11.6.06

REESE'S


É indescritível a sensação de saborear um REESE’S. Primeiro você sente o sabor do mais puro chocolate ao leite, depois da cremosa manteiga de amendoim, e por último, esses dois sabores se unem para formar uma experiência única dentro da boca. REESE’S é nutritivo e de sabor único, uma combinação de ingredientes saborosos que se transformou em mania há mais de 90 anos. 

A história 
O chocolate REESE’S PEANUT BUTTER CUP foi criado e lançado no mercado no dia 15 de novembro de 1928 pela empresa H.B. Reese Candy Company, localizada na cidade de Hershey, estado americano da Pensilvânia, como um produto único. Era um delicioso chocolate ao leite em forma de cup (uma mini-torta ou copinho) com recheio cremoso de manteiga de amendoim. O principal idealizador do produto foi o senhor Harry Burnett Reese, um fazendeiro e ex-funcionário da tradicional fábrica de chocolates Hershey’s, de quem ele comprava o chocolate para fazer sua nova guloseima, que conquistou o paladar dos americanos ao misturar os sabores doce e salgado. Já na década de 1930 o produto era vendido em todo território americano pelo preço de apenas um Penny (1 centavo de dólar) e devido a grande crise econômica que o país atravessava se tornou um alimento popular, principalmente entre as crianças. Afinal, REESE’S era delicioso, nutritivo e acima de tudo barato.
   

Durante a Segunda Guerra Mundial o chocolate continuou a ser produzido e na década seguinte seu consumo havia crescido tanto que uma nova fábrica foi construída, em 1957, para atender a alta demanda. Durante as duas últimas décadas o produto era vendido em pequenos armazéns, máquinas automáticas e lojas de sindicatos, em sua tradicional embalagem laranja, amarela e marrom, conquistando muita popularidade entre os americanos. No dia 2 de julho de 1963 a empresa foi adquirida pela tradicional Hershey Chocolate Company por US$ 23.5 milhões. Com a força do novo proprietário, a marca REESE’S começou sua expansão internacional em 1969, quando o produto foi introduzido no mercado canadense.
   

A primeira variação do chocolate surgiu em 1976, quando foi lançado no mercado o REESE’S CRUNCHY, uma versão recheada com manteiga de amendoim com pedacinhos crocantes de amendoim; seguida, dois anos mais tarde, pelo REESE’S PIECES, pequenos confeitos coloridos de chocolate com cascas duras recheados com manteiga de amendoim. E foi justamente este último produto que marcaria a linha de comunicação da marca com uma jogada ousada, que mudaria a maneira de se fazer parcerias com o mundo do cinema. Isto porque em 1982, a empresa negociou um acordo histórico de merchandising para inserir REESE’S PIECES no filme “E.T. - O Extraterrestre”. O delicioso produto aparecia em destaque no filme. O resultado desta ação: as vendas do REESE’S PIECES aumentaram 60% após o lançamento do filme. Pouco depois, em 1987, a marca lançou embalagens maiores da deliciosa guloseima, batizada de REESE’S KING SIZE.
   

Na década de 1990 a linha de produto foi ampliada com a introdução de muitas novidades como o REESE’S CRUNCHY COOKIE CUPS (pequenas bolachas redondas do tradicional chocolate com pedacinhos de cookies), lançado em 1992; REESE’S BITS (o chocolate tradicional em pequenas bolinhas), lançado em 1994; e do REESE’S STICKS (wafer crocante recheado com manteiga de amendoim e coberto com uma fina camada de chocolate ao leite), introduzido em 1998. Além disso, em 2004, a versão com chocolate branco (introduzida um ano antes como edição limitada), devido ao enorme sucesso, passou a fazer parte da linha permanente de produtos da REESE’S.
   

Também surgiram as famosas e tradicionais edições limitadas em quatro épocas do ano: Dia dos Namorados (quando o chocolate assume a forma de coração durante os meses de janeiro e fevereiro); Páscoa (quando o tradicional chocolate assume a forma de ovo recheado com manteiga de amendoim durante os meses de março e abril); Dia das Bruxas (quando o tradicional chocolate assume as formas de abóboras, morcegos ou fantasmas durante os meses de setembro e outubro); e Festas de Final de Ano (quando o chocolate assume o formato de árvores de natal e sinos nos meses de novembro e dezembro).
 

Em 2007 os produtos da marca REESE’S foram introduzidos no mercado dinamarquês, disponíveis principalmente em lojas de conveniência como a rede 7 Eleven. A The Hershey Company também licencia a marca REESE’S para muitas outras empresas, como por exemplo, a General Mills que produz um cereal matinal com sabor de manteiga de amendoim e chocolate, chamado Reese’s Puffs; e para a fabricante de sorvetes Breyers, que fabrica uma linha deliciosa de sorvetes com a marca REESE’S. Já no Brasil, REESE’S foi oficialmente lançado em 2013 e com sua inconfundível combinação do chocolate ao leite com o sabor levemente salgado da pasta de amendoim, agradou milhares de consumidores.
  

Mais recentemente, em 2019, a Hershey’s resolveu relançar uma de suas tradicionais barras de chocolate (batizada de Take 5 e criada em 2005) utilizando a força da marca REESE’S. Após reposicionamento surgiu a REESE’S TAKE 5, uma barra de chocolate que utiliza a perfeita combinação de cinco ingredientes: o chocolate e o recheio composto por manteiga de amendoim cremosa com pequenos pedaços de amendoins torrados e pretzels salgados e calda de caramelo.
  

A linha do tempo 
1993 
Lançamento para as comemorações do Dia das Bruxas do REESE’S PEANUT BUTTER PUMPKINS, o tradicional chocolate em forma de abóbora. A variação com chocolate branco seria lançada em 2017. 
1994 
Lançamento do REESE’S NUTRAGEOUS, barra de chocolate ao leite coberta com amendoins crocantes e caramelo, e distinto sabor de manteiga de amendoim. 
1997 
Lançamento para as comemorações do Dia dos Namorados do REESE’S PEANUT BUTTER HEARTS, o tradicional chocolate em forma de coração. 
2000 
Lançamento do REESE’S HONEY ROASTED, versão com recheio de mel em substituição a manteiga de amendoim. 
2001 
Lançamento do REESE’S FASTBREAK, chocolate ao leite com recheio cremoso de manteiga de amendoim e amêndoas. 
2003 
Lançamento das edições limitadas WHITE REESE’S (versão com chocolate branco), DARK REESE’S (versão com chocolate amargo) e REESE’S BIG CUP (versão mais espessa do tradicional chocolate). 
Lançamento do REESE’S SUGAR FREE PEANUT BUTTER MINIATURES, o chocolate em miniatura sem açúcar e com apenas 37 calorias por unidade. 
2005 
Lançamento do REESE’S PEANUT BUTTER CUPS WITH CARAMEL, chocolate ao leite recheado com manteiga de amendoim e caramelo extremamente cremoso. Lançado em edição especial, o produto passaria a fazer parte da linha regular da marca no ano seguinte. 
Lançamento do REESE’S MARSHMALLOW, o tradicional chocolate contendo recheio de manteiga de amendoim e marshmallow. 
2006 
Lançamento oficial do CRISPY CRUNCH REESE’S, a versão do tradicional chocolate com pequenos pedaços de amendoim em sua cobertura. 
Lançamento do REESE’S BROWNIE, um brownie de chocolate recheado com manteiga de amendoim. 
Lançamento oficial do REESE’S DOUBLE CHOCOLATE, com recheio de chocolate cremoso em vez de manteiga de amendoim. 
Lançada como edição especial anos antes, REESE’S BIG CUP (versão maior do tradicional chocolate) passa a fazer parte da linha regular de produtos da marca. 
2007 
Lançamento do REESE’S WHIPPS, barras do tradicional chocolate com apenas 40 calorias. 
Lançamento do REESE’S BUTTER & BANANA CREME, edição limitada do tradicional chocolate com recheio de manteiga de amendoim e creme de banana. 
2008 
Lançamento do REESE’S SELECT CLUSTERS, uma espécie de pão de mel coberto de chocolate e recheado com caramelo cremoso, amendoim e nozes. 
2009 
Lançamento do REESE’S SELECT CRÉMES, pequenos quadradinhos de chocolate ao leite com recheio extra cremoso de manteiga de amendoim. 
2011 
Lançamento do REESE’S MINIS, o tradicional chocolate em miniaturas. O produto foi introduzido no mercado com o slogan “Next Big, Little Thing™”. A empresa produz ainda o REESE’S MINIATURES, que também são miniaturas do tradicional chocolate só que embalados um a um, perfeitos para acompanhar um delicioso café. 
2016 
Lançamento do REESE’S PIECES PEANUT BUTTER CUP, cujo recheio de manteiga de amendoim contém pequenos pedaços de confeitos coloridos. 
Lançamento para o Dia das Bruxas do REESE’S PEANUT BUTTER GHOSTS, a tradicional guloseima em formato de fantasmas. 
2017 
Lançamento do REESE’S CRUNCHY COOKIE, a versão tradicional com manteiga de amendoim e deliciosos pedaços de biscoitos crocantes. 
2018 
Lançamento do REESE’S THiNs, versão mais fina (espessura) que a tradicional. 
2019 
Lançamento das versões REESE’S CHOCOLATE LOVERS (com mais chocolate) e REESE’S PEANUT LOVERS (com a tampa da tortinha também de creme de amendoim). 
2020 
Lançamento do REESE’S BIG CUP WITH PRETZELS, versão maior do chocolate com manteiga de amendoim e delicioso pedacinhos de pretzels.
  

Tamanhos para todos os gostos 
A marca oferece suas deliciosas guloseimas em vários tamanhos, que variam em espessura e diâmetro, como mostra a imagem abaixo.
  

A mascote 
A marca REESE’S e seus deliciosos e irresistíveis produtos também se tornaram populares devido a sua simpática e divertida mascote, representada pela tradicional embalagem do produto (com direito a pernas e braços) e cuja cara é a tortinha de manteiga de amendoim com um grande sorriso. A mascote faz várias aparições em eventos, campanhas e lançamentos, além de ser presença constante dentro do parque temático HERSHEY PARK, localizado em Hershey, na Pensilvânia.
    

Campanhas que fizeram história 
Nas décadas de 1970 e 1980 uma série de comerciais da marca REESE’S se tornou extremamente famosa entre os americanos. Os comerciais, parte da campanha “Collision”, mostravam situações onde duas pessoas, uma comendo manteiga de amendoim e outra saboreando uma barra de chocolate, acabavam acidentalmente colidindo. Uma delas dizia “você colocou chocolate na minha manteiga de amendoim” e a outra retrucava “e você colocou manteiga de amendoim no meu chocolate”. Elas então experimentavam a mistura e aprovavam o delicioso sabor. Os comerciais eram encerrados com o slogan “Two great tastes that taste great together” (algo como “Dois grandes sabores que ficam deliciosos juntos”). Assista a um dos famosos comerciais da campanha aqui.
  

A identidade visual 
O logotipo da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. A primeira significativa modificação ocorreu em 1934, quando o logotipo adotou uma nova tipografia de letra. Em 1947 foi apresentada uma nova identidade visual, com uma tipografia de letra mais robusta e arredondada, muito semelhante à atual. Finalmente, em 1972, a marca apresentou um novo logotipo com a atual tipografia de letra. Esse logotipo poderia ser aplicado com contornos laranja ou marrom.
  

Nos anos seguintes esse logotipo ganhou variações de aplicações, como por exemplo, o nome da marca sob um fundo laranja ou dentro de um círculo oval laranja (introduzido em 2003), com a expressão “Milk Chocolate” acima do nome da marca, e logo abaixo uma espécie de coroa com a forma da tradicional tortinha com a frase “Peanut Butter Cups” (utilizada desde a década de 1970); ou simplesmente a marca REESE’S com um contorno em marrom (no fundo branco ou laranja), versão utilizada desde 2015.
  

Os slogans 
Not Sorry. Reese’s. (2018) 
How do you eat a Reese’s? (2014) 
Reese’s . Perfect. (2005) 
Life’s good between Reese’s peanut butter cups. (2004) 
Get Lost in a Reese’s. (2003) 
There’s no wrong way to eat a Reese’s. (1988) 
Two great tastes that taste great together. (1969) 
16 Good Reasons to Buy a Reese’s.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 15 de novembro de 1928 
● Criador: Harry Burnett Reese 
● Sede mundial: Hershey, Pensilvânia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Hershey Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Michele Buck 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates 
● Concorrentes diretos: Snickers, PayDay, Butterfinger, Justin’s, Unreal, KitKat, Crunch e M&M’S 
● Ícones: A tradicional embalagem laranja 
● Slogan: Not Sorry. Reese’s. 

A marca no mundo 
A linha de produtos com a marca REESE’S, composta pelo tradicional chocolate e suas inúmeras variações, é comercializada em mais de 80 países ao redor do mundo, estando entre os 10 chocolates mais consumidos do planeta, cujo faturamento anual atinge US$ 2 bilhões. Nos estados Unidos é a marca do segmento de confeitos mais vendida dentro das lojas de conveniência. Hoje em dia a marca disponibiliza aproximadamente 20 diferentes tipos de chocolates REESE’S, além de pasta de manteiga de amendoim (em pote) e uma linha de coberturas líquidas para sorvetes nos sabores chocolate e manteiga de amendoim. 

Você sabia? 
No Canadá a marca é comercializada apenas como REESE. E o produto utiliza o slogan “Nothing else is Reese”
O dia 18 de maio foi intitulado pela empresa como “I Love Reese’s Day”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/10/2020

3 comentários:

  1. posso encontrar reeses em sao paulo?

    alice

    alicebc@gmail.com

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  2. Anônimo9:53 AM

    Eu conheci esse manjar dos deuses acidentalmente, quando comprei uma caixa de bombons da hersheys, pensando nos chocolates tradicionais e vi essa embalagem laranja no meio, fiquei surpreso com a beleza e com o sabor! Imaginei que seria enjoativo, porém é um sabor suave e que deixa um gosto de quero mais... Virei fã, se eu conseguir encontrar para vender separadamente eu ficarei feliz (e pobre, pq vou gastar todo o meu dinheiro com isso!)

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  3. Son mis chocolatinas preferidas. Hace poco descubrí que también las venden en formato de cereales y estoy deseando poder probarlos. Gracias por la ayuda!

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