O melhor café feito no melhor filtro: aroma e sabor que o consumidor só consegue com os produtos Melitta®, uma marca especialista e referência no mercado mundial de café e sua preparação, tornando a vida mais saborosa e prática. Cafés da manhã, almoços, lanches, jantares em família ou ocasiões especiais são sempre um bom motivo para saborear um delicioso e fresquinho café Melitta®.
A história
Das simples ideias surgem os grandes avanços da humanidade. Um desses momentos mágicos surgiu com uma solução que se perpetua na maioria dos lares pelo mundo afora. A senhora Amalie Auguste Melitta Bentz (imagem abaixo) ocasionalmente recebia queixas de seu marido, Hugo, quanto ao sabor do café servido, que variava muito e às vezes tinha até gosto de mofo. Além disso, as borras no fundo da xícara também incomodavam a dona de casa. Analisando o problema, chegou à conclusão de que o causador deveria ser o coador de pano. Ele deixava passar partículas de pó que causavam uma desagradável sensação ao tomar o café, e por ser usado inúmeras vezes retinha resíduos dos cafés já feitos anteriormente, que se impregnavam no pano alterando o seu sabor. Com a visão lógica de uma dona de casa, a senhora Melitta partiu para uma solução brilhante. No fundo de um bule de latão fez vários furos e colocou sobre eles uma folha de mata-borrão, retirada do caderno de exercícios de seu filho mais velho. Pó de café, água fervente por cima e o resultado foi o surgimento do primeiro coador com papel filtrante, que permitia preparar um café mais saboroso, com sabor sempre igual e agradável.
Tudo isso aconteceu no ano de 1908, em Dresden, uma pequena cidade ao norte da Alemanha. O casal rapidamente patenteou seu invento (porta-filtro e o respectivo coador de café descartável) no dia 8 de julho e registrou sua empresa no dia 15 de dezembro, instalada em uma pequena loja de artigos domésticos de apenas 8 m². Este filtro de café de papel patenteado tornou-se o ponto de partida para a marca Melitta®, que logo se tornaria sinônimo de qualidade no mundo do café. A primeira grande venda foi concretizada na feira de Amostras de Leipzig: 1.250 coadores de alumínio com filtros de papel. O novo sistema estava apresentado aos alemães. Além de filtros de alumínio, em 1919 a empresa passou a oferecer também filtros redondos de porcelana e de cerâmica, inicialmente fabricados por terceiros. Em 1923, o filho do casal - Willy Bentz - assumiu a gerência, iniciando o processo que transformaria o pequeno negócio em uma grande empresa, exportando os primeiros filtros de papel para a antiga Tchecoslováquia e Suíça; e registrando oficialmente a empresa com o nome de Bentz & Sohn.
Em 1925, tendo como objetivo se proteger das diversas imitações que surgiam no mercado a empresa começou a marcar seus pacotes de filtros de papel nas cores verde e vermelha, que identificam os produtos Melitta® até os dias de hoje. Em 1926, outra estratégia importante foi a de promover o sistema de coar café da empresa através de demonstradores nas lojas de utensílios domésticos, instruindo os consumidores em como utilizar corretamente o revolucionário produto. Já em 1929 a empresa fazia sua transferência para novas instalações na cidade de Minden, onde está situada até hoje. Nesta cidade, a matriz da empresa ocupa uma área de 100 mil m² equipada com alta tecnologia, formando na Alemanha um parque industrial com 10 unidades de produção e mais de 3 mil empregados. Foi neste mesmo ano que a marca Melitta® foi oficialmente registrada pela primeira vez.
Em 1932, ano em que foi inaugurada a primeira filial estrangeira na Suíça, a empresa apresentou os filtros de papel quadrados, em conjunção com o suporte cônico. Sua característica distintiva era uma base redonda e plana com furos para gotejamento. Fornecido juntamente com uma “prensa”, o papel filtrante quadrado e plano era empurrado ou pressionado no copo do coador. Além disso, a empresa passou também a produzir filtros para chá. Quatro anos mais tarde, o corpo dos filtros adquire a forma em “V”, com os coadores correspondentes. Assim, o aroma podia expandir-se, sem a liberação excessiva de substâncias amargas. E - argumento importantíssimo na época - assim se economizava o precioso pó marrom. Os primeiros comerciais da marca foram introduzidos em 1938, e rapidamente começaram a aparecer nas telas de cinemas na Alemanha. Era o início da fixação da marca Melitta® na cabeça do consumidor alemão.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa teve sua produção direcionada por os esforços do conflito e foi proibida de fabricar filtros de café pelo regime nazista. Com o término da guerra, a empresa foi totalmente reestruturada e voltou a produzir. Mas isto só aconteceu em 1947 quando voltou a produzir filtros de café. Porém, três anos depois, em 29 de junho de 1950, a empresária Melitta Bentz morreu aos 77 anos. Apesar da perda de sua fundadora, no final desta década, em 1959 a empresa construiu uma nova fábrica em Minden, equipada com a máquina de papel mais avançada da Europa na época. Após se tornar referência no mercado mundial em filtros de papel e coadores, a Melitta® decidiu partir, na década de 1960, para a comercialização de café, sendo a primeira torrefadora na Alemanha a moer e embalar o café a vácuo, em 1962, nas opções Tradicional e Extraforte. Com isso, nos décadas seguintes a marca introduziu uma enorme variedade de novos acessórios como cafeteiras elétricas, jarras, xícaras e garrafas térmicas. Com estas novidades, a marca Melitta® disponibilizava aos consumidores toda uma completa gama de produtos para a preparação do café.
Apesar da empresa comercializar suas próprias máquinas comerciais de café com filtro desde 1958, foi somente em 1986 que criou-se uma divisão de catering, a Melitta® Professional Coffee Solutions. Isto provou ser significativo porque a empresa agrupou todas as partes do seu negócio de café para o mercado fora de casa, o que significava que seus clientes podiam obter tudo o que precisavam em uma única divisão: café especial, máquinas de café profissionais e serviço técnico ao cliente. Atualmente Melitta® Professional é o parceiro global para preparação profissional de bebidas quentes no mercado fora de casa. A extensa gama de produtos e serviços da divisão operacional inclui máquinas de café, cafés, serviços técnicos, soluções digitais e finanças personalizadas. Essa divisão operacional visa expandir seu portfólio de produtos e serviços e, ao mesmo tempo, oferecer aos clientes um suporte ainda maior como fornecedor de soluções ponta a ponta para a expansão lucrativa de seus negócios de café.
Já nos anos de 1990 a Melitta® era uma importante produtora de café torrado, vendendo mais de 36 milhões de pacotes anualmente. Além disso, essa década foi marcada por inovações, como por exemplo, o lançamento em 1997 do filtro de papel Flavor Pores™, com poros microfinos que permitiam preparar um café mais saboroso e aromático. Com a chegada do novo milênio a empresa diversificou ainda mais sua linha de cafés com a introdução de inúmeros tipos (blends e torras) e até da versão instantânea, descafeinada e cappuccino, além da versão orgânica e cafés aromatizados. Além disso, mais recentemente a marca introduziu as cápsulas de café, que oferecem praticidade e uma variedade de sabores para quem deseja desfrutar de uma xícara de café de alta qualidade com facilidade.
Outra novidade recente da empresa alemã foi introduzida em 2017: a máquina automática Barista TS Smart® que podia ser operada por smartphone através do aplicativo Melitta® Connect, oferecendo assim aos consumidores domésticos a possibilidade de experimentar novas receitas de café a apenas um toque de distância. Pouco depois, em 2020, a marca lançou a linha de cafés especiais Melitta® Amalie, que oferecia 3 blends com características sensoriais únicas, com o objetivo de valorizar a cadeia do café e levar para a mesa dos consumidores brasileiros cafés cultivados exclusivamente por mulheres.
Atualmente a Melitta® continua fiel aos objetivos de sua criadora: uma empresa familiar, reconhecida internacionalmente, sempre dedicada a desenvolver e aprimorar produtos para que no mundo possa preparar e degustar o melhor café. Por isso, durante mais de um século a Melitta® sempre primou pela alta qualidade para milhões de consumidores curtirem ao máximo o prazer do seu café.
1954
● Lançamento dos suportes para coadores coloridos, especialmente na cor marrom, que se tornaria extremamente popular entre os consumidores. Para combinar, bules coloridos também foram adicionados à linha de produtos.
● Lançamento dos coadores e bules de cerâmica.
1960
● Lançamento dos suportes para coadores feitos de plástico, inicialmente transparentes.
1965
● Lançamento da cafeteira elétrica de filtro (batizada de MA 120), que substituía a filtragem manual do café. Na época, nenhuma outra máquina podia fazer oito xícaras de café em apenas seis minutos como a Melitta®.
1979
● Lançamento da Aromaboy, uma cafeteira compacta para o preparo de duas xícaras de café.
1984
● Lançamento da Aroma Art, uma cafeteira que com sua cor branca/creme e seu coador de preparo deslizante, ostentava um design singular e surpreendente.
1987
● Lançamento da cafeteira Aroma Comfort, que com sua placa aquecedora removível se tornou uma inovação no segmento. Outras características, como o sistema corta-pingos automático, indicador externo do nível de água e compartimento para guardar o fio, ainda não eram padrão na época e se tornaram grandes novidades.
1989
● Lançamento dos filtros de coar naturalmente escuros (marrom), sem branqueamento.
● Lançamento da Aroma Therm Plus, primeira cafeteira com um bule isolado. Um pistão de vidro temperado a vácuo especial mantinha o café quente, eliminando assim a necessidade de transportar o café do bule para uma garrafa térmica.
1993
● Lançamento dos coadores de papel fabricados utilizando oxigênio como branqueador ecológico.
1998
● Lançamento dos filtros de papel feitos de celulose de bambu.
2001
● Lançamento da cafeteira Melitta® Single 5, com capacidade para 5 xícaras de café.
● Lançamento do café instantâneo Melitta® Cappuccino.
2003
● O café Melitta® CAPPUCCINO ganha três novos sabores: Clássico, Choco (café e chocolate) e White (café e leite).
2004
● Lançamento da linha de cafés aromáticos Bellacrema, com grãos 100% arábicos e consistência cremosa.
2008
● Lançamento no Brasil da linha de cafés Melitta® Sabor da Fazenda, que possui cheiro e sabor de café moído na hora.
● Lançamento do café Melitta® Regiões Brasileiras, que traz os sabores e aromas característicos das regiões cafeeiras mais famosas do país: Mogiana, Sul de Minas e Cerrado. A linha privilegia grãos cultivados com práticas sustentáveis, que preservam o meio-ambiente, respeitam a comunidade e valorizam o trabalho dos produtores locais.
2009
● Lançamento no mercado brasileiro do Aroma Max, um novo filtro de papel com tecnologia de microfuros. O produto proporciona aroma e sabor mais intensos ao café graças aos microfuros que fazem com que pó e água permaneçam em contato no tempo certo.
● Lançamento no Brasil da primeira linha de cafés solúveis totalmente embalados em sachês. As embalagens eram práticas, econômicas e garantiam a qualidade do produto.
● Lançamento da linha Café Collection, composta por cafés gourmet em seis diferentes sabores, incluindo Crème Brulee com avelã ou aromatizado com baunilha.
2012
● Lançamento no mercado brasileiro do Melitta® Wake, que inaugurou uma nova categoria de produto: bebidas prontas com sabores e um toque de café. Inicialmente o novo produto estava disponível em três versões: Toffee (sabor chocolate, caramelo e um toque de café), Chocoberry (sabor chocolate branco, morango e um toque de café) e Mooca (sabor chocolate e um toque de café). O novo produto estreou no mercado com o slogan “Tão diferente que não dá pra explicar. Tem que experimentar”. Pouco depois foram lançados mais dois sabores: French Vanilla (baunilha com mais café) e Mocca Nut (chocolate com avelã e mais café).
2013
● Lançamento de cápsulas de café espresso para máquinas da Keuring.
2016
● Lançamento da embalagem pouch flexível, que preserva o aroma e o sabor do café graças à sua tecnologia de empacotamento, com filme estruturado 100% selado que não deixa o oxigênio entrar nem o aroma e o sabor saírem.
2018
● Lançamento das cápsulas Melitta® compatíveis com o sistema Nespresso® (conheça essa outra história aqui).
2021
● Lançamento da linha de filtros Melitta® Do Seu Jeito para os diferentes tipos de preparo do café caseiro. Para as pessoas que adoçam a água antes de passar o café foi criado o filtro Melitta® Água Adoçada, com tecnologia Sugar Fiber. Já para aqueles que mexem o pó com a colher enquanto passam o café, a marca desenvolveu a versão Melitta® Colher, com a tecnologia Dura Fiber.
2023
● Lançamento das novas cápsulas em alumínio, que apresentam cafés de alta qualidade, ainda mais intensos e marcantes, em notas sensoriais de sabor e aroma diferentes, de forma a atender aos mais variados públicos consumidores da bebida em casa. A linha apresenta espressos em cápsulas com intensidades que variam de 8 a 11, em cinco versões diferentes: Ristretto, Marcato®, Audacce®, Lungo Intenso e Descafeinado Intenso.
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca foi introduzido em 1932 contendo uma tipografia de letra que mais lembrava uma assinatura. Em 1939 o logotipo foi alterado pela primeira vez, ganhando a atual tipografia de letra utilizada pela marca. Desde então a identidade visual ganhou apenas uma caixa vermelha de fundo, que ganhou um novo design, incluindo bordas amarelas, e mais recentemente, em 2018, bordas brancas e um tom de vermelho mais escuro.
A identidade visual da Melitta® Professional também evoluiu ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.
Já a empresa Melitta® Group adota uma identidade visual diferente de sua principal marca, mas mantém a mesma tipografia de letra.
There is always a reason for a great coffee. (2020)
Join the Pursuit for Better Coffee. (2017)
Coffee Enjoyment. (2015)
Melitta®. Coffee Indulgence. (2013)
Make time for Melitta®. (2012)
The flavour of Europe in every cup. (2010)
When it’s time for ME, it’s time for Melitta®. (2004)
The ultimate in Coffee Enjoyment. (1988)
Everything for completed coffee benefit. (1988)
The coffee, wich one recognizes by the smell. (1986)
Melitta® makes coffee the benefit. (1985)
The ultimate in coffee perfection. (1985)
Finer flavour filters through Melitta®. (1980)
Melitta® ennobles the coffee. (1952)
Fast it is to go, happen with love. (1950)
Café fresquinho para sentir mais a vida. (2018, Brasil)
Cheiroso, gostoso, quentinho, Melitta®. (2012, Brasil)
O máximo do prazer do café. (Brasil)
Um café a cada momento. Uma sensação a cada café. (Brasil)
Todo o prazer do café. (2003, Brasil)
Tudo por um bom café. (1997, Brasil)
Especialista em café. (1994, Brasil)
O jeito gostoso de tomar café. (1992, Brasil)
A única que faz tudo para você tomar o melhor café. (1989, Brasil)
● Origem: Alemanha
● Fundação: 15 de dezembro de 1908
● Fundador: Melitta Bentz
● Sede mundial: Minden, Alemanha
● Proprietário da marca: Melitta Group Management GmbH & Co. KG
● Capital aberto: Não
● Chairman: Stephan Bentz
● CEO: Jero Bentz
● Faturamento: €2.28 bilhões (2022/2023)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 6.000
● Segmento: Cafés
● Principais produtos: Cafés, coadores, filtros e cafeteiras
● Concorrentes diretos: Nescafé, Douwe Egberts, Jacobs, Tchibo, Kenco, Gevalia, Maxwell House, Folgers, Illy Café, Lavazza, Starbucks, L’Or, 3 Corações, Café do Ponto e Pilão
● Ícones: O filtro de coar café
● Slogan: Café fresquinho para sentir mais a vida.
● Website: www.melitta.com.br
A marca no Brasil
A história da marca no país começou em 1968, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. A Melitta® ingressava em um país onde tanto o cafezinho como o coador de pano já faziam parte da cultura nacional. O conhecido pioneirismo da empresa iniciava-se com a introdução do filtro de papel no mercado - com papel filtrante importado - junto com porta-filtro de plástico. Os hábitos começaram a mudar. Em 1972, foi lançada uma cafeteira manual, composta de uma jarra de vidro refratário, porta-filtro de plástico e uma caixa com 40 filtros de papel. O hábito de tomar um café mais saboroso, prático e econômico começou a tomar conta do Brasil. O grande sucesso desses produtos pioneiros levou a empresa a lançar, em 1978, a primeira cafeteira elétrica com sistema de filtro de papel. Uma evolução que trazia novos conceitos de praticidade e economia para o consumidor.
Depois de revolucionar o método de preparação e seguindo sua trajetória de inovação, a Melitta® também se mostrou preocupada com a qualidade do produto e passou a atuar no ramo da torrefação, moagem e empacotamento de café. Com isso, em 1980 foi inaugurada na cidade de Avaré - interior de São Paulo - um moderno complexo industrial, todo controlado por computadores. Nessa fábrica, os grãos de café, antes de serem estocados em um dos 35 silos de alumínio, são submetidos a uma rigorosa seleção por um classificador-provador altamente especializado. É também nessa fábrica que está o torrador Probat, gigantesca máquina, onde se completa o blend, mistura de diferentes tipos de grãos, obtendo um padrão de qualidade previamente estabelecido. Por esse processo, o mais avançado do mundo, o grão é torrado em suspensão, sem contato com chapas quentes, o que permite um grau de torra absolutamente uniforme. Foi neste ano que a empresa lançou o primeiro café a vácuo do mercado brasileiro.
Sempre pensando em fazer de tudo para o consumidor tomar o melhor café, em 1983 a empresa lançou o café descafeinado torrado e moído, produto que atendia aos consumidores que desejavam uma bebida sem a presença de cafeína. Em 1988, foi lançado os filtros Nº 2 e Nº 4 para cafeteiras elétricas. Pouco depois, em 1991, mais uma novidade: o Premium Class, o café clássico da Melitta®. O ano de 1994 contou com o lançamento do café Melitta® FORTE e, confirmando seu espírito pioneiro e inovador, a empresa foi a primeira a oferecer cinco tipos de café: um para cada paladar. Sempre buscando atender as necessidades dos consumidores, em 1995 foi lançado o PUCCINO (atualmente chamado de Cappuccino), o café tipo capuccino da marca alemã. Dando continuidade ao objetivo de satisfazer por completo seus consumidores, a marca lançou, no início de 1997, novas estrelas dessa constelação de sucesso: SPRESSO (café em grãos desenvolvido especialmente para máquinas de café espresso) e INSTANTÂNEO (primeiro café solúvel com gostinho de café passado na hora).
Com a chegada do novo milênio, a Melitta® lançou o filtro de papel com exclusiva tecnologia de microfuros e dupla costura. Nos últimos anos, o grande crescimento do consumo de café espresso nos lares, devido à popularização das máquinas domésticas, motivou o lançamento de uma grande novidade da marca: uma linha com versões tradicional e descafeinada de cafés em pods (cápsulas ou sachês).
Atualmente a empresa alemã tem quatro parques fabris e cinco centros de distribuição no país, que atendem mais de 22 mil clientes. A Melitta® é hoje a única no Brasil que oferece para seus consumidores uma linha completa e acessórios para o preparo do café, com mais de 35 itens, que incluem, além dos cafés embalados a vácuo, cápsulas e grãos, a linha Instantâneo (café solúvel), Cappuccino (linha em pó para cappuccino) e também a linha de Filtros de Papel e Acessórios - como porta filtros, chaleiras, jarras, canecas, xícaras, cafeteiras e garrafa térmica. A empresa também é proprietária das marcas de café Bom Jesus e Barão. A subsidiária brasileira fatura estimados €300 milhões anualmente, mantendo a posição de 2º maior mercado para a empresa no mundo.
A Melitta® é uma das cem maiores indústrias alemãs, comercializando seus produtos em mais de 100 países, incluindo filtros de papel (segmento na qual é líder mundial), jarras, porta-filtros, cafeteiras elétricas e cafés (moído, grãos, cápsulas e sachês). Somente na Alemanha são produzidos mais de 19 bilhões de filtros Melitta® por ano. Com mais de 160 mil toneladas comercializadas, o segmento de café representa aproximadamente 46% do faturamento anual da empresa (€2.28 bilhões). A marca pertence ao Melitta® Group, proprietário de marcas como Caffè Corsini (marca italiana de cafés), Cilia (chás e acessórios) e Toppits (papel alumínio e sacos para freezer e para embalar alimentos).
Você sabia?
● A Melitta® por ser inovadora em seu segmento de atuação tem mais de 1.050 patentes registradas no mundo.
● Melitta® é o café oficial da equipe do Manchester United.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Embalagem Marca e Exame), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 11/7/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Tenho amigos em Lisboa e me perguntaram se em Portugal existe essa marca de café, que eles acharam uma delícia.
ResponderExcluirEu só uso Melitta, mesmo sendo o mais caro do mercado.
SOU CONSSUMIDORA A ALGUNS ANOS JA TENTEI MUDAR DE MARCA POR CONTA DO PREÇO MAS NÃO DEU CERTO;MELITTA AINDA CONTINUA SENDO O MELHOR CAFE DO BRASIL.MAIS DEVERIA SER MAIS BARATO.
ResponderExcluirSou consumidora a bastante tempo gostaria de saber o porque que não encontramos mais a melitta que tem a ponta que fica do lado de dentro do bules.Agora só encontramos aquele que é reto,mas não tão seguro quanto.Não se fabrica mais?
ResponderExcluirVenho procurando no Youtube a propaganda que lançou o coador de papel no Brasil. Acho que anos 60. Não encontrei nada, infelizmente!
ResponderExcluirMe lembro nitidamente do comercial. Um desenho, em que uma velhinha coa o café no coador de pano, então, entra uma mocinha cantando uma musiquinha sobre o novo coador.
ALGUÉM SE LEMBRA DISSO?
Estou fazendo pesquisa de trabalho pra um curso de administračão pra falar sobre uma inpreza eu escolhi a melitta tem o café mais gostoso porém não encontro o capital inicial da inpresa
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
ResponderExcluirEstava procurando um site que falasse das marcas e das suas histórias e evoluções.
Obrigado
Onde posso comprar este café em Portugal?
ResponderExcluirPorquê não se encontra a venda em Portugal
ResponderExcluirFILTROS DE CAFÉ NUMERO 6 (Melita 103).
Os mais pequenos vazam borra para dentro
do café, o que é uma grande chatice.
obrigado