1.6.06

FRAN'S CAFÉ


Qualquer unidade da rede FRAN’S CAFÈ segue a linha de uma loja de convivência, com ambientes repletos de mesas, revistas e jornais, ideal para horas de lazer e até mesmo encontros com clientes. Busca consumidores que estão sedimentando o hábito cultural de apreciar um bom café, a exemplo do que já ocorria com bons vinhos. Com unidades padronizadas e charmosas, e cardápio eclético, suas lojas oferecem um ambiente agradável para reuniões e propício para saborosas refeições para qualquer hora do dia ou da noite. Sempre acompanhadas de um ótimo café. 

A história 
O hábito de tomar café deixou de ser apenas uma rápida passagem pelas cafeterias. Hoje, é possível aliar o cafezinho a momentos de lazer em espaços como o FRAN’S CAFÉ. Tudo começou em 1972 quando Francisco Antônio Conte, que tinha o apelido de Fran e apenas 18 anos de idade na época, decidiu aliar sua paixão pelo café à oportunidade de um bom negócio. A ideia era criar uma cafeteria onde homens e mulheres pudessem tomar um bom café em um ambiente diferenciado, aconchegante e descontraído. Foi então que Fran e seu irmão, José Roberto Conte, com ajuda de seus pais, escolheram um ponto no centro da cidade de Bauru, localizada no interior de São Paulo, e realizam seu sonho. Nascia, assim, exatamente no dia 27 de abril, a primeira loja do FRAN’S CAFÉ, localizada em uma das ruas mais movimentadas e chiques da cidade do interior paulista. A loja atendia a demanda dos lojistas e transeuntes que circulavam pela região. Um detalhe para o público inicial: na época as mulheres não tinham um local apropriado ou seguro para conversar e tomar um café. Assim, o FRAN’S CAFÉ foi um sucesso para o público feminino, que representava 90% dos clientes. Quando o café ainda era bebido de qualquer forma, o FRAN’S CAFÉ apostou no requinte e introduziu a xícara de porcelana personalizada, a colher de aço, o ambiente aconchegante para desfrutar bons momentos e realmente degustar a bebida.


A multiplicação desse próspero negócio foi questão de tempo. Com o aumento das vendas, pouco depois, os irmãos inauguraram uma segunda loja, localizada na estação rodoviária da cidade. Desta vez a novidade ficou por conta do serviço 24 horas. Essa experiência foi a grande responsável pela formatação do atual conceito da rede, tendo em vista que, o fato da loja funcionar em uma estação rodoviária, obrigou seu fundador a mantê-la aberta ininterruptamente, a fim de atender ao constante fluxo de pessoas que entravam e saíam da cidade. Após anos de sucesso absoluto, em 1988, quando Conte associou-se a José Henrique Ramos Ribeiro, o FRAN’S CAFÉ instalou-se em um dos mais cobiçados cartões postais da capital paulista: o Edifício Itália, na época, o maior da cidade. Devido ao alto padrão de qualidade dos produtos comercializados, o conceito de operar 24 horas e a criação de um ambiente diferenciado para um público consumidor de cafés e tortas doces, a primeira loja da rede em São Paulo conquistou rapidamente os paulistanos.


Nesse momento, as lojas da rede ultrapassaram o conceito de simples Coffee-Shop e, em três anos, foram inauguradas mais seis unidades na cidade de São Paulo e uma em Belo Horizonte, consolidando o nome e a marca FRAN’S CAFÉ como boutiques de café charmosas e aconchegantes, com uma fiel e assídua clientela. Por conta desse enorme sucesso, a empresa decidiu, em 1992, implantar o sistema de franquia, iniciativa pioneira, tendo em vista que, à época, eram poucos os profissionais que atuavam nessa área no país. Deste momento em diante a rede cresceu em uma velocidade espantosa. Em 2002 a rede vendia cerca de 170.000 xícaras de café por semana, e trabalhava com um mix de 80 a 90 produtos.


Com a chegada ao mercado brasileiro da poderosa Starbucks, a rede precisou se reinventar. Em agosto de 2007, a loja de número 97 foi inaugurada, sendo completamente diferente das outras unidades do grupo. Instalada em uma área anexa à rede francesa de livrarias Fnac, no Morumbi Shopping, a loja tinha cadeiras de acrílico vermelho e branco, sofás redondos e mesas com tampo de vidro. Ainda neste ano, sempre focando no consumidor que está cada dia mais exigente, a rede incrementou seu cardápio com novidades saborosas, criativas e saudáveis. Os itens light ganharam ainda mais espaço, como é o caso das versões light de produtos já conhecidos, como o Café Bombom e o Café Tricolore, ambos com café espresso e leite condensado light, com muito menos calorias. As mudanças no FRAN’S CAFÉ foram consideráveis. O café servido na loja passou a ser feito de uma mistura de grãos exclusiva que ganhou marca própria, a FRAN’S. O cardápio foi ampliado com sanduíches e novidades como cafés especiais e o FRANCCINO, uma espécie de milk-shake de café copiado do Frappuccino, carro-chefe da rede americana Starbucks. As lojas ganharam nova identidade visual e foram equipadas com sistema de conexão Wi-Fi. Louças, talheres e copos foram trocados por outros de melhor qualidade.


A rede também investiu em um novo conceito de ponto-de-venda, o station, inspirado na concorrente Starbucks, especialmente desenvolvido para os grandes empreendimentos e prédios comerciais. Trata-se de um quiosque com 9m² que precisa de apenas uma tomada comum para ser instalado, e onde as xícaras de louça cedem lugar aos copos descartáveis. Com design arrojado e alta tecnologia, o Station nascia com a tendência de levar grifes para dentro de empreendimentos comerciais, a fim de terceirizar serviços de qualidade e aproveitar áreas comuns. A mini-loja tem cardápio reduzido, mas vende cafés, sanduíches e pães de queijo. Atualmente há mais de 15 stations na cidade de São Paulo. Em 2008 a rede apresentou um cardápio repaginado para a temporada de verão. Entre as novidades estavam smoothies de frutas (como abacaxi, maçã e mamão com suco de laranja), saladas especiais e sobremesas light. O ano de 2009 foi marcado pelo plano de expansão da rede, que inaugurou mais de 20 novas lojas em diversas capitais do país, como Salvador, Cuiabá, Vitória e Goiânia. Pouco depois, a rede inseriu em seu cardápio sorvetes, tortas geladas e frutas para atrair todos os tipos de clientes. Mais recentemente, a rede ingressou em aeroportos e no varejo com a venda de café moído para coador.


Ao longo de todos esses anos, a rede foi responsável por grandes inovações no setor, entre as quais, as xícaras de porcelana, os petit-four, a água gaseificada para limpar as papilas gustativas, o ambiente elaborado especialmente para o bem-estar e o ice coffee (café gelado).


A linha do tempo 
2001 
Lançamento do café com blend próprio, elaborado com os melhores grãos arábica procedentes dos melhores produtores do Brasil, como das regiões do cerrado, sul de Minas Gerais e Sorocabana. 
2002 
Lançamento da linha COLLECTION, composta por produtos exclusivos da marca FRAN’S CAFÉ como cafeteiras, xícaras especiais, aventais, camisas pólo e outros artigos. 
2003 
Lançamento do FRANCCINO, uma espécie de mistura gelada (leite e gelo) à base de café. A bebida recebeu este nome por ser o resultado do casamento de “Fran’s e Cappuccino”. Em duas versões (Coffee e Mocha), o novo produto chegou às lojas no final de dezembro e em apenas 15 dias foram consumidos cerca de 30 mil copos. 
2007 
Inauguração de suas primeiras lojas na cidade de Salvador, na Bahia, São Luis, no Maranhão, e Manaus, no Amazonas. 
Lançamento dos pacotes de café espresso torrado e moído com a marca FRAN’S, o que impulsionou a venda nas lojas próprias, nos supermercados Pão de Açúcar, Sam’s Club e Mambo, onde o produto podia ser encontrado. 
Inicia o uso de telões de plasma e LCD para exibir as opções de seu cardápio e promoções. 
No dia 11 de dezembro, a cidade de Jacareí em São Paulo e a rede FRAN’S CAFÉ tiveram muito motivos para comemorar, isto porque, ao mesmo tempo, que inaugurava a primeira loja da rede na cidade, alcançava o número de 100 unidades em funcionamento em todo o Brasil. Ao todo, durante o ano, foram inauguradas 18 novas lojas pelo país. 
2008 
Lançamento dos Milk Shakes nas versões Café, com espresso, sorvete de creme e cobertura de café; e Mocha Café, com sorvete de chocolate. 
Lançamento do FRANCCINO na versão doce de leite. 
Lançamento de um cardápio especial para madrugadas com sopas (Creme de mandioquinha e Canja) e caldos (Caldo Verde com batata, couve e paio), sanduíches encorpados e cafés em misturas inusitadas. 
2012 
Lançamento do MOIDINHO, um café torrado e moído, com blend próprio e exclusivo, elaborado com grãos das melhores regiões do Brasil e garantido pelo selo de qualidade ABIC Café Gourmet.


O cardápio 
O cardápio da rede vai muito além do tradicional café espresso, oferecendo diversas opções de bebidas quentes e geladas à base de café e cacau, café da manhã, lanches, petiscos, saladas, refeições e sobremesas deliciosas. Desde os refrescantes smoothies de diversos sabores, sodas italianas e mate gelado, às tortas geladas light, como a tripla mousse de chocolate, o cardápio oferece opções para todos os paladares, com itens exclusivos para determinadas épocas do ano (como por exemplo, verão e inverno).


Destaque para o cardápio especial de cafés, com mais de 10 opções da bebida, que vão desde o espresso com leite condensado (Café Bombom), passando pelo Café Silvestre (sorvete de creme, calda de amora, espresso, chocolate branco e chantilly), Café Caribe (espresso, sorvete de creme, conhaque, chantilly e farofa crocante), Café Latte Barista (expresso, leite grande e calda de macadâmia ou mocha ou marshmallow), Mochaccino (espresso, chocolate quente, licor de cappuccino e chantilly), até o exclusivo Franccino, café gelado disponível nos sabores café, doce de leite, mocha, crocante, Marshmallow, macadâmia, ou cookie coberto com chantilly e decorado com calda de chocolate.


Entre as delícias que podem acompanhar ou complementar o café, a rede oferece opções brasileiríssimas como a queijadinha de coco e a broa de milho, ou ainda, croissant de chocolate. Quem prefere os salgados encontra diversas opções de pães, como os tradicionais e mineiros pães de queijo, pão de batata, tortas e quiche com tomate gratinado, além de deliciosas massas, sopas, sanduíches e saladas. Em 2015 a rede apresentou um novo cardápio, que conta com opções integrais, novos cafés e sanduíches. Entre as novidades estão os salgados integrais (torta e pastéis), creme de brócolis com batata (servido no tradicional pão italiano), além das opções de cafés com leite desnatado e soja.


A identidade visual 
A identidade visual do FRAN’S CAFÉ é marcada pela utilização de um grão de café (vermelho) no lugar do apóstrofo. A identidade visual da marca pode ser aplicada de diferentes formas, dependendo da situação. A última geralmente é utilizada na fachada das lojas e até no site da empresa. Já as outras são utilizadas nas xícaras e louças da rede.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 27 de abril de 1972 
● Fundador: Francisco Antônio e José Roberto Conte 
● Sede mundial: Barueri, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Fran’s Café Franchising Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: José Henrique Ramos Ribeiro 
● Faturamento: R$ 140 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 150 
● Presença global: Não (somente no Brasil) 
● Funcionários: 200 (excluindo os franqueados) 
● Segmento: Cafeterias 
● Principais produtos: Cafés espressos, chás, bebidas geladas e comidas 
● Concorrentes diretos: Starbucks, Casa do Pão de Queijo, Café do Ponto, Rei do Mate e Grão Espresso 
● Ícones: O Franccino 
● Slogan: Estilo e arte de servir café. 

A marca no Brasil 
A rede FRAN’S CAFÉ possui atualmente mais de 150 lojas em São Paulo, capital e interior, assim como no Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Brasília, Manaus e Porto Alegre, estando presente em 15 estados brasileiros. Os números comprovam o sucesso da rede: por mês, são vendidas mais de 1 milhão de xícaras de café espresso, e, atualmente, mais de 3.5 milhões de pessoas são atendidas, mensalmente, em todas as lojas da rede. O FRAN’S CAFÉ atende clientes que permanecem em média 20 minutos em suas unidades e preferem pontos de rua, que têm aluguel mais em conta, comparado com os localizados em shoppings. 

Você sabia? 
A rede mantém em sua sede uma equipe de nutricionistas e baristas responsável por pesquisar novos produtos e trazer novidades para o cardápio que muda duas vezes ao ano. 
Atualmente os alimentos representam aproximadamente 45% das vendas da rede. O restante é dividido igualmente entre os cafés e as bebidas frias. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/1/2016

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