14.6.06

SPORTS ILLUSTRATED


Ela é a verdadeira Bíblia sagrada dos esportes e ligas profissionais americanas. Fontes de consultas não somente para os fãs, mas também para boa parte da especializada mídia esportiva americana. Michael Jordan, Kobe Bryant, Tiger Woods, Michael Phelps, Mario Andretti, Lionel Messi, e muitos outros astros do esporte parecem se sentir em casa em suas páginas e capas. A revista SPORTS ILLUSTRATED se transformou em referência de qualidade e credibilidade quanto o assunto é esporte. 

A história 
Depois de várias edições lançadas como teste, a tradicional e famosa revista esportiva americana foi introduzida no mercado oficialmente no dia 16 de agosto de 1954 com o nome de SPORTS ILLUSTRATED (em português “Esporte Ilustrado”). Na verdade, duas outras revistas com o mesmo nome tinham existido nas décadas de 1930 e 1940, mas fracassaram rapidamente. Foi ideia pessoal do patriarca do grupo Time, Henry Luce, um grande apaixonado por esportes e uma das mais poderosas figuras na história do jornalismo, que considerava que o mercado precisava de uma revista esportiva com jornalismo sério e extremamente profissional. Por apenas US$ 5 mil e uma assinatura gratuita comprou os direitos do nome SPORTS ILLUSTRATED e introduziu a revista no mercado. O jogador de beisebol Eddie Matthews do time do Milwaukee Braves estampou a primeira capa da revista, e a manchete de apresentação foi “A era dourada é agora”. No começo, a definição de “esporte” ainda era algo abrangente demais, tanto é que, ao longo do resto do ano, foram publicados apenas seis artigos sobre basquete, contra 14 sobre boliche, 17 sobre moda e 7 sobre cachorros, incluindo um em que dava dicas de como comprar um filhote.


A aceitação em geral foi boa, a revista esgotou-se rapidamente das bancas e pedidos de novas assinaturas eram frequentes. Dois anos depois a empresa foi buscar o correspondente europeu, André Laquerre, para ajudar a definir uma personalidade para a revista. Este foi um ponto importante dentro da história da marca, com André ocupando por 14 anos o cargo de editor da SPORTS ILLUSTRATED. Ao seu comando, as crônicas, reportagens e opiniões implantaram uma nova forma de fazer jornalismo esportivo. Outro ponto de sucesso da revista deveu-se a grande criatividade e ousadia de seus fotógrafos, que colocavam suas câmeras posicionadas dentro dos eventos esportivos em lugares nunca antes vistos, como na linha de gol, atrás de tabelas de basquete, ao nível do gramado ou da quadra. A popularidade dos esportes entre o público americano explodiu por três fatores: prosperidade econômica, a televisão e a revista SPORTS ILLUSTRATED. A revista também foi pioneira no uso constante de fotografias coloridas, guias completos, estatísticas e previsões das principais ligas profissionais americanas, entre outros esportes e competições.


No dia 20 de janeiro de 1964 a revista lançou a edição especial SPORTS ILLUSTRATED SWIMSUIT ISSUE, onde belíssimas modelos e atletas apareciam posando de biquínis e maiôs em lugares belos e paradisíacos. Isto aconteceu porque o editor André Laquerre precisou preencher espaços vazios do calendário esportivo americano e pediu a repórter de moda Jule Campbell para fotografar uma bonita modelo para ilustrar esses espaços e a capa. A primeira edição trazia na capa a modelo alemã Babette March, no auge de seus 22 anos, banhando-se nas águas do Caribe mexicano, e cinco páginas com fotografias. É creditado a esta edição especial a popularização do biquíni nos Estados Unidos. No entanto, ao longo dos anos, a edição (publicada uma vez por ano, geralmente no mês de fevereiro) foi crescendo e se tornou um fenômeno em termos de arrecadação publicitária. Atualmente a SPORTS ILLUSTRATED SWIMSUIT ISSUE é a publicação anual mais rentável do mundo (com mais de US$ 1 bilhão em faturamento). Ao longo dos mais de 50 anos de história, a equipe de produção percorreu 1.8 milhões de quilômetros, registrando 230 beldades (aproximadamente 100 delas, atletas) em 150 diferentes ensaios. Sair na capa desta edição especial tem um significado enorme. Afinal, famosa por tirar do anonimato algumas beldades ao redor do mundo, a edição SPORTS ILLUSTRATED SWIMSUIT ISSUE contribuiu para a fama – e fortuna – de modelos como Cheryl Tiegs (considerada a primeira supermodel da história), Heidi Klum e Tyra Banks. Uma curiosidade: na edição de 1978 a modelo Maria João foi a primeira (e única) brasileira a sair na capa. A edição trazia ainda fotos de Cheryl Tiegs praticamente nua. Isso fez com que, naquele ano, os cancelamentos de assinatura da revista batessem recordes. Por conta da polêmica, o editor da revista recebeu 2.947 cartas de leitores.


Em 1965, o advento da impressão offset permitiu que finalmente fosse possível publicar fotos coloridas em um intervalo pequeno, o que deu novo fôlego à revista. Apesar do sucesso, somente a partir de 1966 a revista começou a ser lucrativa, muito em virtude do aumento de interesse dos anunciantes, já que o esporte começava a se tornar extremamente popular nos Estados Unidos. Foi nesta década, que a seção “Faces in the Crowd” (“rostos na multidão”, em português) foi lançada, e se tornou um grande sucesso, apresentando fotos de jogadores desconhecidos e iniciantes em ligas amadoras. A seção existe até hoje. No ano de 1983 se tornou a primeira revista semanal americana a ser impressa totalmente á cores. No final da década, exatamente no dia 1 de janeiro de 1989, foi introduzida a SPORTS ILLUSTRATED FOR KIDS, uma revista especificamente voltada para o público infanto-juvenil (crianças maiores de 8 anos) que gostava de esportes. Dois anos depois, a marca inovou mais vez ao introduzir anualmente os almanaques esportivos com grande sucesso. Esses almanaques continham informações e estatísticas vitais das principais ligas profissionais americanas. Com a chegada da internet, a SI (como ficou popularmente conhecida à revista) lançou sua versão online no dia 17 de julho de 1997. Não demorou muito para o site se tornar um dos mais acessados da internet, virando uma referência e fonte confiável de pesquisas e consultas estatísticas.


Como o número de mulheres que se interessavam por esportes não parava de aumentar, a empresa resolveu introduzir no mercado em março de 2000 a revista SPORTS ILLUSTRATED WOMEN, direcionada para o público feminino com reportagens específicas e especiais. Porém esta revista não vingou e foi retirada de circulação em 2002. No ano seguinte, visando atingir um público universitário, faixa etária que mais pratica esportes nos Estados Unidos, foi lançada no mercado a SPORTS ILLUSTRATED ON CAMPUS, uma revista que cobria o mundo dos esportes universitários americanos. Porém, mais uma vez, a aposta não deu nada certo e a circulação foi suspensa em 2005. Em março de 2008, o site da revista lançou uma seção chamada “SI Vault”, com o conteúdo completo de todas as suas edições desde 1954, incluindo imagens digitalizadas das páginas da revista. Além disso, a SPORTS ILLUSTRATED, marca de mídia esportiva mais respeitada do mundo, lançou suas edições e sites para dispositivos móveis.


Hoje em dia a revista tem colunas populares como Who’s Hot, Who’s Not (mostra quem está em alta e quem está em baixa nos esportes); Inside the NFL, MLB, NHL, NBA, College Football, College Basketball, NASCAR, Golf, Boxing, Horse Racing, Soccer e Tennis (onde jornalistas especializados em cada esporte abordam as últimas notícias e rumores em seus respectivos campos); Faces in the Crowd (conta a história de atletas amadores) e The Point After (jornalistas e colaboradores escrevem histórias sobre o mundo dos esportes).


As capas 
Aparecer na capa da SPORTS ILLUSTRATED é como ganhar um Oscar do esporte mundial. A capa gera uma visibilidade enorme para o atleta, sua equipe e patrocinadores. Michael Jordan foi o esportista que mais estampou a capa da revista com 50 aparições, um verdadeiro recorde; seguido pelo boxeador Muhammad Ali com 40 capas; pelo jogador de basquete LeBron James (25 capas); pelo golfista Tiger Woods (24 vezes); pelos jogadores de basquete Magic Johnson (23 vezes) e Kareem Abdul-Jabbar (22 vezes); e pelo jogador de futebol americano Tom Brady (19 capas). Já a equipe que mais apareceu na capa da revista foi a do Los Angeles Lakers com 67 aparições. A capa é tão disputada que até presidentes americanos já saíram nela, como por exemplo, John F. Kennedy (1960), Gerald Ford (1974), Ronald Reagan (1984 e 1987) e Bill Clinton (1994). Para ter uma ideia da força de exposição na capa da SPORTS ILLUSTRATED, na edição de 22 de agosto de 2016, Michael Phelps aparece ao lado da ginasta Simone Biles e da nadadora Katie Ledecky. Phelps, mesmo sendo patrocinado pela Under Armour, aparece vestido com o uniforme do comitê olímpico americano, cujo patrocinador é a Nike. Calcula-se que essa capa tenha representando uma exposição de mídia para a Nike avaliada em €400 mil. Acesse http://www.si.com/vault/issues para ver todas as capas da SPORTS ILLUSTRATED.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos. O logotipo original da marca dava enorme destaque para a palavra “sports”. A primeira alteração aconteceu em 1956 com a adoção de uma nova tipografia de letra e disposição na escrita do nome. Com o passar dos anos a palavra “illustrated” começou a ganhar mais destaque. Na década de 1980 as palavras “sports” e “illustrated” começaram a ser escrita na mesma linha.


No final de 1986, o logotipo adotou letras mais encorpadas, a palavra “sports” escrita acima e “illustrated” abaixo, contornadas por uma fina borda retangular. Em 1995 a borda foi retirada do logotipo. O atual logotipo da marca foi adotado em 2001.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 16 de agosto de 1954 
● Criador: Henry Luce 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Time Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Joseph Ripp 
● Editor: Chris Stone 
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 3 milhões 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim (através de importação) 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Mídia 
● Principais produtos: Revistas, almanaques esportivos e sites 
● Concorrentes diretos: ESPN, FOX Sports, CBS Sports e NBC Sports 
● Ícones: A edição especial Swimsuit Issue 
● Website: www.si.com 

A marca no mundo 
A SPORTS ILLUSTRATED, uma das revistas semanais mais populares dos Estados Unidos, de propriedade da gigante Time Inc., tem mais de 3 milhões de assinantes, sendo a terceira revista de maior circulação no mercado americano. A revista é lida por aproximadamente 18.2 milhões de pessoas todas as semanas, incluindo 14 milhões de homens. A versão infanto-juvenil da revista tem uma circulação de 950 mil exemplares. 

Você sabia? 
Desde 1954 a revista apresenta o prestigiado prêmio “Sportsman of the Year”, que elege um atleta ou equipe cujo desempenho encarna o verdadeiro espírito esportivo. O primeiro vencedor da história da premiação foi o britânico Roger Bannister, primeiro atleta da história a correr uma milha abaixo de 4 minutos. 
Ao longo da história, por diversas vezes o assunto (ou os assuntos) de certas capas tiveram “supostas marés de azar” depois de estar nas bancas, como por exemplo, o golfista que apareceu em uma capa com sua esposa em janeiro de 1962 e, menos de um ano depois, estava divorciado; ou a esquiadora que apareceu na capa de 31 de janeiro de 1955 e, na semana em que a revista ainda estava nas bancas, sofreu um acidente que a deixou paralisada do pescoço para baixo; ou ainda a patinadora que ilustrou a capa de 13 de fevereiro de 1961 e, dois dias após a data da edição, morreu em um acidente de avião com o resto da seleção americana de patinação. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/8/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário