Seus produtos de sucesso atravessam gerações e fazem os amantes do chocolate se esbaldar com verdadeiras delícias como o irresistível Baton®, o saboroso Talento® e os bombons Serenata de Amor, Mundy e Surreal. Essas delícias foram responsáveis por transformar a marca GAROTO em um verdadeiro ícone brasileiro quando o assunto é chocolate.
A história
A história da marca GAROTO começou exatamente no dia 16 de agosto de 1929 quando o imigrante alemão Henrique Meyerfreund fundou a fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia., em um modesto galpão localizado na Prainha, cidade de Vila Velha, estado do Espírito Santo, para inicialmente produzir balas de açúcar. Essas primeiras balas eram vendidas por meninos, em tabuleiros de madeira, nos pontos de bonde de Vila Velha e rapidamente passaram a ser chamadas de “Balas dos Garotos”. E assim nasceu a empresa cujo nome foi criado pelos próprios consumidores: a GAROTO. Rapidamente as balas passaram a ser distribuídas para pequenos estabelecimentos comerciais, tanto da capital como nas cidades do interior do estado. Eram balas praticamente artesanais, quase todas com recheio de frutas, e não demorou muito para que caíssem no gosto de crianças e adultos. Logo vieram outros tipos de doces como caramelos, drops e pastilhas.
Em 1934, Henrique recebeu uma herança de seus pais e comprou máquinas para a fabricação de chocolates, ampliando assim a linha de produtos. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento da famosa Pastilha Extra Forte de Hortelã (uma mistura prensada à base de açúcar, gelatina e mentol), que se tornaria um dos produtos de maior sucesso da empresa. Dois anos mais tarde, Henrique conseguiu financiamento para montar uma fábrica mais moderna no bairro da Glória, local onde, até hoje, está o parque industrial da empresa. Com nova infraestrutura e produtos à base de chocolate, a empresa ingressou em uma fase de grande desenvolvimento, chegando a vender para além dos limites do estado do Espírito Santo. Para as crianças, os chocolates eram embalados em papéis coloridos e tinhas as formas de violões, peixinhos, chupetas, garrafinhas e ratinhos. Já para os adultos, bombons recheados com frutas, tabletes e barras de vários tamanhos e sabores.
Em 1938, os negócios foram impulsionados pela entrada na sociedade de Günther Zennig que, além de capitalizar o negócio, permitindo novos investimentos na modernização da estrutura produtiva e comercial, trouxe uma nova visão empresarial à GAROTO. O ciclo inicial de prosperidade da empresa só foi interrompido na época da Segunda Guerra Mundial. Por sua origem alemã, Henrique foi detido no presídio de Maruípe e a fábrica passou a ser gerida por interventores federais. Terminado o conflito, a empresa novamente seguiu um ritmo de intenso crescimento. Mesmo assim, nesse período nebuloso foi criada a primeira barra recheada, batizada de Guarapari, em homenagem ao balneário mais visitado do Espírito Santo. E foi no final da década de 1940 que ocorreu o lançamento da primeira versão de Baton®, chamada inicialmente “Leite-Mel”, pois cristais de mel faziam parte de sua receita. Pouco tempo depois foi lançado no mercado o bombom SERENATA DE AMOR.
Em 1954, de forma pioneira, a GAROTO lançou no período da Páscoa os primeiros ovos de chocolate do mercado brasileiro. Hoje em dia, o portfólio da marca oferece mais de 40 opções diferentes de ovos, sendo um dos principais players do mercado, com vendas anuais superiores a 20 milhões de unidades. No final desta década a empresa lançaria outro de seus clássicos: a caixa amarela de bombons sortidos. Em 1962, a empresa sofreu uma grande perda com o falecimento de Zennig em um acidente aéreo ao retornar de uma viagem de negócios. No mesmo ano, a Meyerfreund transformou-se em uma sociedade anônima de capital fechado e mudou seu nome oficialmente para CHOCOLATES GAROTO S.A. Ainda na década de 1960, os filhos de Henrique Meyerfreund - Helmut e Ferdinand - passaram a dividir responsabilidades com o pai. Em 1972, a empresa exportou pela primeira vez manteiga e torta de cacau para a América do Sul e Estados Unidos. A partir de 1978, também passou a exportar produtos acabados para vários países do mundo.
Em 1979, a empresa possuía mais de 70 itens em sua linha de produtos, entre chocolates, bombons, balas, pastilhas e caramelos, e estava entre as maiores produtoras do setor. Essas iniciativas deram sustentação a um crescimento ainda mais acentuado da GAROTO nas décadas seguintes quando a empresa ampliou e modernizou suas instalações industriais e seus processos produtivos, adotou novas políticas comerciais e marcou presença em todo o mercado nacional e internacional. Investindo continuamente em tecnologia, nesse período foram lançados novos produtos e consolidada a estrutura comercial da GAROTO. Além disso, em 1985, foi criado o Serviço de Atendimento ao Consumidor Garoto, com a missão de estabelecer diálogo com os consumidores, esclarecendo dúvidas e fornecendo receitas e instruções sobre a utilização dos produtos.
Em 1989, foi inaugurado um moderno Centro de Distribuição em São Paulo, para atender os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No mesmo ano, entrou em operação uma nova fábrica de pastilhas - a Fábrica 2. Em 1991, a empresa resolveu deixar de produzir balas. Essa decisão amparava-se na constatação de que a empresa não podia ser competitiva nesse segmento, dominado por pequenos fabricantes. Em 1993 lançou um de seus produtos de maior sucesso: o tablete de chocolate Talento®.
Em 1997, foi concluída a montagem do então mais moderno armazém vertical do país, junto à Fábrica 2 - o Centro de Distribuição do Espírito Santo (CDES). Com uma estrutura de operação automatizada, totalmente fechada, e com dimensões de 120 metros de comprimento, 31.25 metros de largura e 23.85 metros de altura (o equivalente a um prédio de oito andares), o CDES pode armazenar 12.100 paletes (bases de madeira que dão suporte às caixas de papelão sobrepostas) em condições ideais de umidade e temperatura. O CDES proporcionou economia e agilidade indispensáveis para as grandes demandas sazonais, como a Páscoa e o Natal, e sua automação também permitiu a expedição dentro do sistema FIFO (First in, First out), garantindo uma maior integridade dos produtos até o consumidor final.
Em fevereiro de 2002 a GAROTO foi adquirida - um imbróglio judicial que até hoje não se desenrolou completamente - por R$ 250 milhões pela poderosa Nestlé (conheça a história deste símbolo suíço), ganhando ainda mais força de expansão e distribuição, contando, a partir daquele momento, com toda infraestrutura e experiência de uma das maiores empresas alimentícias do mundo. Nesta época a marca detinha 22% de participação de mercado no segmento. E foi a partir deste momento que linhas clássicas, como por exemplo, Baton®, Serenata de Amor, Caixa Amarela e Talento®, foram utilizadas como base para a criação de outros tipos de produto, incluindo novas versões.
Nos anos seguintes, a GAROTO investiu no aumento da produção de chocolates, principalmente na linha de bombons, e também no desenvolvimento de novos produtos para outros segmentos de mercado, como por exemplo, a deliciosa linha de Sorvetes Garoto (Serenata de Amor, Talento®, Opereta e Baton® - transformadas em picolés, cones e até potes, este último lançado pouco depois) que surgiu em 2007; e uma linha de biscoitos recheados baseada em seus tradicionais chocolates, introduzida em 2011.
Em um movimento para ganhar visibilidade internacional, no dia 16 de janeiro de 2013 a GAROTO fechou patrocínio de R$ 200 milhões com a FIFA e a CBF para ser o chocolate oficial da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. E para o torneio realizado no Brasil, a GAROTO lançou o chocolate oficial da Copa do Mundo no Brasil. A receita foi escolhida através de um concurso com mais de 200 mil fãs, via perfil oficial da marca no Facebook, e chegou ao mercado no sabor castanha de caju e caramelo ao leite, em tabletes de 26 gramas. Com mais de 90 anos de mercado, a GAROTO comprova seu enorme sucesso e, também, confirma a preferência pelo chocolate mais gostoso do Brasil na opinião de várias gerações de consumidores.
1949
● Lançamento do bombom Serenata de Amor, com seu wafer crocante, recheio cremoso de castanha de caju, e duas camadas de chocolate ao leite e meio amargo, e no inovador formato de bola. Um dos produtos de maior sucesso da marca, o nome do bombom foi inspirado nas serenatas com bandolim que Ugo Musso fazia à janela da amada, Úrsula Meyer (cunhada do fundador da empresa). As primeiras alterações na receita e na embalagem do bombom ocorreram em 1960. Ele deixou de ter a avelã no recheio e, na embalagem, foram impressas imagens da lua e das estrelas junto ao nome, em substituição ao antigo violão. Um dos símbolos do bombom são as frases românticas incluídas nas embalagens. Hoje em dia são consumidas 16 unidades do bombom por segundo e produzidas mais de 3.4 milhões de unidades diariamente.
1968
● Lançamento dos chocolates em tabletes de 200g.
1993
● Lançamento da linha Talento®, o primeiro tablete de chocolate ao leite quadrado do mercado brasileiro. Para agradar aos consumidores a linha utilizava uma abundância de ingredientes nobres como avelã, amêndoa, uva-passa e castanha do Pará. Talento® foi lançado originalmente em tabletes de 100 gramas e quatro sabores: ao Leite com Castanhas-do-Pará, ao Leite com Avelãs, ao Leite com Amêndoas e Passas, e chocolate branco com Cereais Crocantes e Passas. Atualmente com mais de 15 diferentes sabores, é líder no segmento de tabletes até 100 gramas.
1994
● Lançamento do bombom Mundy.
1996
● Lançamento da caixa de bombons Personalidades, direcionada para o público infantil. A caixa de bombons vinha com divertidos adesivos dos personagens da Looney Tunes, como Piu Piu, Frajola, Patolino e Pernalonga.
● Lançamento da linha de ovos de Páscoa Talento®.
1997
● Lançamento do Serenata de Amor Amendoim, cujo recheio tradicional de caju deu lugar ao amendoim.
● Lançamento da linha Talento® Cream, nos sabores creme de menta, creme de avelã e chocolate branco com iogurte e crocante; além do ovo de Páscoa Talento® Branco.
1998
● Lançamento do chocolate Mania (com recheio cremoso de morango e uva), que ficou famoso pelo slogan “Proibido para Adultos”; do tablete Garoto Cookie (chocolate misturado com deliciosos pedaços de biscoito); e da tradicional Pastilha de Hortelã Extra Forte sem açúcar.
1999
● Lançamento do bombom Surreal, com recheio cremoso de amendoim, envolvido por uma camada de biscoito waffer e coberto com uma deliciosa cobertura de chocolate.
2000
● Lançamento do chocolate em barra Talento® Frutas, nas versões frutas vermelhas, morango e cereja.
● Lançamento do achocolatado em pó Garotada, introduzido no mercado com o slogan “O chocolate de beber da Garoto”.
2001
● Lançamento dos tabletes na versão 30g.
2002
● Lançamento da Caixa Mix (contendo somente bombons tipo bola como Serenata de Amor, Surreal ao leite e Surreal versão chocolate branco).
● Lançamento do bombom Serenata de Amor na versão barra.
● Lançamento da barra de chocolate Brigadeiro.
2004
● Lançamento do chocolate granulado GAROTO.
● Lançamento da pastilha extra forte no sabor cereja.
2005
● Lançamento do bombom Serenta do Amor Light e do chocolate Talento Diet (sem adição de açúcar e tão saboroso quanto o original).
● Lançamento dos bombons Mundy Mousse e Café.
● Lançamento das tradicionais pastilhas extra forte no sabor laranja e com vitamina C.
2006
● Lançamento do bombom Serenta do Amor Branco, além do ovo Serenata de Amor Light.
2007
● Lançamento do chocolate Talento® Intense, uma edição limitada com alto teor de cacau (55%) e amêndoas que, devido ao seu grande sucesso, acabou sendo incorporada à linha regular.
● Lançamento do Serenata Balls (bolinhas crocantes de castanha de caju com dupla cobertura) e da lata de Serenata de Amor para o Dia dos Namorados.
● Lançamento da nova Caixa de bombons Mundy Collection. Quatro países serviram de inspiração para a formulação de cada um dos bombons. A França marca presença no bombom Mundy Mousse Romantic, chocolate meio amargo com recheio de mousse. A Itália foi representada pelo Mundy Avelã Passion, chocolate ao leite com recheio de avelã. A Suíça foi lembrada com o Mundy Cream Intense, chocolate meio amargo com recheio cremoso à base de leite. Por fim, o Mundy Marfim Vibrant, chocolate branco com recheio cremoso de coco, tinha inspiração no Brasil.
2008
● Lançamento do bombom Serenta do Amor Mousse (com recheio de mousse de chocolate).
● Lançamento do Fondue de Chocolate, que chegou ao mercado em edição limitada para aquecer o inverno. Para o preparo, bastava colocá-lo no microondas por aproximadamente dois minutos e estava pronto para ir à mesa.
● Lançamento da versão extra cremosa Talento® Cream, um delicioso creme preparado com um dos mais requintados ingredientes, a avelã, e o irresistível chocolate Talento®, ideal para ser passado no pão.
2010
● Lançamento da caixa Talento® bombons quadrados e do Ovo de Páscoa Talento® Quadrado.
2011
● Lançamento do Talento® Trufas, para agradar que gosta de recheio cremoso.
2012
● Lançamento do ovo Serenata de Amor no formato de coração.
● Lançamento da caixa Mundy Descobertas, que trazia o tradicional bombom em versões de chocolate com Brownie, Torta de Maçã, Torta de Limão e Papaia e Cassis.
2014
● Lançamento do tablete Garoto Aero, um chocolate aerado que derrete suavemente na boca. A marca de chocolate aerado Aero (conheça a história aqui) surgiu na Inglaterra em 1935 e pertence a Nestlé.
2016
● Lançamento do tablete de chocolate branco com pedacinhos de Negresco®, icônico biscoito de chocolate com recheio de baunilha da Nestlé.
2017
● Lançamento de três novos sabores da linha Talento® Recheado: Morango, Torta de Maracujá e Cookies & Cream. Com sabor e cremosidade irresistíveis, os lançamentos combinam perfeitamente o chocolate ao leite Talento® com recheios exclusivos, que fazem a mistura da cremosidade com a crocância das adições.
2018
● Lançamento do tablete Cores, uma deliciosa combinação do chocolate ao leite com confeitos de chocolate.
● Lançamento da linha Talento® Dark, com quatro combinações irresistíveis de chocolate amargo com dupla camada: Caramelo Salgado, Framboesa e Maracujá combinados com um delicioso chocolate meio amargo 50% e uma opção 65% com pedacinhos de puro cacau.
2019
● Lançamento da linha Talento Terruá, primeiros chocolates orgânicos da GAROTO. Com 4 sabores tipicamente brasileiros (Açúcar de coco, Açaí, Maracujá e Cupuaçu), a nova linha, além de utilizar cacau orgânico e 100% originário da mata atlântica, não contém glúten e nem lactose.
● Lançamento dos primeiros panettones com a marca GAROTO, nos sabores Churros (recheio de doce de leite e uma massa diferente da tradicional, lembrando o sabor da massa de churros) e Talento® Avelã (recheio cremoso de chocolate Talento® com pedacinhos de avelã).
Um dos maiores e mais irresistíveis ícones da GAROTO atende pelo nome de Baton®. Mas esta delícia que conquistou milhões de crianças brasileiras não tinha esse nome. O tradicional chocolate foi lançado em 1948 com o nome de Leite-Mel, pois cristais de mel faziam parte de sua formulação. Durante quase três décadas o chocolate, devido ao seu formato cilíndrico, também era chamado Bastão Leite-Mel ou Baton Leite-Mel. Apenas em 1976 adotou oficialmente o nome de Baton®, assumindo de vez a alusão ao seu formato característico de bastão. Baton® rapidamente se tornou parte do universo infantil de milhões de brasileiros com seu formato único, sua ludicidade e sua porção em quantidade ideal para as crianças.
Ao longo dos anos o portfólio de produtos Baton® foi sendo ampliado para atender sempre aos desejos e gostos dos consumidores. Por exemplo, em 1994 foi lançado o ovo de Páscoa Baton®. Pouco depois, em 1999, surgiu o Baton® na versão com chocolate branco. Depois, em 2003, o produto tradicional ganhou as edições limitadas na versão flocos e doce de leite. Ainda em 2003, ocorreu o lançamento da edição limitada Baton® no sabor morango. O produto marcou a estreia da nova embalagem da linha, que trazia o divertido personagem JuBaton (representado por um Baton estilizado, que usa boné e exibe um largo sorriso no rosto).
Em 2005 mais novidades: Baton® em formato de tablete (ao leite e branco) e a edição limitada no sabor uva. Além disso, Baton passou a fazer parte da Caixa Amarela a pedido dos consumidores. Já em 2007, a GAROTO resolveu utilizar a força da marca Baton® para ingressar em outras categorias, com o lançamento da versão sorvete (chocolate e chocolate branco) e biscoito (chocolate, chocolate branco e misto de chocolate com chocolate branco). Além disso, esse ano foi marcado pelo lançamento do Tablete Baton® Colori (com gomas coloridas) e do Ovo Super Baton® (que com sua forma de bastão encantou a criançada e o tornou um item permanente na páscoa GAROTO). O Baton® Duo (une os sabores chocolate ao leite e chocolate branco no mesmo produto) foi lançado em 2012.
Em 2014, o chocolate infantil mais adorado do Brasil (e o mais vendido também!) apresentou uma grande novidade: para deixar o produto ainda mais irresistível e saboroso, Baton® lançou uma nova fórmula, agora com 65% mais leite. A identidade visual da marca também foi repaginada e ficou muito mais moderna, cujo logotipo enfatizava a nova característica do produto. A letra “O” de Baton® reforçava a forma cilíndrica, que já é um ícone da marca, e indicava se a versão é Ao Leite ou chocolate Branco. No ano seguinte, foi lançado o novo Baton® Creme, que, com seu recheio ao leite, trazia ainda mais desse nutriente em sua composição do que a versão tradicional. Pouco depois, em 2017, surge Baton® Shake, que trazia um recheio com mix de mamão, banana e maçã + cereal. Em 2018 foi vez de estrear o Baton® Extramilk (apresenta 28% mais leite que a versão tradicional em sua composição, sendo este o ingrediente em maior quantidade no produto). Em 2019, lançou o Baton® Buttons, um novo e divertido formato da marca, para uma experiência mais compartilhável, composto por uma embalagem de 32g, com “botões” de puro chocolate ao leite e branco.
A GAROTO tem as crianças como um importante público alvo. E para chamar a atenção da garotada a marca criou uma mascote de seu principal produto infantil, Baton®. Isto aconteceu em 1996, quando surgiu JUBATON, uma divertida animação do tradicional Baton® na cor vermelha com direito a um boné amarelo e até um descolado par de tênis. Em 2003, diante dos apelos das crianças que se identificavam com a mascote, o Jubaton foi reformulado e passou a ser estampado na própria embalagem do produto, cujo colorido recebeu um toque ainda mais animado e lúdico.
Atualmente Baton®, cujo slogan é “Seu filho merece”, é o chocolate mais vendido do Brasil no segmento infantil e a cada segundo são consumidas aproximadamente 30 unidades do produto. São produzidos anualmente mais de 600 milhões de Baton®, aproximadamente 3 para cada brasileiro. Curiosidade: ao longo dos anos a popular embalagem de Baton®, que inicialmente era amarela, evoluiu graficamente para acompanhar a evolução de cada época (como mostra a imagem abaixo).
Outro ícone da GAROTO é a tradicional Caixa Amarela de Bombons Sortidos, lançada no mercado em 1959, em comemoração aos 30 da marca e que se tornou símbolo de um presente que encantava aos olhos, uma surpresa e uma troca de carinho. Foi a primeira caixa de bombons do mercado brasileiro e, por muito tempo, a única. Inicialmente eram caixas simples e pardas, amarradas com barbante e contendo um único tipo de bombom. Foi na Caixa Garoto que surgiram delícias clássicas como Alô Doçura (bombom maciço com puro chocolate ao leite), Caribe (bombom de chocolate ao leite com recheio de banana), Crocante (bombom crocante de amendoim e castanha de caju coberto com chocolate ao leite), It Coco (bombom com uma mistura perfeita de coco ralado e chocolate) e Opereta (bombom de chocolate branco com castanha de caju). Ao longo dos anos passou por reformulações, sempre acompanhando o gosto dos consumidores. Atualmente, oferece caixas com 250g e 300g, com vendas anuais superiores a 100 milhões de unidades.
A fábrica da GAROTO, hoje a maior de chocolates de todo o hemisfério sul, instalada no município de Vila Velha desde a sua fundação, muito influenciou na ocupação e no desenvolvimento da cidade e, principalmente, do bairro da Glória. Para grande parte dos capixabas, portanto, a GAROTO foi conquistando lugar como verdadeiro patrimônio da comunidade. Trata-se de um complexo com duas unidades industriais que somam 68.000 m² construídos, em uma área disponível de 200.000 m².
As fábricas têm capacidade para a produção de 150 mil toneladas anuais de chocolate, em um regime de trabalho de três turnos de produção. A loja da fábrica, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais requisitados de Vila Velha, onde o consumidor pode comprar seu chocolate preferido a granel ou encontrar lembranças exclusivas. Além da lojinha, a empresa possui um Programa de Visitação do processo de fabricação dos bombons e chocolates e um Centro de Documentação e Memória (CDM), ou seja, um pequeno museu da GAROTO, com embalagens e máquinas antigas, utilizadas na produção. Durante a visitação, com duração de aproximadamente uma hora, os convidados têm a oportunidade de acompanhar de pertinho a fabricação da tradicional caixa amarela de bombons, aproximar-se para ver como é produzido o delicioso Serenata de Amor e aproveitar para degustar à vontade bombons fresquinhos saídos da linha de produção. O sucesso do programa de visitação, atualmente chamado Chocotour, é comprovado por um público superior a 100.000 pessoas, numa média mensal superior a 3.000 visitantes entre turistas, pesquisadores e estudantes.
O CDM está aberto à visitação pública, com uma exposição permanente que percorre décadas de história brasileira e a evolução da GAROTO, desde a sua fundação. O acervo reúne documentos textuais, peças publicitárias, como displays e cartazes, fotografias, embalagens dos produtos clássicos da marca, além de fitas de vídeo, mockups de produtos e brindes de várias épocas. A inauguração do Centro aconteceu em dezembro de 1999 e, a partir de janeiro de 2000, o CDM começou a funcionar recebendo turistas de várias partes do Brasil, possibilitando uma aproximação maior entre a marca, a comunidade e os consumidores, reforçando ainda mais a imagem da GAROTO junto a públicos de todas as faixas etárias, além é claro de preservar a história dos produtos da maior e mais antiga fábrica de chocolate do Hemisfério Sul.
A marca GAROTO sempre teve uma presença marcante na publicidade brasileira com campanhas e slogans geniais. Afinal, quem não se recorda da campanha “Compre Baton®”, criada em 1992 pela agência W/Brasil de Washington Olivetto. No comercial uma menina, interpretando uma ilusionista, ficava com um pêndulo (feito com o chocolate Baton®) dizendo “Compre Baton, Compre Baton, seu filho merece Baton”, tentando hipnotizar mães e donas de casa a comprarem o delicioso chocolate. O comercial era encerrado com o slogan “Baton®, o chocolate da Garoto que não sai da boca nem da cabeça”. Apesar de mais tarde ter sido proibida por ter um discurso totalmente direcionado às crianças, o comercial definitivamente introduziu o nome do chocolate na cabeça de milhões de consumidores. Se quiser assistir ao comercial clique aqui.
Apesar de hoje não fazer mais parte do logotipo da marca, a tradicional imagem de um garoto andando, tendo na cabeça um boné e suportando sobre o braço direito e com ambas as mãos um volume de forma retangular (que representava um tabuleiro de bala), sobre o qual se lia a palavra GAROTO, é um dos principais símbolos de identificação da marca. Esse tradicional símbolo foi criado em 1933 por Eugen Sebastian Heimbeck, sogro do fundador da empresa. A logomarca do garoto ganharia, em 1954, um novo desenho, criado por Günther Zennig, mais adequado aos padrões estéticos da época. Nos anos seguintes o desenho recebeu pequenas alterações e modernizações, incluindo a utilização de um tom de vermelho mais vivo. Até hoje, este símbolo é utilizado na comunicação, embalagens, redes sociais e promoções da GAROTO.
Já o logotipo com o nome da marca também evoluiu ao longo dos anos. Primeiro, a tipografia de letra foi modernizada de acordo com a época. Depois, na década de 1990, foi acrescentado um fundo amarelo. Em 1999 esse fundo amarelo ganhou um formato de onda na parte inferior. E mais recentemente, em 2014, o fundo amarelo ganhou o formato ondulado na parte superior e inferior e a tipografia de letra foi levemente modificada.
Além do logotipo oficial (com fundo amarelo), a GAROTO utiliza em sua comunicação outras formas de aplicação de sua marca, como somente o nome em vermelho ou o tradicional menino em vários tipo de design (como mostra a imagem abaixo).
Só o Cacau Explica. (2018)
Sempre Garoto. (2009)
Mais prazer na sua vida. (2007)
Garoto, 75 anos de puro prazer na sua vida. (2004)
O puro prazer do chocolate.
Qualidade em chocolate. (década de 1980)
O chocolate nobre recheado de talento. (Talento®)
Talento só a Garoto tem. (Talento®)
Apaixone-se sem moderação. (Serenata de Amor)
Paixão a primeira mordida. (Serenata de Amor)
● Origem: Brasil
● Fundação: 16 de agosto de 1929
● Fundador: Henrique Meyerfreund
● Sede mundial: Vila Velha, Espírito Santo, Brasil
● Proprietário da marca: Chocolates Garoto Ltda.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.)
● CEO: Marcelo Melchior (Nestlé/Brasil)
● Diretor geral: Liberato Mílo
● Faturamento: R$ 2.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.300
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Chocolates, bombons, balas, sorvetes e biscoitos
● Concorrentes diretos: Lacta, Pan Chocolate, Arcor, Hershey’s, Ferrero, Mondelēz International, Mars
● Ícones: O chocolate Baton e a caixa de bombons amarela
● Slogan: Só o Cacau Explica.
● Website: www.garoto.com.br
A marca no mundo
A GAROTO, que atualmente pertence à suíça Nestlé, é uma das três maiores fabricantes de chocolates da América Latina e tem seus produtos exportados para mais de 50 países de diferentes continentes, incluindo Canadá, Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Japão. Atualmente o Uruguai, a Bolívia e o Paraguai são os maiores mercados importadores em tonelagem. Além disso, seus produtos são comercializados em mais de 500.000 pontos de venda em todo Brasil. A empresa produz mais de 70 itens diferentes, sendo que, muitos deles foram lançados após a aquisição pela Nestlé.
Você sabia?
● A GAROTO oferece uma ampla linha de produtos que incluem bombons, chocolates em barra e tabletes, chocolates de uso culinário - em pó e barras - (Linha Chocolateria), ovos de chocolate, pastilhas, biscoitos recheados e sorvetes.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame, Embalagem Marca e Veja), jornais (Valor Econômico, Estadão, Folha e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/3/2021
estava visitando...e preciso de uma resposta de vcs sobre a marca.Estou desenvolvendo uma campanha publicitária e fiquitíssia sobre o bombom surreal, um dos produtos da garoto,olhando o saite so obitive a informçaõ que ele foi criado em 1999..Por favor sou estudante de publicidade e preciso de uma resposta de vcs desse produto. A história? pq cirar esse se o serenata ja é sucesso de vendas?quem criou?qndo ? a idéia a qnto tempo? tem boa saída? e colocando esse produto na matriz bcg onde ele se posiciona?curiosidades td que vcs puderem me informar...envie por favor urgente para meu e-mail dri_manxinha@hotmail.com
ResponderExcluirGRTA AGUARDO A RESPOSTA E AJUDA DE VCS....BJOS
Com base nos seus estudos, você deveria pelo menos escrever corretamente, para que eles possam lhe responder.
ExcluirEstamos fazendo um trabalho universitário, solicitamos material para de divulgaçao para a GAROTO e qual foi nossa surpresa? Recebemos muito mais do que solicitamos e estamos ansiosos para fazer a apresentaçao.
ResponderExcluirNosso muito OBRIGADO pela colaboraçao e pelo exelente atendimento ao nosso grupo de universitários.
Valeu Garoto!!
Boa tarde. Como todos os de cima. Tb sou estudante de publicidade e gostaria de saber mais informações sobre o cholocate Talento da Garoto. Por favor, tudo o que tive de informações sobre esse chocolate, vcs podem me passar? Meu e-mail é: luizfilipe.mkt@gmail.com
ResponderExcluirDesde já, mto obrigado!
Eu também preciso de informações para um trabalho de produto sobre o achocolatado Garotada, aqui foi o único lugar que encontrei quando foi lançado, parabésn, se possível gostaria de maiores informaçoes, como posicionamento e divulgação desse achocolatado, pois não encontro.
ResponderExcluirObrigada desde já.
Brenna
(brenninhac@yahoo.com.br)
Ola.. também sou estudante de publicidade e também estou fazendo um tabalho sobre um dos chocolates da garoto (chocolate mania). E gostaria de saber quando ele saiu de linha e o por quê. Ficaria muito agradecida se recebesse respostas..
ResponderExcluiremail: van.seixas@hotmail.com
olá, estava visitando o site, e gostaria de informações de como funcina o processo logístico da fábrica de chocolates Garotos, desde a produção, armazenagem, transporte e etc.. Estou fazendo um trabalho sobre logística e gostaria muito de usar como exemplo essa empresa.
ResponderExcluirE-mail: ewertoncharm@hotmail.com
Atenciosamente,
por favor aonde eu encontro o chocolate mania eu amoooooooooooooooooooooooo de mais ele..
ResponderExcluirAI QUE SAUDADE DO ACHOCOLATADO GAROTADA, ELE MARCOU MINHA INFANCIA, É MELHOR QUE NESCAU E TODDY JUNTOS! É O MAIS CARO TBM rsrsrs MAIS É O MELHOR, INFELIZMENTE NÃO O ACHO EM NENHUM MERCADO
ResponderExcluirSERÁ QUE PARARAM APRODUÇÃO :'-<
Porra, estudantes de publicidade, não é mais fácil ligar na própria Garoto e perguntar sobre o portfólio deles???????
ResponderExcluir(vergonha alheia)
Bom dia!
ResponderExcluirSou estudande da área de Ciências Contábéis, e estou realizando um trabalho, no qual preciso de vocês informações de como funcina o processo da fábrica de chocolates, desde a matéria prima,produção, armazenagem, transporte e etc..
Desde já agradeço.
que linda fabrica de chocolate garoto
ResponderExcluirtambém queria esse material para trabalho estou precisando com urgencia quem pude ajudar agradeço desde de já.cinthia198108@hotmail.com
ResponderExcluirola bom dia, estou fazer um trabalho universitário e estou precisando do organograma da empresa garoto.
ResponderExcluirdesde de já agradeço
Boa noite, sou aluna de PP, estou realizando um trabalho sobre o Chocolate Baton, gostaria de saber mais informações sobre o produto, concorrência e mais detalhes. Email criartecomuni@gmail.com . Muito Obrigada Marina Magalhães
ResponderExcluirBoa Noite, sou universitária da Cândido Mendes, curso de Administração.Gostaria de informações mais detalhadas do processo logístico da fábrica de chocolates Garotos, das atividades primárias as de apoio. Estou fazendo um trabalho da disciplina Fundamentos da Logística e pensei na Garoto como exemplo.
ResponderExcluirraiany_rocha@hotmail.com
Olá me chamo Denis, e sou estudante do curso publicidade e propaganda da instituição técnica dr. Barueri, e meu projeto de TCC é sobre a marca Baton da Garoto, gostaria da atenção e que pudesse me enviar toda informação possível sobre a marca.
ResponderExcluirAgradeço desde já.
Email: denis.rezende05@gmail.com
ESTUDO RECURSOS HUMANOS, E ESTOU FAZENDO UM TRABALHO SOBRE ENDOMARKETING ,E ESCOLHI A EMPRESA GAROTO.GOSTARIA DE SABER QUAL É A ENDOMARKETING DA EMPRESA.OBRIGADA.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirbom dia/boa tarde ou boa noite
ResponderExcluirEu estava acompanhando os comentários e fiquei me perguntando, como essas pessoas chegaram ao nível universitário com esse nível de raciocínio (uma vitoria ter superado p 2 grau) , será realmente que ninguém percebeu que esta pagina é apenas um blog sobre varias marcas ? ( http://mundodasmarcas.blogspot.com)
e varias pessoas fazendo perguntas como se estivessem se reportando a própria GAROTO , pelo amor de Deus!
não seria mais fácil ir na garoto pessoalmente ou quem mora longe basta telefonar para GAROTO
eu acredito que esse é o tipo de publico preguiçoso que paga alguem para fazer o seu TCC
quem estiver mesmo interessado me procure ai, eu morro a 3km da fabrica
David para que tanta ignorância no seu comentário ? Você foi muito infeliz com esses comentários "como essas pessoas chegaram ao nível universitário com esse nível de raciocínio (uma vitória ter superado p 2 grau)" e "esse é o tipo de publico preguiçoso que paga alguém para fazer o seu TCC", um tanto quanto desrespeitoso para com quem busca informações. Nem sempre é fácil entrar em contato com as empresas e elas não necessariamente iram te responder, então esses blogs acabam por ser uma alternativa de adquirir informações.
ExcluirGratidão pelo excelente conteúdo. Sou estudante de publicidade e propaganda e me ajudou muito nas pesquisas.
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