Os chocolates LINDT são feitos com os mais puros grãos de cacau, combinados com os mais finos ingredientes como frutas, castanhas nobres e licores, além de cremes elaborados artesanalmente. O resultado final: barras e bombons de chocolates com texturas e sabores únicos, apreciadas por chocólatras no mundo inteiro. Para quem tem paixão por chocolate, encante-se com essa indescritível suavidade que derrete na boca, em uma atmosfera de sedução que se acentua a cada pedacinho degustado.
A história
Tudo começou no mês de março de 1845 quando David Sprüngli-Schwarz e seu filho, Rudolf Sprüngli-Ammann, abriram a Sprüngli & Son, uma pequena confeitaria na parte antiga da cidade suíça de Zurique. Eles começaram então a aperfeiçoar uma nova receita italiana de chocolate em forma sólida (tabletes). O sucesso foi tanto que dois anos mais tarde a empresa se mudou para a localidade de Horgen à beira do belo lago Zurich, onde abriu uma pequena fábrica com um quadro de apenas 10 empregados. Em 1870 a produção de chocolate foi transferida para uma instalação maior em Werdmühle em virtude da alta demanda. Com a aposentadoria de Rudolf Sprüngli-Ammann em 1892, seu negócio foi dividido entre os dois filhos. O mais novo, David Robert, recebeu duas confeitarias, conhecidas até hoje com o nome de Confiserie Sprüngli. O irmão mais velho, Johann Rudolf herdou a fábrica de seu pai e ampliou-a, equipando-a com os equipamentos mais modernos da época. Uma nova fábrica foi construída no ano de 1899 em Kilchberg-Bendlikon, a localização da sede atual da empresa.
Nesta mesma época ele comprou a pequena, mas extremamente famosa fábrica de chocolate de Rodolphe Lindt na cidade de Berna, e com ela os segredos de fabricação dos chocolates mais cobiçados da época, formando assim a LINDT & SPRÜNGLI. A empresa adquirida tinha lançado no mercado em 1879 a primeira barra de chocolate com a marca LINDT SURFIN, o primeiro chocolate do mundo que derretia na boca. A barra era envolta em um papel branco com o rótulo preto contendo o nome LINDT e a assinatura de Rodolphe Lindt. Até hoje é fabricada de acordo com a receita original, fazendo dela uma das marcas mais antigas da Suíça.
Foi o mestre confeiteiro Rodolphe Lindt, filho de um farmacêutico, que com enorme dedicação conseguiu transformar o gosto arenoso e ligeiramente azedo do delicado e cremoso chocolate que tanto apreciamos. A massa de chocolate era cremosa, refinada e homogênea. O pioneirismo de Lindt contribuiu para que os chocolates suíços se transformassem no mais famoso do mundo. Segundo a lenda, ele era um sujeito distraído que, certa vez, saiu para caçar e esqueceu as máquinas de sua fábrica de chocolate ligadas por três dias e três noites. A manteiga de cacau e a massa de chocolate ficaram girando em um misturador todo esse tempo. Quando voltou, seu erro tinha produzido um chocolate de textura lisa e aveludada que, depois de resfriado e colocado em fôrmas, derretia milagrosamente na boca. Fruto do acaso ou não, o fato é que, em 1879, ele elevou o chocolate a um plano superior ao desenvolver um método para quebrar e misturar os componentes do chocolate já derretido. Desse modo, aprimorou o sabor e a textura da especialidade.
Em 1905, a empresa inaugurou outra fábrica na cidade de Berna. Durante as duas décadas seguintes os chocolates suíços tiveram uma enorme explosão mundial de consumo, tanto que, em 1915, 3/4 da produção da empresa era exportada para mais de 20 países ao redor do mundo. Em 1932 surgiria um dos maiores sucesso da marca: Bâtons Kirsch, barrinhas de chocolate LINDT com recheio líquido do autêntico licor suíço Kirsch, feito de cerejas. E pouco depois, em 1935, a empresa resolveu adotar a estratégia de utilizar a marca LINDT em outros produtos, já que era utilizada somente na linha de chocolates amargos feitos com a receita original de Rodolphe Lindt. Surgia assim o LINDT MILK, uma barra de chocolate ao leite que se tornaria um ícone da marca suíça.
