11.6.06

DEUTSCHE BANK


O DEUTSCHE BANK se dedica a fazer uso máximo de sua exclusiva experiência, capacidade e força financeira para agregar valor aos seus clientes, acionistas, funcionários e para a sociedade como um todo. A imagem do banco alemão perante o mercado mundial é de uma instituição financeira comprometida com o cliente, de atuação global, de novas ideias e insights, alta performance e, especialmente, confiança. 

A história 
O DEUTSCHE BANK (literalmente “banco alemão” em português) foi fundado no dia 22 de janeiro de 1870 na cidade de Berlin, por um grupo de homens liderados pelo banqueiro Adelbert Delbrück, pelo político Ludwig Bamberger e Hermann Wallich, cujo objetivo era prover suporte a internacionalização dos negócios promovendo e facilitando as relações comerciais da Alemanha com a Europa e outros continentes, tendo como primeiro presidente Georg von Siemens. Poucos meses depois, no dia 10 de março, o Governo da Prússia concedeu a licença de operação para o novo banco. Ainda nesta década as primeiras agências foram inauguradas nas cidades de Bremen e Hamburgo, além da primeira agência bancária no exterior, localizada na cidade de Xangai em 1872, seguida por unidades em Londres (1873) e Yokohama, no Japão. A década seguinte foi marcada por um grande crescimento através de aquisições; a abertura da primeira agência na cidade de Frankfurt (1886); e a fundação de várias subsidiárias. Nessa época, o DEUTSCHE BANK começou a atuar também nas Américas do Sul e Central com o nome de Banco Alemão Transatlântico, cuja primeira filial foi estabelecida em Buenos Aires, na Argentina. Pouco depois, em 1889, o banco ingressou no mercado asiático.


Em 1892 o banco inaugurou sua primeira agência na cidade de Munique. Pouco depois da virada do século, o DEUTSCHE BANK continuou crescendo dentro da Alemanha com a inauguração das primeiras agências nas cidades de Dresden e Leipzig (1901), e em Nuremberg e Augsburg (1905). Quase no final desta década, em 1909, foram inauguradas novas agências no exterior, nas cidades de Istambul (Turquia) e Bruxelas (Bélgica). Em 1911, o Deutsche Ueberseeische Bank, fundado em 1886 em Berlim, como uma subsidiária do DEUTSCHE BANK, abriu uma filial no Rio de Janeiro sob o nome Banco Alemão Transatlântico. As duas Guerras Mundiais representaram para o banco um enorme retrocesso. Com a vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, aconteceu o desmembramento do banco em 10 pequenas instituições que apenas poderiam operar regionalmente, sendo proibida a utilização da marca DEUTSCHE BANK.


A constituição da República Federal Alemã marcou o início da reconstituição do banco, com a fusão, em 1952, das 10 instituições e a consequente formação de três grandes bancos regionais. Finalmente, em 1957, eles se fundem para, de novo, darem lugar ao DEUTSCHE BANK. Dois anos mais tarde, o banco voltou a atuar no varejo com pequenos empréstimos pessoais. Na década de 1970, o banco retomou sua expansão internacional com a abertura de agências em Londres, Moscou, Tóquio, Paris, Nova York, Hong Kong, Milão e Madri. Nos anos seguintes, acompanhando a evolução da economia Alemã e o seu peso na Europa, o DEUTSCHE BANK cresceu, assumindo-se como um grupo financeiramente poderoso, tornando-se um dos maiores e mais importantes bancos do mundo.


No final da década de 1980, o banco iniciou uma grande expansão pelo continente asiático e aumentou sua presença na América do Sul. Nos anos seguintes o DEUTSCHE BANK cresceu através de aquisições de outros bancos e investimentos em importantes empresas mundiais. Um exemplo aconteceu em 1999, quando foi adquirido o Bankers Trust Company, banco de investimentos sediado nos Estados Unidos, o que reforçou a presença do DEUTSCHE BANK na América Latina e possibilitou sua entrada em mercados apoiados no dólar. Além disso, nos últimos anos o banco alemão investiu pesado em seus serviços digitais. Apesar de ser um gigante no setor financeiro mundial, no início de 2018 o banco alemão demitiu seu CEO, decisão tomada após três anos de prejuízos (causados em partes por multas bilionárias e práticas fraudulentas de gestão) e várias críticas ao ritmo de implementação do plano de cortes de custos na entidade.


Atualmente o banco compete para ser um dos líderes globais enquanto fornecedor de soluções financeiras para clientes exigentes, criando valor acrescentado para os seus acionistas e colaboradores. Com estrutura global e experiência local, o banco oferece soluções inovadoras para grandes empresas, instituições financeiras e investidores locais e estrangeiros. A Passion to Perform (em português “Paixão por desempenho”). Esta é a forma do DEUTSCHE BANK fazer negócio.


A evolução visual 
O primeiro logotipo do banco era uma águia imperial estilizada. Em meados da década de 1930, o banco adotou um novo logotipo: As letras DB dentro de um círculo oval. Depois de se desmembrado com o término da Segunda Guerra Mundial, o DEUTSCHE BANK voltou a utilizar o logotipo oval com as letras DB em 1957. Finalmente em 1974, o famoso e tradicional logotipo azul do DEUTSCHE BANK, conhecido como “Slash in a Square”, foi criado pelo designer Anton Stankowski com a intenção de representar crescimento com risco controlado. A partir de 2010, o logotipo passou a ser representado, em muitos casos, somente pelo tradicional símbolo.


Os slogans 
A passion to perform. (2003) 
Fresh ideas. Leading to results. (2002) 
Think euro, think Deutsche Bank. (1999) 
Your partner in the world. (1990)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 22 de janeiro de 1870 
● Fundador: Adelbert Delbrück, Ludwig Bamberger, Hermann Wallich e Georg von Siemens 
● Sede mundial: Frankfurt, Alemanha 
● Proprietário da marca: Deutsche Bank AG 
● Capital aberto: Sim (1880) 
● Chairman: Paul Achleitner 
● CEO: Christian Sewing 
● Faturamento: €26.4 bilhões (2017) 
● Lucro: - €735 milhões (2017) 
● Valor de mercado: US$ 23.5 bilhões (maio/2017) 
● Agências: 2.407 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 97.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Serviços financeiros, investimentos, gestão de ativos e seguros 
● Concorrentes diretos: HSBC, BNP Paribas, Citibank, Bank of America, Santander, BBVA, ING, Credit Suisse e Commerzbank 
● Ícones: O logotipo “Slash in a Square” 
● Slogan: A passion to perform. 
● Website: www.db.com/brazil/ 

A marca no Brasil 
A empresa se estabeleceu no país em 1911 com o nome de Banco Alemão Transatlântico. A expansão da rede no Brasil começou em 1913 com abertura de uma filial em São Paulo. Outras filiais foram inauguradas em Santos (1913), Petrópolis (1913), Curitiba (1921), Porto Alegre (1930) e Bahia (1930). Em 1917, com a entrada do Brasil na Primeira Guerra Mundial interrompeu temporariamente a atividade do banco. Em 1942, com a Segunda Guerra Mundial, as filiais do Banco Alemão Transatlântico foram fechadas e liquidadas. Somente em 1955, o banco alemão voltou a atuar no mercado brasileiro com a abertura de um escritório de representações em São Paulo e no Rio de Janeiro no ano seguinte. Na década de 1970, o banco cresceu no mercado brasileiro ao adquirir, em 1973, uma participação no Banco Bradesco de Investimento. Pouco depois, o DEUTSCHE BANK na Alemanha incorporou o Deutsche Ueberseeische Bank (Banco Alemão Transatlântico), e sua filial em São Paulo passou a operar oficialmente com o nome DEUTSCHE BANK. EM 1993, o banco iniciou atividades de administração de recursos e voltou-se para o mercado de exportação. Além disso, lançou os primeiros fundos de commodities. Em 2001 lançou no mercado brasileiro o MaxBlue, uma nova consultoria financeira pessoal online do DEUTSCHE BANK, que teria suas operações vendidas em 2004 para o Banco do Brasil. No Brasil o DEUTSCHE BANK atua como banco múltiplo com carteira comercial e de investimento. Atua na estruturação de operações de fusões e aquisições e de mercado de capitais além de operações de tesouraria e financiamento ao comércio exterior.


A marca no mundo 
Atualmente o DEUTSCHE BANK, uma das maiores e mais sólidas instituições financeiras do mundo, possui vasta presença na Europa, Américas, Ásia e mercados emergentes, 2.407 agências bancárias (das quais 1.555 na Alemanha), mais de 97 mil funcionários e mais de 20 milhões de clientes em mais de 60 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Além dos correntistas, o DEUTSCHE BANK tem como clientes companhias multinacionais, grandes empresas, instituições financeiras e estatais, com responsabilidades que necessitam de soluções bancárias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 2/5/2018

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