11.6.06

ERMENEGILDO ZEGNA


Pense em uma marca que consegue traduzir toda sofisticação e autenticidade do universo masculino. Que oferece mais de 350 tipos de tecidos produzidos por artesãos suíços. Ternos exclusivos, feitos sob medida, com caimento impecável e estrutura que se reconhece de longe. Além disso, domina a arte da alta alfaiataria e produz ternos cortados com precisão cirúrgica. Essas são as características que fazem da marca italiana ERMENEGILDO ZEGNA a mais importante da moda masculina e responsável por vestir alguns dos homens mais influentes e elegantes do mundo. Preferida por celebridades e homens que imprimem elegância em seu dia a dia, ZEGNA é sinônimo do mais puro estilo italiano. 

A história 
A história da elegante marca italiana começou no ano de 1910 quando Ermenegildo Zegna, aos 18 anos de idade e caçula de dez irmãos, iniciou o processo de transformação do pequeno negócio têxtil de seu pai, Michelangelo, chamado Lanificio Zegna (do italiano “lanifício”, que significa fábrica de lã), em Trivero, ao norte da Itália, na bela região alpina de Biella. O novo gestor tinha um objetivo ousado: produzir os melhores tecidos para roupas tão bons a ponto de competir com aqueles fabricados na Grã-Bretanha, considerados então os melhores do mundo. Para que seus tecidos pudessem atender à prestigiada alfaiataria inglesa, ele foi buscar equipamentos na Inglaterra, e as melhores lãs na Austrália, África do Sul, Nova Zelândia e Tasmânia, além de cashmere, na Mongólia. À frente de 420 funcionários e sessenta teares, esmerou-se em produzir tecidos com os fios mais finos do mundo. A próxima etapa foi tornar sua marca conhecida mundialmente, sendo o primeiro a “assinar” tecidos com seu próprio nome. Naquele tempo, a Inglaterra e a Escócia dominavam o mercado, mas o talentoso Zegna acabou por se impor através de um cuidadoso processo de produção, produtos inovadores e de alta qualidade, confeccionados com as melhores matérias primas, além da competência na promoção e divulgação da marca. “Uma qualidade proverbial” era o slogan dos primeiros anúncios então veiculados pela marca.


Não demorou muito para a marca ERMENEGILDO ZEGNA se tornar sinônimo dos melhores produtos têxteis da Itália e parâmetro de qualidade no mundo todo. Já em 1932, Ermenegildo construiu o Centro Zegna, equipado com biblioteca, cinema, teatro, piscina pública e até hospital. A ideia ganhou investimentos ao longo do tempo, como a Panorâmica Zegna, um percurso turístico de 14 km, que liga Trivero na Itália aos Alpes de Bielmonte na Suíça. E ainda conta com a FUNDAÇÃO ERMENEGILDO ZEGNA, responsável por diversos projetos ligados a ecologia e cultura em vários pontos do mundo. No ano de 1938 a marca já exportava seus produtos de alta qualidade para 40 países, inclusive para os Estados Unidos, embora, em virtude dos altos preços, sua venda tenha sido feita em números limitados durante os tempos da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, a empresa já contava com um representante também no Brasil.


Foi nas mãos da terceira geração da família que a marca de tecidos ERMENEGILDO ZEGNA se transformou em uma cobiçada grife de luxo. Angelo e Aldo, filhos de Ermenegildo, assumiram a direção em 1960 e a empresa passou a produzir peças de alfaiataria e uma linha prêt-à-porter. Após esse primeiro passo, expandiram então a oferta de produtos, criando linhas esportivas, acessórios e malhas de tricô. Todos os ternos da ERMENEGILDO ZEGNA eram feitos sob medida até 1968, quando então os irmãos lançaram a linha de ternos prontos para venda comercial. A nova linha foi produzida na fábrica localizada em Novara, na Itália. Em 1973 foi inaugurada a primeira fábrica estrangeira da marca, localizada na vizinha Espanha, seguida em 1975 por outra na Grécia (fechada dois anos mais tarde por não ser lucrativa), e em 1977 na Suíça, controladas diretamente pelo grupo italiano.


Foi somente na década seguinte que a marca abriu suas primeiras lojas próprias, na cidade de Paris, em 1980, e na cidade de Milão, em 1985. O aumento da produção levou o grupo a investir em mercados estrangeiros, resultando na abertura de filiais e pontos de venda em países como Alemanha, Reino Unido, Espanha, Turquia, México, Estados Unidos (sua primeira loja própria foi inaugurada em 1989), Japão e, pouco mais tarde, na China (1991), Hong Kong, Coréia do Sul, Cingapura, Taiwan e Austrália. Desembarcou no Brasil através de uma parceria com a Daslu em 1998, bem antes de outras marcas de luxo descobrirem que o país tinha potencial para rápido crescimento nesse segmento. A primeira loja no Brasil foi inaugurada no Shopping Iguatemi, em São Paulo, no ano de 2001, com alguns destaques que ostentam o luxo da decoração: luminárias alemãs, pedras israelenses no chão e mobiliários italianos.


Nos anos seguintes a ERMENEGILDO ZEGNA ampliou sua linha de produtos com o lançamento de seus primeiros perfumes, óculos escuros, acessórios em couro, roupas íntimas e até uma linha mais jovem e casual de roupas e acessórios. Por isso, hoje em dia, a ERMENEGILDO ZEGNA além de oferecer seus ternos bem cortados, camisas e casacos, trabalha bastante os acessórios e se renovou com uma linha mais casual, sem perder de vista o conceito de “chique” aspiracional que deriva de todas as marcas de luxo. Além disso, o caimento perfeito dos ternos que valoriza a silhueta masculina, o corte impecável e o acabamento incomparável já se tornaram verdadeiros ícones da grife italiana, tanto que suas criações são cobiçadas por homens de todo o mundo, usadas por príncipes, estadistas, astros de Hollywood, como Arnold Schwarzenegger, e grandes empresários. Por isso, a ERMENEGILDO ZEGNA está entre as marcas mais desejadas do universo masculino, símbolo de luxo e poder.


A linha do tempo 
1997 
Inauguração de sua primeira loja Outlet (unidade que vende produtos com descontos) na cidade de Nova York. 
2000 
Lançamento, no mercado americano, da ZEGNA SPORT, braço atlético da tradicional marca italiana, que possui roupas e tecidos criados especialmente para a prática de esportes. Além disso, há acessórios mais casuais, mas também kits para diversos esportes, acondicionados em uma embalagem personalizada. O kit de tênis, por exemplo, é composto de camiseta pólo azul e short branco de microfibra. Outro produto de destaque é a jaqueta própria para iPod, que controla o tocador de mp3 por meio de botões na manga do próprio casaco. 
2003 
Lançamento do perfume ESSENZA Di ZEGNA, primeira fragrância da marca e que não demorou muito para se tornar um enorme sucesso. 
2004 
Lançamento da Z ZEGNA, marca fashion do grupo com coleções voltadas para consumidores mais jovens e ligados em moda. Diferentemente das outras linhas da marca, a grife conta com um estilista, e desfila suas coleções na semana de moda de Nova York. 
Lançamento, através de uma parceria com a Salvatore Ferragamo, da primeira linha de calçados da marca. 
2005 
Lançamento do perfume Z ZEGNA
Lançamento, em parceria com a italiana De Rigo, da primeira coleção de óculos escuros e armações de receituário da grife. 
2007 
Lançamento do perfume ZEGNA INTENSO
Lançamento das primeiras coleções de roupas íntimas compostas por cuecas, meias e pijamas. 
2009 
Lançamento do perfume ZEGNA COLONIA
Lançamento do sapato LIMITED EDITION ERMENEGILDO ZEGNA, feito artesanalmente em couro e com solado vulcanizado. O sapato vinha em uma caixa especial, envolto em um saquinho de camurça, uma calçadeira e com um kit para engraxar. A tiragem do produto foi limitada: apenas mil exemplares feitos no mundo. 
2010 
Lançamento do comércio online da marca italiana. Ternos não são vendidos pelo comércio eletrônico. 
Lançamento do perfume ZEGNA FORTE
Em comemoração ao centenário da marca, foram produzidos vinte ternos com as dez lãs de fios merinos mais finas obtidas na última década, inclusive a de espessura recorde: 10 micra. Um exemplar foi vendido por R$ 40.000 reais a um banqueiro paulistano. 
2012 
Lançamento de cinco fragrâncias da coleção ESSENZE by ERMENEGILDO ZEGNA
2013 
Lançamento da coleção TRIVERO, criada em parceria com a italiana Omas, fabricante histórica de canetas artesanais. A coleção propõe três peças de uma elegância discreta, mas significativa: caneta de pena, rollerball e esferográfica. 
2014 
Lançamento do perfume HAITIAN VETIVER
Lançamento de uma coleção cápsula de acessórios inspirada pelas grandes cidades do mundo, chamada de “Cities Around the World”. Os produtos dessa coleção incluíam gravatas, lenços de bolso, porta passaportes e carteiras. Ícones da marca, as gravatas e lenços de bolso costurados à mão eram feitos de sedas especialmente selecionadas e usavam várias telas para criar detalhes vivos e impressões ricamente coloridas. 
2015 
Lançamento de uma linha especial de vestuário de couro fino e acessórios em homenagem ao lançamento dos modelos de carro Maserati Ghibli e Quattroporte EZ, peças de requintada engenharia vestidas com tecidos ZEGNA. A linha é composta por jaqueta, luvas, sapatos, carteiras, porta-chaves, óculos e bolsas, que utilizam as mesmas matérias-primas usadas nos automóveis, com destaque para o couro combinado com o silk skin (tecido que une a seda chinesa com o algodão egípcio).


Os ternos impecáveis 
Para aqueles que buscam ternos feitos sob medida, a marca criou, ainda na década de 1970, a Zegna su misura (do italiano, “sob medida”). Após escolher entre diversos modelos e mais de 350 tipos diferentes de tecidos, o cliente tem suas medidas tiradas e enviadas à Suíça, onde cerca de dez artesãos são responsáveis pela confecção de um terno. Em áreas com iluminação especial de alto a baixo para que as costureiras possam detectar defeitos mínimos nos tecidos, computadores e mãos humanas mesclam-se para cortar com precisão milimétrica as 80 peças que compõem cada terno encomendado por clientes dos cinco continentes. Desta fábrica na Suíça saem aproximadamente 35 mil unidades sob medida, que representam 10% do faturamento e 8% dos volumes da linha ERMENEGILDO ZEGNA. Cada terno passa por 180 etapas de confecção (mãos), mas se for de alta-costura, esse número pode chegar a 500. Neles, a entretela, que dá sustentação ao paletó, é feita de pelos de camelo, cabra ou cavalo. As mangas são pregadas à mão, assim como os botões. A qualquer momento é possível localizar, pelas etiquetas computadorizadas, em que fase está uma encomenda do Brooklyn, em Nova York, ou de Tóquio, no Japão. A peça demora entre 45 e 60 dias para ficar pronta e até a etiqueta tem o nome do cliente. Um terno ZEGNA feito sob medida pode custar até US$ 22 mil.


O Zegna Su Misura, ganhou um novo apelo no final de 2012, um serviço de personalização máxima, que oferece ao cliente inúmeras possibilidades de customização. Assim, é possível ir até uma das tecelagens na Itália para escolher o fio, a cor e a padronagem do tecido. A partir da seleção, um tecido de seis metros de comprimento será fabricado, o suficiente para apenas um costume. Definir esses detalhes, porém, não é uma tarefa simples. Só em tecidos à disposição para ternos, a ZEGNA produz 355 tipos diferentes. Para camisas, 200. E para as gravatas, outros 200. Depois dessa etapa, é possível, ainda, propor algumas extravagâncias. Além de bordar o nome na etiqueta, é possível gravá-lo no verso dos botões.


O sucesso de seus ternos se deve também aos tecidos produzidos na fábrica da empresa. E a qualidade, por sua vez, depende diretamente dos materiais usados. O Lanifício Zegna é um dos maiores compradores mundiais de lã, cashmere e seda em seu estado ainda puro e, como a produção de fibras finas requer diversos cuidados por parte dos criadores (a começar pela manutenção dos pastos e dos animais, passando pela nutrição e outros fatores que interferem nos resultados), o Grupo ZEGNA, desde 1963, distribui prêmios para seus fornecedores internacionais, como os produtores de lã de ovelha na Austrália, os de vicunha no Peru, os de cashmere na Mongólia ou de cabras angorás na África do Sul. Com o objetivo de garantir a espessura mínima e o comprimento máximo do fio — combinação fundamental para a maciez do tecido —, a ZEGNA estimula os produtores australianos a tratar as ovelhas a pão de ló, o que significa, também, vesti-las com capas até a tosa. Todos esses cuidados com a elaboração de cada terno colocam o traje entre os de melhor confecção e qualidade no mundo, e apesar de encarecerem seu preço, garantem àquele que o adquire o que há de mais perfeito em termos de vestuário formal masculino.


A qualidade e a inovação 
A coleção da ERMENEGILDO ZEGNA representa o que há de mais chique em alfaiataria masculina, com padrões de tecidos exclusivos. A marca italiana é conhecida por seus ternos clássicos, bastante formais e corte impecável. Jaquetas e casacos também integram todas as coleções, que contam com tecidos exclusivos produzidos e desenvolvidos na própria empresa. A marca conta ainda com acessórios como cintos, sapatos mocassins, carteiras e pastas, todos de couro bovino ou de jacaré. Algumas linhas possuem detalhes de ouro (fivelas, por exemplo). Para completar o visual, gravatas de seda pura e abotoaduras de prata e ônix. A ZEGNA também aposta na tecnologia de seus tecidos para criar produtos inteligentes. Prova disso é a jaqueta Elements (do inglês, “elementos”). Feita de lã de carneiro ou puro cashmere, seu tecido possui um polímero de membrana termosensível aplicado na sua superfície interna que se adapta à temperatura externa, com um mecanismo que se abre com o calor e fecha com o frio.


Outro exemplo de tecnologia é a Solar Jacket (algo como “jaqueta solar”): painéis em sua gola removível transformam a luz do sol em energia renovável para recarregar aparelhos portáteis como iPod e telefones celulares ou qualquer outro aparelho com entrada USB. Ao longo de cem anos a empresa desenvolveu mais de 32 tipos diferentes de tecidos, como, por exemplo, o Traveller (lançado em 1998, este tecido é feito de lã super fina, muito flexível e elástica, cujos fios, entrelaçados com alta torção, não amassam), Microsphere (inspirado no biomimetismo da flor de lótus, impermeável à água e às manchas de café, vinho ou ketchup graças a um tratamento químico) e Cool Effect (tecido introduzido em 2009 foi concebido para desviar 80% dos raios solares, reduzindo em 10°C a sensação térmica, mesmo em cores escuras).


Templos da elegância 
No dia 25 de outubro de 2007, na famosa Rua Montenapoleone, onde convivem lado a lado marcas luxuosas como Dior, Cartier, Versace, Gucci, Prada e YSL, localizada na cidade de Milão, foi inaugurada a primeira Global Store da ERMENEGILDO ZEGNA (loja que contém todos os itens da marca italiana) e um conceito único. Dentro dessa sofisticada loja de quatro andares, que ocupa 700 m², projetada por Peter Marino, o premiado arquiteto nova-iorquino que desenhou lojas para a Chanel, Louis Vuitton e Dior, foram usados 55 materiais diferentes, entre mármores, madeiras e metais, predominando os padrões cinzentos riscados e a madeira natural, uma alusão aos tecidos produzidos pelo fundador da empresa. Aliás, os tecidos de extrema qualidade, produzidos desde 1910, em Trivero, Itália, tem sido uma inspiração crucial para esse projeto. Os edifícios com listras de metal e fachada de vidro, o metal vertente das janelas, bem como o entrelaçamento de aço inoxidável eco, a composição feita de têxteis junto com a dobra do tecido e fios de trama. Este conceito de loja (chamado de Global Store) também conta com unidades localizadas em grandes cidades mundiais, como por exemplo, Nova York, Los Angeles, Londres, Tóquio, Dubai, Hong Kong, Milão, Xangai e Paris. Nestas lojas pode-se encontrar todo um leque de produtos de luxo exclusivamente para homens, que engloba desde linhas executivas às mais esportivas, passando ainda por roupas íntimas, acessórios em couro, perfumes e sapatos.


Os famosos 
O ator norte-americano Adrien Brody, ganhador do Oscar de melhor ator pela atuação em O pianista (2002), de Roman Polanski, é considerado o famoso que mais traduz o estilo ZEGNA. O ator foi rosto das campanhas de primavera-verão e outono-inverno de 2003 e, durante as premiações que exigem traje de gala, não abre mão de ternos da grife italiana. Além dele, a ZEGNA já teve o ator mexicano Diego Luna, o músico americano Peter Cincotti e o modelo americano Ryan Burns como protagonistas de suas campanhas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo de sua história, adquirindo uma imagem mais sofisticada.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 11 de maio de 1910 
● Fundador: Ermenegildo Zegna 
● Sede mundial: Milão, Itália 
● Proprietário da marca: Ermenegildo Zegna Holditalia S.p.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Paolo Zegna 
● CEO: Gildo Zegna 
● Diretor criativo: Stefano Pilati 
● Faturamento: €1.21 bilhões (2014) 
● Lucro: €71 milhões (2014) 
● Lojas: 530 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: China, Estados Unidos, Europa e Ásia 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Moda de Luxo 
● Principais produtos: Ternos, camisas, gravatas, sapatos, perfumes e acessórios 
● Concorrentes diretos: Brioni, Loro Piana, Dormeuil, Tom Ford, Hugo Boss, Ralph Lauren, Giorgio Armani e Alfred Dunhill 
● Ícones: Os impecáveis ternos 
● Slogan: Great Minds Thinks Alike. 
● Website: www.zegna.com/br 

A marca no mundo 
A luxuosa marca italiana se transformou numa potência. Hoje, a marca tem 530 lojas próprias (seis delas no Brasil), atua em 100 países, possui unidades de produção instaladas na Espanha, Suíça e Itália, e atingiu faturamento de €1.21 bilhões em 2014. Aproximadamente 90% do faturamento é derivado de vestuário e acessórios e 10% de produtos têxteis. 90% de suas vendas destinam-se à exportação. A China é um mercado vital e estratégico para marca, afinal existem aproximadamente 100 lojas na Grande China (que inclui Hong Kong, Taiwan e Macau), que respondem por um quarto de seu faturamento. A marca ERMENEGILDO ZEGNA produz anualmente 2.3 milhões de metros de tecidos (vendidos também para as principais marcas de luxo do mundo), 600.000 mangas de camisa, quase 1.6 milhões de roupas esportivas e 1.75 milhões de acessórios. Além disso, o Grupo detém a malharia Agnona, os tecidos Guida, a marca Longhi, 50% da SharMoon (fábrica chinesa de tecidos de luxo) e participa de uma joint venture com o Grupo Salvatore Ferragamo na gestão dos calçados e da linha de couro da marca. 

Você sabia? 
88% das compras dos produtos da grife são “codificadas”, de forma que a empresa sabe quem comprou, onde, e se o cliente comprou de novo. 
Michelangelo Zegna, pai de Ermenegildo, era relojoeiro, mas quando se casou pela segunda vez recebeu seis modestos teares como dote. Assim nasceu um novo negócio na família. 
A empresa italiana é proprietária do Oasis Zegna, uma reserva florestal privada com 100 km², onde é possível fazer ciclismo, escalada e outros esportes ao ar livre. 
Hoje em dia existem 11 herdeiros na quinta geração dos Zegna, na faixa de 15 a 31 anos. A maioria estuda no exterior e alguns já trabalham em outras empresas. Ter essa experiência por dois anos, no mínimo, faz parte das regras para os que optarem por ingressar na empresa, além de fluência em idiomas. Também deverão passar pelo crivo de um comitê familiar encarregado de orientar os jovens.  

As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Época Negócios e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/11/2015

2 comentários:

  1. Anônimo6:14 PM

    Estou impressionado e boqueaberto,com a dimensao e extensao deste grupo empresarial,que precisa ser mais conhecido pelas outras capitais do Brasil a fora.Pois ja estao em 93 paises e por que nao expandi-lo,por aqui.E que por mera coincidencia,tem o meu nome.Abracos,Ermenegildo P.Almeida.
    Goiania-Goias-Brasil.

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  2. Anônimo3:00 PM

    Muito bom! Belíssimo texto! Só faltou falar q a Zegna esteve presente antes nos 70/80 no Brasil, trazida pelas mãos de André Brett, fundador da Vila Romana.

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