13.6.06

SOFITEL


A rede de hotéis SOFITEL está presente em destinos exclusivos combinando a identidade local com a sofisticação, requinte e conforto absoluto, levando a arte de viver à francesa aos cinco continentes. Seus hotéis oferecem momentos inesquecíveis durante as viagens, tanto de negócios como de lazer, fazendo com que os hóspedes aproveitem a variedade de destinos com toda a tranquilidade e máximo conforto. O verdadeiro luxo com um toque francês. 

A história 
A história da rede SOFITEL (junção das quatro primeiras letras da palavra sofisticação com a última sílaba de hotel) começou com a inauguração de seu primeiro estabelecimento no dia 26 de junho de 1964, na pitoresca cidade de Estrasburgo, localizada próxima à fronteira da França com a Alemanha, por uma subsidiária de bancos parisienses e holandeses. Criado para atender com o conceito “arte de viver”, o SOFITEL valorizava a experiência do hóspede com luxo e sofisticação. Uma década depois, a rede ingressou no mercado americano com a inauguração de um hotel na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. Em 1979, a rede fundiu-se com os hotéis UTH (parte da companhia aérea UTA) e no ano seguinte foi adquirida pelo Grupo Accor, quando este comprou a Jacques Borel International, proprietária da marca SOFITEL. Nesta época a rede SOFITEL era composta por 43 hotéis e dois spas, localizados em sofisticadas e badaladas cidades litorâneas. No final desta década, em 1989, a rede SOFITEL inaugurou sua primeira unidade no Brasil. Nos anos seguintes, a rede inaugurou hotéis em várias importantes cidades mundiais, sempre localizados em endereços de enorme prestígio e procurados destinos turísticos.


Em 1995, a rede SOFITEL alcançava o número de 100 hotéis espalhados pelo mundo, com 18.472 quartos disponíveis e 12.500 empregados, em 40 países. O novo milênio teve início com duas inaugurações importantes: depois de 10 anos sem novidades no mercado americano, a rede abriu duas novas unidades, uma na cidade de Filadélfia e outra em plena Times Square em Nova York. Em 2002 a rede realizou uma dinâmica de desenvolvimento internacional com a abertura de hotéis na Europa (Londres, Marselha e Colônia), África (Marrakech), América do Norte (Chicago, Washington e Montreal), América do Sul (Quito) e Ásia (Xangai e Bangkok).


Um dos principais símbolos da rede SOFITEL foi introduzido em 2005: MyBed™, uma enorme cama projetada exclusivamente para os hotéis da rede, ultra acolhedora com protetor de colchão, almofadas, travesseiros, edredons de pena e lençóis de linho 250 fios (da prestigiada marca Yves Delorme), que envolve o hóspede em um aconchego macio e gostoso. Neste mesmo ano, a rede SOFITEL continuou seu processo de expansão com inaugurações de hotéis na Ásia, Austrália, Nova Zelândia, Ilhas Fiji, Tunísia, Reino Unido e Espanha. No ano de 2006, a rede fez desenvolvimentos adicionais na Bélgica, Brasil, Polônia, Arábia Saudita e Tailândia e inaugurou oito novos hotéis na China, que se tornou um importante mercado para a marca. Ao mesmo tempo, realizou importantes obras de renovação na sua rede de hotéis, no estilo do Sofitel Los Angeles (Estados Unidos) ou do Sofitel Scribe (França).


Em 2007, a rede SOFITEL anunciou o reposicionamento mundial da marca e seu plano estratégico para elevá-la ao nível Premium do segmento de hotéis de luxo internacional, tornando-se um negócio independente dentro do Grupo Accor. Isto incluiu também a apresentação de uma nova identidade visual. As mudanças foram do logotipo à decoração dos hotéis, que passaram a ter as novas cores: cinza, preto e marrom. Foi neste mesmo ano que foi inaugurado o SOFITEL JEQUITIMAR no Guarujá, litoral de São Paulo. Pouco depois, em 2008, a rede lançou duas novas bandeiras sob a marca SOFITEL: SO by SOFITEL (uma reinterpretação dos hotéis butique, onde cada unidade oferece de 80 a 200 apartamentos assinados por decoradores e artistas renomados) e SOFITEL LEGEND (tendo como ideia principal reagrupar as propriedades lendárias da rede, como palácios, palacetes e hotéis em destinos especiais). A princípio, sete hotéis da rede receberam o título de “Legend”: o Grand em Amsterdã, na Holanda; o Palais Jamaï em Fez, no Marrocos; o Winter Palace em Luxor, no Egito; o Old Cataract em Assuã, no Egito; o Santa Clara em Cartagena, na Colômbia; o resort Hua Hin na Tailândia; e o Metropole em Hanói, no Vietnã, primeiro hotel a ser inaugurado sob o emblema. A partir de 2010, a rede desenvolveu diversos eventos culturais e gastronômicos para apoiar e divulgar a marca, tendo como denominador comum criar um vínculo entre as culturas, hotéis, países e continentes.


