14.6.06

DOLLAR RENT A CAR


A DOLLAR RENT A CAR possui um serviço diferenciado no segmento de locação de automóveis, oferecendo uma diversificada frota com modelos que atendem a necessidade de qualquer pessoa, desde turistas, famílias até viajantes de negócios. Além de um serviço diferenciado e preços competitivos, oferece outros benefícios como aluguel de telefones, GPS e descontos em hotéis, pacotes turísticos e passagens aéreas. Portanto, qualquer viajante que queira um serviço de atendimento de excelente qualidade e sem “surpresas” e incômodos na hora de retirar ou entregar um veículo, a melhor opção é a DOLLAR RENT A CAR. 

A história 
Tudo começou no ano de 1965 quando o americano de origem italiana Henry J. Caruso resolveu ingressar no segmento de locação de automóvel e fundou uma pequena locadora, chamada inicialmente de “Dollar A Day Rent A Car”, na cidade de Los Angeles, estado americano da Califórnia. A frota inicial da modesta locadora era composta por alguns automóveis VW Beetle com câmbio manual e sem ar-condicionado. A filosofia da nova empresa era oferecer aos clientes o melhor serviço possível do segmento, especialmente no quesito atendimento, combinado com preços de diárias extremamente competitivas.


Após expandir seu negócio para mais cinco localidades em Los Angeles, no ano de 1968 foi adotado o sistema de franquia e a empresa mudou seu nome para Dollar Rent A Car Systems. Pouco depois, ele resolveu ingressar no lucrativo ramo dos aeroportos. Mas, a presença das três gigantes do mercado, Hertz, Avis e National, em aeroportos praticamente impossibilitou o ingresso nesse nicho. Isso desencadeou uma enorme batalha judicial na década de 1970, quando a Federal Trade Commission proibiu qualquer prática ou atividade de impedir pequenas locadoras de atuarem dentro de aeroportos. Com essa decisão favorável, a DOLLAR RENT A CAR começou a se estabelecer nos principais aeroportos de grandes e médias cidades americanas. Nos anos seguintes a empresa cresceu ordenadamente, transformando-se em um empreendimento sólido e seguro dentro do mercado americano, iniciando sua expansão internacional, com forte presença no Canadá, Ilhas do Caribe e países da América Central.


Tudo isso culminou, em agosto de 1990, com a aquisição da locadora pela então gigante montadora Chrysler, que já era proprietária da Thrifty Car Rental. Pouco depois, em 1994, o escritório central da empresa foi transferido da cidade de Los Angeles para Tulsa no estado de Oklahoma. No final de 1997, a divisão de locação da Chrysler, agora chamada de DOLLAR THRIFTY AUTOMOTIVE GROUP INC., se tornou uma empresa independente com ações negociadas na Bolsa de Valores. Nesta época a DOLLAR RENT A CAR já era um gigante do segmento, com uma frota de 61.336 veículos, faturamento superior a US$ 600 milhões, mais de 250 pontos de locação estabelecidos em aeroportos, subúrbios e centros de grandes cidades, e com maciça presença em estados onde o turismo era extremamente forte, como por exemplo, Flórida, Califórnia, Havaí e Nevada. Nos anos seguintes a DOLLAR RENT A CAR, resolveu investir em sua expansão no continente europeu, onde rapidamente a marca se tornou uma das mais populares do segmento de locação de veículos, em países como Reino Unido, Alemanha e Áustria.


Com a chegada do novo milênio a locadora deu continuidade ao seu plano de expansão ingressando em novos mercados; renovando constantemente sua flexível frota, onde todos os veículos possuem airbags e outros itens de segurança; e oferecendo diferenciais como cadeiras de segurança para crianças, telefones celulares, GPS, entre outros equipamentos. No final de 2012, a DOLLAR e a Thrifty foram adquiridas pelo gigante The Hertz Corporation, que passou a atuar com as três marcas separadamente. A empresa ainda oferece o DOLLAR EXPRESS, um programa de benefícios que torna mais rápido alugar e devolver um carro, e cujos membros têm a opção de se inscrever no programa de recompensa e ganhar diárias grátis, recebendo créditos para cada dia de aluguel; e o DOLLAR 4BUSINESS, que oferece programas de aluguel de carros corporativos com serviço completo para todos os tamanhos e tipos de negócios.


A DOLLAR RENT A CAR é hoje líder do segmento para turistas latinos que viajam aos Estados Unidos. Além de oferecer uma grande variedade de automóveis em sua frota, conta com um serviço especial que facilita a locação. Com ferramentas como GPS, seguro contra acidentes e programas de assistência, o turista tem cobertura para qualquer tipo de complicação, assim viaja tranquilo por um país desconhecido. Um dos diferenciais da DOLLAR RENT A CAR é o serviço de pagamento de pedágios antecipado, o P24, que permite atravessar todos os postos de pedágio das estradas da Flórida sem a necessidade de parar para fazer o pagamento. A empresa ainda oferece unidades especiais para deficientes físicos, e não é cobrada a taxa para o motorista adicional. Além disso, nos últimos anos a locadora passou a oferecer duas novidades: a proibição de fumar em todos os seus veículos e um aplicativo que permite fazer reservas através de dispositivos móveis.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. O primeiro logotipo da marca era representado por uma chave com um telefone pendurado, uma alusão de alugar um automóvel por telefone. Depois de adotar as cores azul e amarelo e um novo design em 1995, no mês de dezembro de 2016 a marca apresentou um novo logotipo com a cor vermelha, uma nova tipografia de letra (com o nome da marca escrito em minúsculo) e um ponto final. A frase “rent a car” foi retirada da identidade visual da marca.


Os slogans 
100% sense to the Dollar. 
Dollar Makes Sense. 
Home of our lowest rates. 
Cuida Tu Dollar. Dollar Te Cuida. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1965 
● Fundador: Henry Caruso 
● Sede mundial: Oklahoma City, Oklahoma, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dollar Rent A Car Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da The Hertz Corporation) 
● CEO & Presidente: Kathryn Marinello 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 570 
● Frota: 75.000 veículos 
● Presença global: 61 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 5.800 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Locação de carros e vans, gestão de frotas e vendas de automóveis 
● Concorrentes diretos: Alamo, Avis, Budget, Sixt, Zipcar, National Car Rental, Europcar e Enterprise 
● Slogan: 100% sense to the Dollar. 
● Website: www.dollar.com 

A marca no mundo 
A DOLLAR RENT A CAR é uma das maiores locadoras de veículos do mundo abrangendo mais de 570 pontos de locação (sendo 260 nos Estados Unidos e Canadá) em 61 países, com forte presença também no México, região do Caribe, América Central e América do Sul. A locadora tem uma frota de aproximadamente 75 mil veículos, sendo que boa parte está alocada nos Estados Unidos e Canadá.  
Você sabia? 
Somente na cidade de Orlando na Flórida, a DOLLAR RENT A CAR, possui aproximadamente 50 estações de locação e uma frota superior a 3.000 veículos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário