Imagine jantar em um restaurante que mais parece uma típica casa localizada a beira de um píer. Decoração aconchegante e objetos que remetem ao universo do oceano. No cardápio iguarias como pizza de lagosta, patas de caranguejo, camarões gigantes, peixes frescos, sopa de camarão e massas com mariscos. Bem vindo ao RED LOBSTER, uma das mais famosas redes de restaurantes casuais especializada em frutos do mar da América do Norte.
A história
A rede de restaurantes RED LOBSTER foi fundada no dia 18 de janeiro de 1968 na cidade de Lakeland, no ensolarado estado da Flórida, por Bill Darden, um apaixonado pelo mar e suas delícias, e por seu sócio Charley Woodsby. Eles tinham a visão clara de que o serviço seria o grande diferencial para alcançar o sucesso. Aliado ao conceito de servir comidas e frutos do mar de boa qualidade a preços acessíveis, um novo formato de restaurante estava surgindo. No cardápio original podia-se encontrar coquetel de camarão por 75 centavos de dólar, Martini por 65 centavos de dólar e lagosta na manteiga por apenas US$ 2.98. O novo restaurante se provou um sucesso estrondoso, tanto que Darden e seus parceiros tiveram que trabalhar em turnos completos para cumprir o objetivo de levar comida para a mesa dentro de dez minutos após os pedidos. Um fator importante para o rápido crescimento da rede foi a compra da RED LOBSTER, então com cinco restaurantes na região central da Flórida, pela empresa General Mills em 1970. Sob novo comando, a rede introduziu os famosos Snow Crabs (caranguejos da neve), camarões servidos de maneira única, além das tradicionais lagostas vermelhas do Maine e o popular Popcorn Shrimp (introduzido em 1974), pequenos camarões empanados e fritos.
Em 1976 a rede inaugurou um laboratório de microbiologia para assegurar a qualidade dos frutos do mar e peixes servidos em seus restaurantes. Outras grandes mudanças foram em relação à decoração dos restaurantes, que se tornaram mais aconchegantes, com direito a carpetes no chão e muita madeira. Nesta década a RED LOBSTER se expandiu pela região sudeste e amparada pelo seu enorme sucesso se tornou líder no segmento de restaurantes casuais especializados em frutos do mar. Grande parte do sucesso se devia ao ambiente simples dos restaurantes, que deixava os clientes extremamente à vontade para degustar uma refeição saborosa á um preço acessível. E conforme atingia outras partes do país, a rede passou a convidar seus clientes a degustar pratos frescos, que se tornaram ícones. Muitos provaram pela primeira vez alimentos como lula, caranguejo e até a deliciosa torta de limão. No final do ano de 1980, a rede já possuía 260 restaurantes em mais de 30 estados americanos e US$ 4 milhões em vendas anuais.
A expansão internacional começou pouco tempo depois, em 1982, com a primeira de doze franquias sendo inaugurada na cidade de Tóquio; e prosseguiu no ano seguinte com a inauguração de sua primeira unidade na cidade de Ontário no Canadá. Em 1984 a General Mills investiu US$ 104 milhões para a remodelação e modernização dos 370 restaurantes da rede. A remodelação atingiu também o cardápio, que ficou 40% maior, com a adição de aperitivos (como ostras, camarões, amêijoas e lulas), saladas com frutos do mar, massas e seis novos tipos de peixes de entrada. Além do preço dos pratos serem diminuídos, foi ampliada a oferta de aperitivos e bebidas alcoólicas. No final da década, em 1988, as vendas já atingiam US$ 1 bilhão. Nesta época, o RED LOBSTER oferecia mais de 100 variedades de frutos do mar e peixes em seu cardápio. Os camarões vinham da costa brasileira, a lagosta da Tailândia, alguns peixes da Nova Zelândia, caranguejos da Flórida e salmão do Alaska.