Mesmo com as duas Guerras Mundiais, a empresa conseguiu se reorganizar e sobreviver a esse período tão difícil. Mas não foi uma tarefa fácil. Por exemplo, a Segunda Guerra Mundial trouxe restrições de açúcar e cacau. Nesta época difícil a LINDT seguiu adiante porque sempre fez questão de manter a máxima qualidade na fabricação de seus chocolates. Logo após o término do conflito a demanda por chocolates suíços explodiu e a empresa soube aproveitar muito bem esse momento. Em 1947 abriu subsidiária na Itália, em 1950 na Alemanha e em 1954 na França. Em 1957, a empresa lançou no mercado outro de seus enormes sucessos: o delicioso LINDT CRESTA, uma barra de chocolate ao leite com creme de avelã e pedaços de amêndoas. De 1961 a 1971 fez várias aquisições de pequenas fábricas locais expandindo sua capacidade de produção para atender a enorme demanda por seus produtos.
No ano de 1994, a empresa passou oficialmente a se chamar Chocoladefrabriken Lindt & Sprüngli. Nessa época a LINDT iniciou a campanha publicitária de maior sucesso em sua história, com base nos conceitos de qualidade, tradição, habilidade artesanal, inovação e paixão. Com isso, surgiu a figura dos LINDT MAÎTRE CHOCOLATIERS, impecavelmente vestidos em seus uniformes brancos com detalhes dourados. Nos anos seguintes a empresa fez duas importantes aquisições: a italiana Caffarel (1997) e a americana Ghirardelli (1998), responsável por solidificar a marca LINDT nos Estados Unidos. Neste período continuou seu ambicioso plano de expansão internacional inaugurando subsidiárias na Polônia, Austrália e Canadá. Foi nesta década, nos Estados Unidos, que a empresa começou a inaugurar pontos de venda próprios, batizados de LINDT BOUTIQUE.
Em 2004 a marca inaugurou na cidade de Sidney, na Austrália, sua primeira loja própria utilizando o conceito de “café”, chamada LINDT CHOCOLAT CAFÉ, onde era possível encontrar uma clássica e deliciosa linha de sorvetes, além de bebidas quentes e muitos chocolates. Hoje em dia esse formato conta com lojas em vários países ao redor do mundo. No dia 21 de janeiro de 2008 morreu Rudolph R. Sprüengli aos 88 anos. O executivo trabalhou por toda sua vida na empresa e foi decisivo para transformar a marca LINDT em sinônimo de consumo de luxo no segmento de chocolates. Ele foi Chairman da empresa entre 1971 e 1994 e sob sua direção a marca se transformou em sinônimo de chocolate premium em todo mundo, arrastando consigo milhões de fiéis admiradores. A ele é creditado o fato da empresa ter resistido às investidas de multinacionais para comprá-la. Mais conhecido como “o rei do chocolate” ou “patriarca”, também ficou famoso por combater possíveis adversários no comando da Lindt & Sprüengli, incluindo seus dois filhos, Luzius e Rudolf. “A empresa é mais importante que a família”, costumava afirmar Sprüengli.
Em 2009, o ícone suíço dos chocolates contratou como embaixador global outro ícone suíço, o tenista Roger Federer. O resultado em associar suas icônicas criações a uma personalidade suíça tão célebre e carismática impulsionou o conhecimento global e a popularidade da marca LINDT, em uma bem-sucedida parceria que dura até os dias de hoje. Em julho de 2014, a empresa comprou a Russell Stover, tradicional fabricante americana de chocolates e doces. A marca americana, fundada em 1923, ganhou enorme exposição no filme “Forrest Gump”, em 1994, quando o protagonista - interpretado por Tom Hanks - comia chocolates Russell Stover. O negócio deu à LINDT a terceira colocação entre os maiores fabricantes de chocolates dos Estados Unidos, atrás apenas da Hershey’s (conheça essa história aqui) e da Mars.
Enquanto isso no Brasil, ainda em julho de 2014, a LINDT inaugurou sua primeira loja própria no país, localizada no shopping Pátio Higienópolis em São Paulo. Como tradição em todas as aberturas de suas lojas, a LINDT distribuiu bombons grátis durante os primeiros três dias de funcionamento para convencer os consumidores a experimentar as delícias da marca. O projeto arquitetônico seguia o padrão global de sucesso da marca, com um layout moderno, fachada com espelhos na cor marrom, que remetem ao universo do chocolate. Estantes de vidro e madeira favoreciam a exposição dos produtos. Uma das novidades para os consumidores brasileiros era a venda dos bombons LINDT por peso. Além de priorizar o autoatendimento, a loja oferecia um mix de produtos comercializado exclusivamente nas lojas próprias, como a linha Hello, em diferentes opções de formatos e sabores. Atualmente a marca suíça possui mais de 50 lojas em solo brasileiro. Apesar da abertura de lojas próprias, desde 1969 a LINDT é representada no país através do seu parceiro de distribuição local Aurora que continua atendendo os atuais pontos de varejo.
