14.6.06

DOUBLEMINT


O sabor de menta extremamente refrescante, acentuado e com muita duração dos tradicionais chicletes DOUBLEMINT conquistaram gerações e gerações de ávidos consumidores ao longo dos anos, se tornando uma presença quase onipresente nas bocas de milhões de pessoas ao redor do mundo. 

A história 
O famoso chiclete DOUBLEMINT foi introduzido no mercado em 1914 pela Wrigley’s, empresa fundada em 1891 pelo senhor William Wrigley Jr., com um acentuado sabor de menta, após passar por um processo de dupla destilação, originando por esta razão o nome do produto. A embalagem inicial do produto era nas cores amarela e verde, e continha dez tirinhas de chicletes. Inicialmente o DOUBLEMINT, terceira marca que a empresa lançou no mercado, se distinguia dos demais pelo forte sabor de menta que causava uma sensação de frescor muito maior. Somente em 1926 a tradicional embalagem verde, que se tornaria ao longo dos tempos um ícone da marca e símbolo de identificação por parte dos consumidores, foi introduzida no mercado.


No final da década seguinte, mais precisamente em 1939, a marca introduziu os famosos personagens “Gêmeos” (twins), tornando-se uma das campanhas publicitárias mais duradouras e famosas dos Estados Unidos. Os personagens eram compostos por dois pianistas, dois violonistas e dois comediantes, que apareceram em um programa de rádio patrocinado pela empresa Wrigley. A campanha não somente tornou a marca DOUBLEMINT conhecida nacionalmente como aumentou enormemente a demanda pelo chiclete.


No ano de 1944, em virtude da Segunda Guerra Mundial, a produção do chiclete foi exclusivamente direcionada para atender as tropas americanas, voltando a ser comercializado para a população civil somente em 1947. Em 1956 a embalagem foi mudada novamente, ganhando uma tonalidade de verde mais clara. Pouco depois, no ano de 1960, o chiclete DOUBLEMINT foi lançado na Inglaterra com grande sucesso e rapidamente se espalhou por outros países do continente europeu e posteriormente do mundo. Foi neste ano que a marca introduziu a campanha publicitária com o slogan “Double your pleasure, double your fun” (algo como “Dobre seu prazer, dobre sua diversão”), estrelada pela primeira vez por gêmeas na estreia da marca em comerciais televisivos. As gêmeas originais da campanha eram Jayne e Joan Boyd da cidade de Hammond, estado americano de Indiana, que apareciam em comerciais da marca jogando tênis, andando de bicicleta e escorregando em divertidos tobogãs até 1963 quando Joan ficou grávida.


No ano de 1989 a embalagem ganhou nova cara, um verde ainda mais claro e a inscrição de 25 centavos de dólar, preço do produto, impresso na parte da frente. Na década de 1990, a DOUBLEMINT iniciou uma nova fase de internacionalização com o lançamento de seus produtos em vários outros países. Com o início do novo milênio, em 2001, a famosa campanha dos gêmeos ganhou duas novas protagonistas que se tornaram as garotas propaganda do produto: as tenistas americanas Venus e Serena Williams.


Pouco depois, em 2003, toda linha de chicletes da DOUBLEMINT passou a ser adoçada com aspartame, eliminando assim o açúcar de sua formulação. No ano seguinte, a marca introduziu no mercado uma grande novidade: as embalagens chamadas Slim Pack, com formato quadrado e contendo 15 chicletes. Em 2005, as gêmeas Natalie Garza e Nicole Garza passaram a serem as protagonistas gêmeas da tradicional campanha publicitária da marca. No ano seguinte a marca introduziu no mercado seu primeiro produto que não era goma de mascar: pequenas pastilhas sem açúcar nos sabores de menta, hortelã e limão. A última grande novidade que a DOUBLEMINT introduziu no mercado foi a embalagem com três unidades Slim Pack.


A evolução das embalagens 
No decorrer dos anos as tradicionais embalagens dos chicletes DOUBLEMINT passaram por inúmeras mudanças e modernizações. Desde a primeira embalagem, com predominância da cor amarela (e logotipo em vermelho), até a última modificação mais acentuada em 2002, onde dois tons de verdes são utilizados, a marca sempre primou por manter a mesma personalidade.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Em 2002 o logotipo foi encurtado e o nome da marca ganhou uma leve curvatura. Mais recentemente, a identidade visual passou por uma atualização ganhando um pequeno contorno verde-claro.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1914 
● Craidor: William Wrigley Jr. 
● Sede mundial: Chicago, Illinois 
● Proprietário da marca: Mars Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: William Wrigley, Jr. II 
● CEO: Martin Radvan 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chicletes e pastilhas 
● Concorrentes diretos: Clorets e Dentyne 
● Ícones: As gêmeas 
● Slogan: Double Your Pleasure, Double Your Fun. 
● Website: www.doublemint.com 

A marca no mundo 
A marca DOUBLEMINT se tornou um dos chicletes mais vendidos do planeta, sendo comercializado em mais de 140 países ao redor do mundo, com enorme participação do mercado nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. 

Você sabia? 
Atualmente o produto e a marca DOUBLEMINT estão intimamente posicionados na mente dos consumidores com a palavra “Gêmeos”, uma relação direta com o sabor em dobro do chiclete. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 26/11/2013

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