7.6.06

HISTORY™ (antigo THE HISTORY CHANNEL)


A queda da bastilha. O assassinato do presidente JFK. O nazismo retratado em sua pior forma. Acidentes que mudaram o rumo da humanidade. Guerras documentadas de uma maneira única. O canal HISTORY™ mudou a forma como acontecimentos históricos são retratados através de uma pequena tela. Com uma programação variada, abordando os principais fatos históricos da humanidade por meio de documentários aprofundados e recheados de informações detalhadas, o HISTORY™ pode ser uma alternativa para estudar ou adquirir conhecimento na frente a uma tela. 

A história 
A história de uma maneira jamais vista na TV. Foi assim que o canal THE HISTORY CHANNEL estreou no mercado americano no dia 1 de janeiro de 1995, criado pela A&E Television, sendo o único canal de documentários da televisão por assinatura, dedicado exclusivamente aos fatos que mudaram os rumos do mundo e da humanidade. O primeiro programa exibido pelo novo canal foi The History of the Automobile: Corvette (um programa que contava a história do famoso automóvel da GM, que se tornou um ícone americano). A programação, 24 horas diárias, era composta por documentários e programas especiais que enfocavam, de uma maneira objetiva e interessante, as pessoas e os eventos que marcaram época e escreveram seu nome na história. Seu estilo envolvente convidava os assinantes a experimentar a história de uma maneira pessoal, estabelecendo conexões relevantes entre o passado e o presente. O slogan original do canal, “Where the past comes alive” (em português, “Onde o passado se torna presente”), se tornou extremamente popular durante anos.


Ainda em 1995, no dia primeiro de novembro, o canal foi introduzido na Inglaterra através de uma parceria com a British Sky Broadcasting e no ano seguinte foi criada a divisão internacional do canal, chamada THE HISTORY CHANNEL INTERNATIONAL, responsável pela expansão para outros países e com uma programação específica. Nesta época o número de assinantes era pouco maior que 1 milhão. Porém, devido ao enorme interesse dos telespectadores pelo formato exibido pelo canal, em poucos meses o número de assinantes já passava de 20 milhões. Somente em 2001, através de uma parceria com a HBO, o canal foi lançado na América Latina, chegando ao Brasil através da TVA. Até 2004, o canal possuía a maioria de sua programação apresentada em inglês. Porém, com a crescente população hispânica nos Estados Unidos, o canal resolveu lançar sua versão em espanhol, visando atingir um número ainda maior de pessoas. Além disso, foi o canal foi lançado na Ásia.


Com o rápido desenvolvimento das novas tecnologias, em 2006, o canal lançou, primeiramente no Reino Unido, a versão em alta definição (HISTORY™ HD). Pouco depois, o canal introduziu no mercado mais uma opção de mídia: a revista THE HISTORY CHANNEL. Além disso, em 2008, lançou o livro Os Grandes Mistérios da História, que se tornou um best-seller internacional. Devido ao enorme sucesso, a marca publicou outros livros nos anos seguintes. Outro canal do grupo, o HISTORY™ INTERNATIONAL, que cobria mais extensamente a história mundial até 26 de setembro de 2011, passou por um reposicionamento e adotou o nome de H2, cuja grade de programação tem uma proposta mais cultural e focada no conhecimento e na história, além de assuntos atuais destaques pelo mundo. Temas como Segunda Guerra Mundial, dinossauros, viagens, natureza e antiguidade são apenas alguns dos assuntos abordados nos programas do H2, que foi retirado do mercado americano em 2016. No dia 3 de março de 2013 o canal estreou sua primeira série original, Vikings, que apresenta os famosos exploradores, comerciantes, guerreiros e corsários nórdicos a partir do ponto de vista do HISTORY™.


O HISTORY™ é o canal líder na hora de aproximar os telespectadores da história de uma maneira informativa, divertida e atraente, através de documentários, diários e semanais sobre temas diversos como invenção e tecnologia, conflitos, guerras e assuntos militares, crimes e mistérios, história antiga, culinária, aviação, engenharia civil, além de frequentes programas especiais sobre outros temas como grandes personagens da história, arte, lazer, entre outros. A programação ainda exibe reality shows como Ice Road Truckers, Ax Men, Pawn Stars, American Pickers, Car Restorers e Photography. Os programas, em sua maioria, utilizam infográficos, ilustrações feitas por meio de computação gráfica e vídeos de época, o que reforça seu valor histórico.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. As primeiras modificações começaram no dia 16 de fevereiro de 2008 quando um novo logotipo foi apresentado no mercado americano. As mudanças foram radicais: O tradicional H (com as extremidades pontiagudas) foi mantido inalterado, porém a caixa vermelha de fundo foi abolida criando uma imagem mais limpa e moderna. Do lado esquerdo da letra H foi colocado um triângulo que simboliza o botão PLAY de aparelhos eletrônicos. Pouco depois, no dia 20 de março, as palavras THE e CHANNEL foram retiradas, fazendo com que o canal de televisão passasse a se chamar apenas HISTORY™. No início de 2015 o logotipo perdeu o triângulo que simboliza o botão PLAY.


As mudanças também foram aplicadas na identidade visual dos outros produtos da marca, como a versão em alta definição (HD) e a versão em língua espanhola.


Os slogans 
Made Every Day. (2011) 
More 2 History. (2011, H2) 
Globalize Yourself. (2007, History International) 
The official network of every millennium. (1999) 
Where the past comes alive. (1995) 
O Seu History. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1 de janeiro de 1995 
● Criador: A&E Television 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: A&E Television Networks, LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Nancy Dubuc 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 250 milhões 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Comunicação e entretenimento 
● Principais produtos: Canais de televisão, produção de documentários e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: Discovery Channel, National Geographic Channel, Travel Channel, Hulu, Netflix e Amazon Prime 
● Ícones: Os documentários 
● Slogan: Made Every Day. 
● Website: seuhistory.com 

A marca no mundo 
Atualmente o HISTORY™, que pertence ao A&E Networks (uma joint venture entre a Hearst Communications e o Grupo Disney), está presente em mais de 140 países, sendo transmitido em 20 diferentes idiomas e atingindo mais de 250 milhões de residências (mais de 96 milhões somente nos Estados Unidos). O canal também comercializa livros, DVDs e jogos para computadores que possuem como temas os programas exibidos em suas telas, além de brinquedos e jogos licenciados. É também a marca mais valorizada entre os assinantes de TV paga na América Latina, sendo o décimo quinto canal via cabo mais assistido dos Estados Unidos em 2016. Ao redor do mundo, o HISTORY™ é líder absoluto em programas com conteúdos históricos – do passado e contemporâneos –, além de ser o canal “número um” em produção original de documentários. 

Você sabia? 
A página na internet do canal recebe mais de 3.5 milhões de visitantes todos os meses. Durante a década de 1990, o canal era referido como “O Canal de Hitler” (“The Hitler Channel”) por sua extensa cobertura sobre a Segunda Guerra Mundial. 
Em Portugal o canal é conhecido oficialmente como HISTÓRIA™ (anteriormente “O Canal de História”). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/2/2017

2 comentários:

  1. O HISTORY É O MELHOR CANAL DE DOCUMENTÁRIOS QUE TEM!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:41 AM

    Porque o canal não está traduzindo para português?

    ResponderExcluir