso, estão disponíveis planos de aula baseados em padrões especialmente desenvolvidos para enriquecer as instruções e promover animadas discussões em classe sobre o assunto.


A evolução visual 
O logotipo da marca sofreu várias modificações ao longo dos anos. A primeira remodelação ocorreu em 1928. Até 1967 a marca CRAYOLA modificou seu logotipo mais quatro vezes.


Em 1967 o logotipo voltou a adotar as cores verde e amarela (originais da marca) e uma nova tipografia de letra. Em 1989 apresentou uma nova tipografia de letra e a cor preta. Em 1997, mais uma mudança radical: nome da marca em verde e um traço representando o arco-íris logo abaixo.


Em 2002 a identidade visual ganhou uma nova tipografia de letra e o traço do arco-íris foi excluído. Além disso, foi inserido um fundo amarelo. A última modificação ocorreu em 2006, quando a CRAYOLA apresentou uma nova identidade visual composta por um logotipo muito mais colorido, que continha um sorriso abstrato. A nova identidade visual também foi aplicada nas embalagens que se tornaram mais modernas e atrativas, especialmente para as crianças.


Os slogans 
Inspire Exploration. 
Give Everything Imaginable. 
The Art of Childhood. 
Unmistakably - Crayola. 
Crayola - Make Play. 
The Power of Creativity - Crayola - It Starts Here.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 10 de junho de 1903 
● Criador: Edwin Binney e C. Harold Smith 
● Sede mundial: Easton, Pensilvânia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Crayola LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Hallmark Cards Inc.) 
● CEO & Presidente: Rich Wuerthele 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Papelaria e material artístico 
● Principais produtos: Lápis/giz, canetas, tintas, massas de modelar e materiais educativos e artísticos 
● Concorrentes diretos: Play-Doh, Carioca, Faber-Castell, BIC, Playskool, Stabilo, Staedtler, RoseArt e Cra-Z-Art 
● Ícones: Os lápis/giz de cera 
● Slogan: Inspire Exploration. 
● Website: www.crayola.com 

A marca no mundo 
A marca CRAYOLA está presente em mais de 90 países ao redor do mundo, produzindo mais de 12 milhões dos tradicionais lápis de cera por dia e vendendo 3 bilhões de unidades por ano, produzidas em quatro unidades fabris localizadas em Easton e Bethlehem, estado da Pensilvânia, Lindsay (Canadá) e na Cidade do México. A marca ainda conta em sua linha de produtos com lápis coloridos (produção anual superior a 800 milhões), giz (produção anual de 120 milhões), tintas acrílicas, massas de modelar, canetas hidrográficas, colas com glitter, livros para colorir, entre outros itens artísticos e educativos. Presentes e material escolar são as duas principais fontes de receita da marca. Além disso, a marca CRAYOLA é licenciada para outras empresas, aumentando assim o número de produtos comercializados e seu faturamento. 

Você sabia? 
A CRAYOLA foi uma das primeiras marcas a listar informações de toxicidade nos rótulos das tintas de pintura e identificar as cores quimicamente. 
A marca produziu o lápis/giz de número 100.000.000.000 em 1996, e ele foi moldado durante um programa de TV apresentado por Mr. Fred Rogers. 
Uma pesquisa realizada em 2011 pela Smarty Pants classificou a CRAYOLA como a marca mais amada pelas mães e uma das 20 preferidas pelas crianças (fato extra: de acordo com outro estudo realizado pela tradicional Universidade de Yale, o cheiro de uma caixa nova de lápis de cera é o décimo oitavo mais reconhecido no mundo). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/2/2020

4 comentários:

  1. Em busca de dados e informações para uma postagem sobre giz de cera e arte, depois de ter comprado um produto Crayola eu me deparei com sua postagem. Gostei muito do blog, já te linkei no meu Pinceladas Criativas (ainda no início) e estou te seguindo no Twitter, dei devidamente os créditos. Parabéns pelo blog e bom feriado!

    ResponderExcluir
  2. Ainda pequeno ganhei um kit de lápis de cor da Crayola com 36 cores fazendo com que me apaixonasse pela marca.
    Coincidência ou não,os lápis foram bem divulgados e vendidos na região da Baixada Santista aonde moro.Porém,após essa alta divulgação nunca mais ouvi falar da marca sendo raro e quase impossível encontrar a marca por aqui.
    Venho parabenizar pela matéria que esclarece de maneira clara e objetiva a marca Crayola.

    ResponderExcluir
  3. Seu site é muitíssimo bom, excelente! As marcas são de muito interesse e espero que continue atualizando.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog!
    O conteúdo é muito bom!
    Todas as marcas são interessantes.
    Espero que continue se dedicando e que eu possa voltar e encontrar novas marcas.

    ResponderExcluir