Em 2020, a LINDT anunciou a criação de sua primeira linha de chocolates veganos, composta inicialmente por barras em três sabores: biscoito, avelã e caramelo salgado. Embrulhadas em embalagens totalmente recicláveis, as delícias feitas com leite de aveia foram lançadas inicialmente na Alemanha. Outra novidade lançada no mercado foi uma nova versão da linha Lindt Crispy Sensation, pequenas e deliciosas bolas de cereal, com centro incrivelmente crocante, envoltas em uma camada do melhor chocolate ao leite da marca.
Criar um chocolate de excelente qualidade é uma arte que requer habilidades especiais, dedicação e paixão. E os Maîtres Chocolatiers da LINDT são especialistas neste ofício. Há mais de 175 anos, vêm desenvolvendo e refinando suas receitas secretas e únicas com devoção absoluta, começando com uma criteriosa seleção das mais sofisticadas matérias-primas e ingredientes da mais alta qualidade.
Os chocolates LINDT se tornaram famosos não somente por sua qualidade suprema, mas também por produtos, que além dessa qualidade, se transformaram em enorme sucesso entre os consumidores como os famosos LINDOR (na Suíça conhecidos como “Lindor Kugeln”), pequenos bombons trufados, de consistência perfeita, com inigualáveis recheios cremosos que dissolvem na boca. Esse símbolo da marca foi introduzido no outono de 1949 na Suíça primeiramente em tabletes. Essa nova receita utilizada nos tabletes deu ao chocolate um sabor de ouro líquido. Não é à toa, então, que Lindor seja a combinação da palavra francesa para ouro (“or”') com LINDT. Os anúncios da época exibiam o chocolate no centro de um alvo. E realmente a LINDT acertou na mosca ao criar um ícone. 1962 foi o ano da introdução da estampa de renda exclusiva nas embalagens de Lindor. Inspirado na famosa renda St. Gallen, o padrão faz referência a uma sensação de luxo, técnica e requinte, ao mesmo tempo em que permanece fiel à tradição suíça. Permanecendo uma marca registrada até hoje, o padrão de renda demonstra visualmente a promessa de manter a mais alta qualidade em tudo que cria.
Mas foi somente em 1967 que Lindor foi introduzido no mercado com a forma de bolinhas redondas como edição especial de natal (Lindor Truffle for Christmas). E isso explica a embalagem vermelha lembrando bolas de Natal. O sucesso foi tanto que, em 1969, Lindor no formato de trufas passou a fazer parte permanentemente da linha de produtos da marca suíça. Com seu formato arredondado, invólucro vermelho característico, casca externa dura e lisa e o recheio cremoso, as trufas Lindor se tornaram um deleite instantaneamente reconhecível, adorado em todo o mundo.
Lindor evoluiu com o tempo para se tornar a linha de produto mais popular da marca suíça. No decorrer desses anos várias versões foram introduzidas: chocolate meio amargo com recheio cremoso agridoce (1984), chocolate branco (1985), com recheio de avelã (1994). Todas as criações da linha Lindor são feitas pensando nos consumidores. É por isso que as trufas variam de país para país e de estação para estação. Por exemplo, nos Estados Unidos, as trufas recheadas com manteiga de amendoim são recebidas com grande felicidade, enquanto as trufas de hortelã encantam os clientes em todo o mundo a cada Natal. Na verdade, cada estação traz suas próprias delícias. Na primavera, as trufas Lindor Stracciatella (também conhecidas como Cookies and Cream em alguns países) são o centro das atenções. O outono é conhecido pelas trufas com recheio crocante de avelã e, no inverno, é lançada uma variedade com uma mistura calorosa de especiarias, como canela e coentro. Mas, até hoje, o clássico chocolate ao leite continua sendo o mais popular em todo o mundo, respondendo por mais de 50% das vendas totais de Lindor a cada ano. Não é à toa que a trufa Lindor Milk é conhecida como a “Rainha dos Chocolates”.
