5.6.06

LITTLE CAESARS PIZZA


Milhares de americanos quando sentem aquela vontade de comer uma pizza saborosa e feita com ingredientes de qualidade no conforto de sua casa recorrem à rede de pizzas para viagens LITTLE CAESARS. Suas pizzarias estrategicamente localizadas e com um ambiente moderno e extremamente prático, faz com que os consumidores, se quiserem, nem desçam do carro para comprar as saborosas e sempre fumegantes pizzas. 

A história 
O primeiro restaurante da rede de pizzas para viagens, inicialmente batizado de LITTLE CAESARS PIZZA TREAT, foi inaugurado no dia 8 de maio de 1959, em Garden City, um simpático subúrbio da cidade de Detroit, estado americano do Michigan, pelo dinâmico casal Mike (um ex-jogador de beisebol) e Marian Ilitch (imagem abaixo), que investiu US$ 10 mil para a abertura do novo negócio. O nome do restaurante foi sugerido por Marian, que achava seu marido um grande herói, daí o nome Little Caesars (“O pequeno César”). No início, além de pizzas, o restaurante vendia também frango, camarão e peixe. Na primeira semana o restaurante vendeu 296 pizzas, encontrando um nicho de mercado, comercializando pizzas de qualidade para viagem com preços baixos e convidativos. Dois anos depois o casal inaugurava sua segunda pizzaria.
   

Em 1962 foi inaugurado, na área metropolitana de Detroit, em Warren, o primeiro restaurante franqueado da LITTLE CAESARS PIZZA, que começava a se transformar em uma rede. Finalmente em 1967 a rede inaugurou sua primeira loja na cidade de Detroit. A rede se tornou internacional no ano de 1969, com a inauguração de uma loja na cidade de Waterloo, região de Ontário, no Canadá. Nesta época a rede já possuía 65 restaurantes, expandindo-se para os estados de Ohio e Indiana. Durante esta década os restaurantes da rede ofereciam somente os serviços de entrega, porém, em 1971, a empresa mudou seu foco e passou a adotar apenas o serviço de pizzas para viagens e abreviou seu nome apenas para LITTLE CAESARS. Nesta época suas pizzas eram conhecidas pela alta qualidade e o uso de ingredientes naturais e selecionados.
   

Em 1975, para enfrentar a forte concorrência do setor, a rede lançou a promoção “Buy one get one free”, onde duas pizzas do tamanho médio eram vendidas pelo preço de uma. O sucesso da promoção forçou seus concorrentes a adotarem a mesma estratégia. Nos anos seguintes a rede teve um crescimento fenomenal no mercado americano, além de introduzir, em 1977, convenientes janelas de Drive-Thru em alguns de seus restaurantes, melhorando a eficiência e rapidez de seus serviços de entrega. Ainda nesta década, em 1979, a rede lançou o famoso slogan “Pizza! Pizza! Two Great Pizzas! One Low Price!”, para divulgar a promoção na qual duas pizzas eram oferecidas pelo preço comparável de uma única pizza dos concorrentes.
   

No início da década seguinte, em 1982, a LITTLE CAESARS introduziu em seu cardápio um dos itens mais populares de sua história (e olha que não era pizza): CRAZY BREAD®, oito deliciosos pedaços em forma de palito de pão fresco, cobertos com manteiga ou alho, e salpicado de queijo parmesão, que podia ser acompanhado do tradicional molho de tomate fresco chamado Crazy Sauce®. Ainda na década de 1980, o faturamento da empresa explodiu baseado em três pilares: saturação do mercado, duas pizzas pelo preço de uma e apenas o serviço de pizzas para viagens (que eliminava custos como garçons, lavadores de pratos e entregadores). As inovações na área do marketing incluíam o primeiro restaurante inaugurado dentro do campus de uma universidade (localizado na Universidade de Oklahoma) e a primeira unidade dentro de um hospital, localizada no Mt. Carmel Mercy Hospital na cidade de Detroit.
   

Em 1987, a rede já possuía restaurantes em funcionamento nos 50 estados americanos. No ano seguinte resolveu anunciar nacionalmente na televisão com uma série de comerciais hilários, explicando assim o enorme crescimento que a LITTLE CAESARS teria na década de 1990. O sucesso da rede também podia ser explicado pelo seu pioneirismo, sendo a primeira a inaugurar restaurante dentro de um estádio, a servir pizza em poucos minutos, entre outras inovações. Ainda nesta década a empresa começou a experimentar a venda de novos produtos como pizzas de chocolate, massas como ravióli e pães, além de restaurantes com alguns lugares para sentar e localizados dentro da rede de supermercados Kmart (conheça essa história aqui), que além de pizzas tinha em seu cardápio saladas, frutas frescas, sopas e sanduíches.
   

Porém em meados desta década, a LITTLE CAESARS começou a sofrer com a concorrência e muitas de suas unidades que geravam prejuízos foram fechadas. Para enfrentar a grave crise, a empresa começou um enorme processo de reestruturação e ações criativas, como por exemplo, o lançamento, em parceria com a rede de hotéis Holiday Inn (conheça essa história completa aqui), de pequenos quiosques dentro de hotéis localizados em cidades com grande fluxo turístico como a de Orlando na Flórida. Nos anos seguintes a empresa fechou praticamente 60% de suas lojas, chegando a pouco mais de duas mil unidades contra as quase cinco mil que possuía na década de 1990. Apesar da diminuição drástica dos pontos-de-venda, os lucros voltaram.
   

Com o começo no novo século teve início um forte período de expansão internacional com inauguração de lojas em mercados emergentes como Turquia, além de países do Oriente Médio como Arábia Saudita e Jordânia. Além disso, a marca voltou a crescer em solo americano com a inauguração de centenas de novas lojas. Mas seu crescimento também foi amparado por uma enorme novidade, que começou a ser vendida em 2001 (apesar dessa promoção já ter sido utilizada em 1997): a HOT-N-READY®, uma pizza de 8 pedaços de queijo ou pepperoni ao preço de US$ 5. Mas o grande diferencial, era que a HOT-N-READY® era de rápido preparo, estando sempre pronta e quente nas lojas da rede sem ter que esperar ou fazer o pedido. Essa nova pizza foi um grande sucesso, o que levou o item a se tornar permanente no cardápio em 2004, inclusive ganhando novos sabores nos anos seguintes. Mais recentemente, em 2022, a HOT-N-READY® teve seu preço alterado pela primeira vez desde seu lançamento: passou de US$ 5 para US$ 5.55, mas com adição de 33% a mais pepperoni.
  

Nos últimos anos, a rede aumentou sua presença internacional ao inaugurar recentemente restaurantes na América Latina, Europa, Oriente Médio, Caribe e na região da Ásia-Pacífico. O que resultou no ingresso em novos mercados como Espanha, Cingapura, Chile, Peru e Colômbia. Em 2018, a rede introduziu o Pizza Portal™ Pickup (que seria de vital importância durante a pandemia), uma espécie de estação móvel aquecida de coleta de pedidos de autoatendimento, pioneira no segmento de restaurantes de serviço rápido, criando assim uma experiência nova e conveniente para os pedidos feitos por aplicativos. E com a pandemia de COVID-19, a LITTLE CAESARS ampliou e introduziu novas opções sem contato para entrega e retirada por meio de seu aplicativo. Com isso, as pizzas são assadas em fornos de 475 graus para garantir a segurança alimentar e nunca tocadas após o cozimento. A marca também lançou novidades, como por exemplo, em 2021 quando foi lançada a Planteroni™ Pizza, uma pizza vegana que oferece uma versão à base de plantas do delicioso sabor da cobertura mais popular da América, o pepperoni.
   

Além de ser patrocinadora oficial da Liga Profissional de Hóquei no Gelo (NHL), esporte que a marca tem uma profunda e histórica relação, e da poderosa Liga de Futebol Americano Profissional (NFL), a LITTLE CAESARS sempre realiza ações e promoções inusitadas, como por exemplo, em janeiro de 2022, quando, em parceria com a estreia do novo filme do Batman, lançou uma pizza em forma de morcego inspirada no super-herói mascarado. A Batman Pizza combinava a dupla dinâmica dos fãs de pizza: uma pizza e um calzone. Era uma pizza grande de pepperoni e massa em forma de calzone recheada com queijo mussarela, molho cremoso de alho e um toque de manteiga de parmesão, além de incluir o tradicional molho Crazy Sauce®.
   

Nos dias de hoje, um dos diferenciais da rede LITTLE CAESARS é que a massa é sempre fresca, feita todos os dias, além da utilização de mussarela (100%) e queijo Munster, de origem francesa. Além disso, o famoso molho de tomate (californianos) contém uma mistura secreta de especiarias que os clientes amam. E tem mais, desde 2006 a empresa oferece o Programa de Veteranos Caesars, que oferece descontos significativos e créditos para veteranos que estão fazendo a transição da vida militar para a civil ou que procuram uma mudança de carreira e querem possuir seu próprio restaurante LITTLE CAESARS.
  

O cardápio 
Apesar da LITTLE CAESARS possuir como principais produtos as famosas pizzas, a rede também oferece algumas outras opções de alimentação. Pães (incluindo o popular CRAZY BREAD®), asinhas de frango, os CAESAR DIPS (oito opções de molhos que servem de acompanhamentos para os pães e asinhas de frango), além de nachos, pretzels e churros, que fazem parte do cardápio na maioria das lojas da rede.
   

Já entre as diversas opções de pizzas que a rede oferece, as mais populares são: 
HOT-N-READY®: pizza de 8 pedaços em sabores como queijo ou pepperoni, de rápido preparo, estando sempre pronta e quente nas lojas. 
DEEP! DEEP! DISH: pizza quadrada de massa grossa e crocante com generoso recheio de queijo e rodelas de pepperoni. 
ULTIMATE SUPREME: tradicional pizza da rede coberta com pepperoni, molho italiano, pimentão verde, cogumelos e cebolas. 
3 MEAT TREAT: pizza tradicional com pepperoni, molho e bacon ou pedaços de carne. 
HULA HAWAIIAN: pizza tradicional de queijo com tiras de presunto e pedaços de abacaxi. 
VEGGIE: tradicional pizza apenas com queijo e pedaços de legumes e vegetais como pimentão verde, cebola e tomate, além de cogumelos e azeitonas pretas. 
BABY PAN!PAN!: dois pedaços individuais de pizza quadrada nos sabores queijo ou pepperoni.
    

Fazendo o bem 
Em 1985, a empresa lançou o programa chamado LITTLE CAESARS LOVE KITCHEN, onde um restaurante sobre rodas (entenda-se uma enorme carreta equipada com uma moderna cozinha) percorria as principais cidades americanas servindo pizzas gratuitamente para os necessitados e moradores de rua, além de auxiliar em grandes desastres e catástrofes distribuindo refeições. Desde tornados em Oklahoma e Kentucky, furacões na Flórida até os ataques terroristas de 2001, a marca sempre esteve presente para ajudar a quem precisasse. Por exemplo, em 2005 o programa serviu mais de 100 mil vítimas dos furacões Katrina e Rita que assolaram o sul dos Estados Unidos.
   

A cada ano, o Little Caesars Love Kitchen retorna à cidade natal da empresa, Detroit, durante o inverno para oferecer ajuda aos necessitados em seus meses mais frios. Desde sua introdução o programa já auxiliou mais de 3.7 milhões de pessoas carentes em 48 estados americanos e quatro províncias canadenses, levando uma refeição (entenda-se, uma pizza fumegante) aonde quer que elas estejam. Atualmente existem duas enormes carretas que percorrem centenas de cidades todos os anos.
  

A popular mascote 
A marca LITTLE CAESARS se tornou popular entre os americanos, além é claro pela qualidade de suas pizzas, mas também pela sua simpática mascote. Batizado de O Pequeno César, o personagem é a representação em desenho do imperador romano Julius Caesar (em português Júlio César). E com direito a uma espécie de toga, segurando na mão um pedaço de pizza que estava prestes a comer. O sorriso satisfeito em seu rosto era indicativo disso, sua boca estava aberta e seus olhos estavam fechados como se o personagem estivesse desfrutando de uma deliciosa refeição. Além disso, ele segurava na mão direita uma lança com uma pizza redonda na ponta, da qual uma fatia triangular havia sido cortada. O personagem também utilizava um escandaloso par de sandálias gladiadoras. O Pequeno César surgiu pouco depois do surgimento da empresa, e assim como o imperador romano, era famoso por sua capacidade de fazer tudo de uma vez e perfeitamente.
   