Em 1995 a rede passou a ser administrada pela Darden Restaurants, que promoveu uma enorme reformulação, desde o cardápio, com o lançamento de novos pratos, até a decoração das unidades, que ganharam ainda mais conforto. Nesta época, a rede comprava milhões de toneladas de peixes e frutos do mar de 44 países ao redor do mundo. E no final desta década a rede RED LOBSTER já possuía 669 restaurantes em funcionamento. Em 2003 a marca lançou seu novo slogan “Share the love”, além de remodelar o visual do cardápio e sua página na internet, que também passou a vender frutos do mar frescos, principalmente lagostas vivas do Maine. Pouco depois, em 2006, a RED LOBSTER introduziu o Today’s Fresh Fish Menu, um cardápio que oferece mais opções de peixes frescos locais diariamente em todos os restaurantes da rede.
Em 2009, a rede apresentou os novos conceitos e ambientes de suas lojas. A nova decoração, tanto interna como externa, foi inspirada no pitoresco vilarejo litorâneo de Bar Harbor, localizado na ilha Mount Desert no estado do Maine, criando assim uma atmosfera mais calorosa, intimista e aconchegante. No lado exterior muita pedra e cascalho. No interior dos restaurantes, painéis de madeira escura, iluminação suave, tecido de cores quentes e decoração náutica. No ano seguinte inaugurou sua primeira unidade em Dubai. Já em 2013, a marca lançou sua primeira campanha de marketing direcionado para o público hispânico, cujo slogan era “Disfruta un Mar de Sabores” (em inglês, “Enjoy a Sea of Flavors”). Em maio de 2014 a rede foi vendida à empresa de investimentos Golden Gate Capital em um acordo avaliado em US$ 2.1 bilhões. Nesse mesmo mês a rede inaugurou sua primeira unidade brasileira, localizada no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Um dos itens do cardápio que prometia fazer sucesso entre os brasileiros era o Ultimate Feast: cauda de lagosta grelhada, patas de caranguejo do Chile no vapor, combinados com camarões grelhados e empanados. Depois de inaugurar outras unidades em São Paulo e Brasília, recentemente a rede americana deixou o mercado brasileiro.
Em 2015, como parte do compromisso de manter seu cardápio fresco e de seus clientes felizes, a rede apresentou seleções sustentáveis como o salmão Sockeye, além de opções de camarão maiores e melhores. Apesar de ser uma rede de restaurantes reconhecida por seus pratos com frutos do mar e peixes, a RED LOBSTER têm como item mais popular do cardápio o Cheddar Bay Biscuits (imagem abaixo), pequenos pedaços de pães assados com queijo cheddar e cobertos com manteiga de alho, introduzidos em 1992, e que hoje em dia vende mais de 395 milhões de unidades todos os anos.
Outro prato imperdível é o Rock Lobster Tail, uma suculenta calda de lagosta preparada ao estilo da rede com purê de batata e mix de vegetais. A rede também conta com um cardápio infantil e o LightHouse Selections (introduzido em 2004), um cardápio saudável composto por pratos que possuem menos de 500 calorias, apenas 15 gramas de gordura e pouco carboidrato. Anualmente, desde 1984, a rede realiza ainda o LOBSTERFEST, uma espécie de “festival da lagosta” onde em cada edição são criados pratos especiais disponíveis no cardápio por templo limitado.
A promessa
A RED LOBSTER está comprometida com a sustentabilidade dos frutos do mar que utiliza desde que abriu as portas em 1968. Com isso, em 2018, a empresa lançou o programa Seafood with Standards. Com isso a RED LOBSTER se compromete a utilizar somente frutos do mar exclusivamente de fontes confiáveis que usem práticas justas no setor pesqueiro. Ou seja: servir frutos do mar frescos 100% rastreáveis, sustentáveis e de origem responsável. A rede também segue diretrizes rígidas sobre limites de captura para proteger populações de peixes e espécies em risco. Além disso, a empresa se compromete em fornecer frutos do mar de maneira a minimizar os impactos nos ambientes oceânicos e de água doce. É por isso que mantém uma parceria com o programa Monterey Bay Aquarium Seafood Watch® para ajudar a impulsionar a melhoria contínua em sua cadeia de suprimentos para garantir que haja frutos do mar por gerações. Afinal, como um dos maiores compradores de frutos do mar e peixes do mundo, a RED LOBSTER acredita que é sua responsabilidade proteger e preservar os oceanos e a vida marinha para as próximas gerações.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Até meados da década de 1980 foram três mudanças, a mais acentuada ocorreu no ano de 1983.
A primeira alteração mais significativa ocorreu em 1985 quando o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra e a tradicional lagosta ganhou mais destaque. No ano seguinte o logotipo se tornou totalmente vermelho. Em 1995 a rede resolveu dar ares sofisticados ao seu logotipo e a toda comunicação visual da marca. O resultado foi um logotipo com mais “cara” de oceano, remetendo as antigas placas utilizadas por pequenos estabelecimentos comerciais em vilas de pescadores. Em 2009, a marca remodelou novamente seu logotipo. Apesar de manter a tradicional lagosta vermelha como elemento principal, a nova identidade visual ganhou um ar ainda mais sofisticado. O novo logo passou a contar com a frase “Fresh Fish, Live Lobster” (“peixe fresco, lagosta viva”). O atual desenho da tradicional lagosta vermelha, principal símbolo da marca, foi criado em 2004.
O logotipo da marca também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo, ou somente com a tradicional lagosta vermelha.
Os slogans
Now This Is Seafood. (2017)
Disfruta un Mar de Sabores. (2013)
Sea Food Differently. (2011)
Fresh Fish, Live Lobster. (2009)
Came see what’s fresh today. (2007)
Share the love. (2003)
For the seafood lover in you. (1979)
Life on Land is Dry. (década de 1970)
Go Overboard. (década de 1970)
Harbor for Seafood Lovers. (1968)
Um mar de sabores. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 18 de janeiro de 1968
● Fundador: Bill Darden e Charley Woodsby
● Sede mundial: Orlando, Flórida, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Red Lobster Hospitality LLC
● Capital aberto: Não (subsidiária da Golden Gate Capital)
● CEO: Kim Lopdrup
● Faturamento: US$ 2.6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 756
● Presença global: 12 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 58.000
● Segmento: Restaurantes casuais
● Principais produtos: Frutos do mar, peixes, massas e saladas
● Concorrentes diretos: Bonefish Grill, Long John Silver’s, Captain D’s Seafood, Bubba Gump Shrimp Co. e Joe’s Crab Shack
● Ícones: A lagosta vermelha
● Slogan: Now This Is Seafood.
● Website: www.redlobster.com
A marca no mundo
A RED LOBSTER, maior rede de restaurantes especializada em frutos do mar do mundo, está fortemente presente nos Estados Unidos e Canadá, com faturamento anual em torno de US$ 2.6 bilhões e mais de 750 unidades, cada uma com vendas médias anuais em torno de US$ 3.8 milhões. Algumas unidades franqueadas estão presentes também no Japão, México, Malásia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, China e Catar. A rede serve aproximadamente 3 milhões de pessoas por semana, totalizando 150 milhões por ano.
Você sabia?
● A lagosta representa 70% do cardápio dos restaurantes da rede. Algumas das lagostas servidas em suas unidades são criadas no nordeste do Brasil. Até alguns anos atrás, em algumas unidades da rede as lagostas eram mantidas vivas em aquários, possibilitando a escolha por parte do cliente antes do consumo.
● O maior restaurante da rede está localizado em plena Times Square, na cidade de Nova York.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/4/2020
Adoramos o Red Lobster. Ambiente muito familiar e funcionários alegres e atenciosos. Quando será que teremos no Brasil?
ResponderExcluirAlguém não leu a reportagem "No mês de maio de 2014 a rede inaugurou sua primeira unidade brasileira, localizada no terminal 2 do Aeroporto Internacional de Cumbica....
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