Cada sabor é embrulhado em uma cor de papel diferente: vermelho (chocolate ao leite), amarelo e branco (chocolate branco), azul (chocolate amargo), preto (60% de cacau), rosa (morango), verde (menta), laranja (laranja), marrom (avelã), marrom-escuro (café mocha), marrom-claro (manteiga de amendoim), dourado com azul (canela) e rosa claro (Irish Cream). Outro produto de sucesso dessa linha é o Lindor Maxi 550 gramas, que, quando aberto, torna-se um bowl com aproximadamente 44 trufas Lindor ao Leite. A linha Lindor também oferece ovos de Páscoa. Anualmente são vendidas mais de 4 bilhões de bolinhas Lindor no mundo.
Outro produto tradicional da marca suíça é o LINDT GOLD BUNNY (coelho dourado), pequenos coelhos de chocolate ao leite, identificados pelo papel dourado e uma fita vermelha com sininho no pescoço, lançados pela primeira vez em 1952 na Alemanha, que se tornaram extremamente populares na época da Páscoa. A lenda conta que em uma manhã de primavera na Alemanha, um dos Maître Chocolatier da LINDT notou a presença de um coelho em seu jardim. Sua filha ficou tão feliz quando viu o animal que começou a chorar assim que ele desapareceu. Intrigado com a reação da filha, o pai teve a seguinte ideia: fazer um coelho de chocolate com um sino em volta do pescoço, para nunca ser perdido. O doce coelhinho feito de chocolate ao leite foi embalado com um material dourado e brilhante e com um selo especial de qualidade. Assim nascia o famoso GOLD BUNNY LINDT. A tradição de longa data fez dos coelhos de chocolate um sucesso instantâneo na Alemanha, mas demorou um pouco para eles cruzarem a fronteira da Suíça e da Áustria, fato que aconteceu somente em 1994. Com o passar dos anos o coelhinho dourado ganhou novos tamanhos (10 g, 50 g, 100 g, 200 g, 500 g até 1 kg), tipos (chocolate ao leite, escuro, branco e avelã) e apresentações e se tornou ainda mais conhecido como um símbolo do começo da primavera suíça e sinônimo de coelho de chocolate. Para muitos, a Páscoa tornou-se inimaginável sem o tradicional coelhinho dourado da LINDT. Anualmente são vendidas mais de 150 milhões de unidades do delicioso coelho de chocolate ao leite em mais de 50 países.
Outro ícone da marca são as barras de chocolates com alto teor de cacau EXCELLENCE (introduzidas em 1989). Hoje em dia a linha, um verdadeiro sucesso de vendas, é oferecida em mais de 35 sabores diferentes, como por exemplo, Mint Intense (menta), Orange Intense (laranja com amêndoas), Extra Creamy (chocolate ao leite extra cremoso), Crunchy Caramel (chocolate ao leite com pedaços crocantes de caramelo), Chili (chocolate meio amargo com toques de pimenta vermelha), Sea Salt (chocolate com toque de sal marinho), White Cococnut (chocolate branco com raspas de coco), Dark Chocolate (disponível nas versões 50%, 60%, 70%, 85%, 90% e 99% de cacau), Madagascar (65% de cacau proveniente da ilha africana) e Ecuador (75% do cacau proveniente do país sul-americano). Anualmente são vendidas mais de 300 milhões de barras dessa linha.
A linha EXCELLENCE se tornou um ícone da LINDT e suas embalagens evoluíram ao longo dos anos (imagem abaixo).
Além disso, a marca possui em sua linha de produtos as tradicionais caixas de Pralinés CONNAISSEUR, criadas em 1979 como presentes para ocasiões especiais; a SWISS LUXURY COLLECTION, luxuosas e sofisticadas caixas douradas de bombons sortidos feitos com ingredientes nobres como gianduia (chocolate com o creme de avelã), creme de amêndoas e macadâmia; os THINS, finíssimos quadradinhos de chocolate, ideais para serem consumidos após as refeições acompanhados de café ou licor, disponíveis em sabores como Milk (ao leite), Dark (meio amargo) e Orange (aromatizado com laranja); a LINDT GOLD BAR, famosas barras de 300g do mais puro chocolate ao leite, oferecida também com avelãs e amêndoas; e CREATION (lançada em 2012), uma linha de tabletes com texturas cremosas (recheio) e sabores fantásticos, que incluem sobremesas famosas como Tarte au Chocolat, Crème Brulée, Tiramisu e Creme Caramel; além das barras tradicionais com recheios nos sabores morango, cereja, laranja, caramelo, pistache, amêndoa, chocolate branco, entre outros muitos.
Outras delícias oferecidas pela marca suíça são: os deliciosos ASSORTED NAPOLITAINS, embalagens com 500 g de mini-tabletes sortidos e embalados individualmente dos maiores sucesso da marca Suíça, que se tornaram extremamente popular, principalmente dentro de aeroportos; Truffes Marc de Champagne, deliciosas trufas de chocolate ao leite com recheio de champanhe; e Truffes Assorties, caixa com trufas sortidas, feitas de chocolate com recheio trufado sabor chocolate ao leite ou amargo.
Entre as inovações lançadas pela marca nos últimos anos está a linha HELLO (2012) com tabletes em sabores diferenciados como Caramel Brownie, Cookies & Cream, Strawberry & Cheesecake, Nougat Crunch e Sweet Popcorn. Na linha, com embalagens modernas que remetem ao público jovem e urbano, também estão disponíveis os Sticks, tabletes mais fininhos. E a linha SENSATION FRUIT (2016), que apresenta uma combinação de frutas cobertas com chocolate amargo em formato de mini bolas, nas versões Blueberry & Açaí, Orange & Pink Grapefruit e Raspberry & Cranberry.
Para as festas de final de ano, especialmente o Natal, a marca suíça criou outro verdadeiro ícone: LINDT TEDDY. Lançado em 2011, o tradicional ursinho de chocolate ao leite embalado em um papel dourado com um laço vermelho e um pingente de coração vermelho no pescoço se tornou um verdadeiro sucesso, vendendo mais de 60 milhões de unidades todos os anos. Além disso, a marca suíça também vende uma embalagem com 10 mini e charmosos ursinhos envoltos em papel dourado e decorados temas natalinos para serem pendurados na árvore. O ursinho de chocolate da LINDT se tornou símbolo de carinho e amor na época de Natal. Nos últimos anos, o ursinho ganhou a companhia do LINDT GOLD BELL, um sino de chocolate ao leite embrulhado em um papel dourado e uma fita vermelha.
Além dos chocolates, algumas embalagens também ajudaram a marca LINDT a alcançar o sucesso: GOLD CAN, a tradicional leiteira dourada, estampada com símbolos do folclore suíço, e a LINDOR HEART, uma charmosa latinha vermelha em forma de coração, repleta de bombons da celebrada linha Lindor.
Os chocolates e bombons da LINDT são irresistíveis e deliciosos em virtude da excelência que a marca suíça adota em todo processo de fabricação. O sabor único do chocolate LINDT está enraizado na filosofia do grão ao tablete, começando com a seleção cuidadosa de grãos de cacau de alta qualidade das regiões mais renomadas do mundo. Vale ressaltar que a empresa é uma das poucas fabricantes de chocolate que possui controle total sobre todas as etapas da cadeia de produção, desde a seleção das melhores variedades de cacau até o produto acabado. A LINDT mantém o Programa de Agricultura Lindt & Sprüngli, criado em 2008 para estabelecer uma rastreabilidade e verificação dos grãos de cacau, apoiando os agricultores locais para ajudá-los - e também suas comunidades - a prosperar, enquanto colhem os grãos de cacau de forma responsável e sustentável.
O processo especial da LINDT para torrar e moer os grãos de cacau é feito internamente e é essencial para o sabor rico e a textura aveludada do chocolate. Depois de selecionar e misturar grãos de cacau de alta qualidade, os nibs de cacau são torrados para realçar seu aroma e sabores e, em seguida, moídos até um acabamento fino e exclusivo. A LINDT acredita que chocolate de alta qualidade só pode ser feito com ingredientes de alta qualidade. Assim como seleciona os grãos de cacau em lugares renomados do mundo, busca seus outros ingredientes em regiões proeminentes. Por exemplo, as nozes são torradas com perfeição e cultivadas nos melhores pomares do mundo. Já as avelãs vêm da Turquia e da região de Piemonte, na Itália; e as amêndoas do Vale Central da Califórnia. Já a baunilha vem de Madagascar. Da laranja ao cassis, suas combinações de frutas e chocolate são tão inovadoras quando deliciosas. As especiarias que acrescenta a alguns de seus chocolates, como Pimenta Rosa, Chili e Flor de Sal, elevam a experiência degustativa.
A LINDT sabe que saborear um chocolate é uma experiência sensorial plena. É por isso que sua atenção aos detalhes pode ser observada em cada etapa, desde o processo de têmpera, que garante o acabamento brilhante e luxuoso, até a elegante embalagem. E os toques finais, como as amêndoas por cima das pralinés e as fitas manualmente colocadas que embelezam cada Gold Bunny.
Os chocolates LINDT têm presença praticamente onipresente nos principais aeroportos mundiais, quer seja através das lojas do Duty Free ou em alguns casos com lojas próprias, e ao longo dos anos se tornaram uma tradição como presente ou lembrança para milhões de viajantes nos quatro cantos do mundo. A importância desse canal de varejo para a marca suíça é tamanha que foi criada em 2009 a Travel Retail, cuja missão é a de “Make passenger journeys more magical” (em português algo como “Tornar as viagens do passageiro mais mágicas”). A LINDT foi uma das primeiras marcas a desenvolver produtos exclusivos para o chamado “travel retail” (varejo de viagem). Atualmente a LINDT está presente em mais de 500 aeroportos internacionais no mundo.
Essa divisão é responsável por desenvolver projetos e ambientações dos pontos de venda dentro de aeroportos, além de criar produtos e embalagens especiais e exclusivas. Por exemplo, em 2019, foi responsável pela criação da Lindt Napolitains World Traveller Collection, uma coleção de mini latas (batizadas de Suitcase Travel Souvenir) recheadas com 360 gramas de chocolates de seis sabores (ao leite, leite com avelãs, Lindor ao leite, amargo, crocante ao leite, crocante branco) e que possuem o formato de malas com estampas que representam os principais destinos de férias no Reino Unido, Estados Unidos, Brasil, Suíça, Espanha, França, Canadá, Argentina, Dubai e Alemanha. A ideia era ser um souvenir de viagem reutilizável e colecionável.
Já em 2020, essa divisão criou chocolates LINDT de “Dulce de Leche”, em edição limitada e venda exclusiva nos freeshops do mundo todo. O lançamento, em parceria com a Dufry (saiba mais aqui), visava agradar ao paladar dos passageiros, especialmente os da América do Sul e Latina, onde o doce de leite é uma das iguarias mais populares e apreciadas no contexto gastronômico. Os chocolates foram apresentados nas versões Lindor (embalagem de 400 g de bombons sortidos), Gold Bar (barra de 300 g) e Assorted Napolitains (embalagem de 500 g de mini tabletes). Outra linha criada exclusivamente para o varejo de viagem é a LINDT PRETZEL EDITION, criações requintadas combinando o melhor chocolate ao leite com pretzels deliciosos e crocantes.
No dia 11 de setembro de 2020, a famosa marca de chocolates inaugurou o museu LINDT HOME OF CHOCOLATE, localizado anexo à fábrica da empresa, a cerca de 20 minutos do centro de Zurique, com direito a presença do tenista Roger Federer, embaixador global da marca. Aberto oficialmente ao público dois dias depois, ao ingressar no complexo de três andares e 1.500 m², os visitantes são recebidos por uma suntuosa fonte de 9.3 metros de altura, abastecida com 1.500 quilos de chocolate. A fonte, que despeja 1 kg de chocolate por segundo graças a um complexo sistema de canos, pesa três toneladas e foi construída após um meticuloso processo de planejamento e de design. A partir de então, o passeio segue por uma exibição interativa que conta a história do chocolate: do momento que o cacau conquistou a Europa, trazido pelos colonizadores espanhóis, até o desenvolvimento dos mais modernos processos de produção da LINDT e de outras fabricantes suíças.
Depois é hora de conhecer as delícias suíças e descobrir como e porque a Suíça se tornou referência mundial na produção de chocolates de alta qualidade. Neste momento, o visitante saberá mais sobre a história da LINDT que fabrica este maravilhoso doce há mais de 175 anos. Voltada para as experiências sensoriais, a moderna exposição não apenas conta fatos curiosos sobre o alimento e sua importância cultural como também proporciona degustações que certamente encantarão qualquer chocólatra.