O popular personagem, que passou a integrar o logotipo da marca em 1971, evoluiu em termos de design, como mostra a imagem abaixo.
  

A popular mascote, que estrelou inúmeros filmes comerciais e é presença constante na linha de comunicação da marca, também é retratada em várias situações, como por exemplo, atuando como animador de torcida, jogando hóquei no gelo, praticando exercícios físicos ou em diversas posições, mas sempre acompanhada de suas pizzas.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Até 1971 a identidade visual da marca era retangular e contava apenas com o nome LITTLE CAESARS PIZZA TREAT, escrito em azul-escuro. Finalmente nesse ano, a marca abreviou seu nome apenas para LITTLE CAESARS PIZZA, adotou uma nova tipografia de letra e introduziu como símbolo principal de seu logotipo a tradicional mascote - “O Pequeno César” - que já era utilizada pela rede em sua comunicação. Em 2000, esse logotipo passou por atualização, incluindo a diminuição de sua mascote, que não mais aparecia de corpo inteiro e foi inserida em um quadro na forma de uma janela de Drive-Thru. Em 2017, o logotipo passou por uma modernização: a mascote voltou a ser representada de corpo inteiro e apresentou sutis mudanças em seu design (por exemplo, na bainha da toga agora é retratado um ornamento na forma da sigla “LC” e o ornamento da cabeça - que parece representar uma coroa de louros - ficou muito mais perceptível devido ao desenho nítido das folhas).
  

A identidade visual também pode ser aplicada na horizontal e apenas com o nome LITTLE CAESARS (sem a palavra pizza) em laranja, cor tradicional da marca.
  

A imagem abaixo mostra como a identidade visual e os elementos de reconhecimento da marca podem ser aplicados na comunicação, materiais de ponto de venda, embalagens e no ambiente digital.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 8 de maio de 1959 
● Fundador: Michael e Marian Ilitch 
● Sede mundial: Detroit, Michigan, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Little Caesar Enterprises Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: David Scrivano 
● Faturamento: US$ 1.1 bilhões (2021) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 5.500 
● Presença global: 27 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 15.600 (incluindo franqueados) 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Pizzas para viagem 
● Concorrentes diretos: Pizza Hut, Domino’s Pizza, Papa John’s, Papa Murphy’s, Sbarro, Marco’s Pizza, Round Table Pizza e Godfather’s Pizza 
● Mascote: O Pequeno César (Little Caesars) 
● Slogan: Pizza! Pizza! 
● Website: www.littlecaesars.com 

A marca no mundo 
Atualmente a LITTLE CAESARS, terceira maior rede de pizzaria dos Estados Unidos, atrás apenas da Pizza Hut (conheça essa história aqui) e da Domino’s Pizza (saiba mais aqui), está presente em 27 países com mais de 5.500 restaurantes (90% das unidades operando no sistema de franquia), fatura mais de US$ 1.1 bilhões todos os anos e continua sendo administrada familiarmente. Somente no mercado americano, onde a LITTLE CAESARS possui mais de 4.100 lojas, localizadas em 50 estados e em mais de 2.200 cidades, a rede gerou vendas de US$ 4.23 bilhões em 2021. Os estados americanos com mais lojas da marca são Califórnia (540 unidades), Texas (521 unidades) e Michigan (312 unidades). Boa parte dos restaurantes não possui mesas (lugares para sentar), apenas o sistema Drive-Thru, operando em lugares onde grandes restaurantes e espaços são escassos. 

Você sabia? 
Em 1998, a LITTLE CAESARS atendeu o que foi o maior pedido da época, entregando 13.386 pizzas para a empresa VF Corporation de Greensboro, no estado da Carolina do Norte. 
A família Ilitch é proprietária da equipe profissional de hóquei no gelo Detroit Red Wings e do time de beisebol Detroit Tigers. A marca comprou os naming rights da nova arena do Detroit Red Wings em 2016 (com duração de 20 anos), ao qual pagou uma média de US$ 6.25 milhões anualmente para batizá-la de Little Caesars Arena


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 18/10/2022 

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