20.6.06

MINUTE MAID


Uma bebida à base de suco de laranja igual ao espremido na hora, com a praticidade de um produto pronto para beber. A marca MINUTE MAID, líder mundial em sucos de frutas naturais, especialmente de laranja, está presente em muitas geladeiras e mesas de cafés da manhã ao redor do mundo, sempre oferecendo produtos saborosos e refrescantes. 

A história 
Tudo começou em 1945 quando após três anos de pesquisas utilizando o método de embalagem à vácuo para sucos de laranja concentrado em pó, o National Research Corporation (NCR) da cidade de Boston, estado americano de Massachusetts, fundou a empresa Florida Foods Corporation, com o executivo Jack Fox no comando, para produzir e vender o produto até então inédito. Com um contrato lucrativo com o governo americano em mãos, aproximadamente US$ 750 mil, a nova empresa começou a fornecer suco de laranja em pó para abastecer as tropas do exército em pleno período da Segunda Guerra Mundial. Porém, o conflito mundial terminou pouco depois e o governo americano cancelou o contrato. A empresa não queria perder todo o investimento feito na enorme fábrica. Era preciso encontrar outra alternativa para o produto.


Foi então que Jack Fox decidiu vender suco de laranja concentrado e congelado para o público em geral, através de um processo que eliminava 80% da água, deixando o suco muito mais saboroso. Agora que a empresa tinha um novo produto era preciso um nome que seduzisse os consumidores. E o nome escolhido, sugestão de uma agência de publicidade da cidade de Boston, foi MINUTE MAID. Afinal, além da empresa ter sua origem na cidade de Boston, famosa pelo “Minutemen” (como são chamados os milicianos da guerra de independência dos Estados Unidos), o nome refletia a conveniência e o rápido preparo do produto.


Finalmente no dia 15 de abril de 1946 o primeiro carregamento de suco de laranja da marca MINUTE MAID era enlatado com gelo e sal na fábrica localizada na cidade de Plymouth, estado americano da Flórida, principal produtor de laranja do país. Enquanto isso, todos os funcionários da empresa estavam se esforçando ao máximo para produzir aproximadamente 2.500 caixas de suco de laranja que haviam sido vendidas para um comerciante de alimentos na cidade de Washington, e seriam distribuídas no restaurante The Hot Shoppe. Porém, eles enfrentavam a grande dificuldade de transformar o suco de laranja enlatado em um produto comercial. Foi então que Jack Fox resolveu encher de gelo a caçamba de um caminhão e colocar latas de MINUTE MAID para serem distribuídas de graça de porta em porta em sua cidade natal, Hingham, localizada no estado americano de Massachusetts. Não demorou muito para o produto estar disponível nas prateleiras das lojas e supermercados da cidade e arredores. E rapidamente sumir. Era o começo de um enorme sucesso. Afinal, os consumidores podiam agora beber um suco de laranja saboroso em qualquer época do ano, criando assim uma nova categoria de bebidas no varejo.


Em 1948, o produto foi apresentado através do popular programa de rádio Bing Crosby, que sempre elogiava seu sabor fresco, tornando-se nacionalmente conhecido. Em 1949, a empresa foi renomeada para THE MINUTE MAID COMPANY, refletindo assim o enorme sucesso e popularidade do suco de laranja da marca. Nos anos seguintes os sucos da marca já estavam disponíveis em muitas cidades americanas fazendo um enorme sucesso devido ao seu sabor rico e concentrado, muito similar ao suco feito na hora. Em 1960 o sucesso do produto chamou a atenção de outras grandes corporações, e a empresa foi adquirida no dia 30 de dezembro pela poderosa The Coca-Cola Company. No ano seguinte, além de se beneficiar do eficiente sistema de distribuição da nova proprietária, um novo método de produção ressaltava ainda maior o frescor e o sabor do suco.


Em 1965, alterou o design de suas embalagens para se destacar de seus competidores, introduzindo as novas embalagens na cor preta. Na década seguinte a empresa iniciou a chamada “Juices War” (em inglês, “Guerra dos Sucos”), uma verdadeira batalha pelo mercado americano de sucos naturais entre a MINUTE MAID e a Tropicana, pertencente à rival PepsiCo. No início da década de 1970, para complementar o suco concentrado congelado, que era líder de mercado, a marca lançou a versão pronto para beber em uma prática embalagem cartonada. Nos anos seguintes, a marca MINUTE MAID começou a se desenvolver para todos os lados e vários segmentos e, em 1984, a gama de produtos já era enorme: além do tradicional suco de laranja, possuía suco de laranja com menor grau de acidez, suco de laranja com mais polpa, suco de laranja e abacaxi, suco de tangerina, suco de maça, suco de uva, limonada e sucos de frutas misturadas. Em 1996, uma parceria com a francesa Danone, possibilitou a produção e distribuição dos sucos em muitos países do continente europeu, mercado até então inexpressivo para a marca americana. Com isso, a marca MINUTE MAID ingressou no mercado espanhol em 1997.


A marca chegou ao mercado brasileiro em 2006, depois da compra da empresa Suco Mais (fundada em 2002) pela The Coca-Cola Company no ano anterior. Não demorou muito para assumir o nome MINUTE MAID MAIS, em fevereiro de 2006, lançando no mercado brasileiro uma linha de sucos com 15 opções de sabores de frutas 100% naturais e com alto teor de polpa. Porém, com a compra da Del Valle, os sucos de frutas no Brasil passaram a ter nova identidade e ostentar a marca mexicana. Em 2010, a marca lançou no mercado americano suas novas embalagens, muito mais modernas e atraentes. E, em 2014, apresentou para algumas de suas linhas a embalagem PlantBottle™, que utiliza tecnologia inovadora para criar garrafas plásticas totalmente recicláveis fabricadas a partir de materiais provenientes de plantas renováveis. Hoje em dia, não importa que fruta você deseje, ou benefícios de saúde que você procure, líquido ou congelado, os produtos MINUTE MAID entregam sabor, nutrientes e muita resfrescância. Afinal, há mais de 60 anos a marca faz sucos e tem uma herança de nutrição, inovação e qualidade no segmento.


A linha do tempo 
1969 
Lançamento da maior embalagem de sucos do mercado na época contendo 16-ounce (meio litro). 
1973 
Lançamento do suco de laranja MINUTE MAID READ-TO-DRINK (pronto para beber). 
1980 
A marca se expande além do suco de laranja com o lançamento dos sabores LEMONADE (limão) e FRUIT PUNCH (mistura de várias frutas, entre elas maçã, abacaxi e pêra). 
1987 
Lançamento da embalagem de 1 litro do suco pronto para beber e do suco de laranja enriquecido com cálcio, uma grande novidade na época. 
1989 
Lançamento do suco de laranja sem polpa. 
1990 
Lançamento do MINUTE MAID JUICES TO GO, uma linha de sucos prontos para beber em convenientes garrafas plásticas individuais. 
1997 
Lançamento do MINUTE MAID PREMIUM 100% PURE, uma linha de suco de laranja com sabor e refrescância muito similar a um preparado na hora. 
2003 
Lançamento do suco de laranja fortificado com cálcio e vitamina D. 
Lançamento do MINUTE MAID HEART WISE, suco de laranja contendo esteróis de plantas, que ajudam a baixar o colesterol. Tornou-se o primeiro suco de laranja com propriedades de redução do colesterol clinicamente comprovadas. 
2004 
Lançamento do MINUTE MAID LIGHT, uma linha de sucos com baixas calorias. 
2006 
Lançamento do MINUTE MAID ORANGEADE, suco feito com laranjas naturais. 
Lançamento da MINUTE MAID FRUIT FALLS, uma água com sabor de frutas contendo apenas 5 calorias, direcionadas para crianças. 
2007 
Lançamento do MINUTE MAID MULTI-VITAMIN, sucos naturais enriquecidos com 16 vitaminas e minerais essenciais para uma boa nutrição. 
Lançamento do MINUTE MAID ACTIVE, suco de laranja enriquecido com Glucosamina, substância que ajuda na prevenção de várias doenças. 
Lançamento, no Brasil, do MINUTE MAID MAIS LARANJA CASEIRA, o primeiro néctar pronto para beber feito com gominhos da laranja fresca, contendo 67% de suco natural, a mais alta concentração do mercado na época. 
2010 
Lançamento do MINUTE MAID ENHANCED JUICES, uma nova linha de sucos de frutas enriquecidos com ingredientes nutricionais. 
2011 
Lançamento do MINUTE MAID PURE SQUEEZED, uma linha de sucos 100% integral. 
2012 
Lançamento do MINUTE MAID LIGHT™ LEMONADE, limonada com apenas 15 calorias por garrafa. 
2014 
Lançamento do MINUTE MAID TROPICAL BLEND e MINUTE MAID BERRY BLEND, deliciosas combinações de suco de frutas e suco de vegetais, ricas em nutrientes essenciais. 
2015 
Lançamento do MINUTE MAID SPARKLING, uma linha de águas gaseificadas com 6% de suco de frutas de baixa caloria.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da marca passou por algumas modificações. Em 1993 o logotipo adotou uma caixa preta e nova tipografia de letra. A mais recente modificação, ocorrida em 2009, o logotipo ganhou ares mais modernos e um visual que remete ao “natural”.


Os slogans 
Put Good In. Get Good Out. (2015) 
Your Hometown Juice Brand. (2009) 
Keeping well made simple. (2008) 
There’s Goodness in Every Minute. 
For moms who know. (2003) 
Someone had their Minute Maid today. (2002) 
The feeling lasts all day. (2001) 
Squeeze the day. (2000) 
Nobody squeezes juice the way we do. (1984) 
Make sure. Make it Minute Maid. (1980)
Light on Calories. Loaded with Taste. (Minute Maid Light)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1945 (empresa) e 15 de abril de 1946 (marca) 
● Fundador: National Research Corporation 
● Sede mundial: Sugar Land, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Coca-Cola Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Muhtar Kent 
● Presidente: James Quincey 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Alimentação 
● Principais produtos: Sucos de frutas 
● Concorrentes diretos: Tropicana, Symple Orange, Florida’s Natural, Naked Juice, Kern’s, Del Monte e Ocean Spray 
● Slogan: Put Good In. Get Good Out. 
● Website: www.minutemaid.com 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos com a marca MINUTE MAID, que oferece mais de 100 sabores e variedades de sucos oferecidas em diversas embalagens (desde garrafas, cartonada até latas), é comercializada em 50 países ao redor do mundo. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos e Canadá. 

Você sabia? 
Os sucos e bebidas da MINUTE MAID são vendidos sob a marca CAPPY em países da Europa Central e FRUITOPIA na Alemanha e Noruega. 
No México já existiu uma linha de leites e bebidas derivadas com a marca MINUTE MAID NUTRI+. 
Desde 2002, quando pagou US$ 100 milhões por 30 anos, a marca detém o naming rights do MINUTE MAID PARK, estádio da equipe profissional de beisebol do Houston Astros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/2/2017

Um comentário:

  1. Gostaria de fazer uma solicitação. Estou fazendo uma tese de doutorado na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, e deverei utilizar o suco de laranja Minute Maid associado a uma substância que será testada. Para tanto necessito saber exatamente a composição do suco incluindo a presença ou não de conservantes, antioxidantes...
    Agradeço a atenção, Marinila
    Calderaro Munguba Macedo E-mail: marinilamunguba@yahoo.com.br

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