Seja no coração de movimentadas metrópoles, próximo de luxuosas lojas e dos mais renomados museus, ou em uma paradisíaca praia de areias brancas, cada SOFITEL recebe seus hóspedes em seu exclusivo interior, que mescla, sutilmente, toques franceses com estilos locais, e a bem conhecida paixão por gastronomia.


O conceito 
Seis características fundamentais constituem a “Arte de Receber” da rede francesa: 
Criação de um ambiente de bem-estar e “sensitivo”: a criativa e suave música francesa ambiente que estimula os sentidos; a luz do dia disposta estrategicamente e a decoração floral que combina natureza e sofisticação, tudo em uma harmonia de pura simplicidade. 
Serviço personalizado: uma equipe de profissionais devotados, dedicados ao atendimento e aos seus hóspedes cosmopolitas, que podem desfrutar de serviços como um cardápio de travesseiros, a experiência de deitar na exclusiva MyBed™ e um mordomo para desfazer as malas nas suítes executivas. 
A mise en scène francesa com o melhor da cultura local: o toque francês é expresso sutilmente nos cumprimentos, nos uniformes dos funcionários desenhados por um estilista francês, na utilização de características da cultura francesa em objetos decorativos e no design de nomes como Kenzo Takada, Jean Nouvel, Sybille de Margerie e Didier Gomez. 
Rituais franceses de refeições e vinhos: nada traduz melhor a arte de viver francesa do que sua culinária, cultivada e aperfeiçoada com o passar dos séculos. Na rede SOFITEL, os hóspedes são convidados a uma deliciosa festa dos sentidos, que vai desde saborear a emoção evocada por uma cesta de pães recém saídos do forno no café da manhã, até o prazer da degustação de queijos e vinhos após um sofisticado ritual. 
Tecnologia à disposição para otimizar a experiência: apartamentos modernos, equipados com a mais alta tecnologia, contribuem para despertar magicamente a curiosidade e os sentidos. 
Locais onde a vida é magnífica: os melhores bares da cidade e a realização de eventos franceses, como a comemoração de feriados nacionais franceses e a celebração da Queda da Bastilha nos quatro cantos do mundo.


Nenhum dos mais de 120 hotéis da rede SOFITEL no mundo é igual. Cada um deles possui a sua própria personalidade, resultado da exclusiva miscigenação da herança cultural e histórica da região onde está inserido com a elegância e os detalhes do espírito francês. As fachadas atraentes e convidativas inserem os hóspedes em um universo distinto de luxo, inspirado na França. Já parceiros como Hermès, Bernardaud, L’Artisan Parfumeur, L’Occitane e Carita são responsáveis pela criação de ambientes sensoriais refinados que representam as mais requintadas tradições francesas. Uma experiência que provoca todos os sentidos, um verdadeiro paraíso de paz, uma aconchegante experiência de bem-estar muito além das mais criativas expectativas. E tem mais mimos como o conforto aconchegante dos robes de chambre, toalhas Yves Delorme, a sutileza das fragrâncias divinas de L’Artisan Parfumeur, a excepcional pureza do som da Bose ou o toque irresistível de almofadas, toalhas de praia e artigos para o lar de Kenzo Takada. Todos os funcionários da rede são Embaixadores da arte de receber a francesa. Inspirados pela paixão por excelência, eles farão o máximo para oferecer uma experiência personalizada, e tornar a estadia absolutamente magnifique!


Os apartamentos da rede são compostos por um banheiro (ou “salle de bien”), uma área de dormir, com a cama MyBed™ (representa 25% da área total), e uma sala (ocupa 40% do apartamento). Estes apartamentos são projetados pensando em um ambiente que passe a ideia de “lar” aos viajantes, oferecendo ao mesmo tempo uma experiência luxuriante de conforto, um oásis de liberdade e um paraíso de tranquilidade. As unidades da rede contam ainda com os So SPA, academias (equipadas com esteiras, bicicletas ergométricas, cross trainers, rema-remas e multi-gyms, entre outros aparelhos), restaurantes exclusivos (em parceria com os mais renomados chefs de cozinha do mundo) e salas de reunião (cada hotel da rede disponibiliza numerosas salas de reuniões dedicadas ao mundo dos negócios. Elas combinam praticidade e conforto, além de garantir a máxima confidencialidade e os melhores serviços. Todas as salas dispõem de equipamentos da mais alta qualidade, decoração aconchegante, mobília ergometricamente projetada e tecnologia de última geração. Tudo harmoniosamente concebido para oferecer aos viajantes de negócios os mais refinados e eficientes serviços).


Filosofia de SPA 
Longe da agitação do mundo exterior, os spas da rede SOFITEL (batizados de So SPA) oferecem um ambiente único de tranquilidade para que seus hóspedes restaurem seus níveis de energia e seu sentido interior. A essência das origens francesas marca presença nestes ambientes: tratamentos inspirados pela beleza francesa, como Fez e Hua Hin, estão à disposição dos hóspedes, assim como parcerias com marcas renovadas como Décleor (em aromaterapia e óleos essenciais), Lancôme (em tratamentos poli-sensoriais), além de Carita, Cinq Mondes, René Furterer, Shiffa e Clé des Champs. Os hóspedes encontrarão experiências quentes e úmidas, proporcionadas por diferentes meios, como sala de vapor, sauna, entre outros. Há também salas de tratamentos exclusivos, com The Spa Suites, onde os hóspedes podem receber massagens e cerimoniais em um ambiente primoroso, de acordo com seus gostos e necessidades. Enfim, uma gama de tratamentos faciais, corporais, capilares, massagens, banhos e máscaras. São oferecidos spas urbanos, dedicados ao relaxamento e à revitalização (como os do Sofitel Scribe, em Paris); spas direcionados ao lazer, onde aproveitar o tempo para fazer suas próprias vontades faz parte da experiência (como os do Sofitel El Gezirah, no Cairo); e spas icônicos em hotéis lendários (como o Santa Clara, da Colômbia). Cada um deles, assim como o próprio hotel, é profundamente inspirado pela cultura do país onde está localizado, desde as técnicas de tratamento oferecidas, passando pelos produtos utilizados, até o estilo e concepção arquitetônicos. Esses luxuosos spas estão presentes em mais de 90 hotéis da rede espalhados pelo mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa passou por radicais alterações ao longo dos anos. O atual logotipo da rede SOFITEL, introduzido em 2007, corporifica a nova marca, por meio de uma tipografia contemporânea, pura e simples. Poderoso e inovador, ele anuncia o posicionamento de destaque da rede, acrescentando o subtítulo “Hotéis de Luxo” (LUXURY HOTELS) ao nome central da marca. A criação da identidade visual foi inspirada pelos códigos do luxo francês. A ideia era conseguir traduzir em uma imagem o novo posicionamento da marca. O logotipo também ganhou a cor dourada.


Também foi criado um símbolo, inspirado no elo, que representa o mundo, o mundo SOFITEL. Esse símbolo resume a história toda: dois elos de uma corrente, ligando dois mundos – o local e o francês – conectando culturas, empregados e hóspedes. Com este símbolo e tudo que ele representa, o resultado foi a existência de um padrão que une dois mundos em uma malha de elegância e excelência. Usado como parte da linguagem de sinais da marca, ele se tornou elemento decorativo utilizado discretamente em detalhes, como lençóis, toalhas ou em uma peça de tecido sob medida.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 26 de junho de 1964 
● Fundador: Uma subsidiária de bancos parisienses e holandeses 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Accor S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sébastien Bazin 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 123 
● Presença global: 41 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 13.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de luxo 
● Concorrentes diretos: Hilton, Sheraton, Meliá, The Ritz Carlton, Four Seasons, St. Regis, W Hotel, The Peninsula e Shangri-La 
● Ícones: A cama MyBed™ 
● Slogan: Life is Magnifique. (A vida é Magnífica) 
● Website: www.sofitel.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede SOFITEL tem mais de 120 hotéis (oferecendo mais de 32 mil quartos) em 41 países, localizadas nas principais cidades de negócios como Paris, Nova York, Londres, Washington, Berlim, Tóquio, São Paulo e Chicago, e em importantes destinos de lazer como Indonésia, Ilhas Mauricio, Marrocos, Tailândia e Brasil. Alguns hotéis da rede, denominadas SOFITEL THALASSA, possuem spas de talassoterapia, que oferecem tratamentos com água do mar, e estão localizados lugares paradisíacos na França, Portugal e Marrocos. O Brasil possui quatro unidades da rede, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. 

Você sabia? 
A rede conta ainda com o www.soboutique.com: um comércio online, onde a marca SOFITEL oferece para venda toda a linha MyBed™, assim como objetos selecionados e criados por famosos designers de seus renomados hotéis, incluindo toalhas, saídas de banho, fragrâncias e louças. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/8/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário