O modelo lançado pela rede FORMULE 1 (agora rebatizada de HOTEL F1) democratizou os hotéis, permitindo que os hóspedes pudessem ter a opção de se hospedarem em um lugar limpo, aconchegante, confortável, que satisfaça suas necessidades básicas, por um preço extremamente econômico. Qualquer hotel da rede é hoje uma maneira inteligente de tirar máximo proveito do orçamento, reduzindo a um mínimo os custos de acomodação.
A história
No início dos anos 70, a oferta de hotéis nas cidades francesas de médio e grande porte já não atendia às necessidades dos consumidores, cujas expectativas de melhor relação custo-benefício cresciam paralelamente ao maior número de viagens empreendidas, por motivos de negócios e lazer. Havia, também, um grande número de pessoas que – embora quisessem – nunca se hospedavam em hotéis em virtude dos altos preços cobrados pela rede hoteleira tradicional. No início da década de 80, após efetuar extensa pesquisa, o Grupo Accor, maior operadora hoteleira do mundo, descobriu que as principais queixas das pessoas que viajavam com verba de hospedagem muito restrita estavam relacionadas à falta de conforto e de isolamento acústico, incompatível, segundo eles, com as diárias cobradas, então de 100 francos.
Nesta época estavam instaladas as condições para o surgimento de hotéis do tipo super econômico e, em 1984, a Accor Hospitality, unidade de negócios hoteleiros do grupo francês, projetou um novo tipo de hotel, revolucionando o mercado ao criar o FORMULE 1 (conceito de hotel na categoria de uma estrela). A primeira unidade inaugurada na França oferecia acomodações de qualidade pelo menor preço: uma cama confortável em quartos silenciosos com impecável padrão de higiene e limpeza. O hotel foi estrategicamente preparado para acomodar até três pessoas no mesmo apartamento. Graças ao FORMULE 1, pela primeira vez, os franceses tinham a oportunidade de passar a noite em um hotel prático e confortável por menos de 100 francos (a diária custava 99 francos).
Rapidamente, a nova rede conquistou uma fatia do mercado de hotéis tradicionais, abrindo as portas para a democratização do turismo. Em pouco tempo, hotéis econômicos, com a garantia de modernidade e conforto tornaram-se acessíveis para a grande maioria da população. Nos anos seguintes a rede inaugurou novas unidades na França, iniciando sua expansão internacional com a abertura de hotéis em outros países europeus. Depois do continente europeu, a FORMULE 1 espalhou seu conceito para outros continentes. A rede chegou ao Brasil no mês de agosto de 2001 com a inauguração de sua primeira unidade no bairro do Paraíso em São Paulo.
Em 2008 a rede passou por uma radical reestruturação global que foi inciada pelo mercado francês: os quartos, as áreas comuns e a cafeteria, além do logotipo, foram completamente reconfigurados, renovados e modernizados, reconfiguração, além do incremento de ofertas de alimentos e bebidas. Com a reformulação, na França a rede passou a adotar o nome de HOTEL F1. Nos anos seguintes, todos os hotéis da rede no mundo, ou foram rebatizados de HOTEL F1 ou ganharam novas bandeiras do grupo francês. No Brasil, recentemente, os hotéis FORMULE 1 foram rebatizados para IBIS BUDGET. O objetivo dessa reestruturação e novo posicionamento da rede visa atender as novas demandas de estilo de vida e de comportamento dos consumidores. Atualmente, a diária de um hotel da rede no mundo é de aproximadamente €30, e é válida por apartamento, independentemente se, no mesmo quarto, hospedam-se uma duas ou três pessoas.
O conceito
Apartamentos
Com 12 m² são funcionais e inteligentes. Oferecem uma cama de casal com uma cama de solteiro suspensa, um beliche individual, banheiros com ducha e toalete separados, pia com espelho, ar condicionado, relógio com sistema automático de despertador, TV com canais abertos, armário com cabides para roupas, mesa de trabalho, cadeira, acesso a internet wi-fi (grátis) e fechadura com cartão magnético. Os quartos não possuem telefone.
Recepção 24 horas por dia
Em todos os hotéis, o serviço de recepção e boas-vindas funciona 24 horas por dia. O pagamento é feito na entrada do hóspede no hotel, o que garante livre acesso ao quarto oferecendo a possibilidade de chegar a qualquer hora do dia ou da noite. As diárias se iniciam às 12h do dia de entrada e terminam às 12h do dia seguinte. Todos os hotéis ainda possuem business center para um trabalho rápido ou acesso a internet. Guarda-volumes individuais e informações sobre a cidade – mapas e guias com roteiros turísticos, gastronômicos e culturais, além de serviços de utilidade pública – são disponibilizados no lobby.
Café da manhã
Cobrado à parte, é oferecido de segunda à sexta, entre 6h30 e 10h, e aos finais de semana e feriados, das 7h às 10h30. Todos os hotéis oferecem café da manhã em formato de bufê, que inclui quatro tipos de pães, dois tipos de bolo, dois tipos de frutas com casca, manteiga, margarina, três tipos de geleia (além da versão diet), quatro tipos de chás, café, leite, cream cheese e croissant.
A evolução visual
Em 2008, com a total reestruturação e um novo posicionamento e nome, a rede apresentou um logotipo mais moderno e clean.
Os slogans
Pay Less, Travel More!
The most affordable accommodation. (Austrália)
Spermoderno, superprático e supereconômico. (antigo, Brasil)
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1984
● Fundador: Grupo Accor
● Sede mundial: Paris, França
● Proprietário da marca: Accor S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Denis Hennequin
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Hotéis: 274
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 2.500
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Hotéis de categoria super econômica
● Concorrentes diretos: Mister Bed, Balladins, Best Hotel e Fasthôtel
● Ícones: O conceito de hotel super econômico
● Slogan: Pay Less, Travel More!
A marca no mundo
Presente em aproximadamente 10 países, hoje a rede HOTEL F1 conta com 274 hotéis em operação. Somente na França, são 250 hotéis, disponibilizando mais de 21 mil apartamentos. A rede ainda está presente com poucos hotéis no Reino Unido, Dinamarca, Suécia, Espanha, Alemanha, além de Austrália, Índia e Indonésia. Atualmente, aproximadamente 22 mil pessoas por dia em todo o mundo escolhem se hospedar em uma unidade do HOTEL F1, o que garante à rede uma taxa média de ocupação de 80%.
Você sabia?
● Os hotéis da rede aceitam animais de estimação de pequeno porte no quarto. A diária custa em torno de €3 por animal.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/10/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário