5.6.06

HENNESSY


Toda bebida é produzida para ser degustada. Porém, os líquidos sagrados da casa francesa HENNESSY quebram essa regra. Apesar de seus conhaques serem degustados em toda sua plenitude, suas garrafas, verdadeiras obras-primas, são para serem apreciadas e expostas como um raro e belo objeto de decoração. Essa união prazerosa faz da HENNESSY um ícone no segmento de luxo dos conhaques por mais de 250 anos. 

A história 
A história do renomado e sofisticado conhaque francês começou em 1765 quando o capitão Richard Hennessy, um irlandês católico que servia as forças armadas francesas do Rei Luis XV, fundou sua casa de conhaque na cidade de Cognac, à margem direita do Rio Charente e cujas terras ele havia recebido pelos serviços prestados à sua realeza, para armazenar seus mais raros brandies. Inspirado pela decorativa maçaneta da janela de seu escritório, ele criou a famosa garrafa do conhaque VS, primeiro produto da marca, que viria a se tornar um símbolo do segmento. Nascia assim um conhaque três estrelas que mais tarde viria a ser conhecido como VS (abreviação de Very Superior). O produto foi exportado pela primeira vez em 1794 para os Estados Unidos, que acabavam de tornar-se independente. O nome Hennessy & Co. foi adotado como marca somente em 1814. O reconhecimento total viria pouco depois, em 1817, quando Georges IV, então rei da Inglaterra, encomendou à HENNESSY um conhaque especial três anos antes de ser coroado, em 1820.


Em 1818 ocorreu a primeira exportação de um carregamento do conhaque para a Rússia. Por volta de 1840, quase 90% da produção do conhaque era exportada, tendo a Inglaterra como um de seus principais mercados. O primeiro rótulo com o nome do produto e o famoso “Bras Armée” (brasão de armas) foi adotado em 1856. Com o crescimento da marca, a empresa resolveu abrir sua própria fábrica de produção no ano de 1864. Quatro anos mais tarde, a HENNESSY rompeu mais uma barreira em sua história ao ingressar no mercado japonês com o início das primeiras exportações para aquele país. Durante o século seguinte a marca francesa estabeleceu seus famosos conhaques pelo mundo afora. Em 1971, Killian Hennessy, quinta geração do fundador da empresa, comandou a fusão com a tradicional produtora de champanhe Moët et Chandon. A marca tornou-se a primeira a produzir mais de 24 milhões de garrafas no ano de 1984, estabelecendo-se como líder em sua categoria no mundo. Três anos mais tarde, a empresa passou a fazer parte da Louis Vuitton, para formar o conglomerado de luxo LVMH.


Em 2009, após quase vinte anos sem um grande lançamento, a marca introduziu seu mais novo conhaque Premium: o HENNESSY BLACK. Produzido a partir do mix de 35 a 45 eaux-de-vie únicos (destilados de vinho) de cores ouro pálido e envelhecidos durante cinco anos, esse blend da grife francesa tem um gosto bem diferente de seu antecessor, mais suave e leve, possui notas cítricas de mel, limão e uva, e aroma de jasmim e flor de laranjeira. A bebida está mais jovem e versátil, podendo ser degustada pura ou combinada com vários drinques. Em 2013, a HENNESSY resolveu unir o clássico ao moderno ao lançar uma edição limitada. Por dentro da garrafa, a bebida mantém a classe. Por fora, um rótulo irreverente, assinado pelos irmãos brasileiros Otávio e Gustavo Pandolfo, conhecidos como “Osgemeos”. As ilustrações trazem o colorido e a temática recorrente nas obras dos artistas, retratando vilarejos do interior do Brasil. Nos últimos, a tradicional marca, visando atingir um novo público e estimular o consumo em coquetéis, vem promovendo concursos em importantes cidades como Londres, Paris, Miami, Moscou, Xangai e São Paulo para a escolha do Hennessy City Drink.


Em 2015, para comemorar o 250° aniversário da HENNESSY, a tradicional destilaria francesa enviou dois barris de 250 litros de conhaque para os Estados Unidos em um navio histórico. O destilado viajou a bordo do Hermione, uma réplica de 65 metros da fragata em que o Marquês de Lafayette viajou para auxiliar George Washington na sua luta contra os britânicos. O navio zarpou de Rochefort, França, em 18 de abril e chegou a Yorktown, estado da Virgínia, no começo de junho. Além disso, lançou a edição limitada HENNESSY 250 COLLECTOR BLEND, um conhaque onde os mestres usaram “eaux-de-vie” com idade variando entre 15 a 35 anos e que por cinco anos estiveram em barris especialmente criados, armazenados no nível do solo, perto das margens do rio Charente. O resultado é um conhaque rico e expressivo, com tons aromáticos que variam de laranja amarga a noz-moscada, alcaçuz, folha de hortelã, pimenta seca e açafrão.


A linha do tempo 
1774 
Criação do conhaque HENNESY PARADIS EXTRA, uma bem sucedida união entre centenas de brandies, maturados por sucessivas gerações da família de cellar masters. Este conhaque excepcional deve ser degustado em taças finas, que retenham o aroma e transmitam facilmente a temperatura das mãos à bebida. 
1817 
O mais prestigioso conhaque da empresa foi criado quando o Rei George IV da Inglaterra requisitou um conhaque “Very Superior, Old and Pale Cognac”, surgindo assim o renomado HENNESY V.S.O.P. Ao final do século 19, esse conhaque tinha estabelecido uma enorme reputação junto à nobreza. 
1870 
Criado por Maurice Hennessy o conhaque HENNESY X.O (Extra Old), uma reserva especial destinada exclusivamente para amigos e familiares. É composto de uma centena de “eaux-de-vie”, das quais as mais antigas têm trinta anos, o que lhe proporciona excepcional qualidade e complexidade. É um conhaque estruturado e generoso por seus ricos aromas de especiarias, com uma predominância de carvalho e pimenta do reino. 
1873 
Lançamento do conhaque HENNESSY PRIVATE RESERVE, um conhaque com produção reservada inicialmente para a família Hennessy e seus convidados. 
2002 
Lançamento do HENNESSY TIMELESS, um conhaque concebido para comemorar o século XX e que perpetua a obra de seu fundador, que há mais de 200 anos delineou a alma deste néctar dourado. Este conhaque é fruto do casamento das onze melhores eaux-de-vie do século, cujos sabores vivos de frutas frescas e flores convivem com os sabores complexos de ouro velho, madeira de carvalho, pimenta e especiarias das versões mais envelhecidas e tradicionais. Considerado expressão máxima da Maison Hennessy, sua garrafa é de cristal Baccarat, que concebeu uma embalagem de linhas puras que evocam o trabalho do mar polido em cascalho. Somente 200 garrafas foram preparadas pela HENNESSY e avaliadas em US$ 6 mil cada uma. 
Lançamento do HENNESSY FINE de COGNAC, um conhaque bastante equilibrado, combinando eaux-de-vies caracterizados pela delicadeza das notas florais e delicados aromas de frutas, preservadas com um envelhecimento sutil. O uso de barris onde já tinha antes envelhecido eaux-de-vie preserva e garante uma sutileza das características florais e frutadas, evitando a sobreposição do sabor à madeira ou dos toques de picante. 
2008 
Lançamento do Beauté du Siécle Coffre á Secrets, um cofre produzido em vidro veneziano com detalhes perolados, aberto por meio de um mecanismo secreto, que esconde preciosidades sob a forma de quatro taças de cristal para conhaque, um livro com gravuras da Belle Époque e uma garrafa do melhor e mais raro conhaque produzido pela casa francesa. Essa obra prima foi criada para comemoração dos 100 anos de nascimento de Killian Hennessy, empresário de visão e membro da quinta geração da família. O produto, que tem preço de €100 mil, é produzido somente sob encomenda, dando direito ao feliz proprietário um refil do raro conhaque a cada 25 anos. O primeiro exemplar foi vendido para um colecionador suíço. 
2009 
Lançamento do HENNESSY PRIVÉ, um emblemático conhaque de grande elevação para os verdadeiros conhecedores. Uma obra prima de equilíbrio: redondo e afinado, estruturado e aveludado com delicadas notas de frutas cristalizadas. 
2013 
Lançamento do conhaque HENNESSY X.O EXCLUSIVE COLLECTION IV, cujo nome é tão grande quanto à beleza de sua garrafa. Feita de cristal e com o rótulo em ouro 18K, o design da embalagem é assinado pela jovem francesa Stéphanie Balini, da tradicional Baccarat
2015 
Lançamento do JAMES HENNESSY, um conhaque que presta homenagem a uma das figuras históricas da família, James Hennessy, que conquistou novos mercados e se esforçou para difundir o sucesso da marca muito além de Cognac. A nova mistura resultou em um elegante e contemporâneo conhaque.


Uma joia lapidada 
Os conhaques HENNESSY são fruto de um lento e complexo processo de produção. Após ser destilado duas vezes, o vinho das uvas brancas torna-se uma aguardente, a eaux-de-vie, que é colocada para envelhecer em tonéis de carvalho por períodos de até 120 anos. Após o envelhecimento, entra o toque do artista. Cabe ao mestre de adega misturar as diversas aguardentes e determinar a personalidade de cada conhaque. É a dimensão humana da mistura que faz um grande conhaque como o HENNESSY.


Os detalhes são levados tanto ao extremo pela marca francesa, que a HENNESSY tem sua própria fábrica de barris, batizada de La Tonnellerie de la Sarrazine. Esta unidade de fabricação de 250 anos produz milhares de barris feitos à mão a cada ano. Habilidosos artesãos fazem e moldam esses barris que servirão de repouso para os futuros e excepcionais conhaques que levam o nome HENNESSY.


A identidade visual 
A identidade visual da marca pode ser aplicada nas cores preta ou dourada. O logotipo também pode ser aplicado sem o famoso símbolo do brasão de armas, adotado em 1856.


Os slogans 
Crafting the future since 1765. (2015) 
Never Stop, Never Settle. (2012) 
Flaunt Your Taste. (2008) 
Enjoy the moment. (2005) 
The taste of success since 1765. (1981) 
It’s the name that means most in brandy. (1963) 
The brandy that made cognac famous. (1951) 
The world’s largest stock of eaux-de-vie. (1930) 
Hennessy, the name which made cognac famous. (1905) 
Hennessy. Mix accordingly. 
Hennessy XO. The one and only original.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1765 
● Fundador: Richard Hennessy 
● Sede mundial: Cognac, França 
● Proprietário da marca: Jas Hennessy & Co. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A.) 
● CEO: Bernard Peillon 
● Faturamento: €1.1 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Conhaques 
● Concorrentes diretos: Rémy Martin, Martell, Courvoisier, Camus, Bisquit, Delamain e Baron Otard 
● Ícones: As tradicionais e inusitadas garrafas 
● Slogan: Crafting the future since 1765. 
● Website: www.hennessy.com 

A marca no mundo 
Atualmente a luxuosa marca, que pertence ao poderoso grupo francês LVMH, vende aproximadamente 50 milhões de garrafas anualmente em mais de 130 países, representando aproximadamente 40% do mercado mundial de conhaque, fazendo dela a maior produtora do planeta. O faturamento anual estimado da marca é superior a €1 bilhão. 

Você sabia? 
Hoje em dia, a razão do enorme sucesso internacional da marca, deve-se à escolha dos melhores terrenos da região de Cognac para a plantação de suas uvas. 
O conhaque HENNESSY, ao lado da tequila Patrón, da vodca Grey Goose e do uísque Jack Daniel’s são as marcas mais mencionadas em letras de músicas americanas que falam sobre álcool. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/4/2016

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