A experiência no museu, porém, não se limita ao passeio por suas instalações. Na Lindt Chocolateria, com um pagamento adicional, é possível preparar e criar o seu próprio chocolate com a ajuda de professores experts da LINDT, enquanto o centro de pesquisa permite uma visão interna do processo de produção da marca. Para as crianças, o curso de fabricação de pirulitos de chocolate pode ser mais interessante. O museu ainda abriga espaços para cursos de chocolatier e a maior loja da marca no mundo, com 500 m² repletos de guloseimas irresistíveis para levar para casa. Além disso, outras delícias podem ser provadas na cafeteria, que serve desde waffles e sorvetes cobertos com chocolate LINDT até deliciosos cafés e bebidas. O museu, que custou US$ 109 milhões, deverá receber cerca de 350 mil visitantes por ano.
Ao longo dos anos, o logotipo (especialmente a wordmark) da LINDT adquiriu novas cores (já foi azul, vermelho e marrom) e tipografias de letra, que apesar das remodelações manteve algumas características da escrita.
O tradicional logotipo da marca pode ser aplicado de duas maneiras: na tradicional cor dourada com fundo branco ou com o icônico fundo azul.
Já a identidade corporativa da empresa possui um logotipo próprio, como forma de diferenciar-se da marca LINDT.
Chocolate Beyond Compare. (2012)
Maître Chocolatier Suisse Depuis 1845. (2008)
Master Chocolatier since 1845. (2008)
Beautifully that there still the Special. Since 1845. (1986)
It is you right to expect from Lindt Special. (1976)
● Origem: Suíça
● Fundação: 1845
● Fundador: David Sprüngli-Schwarz, Rudolf Sprüngli e Rodolphe Lindt
● Sede mundial: Kilchberg, Suíça
● Proprietário da marca: Chocoladefabriken Lindt & Sprüngli AG
● Capital aberto: Sim (1986)
● Chairman: Ernst Tanner
● CEO: Dieter Weisskopf
● Faturamento: US$ 4.47 bilhões (2020)
● Lucro: US$ 354 milhões (2020)
● Valor de mercado: US$ 23.4 bilhões (maio/2021)
● Lojas: 500
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 13.500
● Segmento: Chocolates premium
● Principais produtos: Chocolates em barra e bombons
● Concorrentes diretos: Godiva, Valrhona, Neuhaus, Cailler, Leonidas, Guylian, Callebaut, La Maison Du Chocolat e Pierre Marcolini
● Ícones: Lindor e Gold Bunny
● Slogan: Maître Chocolatier Suisse Depuis 1845.
● Website: www.lindt.com.br
A marca no mundo
A marca é líder de vendas na Europa (especialmente em países como Alemanha, Reino Unido, França, Suíça e Itália) e apreciada em mais de 120 países ao redor do mundo. Possui ainda uma rede composta por mais de 500 lojas próprias em cidades como Nova York, Orlando, Atlanta, Filadélfia, Chicago, Miami, Toronto, Paris, Munique, Xangai, Tóquio e São Paulo, que comercializam sua linha com mais de 400 diferentes tipos de chocolate e produtos derivados. A LINDT tem como seus maiores e mais importantes mercados Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Suíça, Itália e França. Hoje em dia a empresa possui 11 fábricas localizadas na Suíça, Alemanha, França, Itália, Estados Unidos e Áustria, além de subsidiárias em 28 países.
Você sabia?
● A Lindt & Sprüngli ainda é proprietária da Ghirardelli (tradicional fabricante de chocolates premium fundada em 1852 na Califórnia), Caffarel (uma das mais tradicionais marcas de chocolate da Itália desde 1826), Hofbauer (marca austríaca criada em 1882), Küfferle (fabricante austríaca de chocolates criada em 1865) e Russell Stover (fabricante americana de chocolate fundada em 1923).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/5/2021
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Hoje fui communicado o falecimento do Chairman Honorário: Dr. Rudolph R. Sprüngli (21.1.2008), com a idade de 88 anos.
ResponderExcluirO Sr. Rudolph R.Sprüngli fui um grande empresario que liderou com muito successo este grupo dedicado ao mercado de chocolates de alta qualidade.
Tudo muuito lindo e pá! haeiuheiauehu, mas AONDE posso encontrar chocolates Lindt no Brasil ? :S
ResponderExcluirNa Americanas.com ora bolas!!
ResponderExcluirO que significa esse desenho de um DRAGÃO na logo?
ResponderExcluirTenho a mesma dúvida !
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