16.7.06

ACCESSORIZE


A grife inglesa ACCESSORIZE é a “Disneylândia dos badulaques”, conquistando consumidoras assíduas como a cantora Madonna e a modelo Naomi Campbell. Mas os pequenos espaços de suas lojas são disputados mesmo por garotas e mulheres descoladas, nativas ou habitantes da cidade, que adoram acessórios modernos, coloridos, exóticos e diferentes como pulseiras, brincos, colares, bolsas, chapéus, e muitos outros itens, que possuem uma identidade muito própria, baseada na intrínseca beleza e fusão de cores, materiais e técnicas. 

A história 
A história da badalada marca inglesa ACCESSORIZE começou em março de 1973 quando Peter Michael Simon, um ex-hippie e vendedor de roupas étnicas em feiras, após uma viagem pelo continente asiático, resolveu inaugurar em plena Beauchamp Place na cidade de Londres, a Monsoon, uma pequena loja especializada na venda de casacos de lã e roupas pintadas e bordadas à mão em algodão natural de diversas regiões do planeta. O foco inicial da nova loja era roupas de regiões exóticas do planeta como Afeganistão, Malta e Índia. Foi somente na década de 1980 que a loja começou a vender pequenas coleções de acessórios como colares, brincos, bolsas e anéis, para complementar as coleções de roupas. Em 1984, devido ao enorme sucesso na venda de acessórios, ele e sua mulher Kate resolveram lançar no mercado um modelo diferente e irreverente de loja: era inaugurada a primeira unidade com o nome ACCESSORIZE no descolado endereço da galeria de Covent Garden Piazza em Londres, um dos locais mais descolados da cidade.


O enorme sucesso da primeira loja levou a inauguração de uma segunda localizada em Carnaby Street, no badalado bairro do Soho, dois anos depois. Somente em 1992 foi aberta a primeira loja fora de Londres, na cidade de Manchester. A internacionalização da ACCESSORIZE teve início neste mesmo ano com a inauguração de uma loja no terminal sul do aeroporto Gatwick de Londres. Os turistas e celebridades não demoraram muito para descobrir o universo moderno e despojado da marca. Pouco depois as primeiras lojas internacionais foram inauguradas em vários países da Europa, iniciando por Gibraltar. A marca londrina fazia sucesso com acessórios coloridos garimpados em diversos países. Eram mais de mil e quinhentas peças exclusivas a cada coleção, lançadas duas vezes ao ano. Bijuterias, bolsas, chapéus, carteiras, cintos, lenços, chinelos, itens de papelaria, lingeries e até mimos para animais de estimação. O design rebuscado, repleto de referências ao Oriente e à cultura hippie, agradou de adolescentes a mulheres modernas, além de celebridades, que não cansavam de desfilarem com os divertidos acessórios da marca.


Em 1996 a rede já contava com 52 lojas em funcionamento. No ano seguinte uma forte expansão da marca levou a ACCESSORIZE atingir o número de 73 lojas próprias e mais 103 unidades operadas dentro das lojas Monsoon. Em 2000 a marcou lançou seu comércio eletrônico, criando assim mais um canal de vendas para suas consumidoras. A primeira loja da grife no Brasil foi inaugurada em 2002 no badalado Shopping Iguatemi. O sucesso foi tanto, que o estoque que deveria durar seis meses durou menos de três, fazendo com que a filial brasileira conquistasse o prêmio de abertura mais bem sucedida do ano da rede internacional.


Nos anos seguintes a marca lançou coleções ousadas e exóticas no mundo inteiro, como por exemplo, a da primavera/verão 2005-2006, inspirada nas etnias “Villa Maroc” e “Mozambique”; na euforia jovem dos anos setenta, em “Urban Nature” e no folk “Calypso”; em destinos exóticos, “Mauritius”, e no romantismo requintado dos anos de 1950, em “Madison”. Além do tema Beach (feminino infantil e adulto) e charmosos chinelos enfeitados (indianos e chineses) e mules (aqueles estilo tamanco com o calcanhar de fora), o calçado hit dos anos de 1990. Sem mencionar um item irresistível da estação: a sacola de compras estampada com a modelo Naomi Campbell, representando a imagem da marca.


No dia 11 de dezembro de 2007, a ACCESSORIZE inaugurou sua primeira loja (com 65m²) de rua em São Paulo, localizada em uma charmosa galeria na Rua Haddock Lobo, sendo o nono endereço da marca no Brasil que atualmente está presente em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Brasília e Recife. O crescimento da marca mundo afora é vertiginoso. Ainda neste ano, a ACCESSORIZE recebeu da Rainha Elizabeth II o prêmio “The Queen’s Award for Enterprise in International Trade” como a empresa britânica que mais cresce fora dos domínios da Rainha. Esta é a premiação de maior prestígio no Reino Unido, promovida pela família real e pelo primeiro-ministro que escolhem pessoalmente as empresas indicadas. Somente no ano de 2010 a marca inaugurou sua primeira loja na cidade de Nova York. Hoje em dia, os produtos seguem as últimas tendências da moda, com um estilo próprio e característico da marca. São duas coleções por ano: Primavera/Verão e Outono/Inverno onde seis temas são apresentados ao longo de cada temporada. Por tudo isso, a ACCESSORIZE se tornou referência mundial no varejo de acessórios de moda.


As lojas 
Todas as lojas seguem o padrão da marca de identidade “hype”: os diversos produtos são exibidos, divididos nas seções women, angels (crianças) e boys. Nada de vitrines de vidro “indoor” ou sisudas prateleiras embutidas. O principal charme, e certamente a alma do sucesso da ACCESSORIZE, é o sistema “self-service”. As simpáticas vendedoras estão lá, mas a ideia é deixar as clientes à vontade, se servindo em suas cestinhas de metal, assessoradas quando requisitadas. Visitar cada uma de suas lojas é diversão em variadas versões. São mais de mil e quinhentas peças exclusivas, em um arco-íris de cores e tons vibrantes, entre bijuterias, bolsas (algumas ornamentadas com preciosos materiais), chapéus, carteiras, lenços, cachecóis, chinelos, luvas, acessórios de cabelo, cosméticos, papelaria, lingerie e até brinquedos e mimos para animais de estimação. Todos os produtos, importados da Inglaterra, seguem a linha “High Street Fashion”, que proporciona um toque lúdico e descolado aos mais variados visuais. O design, repleto de referências ao Oriente e à cultura hippie, agrada de adolescentes a mulheres com mais de 30, além de celebridades.


Em uma época em que a moda parece monótona e sem muitas novidades, a ACCESSORIZE propõe que cada cliente crie seu próprio estilo. E investir em acessórios é uma forma barata e divertida de se renovar o visual. As lojas da ACCESSORIZE são o lugar perfeito para as consumidoras mergulharem nas compras de acessórios num “mar” de opções e cores, para os mais variados gostos e bolsos (preços acessíveis). Puro lazer urbano e prazer imediato. Os artigos à venda nas lojas do Brasil são produzidos em países asiáticos, na Itália e no Leste Europeu. O Brasil revende quase todas as 32 linhas de produtos. Entre os campeões de vendas, no país, estão os acessórios para os cabelos. Entre os que não emplacam, estão as meias-calças.


A comunicação 
As campanhas publicitárias da grife inglesa são sempre repletas de contra-sensos unindo celebridades de personalidades marcantes, diversas, e porque não dizer polêmicas. A modelo Naomi Campbell estrelou várias campanhas para a marca. Em 2006, as campanhas contavam com a presença da atriz Mischa Barton, protagonista da série The OC, que aparecia angelical e sexy, e a cantora Kelly Osbourne, que aparecia em um estilo comportado e dramático. Apesar de terem perfis opostos, as duas garotas propaganda da mais famosa marca de acessórios do mundo, eram as queridinhas das teens americanas e inglesas. A modelo e apresentadora Heidi Klum é outra que estreou campanhas da grife inglesa. Mais recentemente, em 2015, as estrelas da campanha da marca foram à estonteante australiana Shanina Shaik, a atriz e modelo Anna Brewster e a holandesa Milou Sluis.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira aconteceu em 2002 quando uma nova tipografia de letra foi adotada, além da cor rosa. Há alguns anos atrás, o logotipo sofreu uma pequena remodelação com a adoção de uma tipografia de letra mais arredondada.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1984 
● Fundador: Peter Simon 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Monsoon Accessorize Limited 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Peter Simon 
● CEO: Paul Allen 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 1.040 
● Presença global: 74 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.500 
● Segmento: Vestuário e acessórios 
● Principais produtos: Brincos, pulseiras, colares, bolsas, chapéus e chinelos 
● Concorrentes diretos: Claire’s, Aldo, Marimekko, Paul Frank, Folli Follie, Kipling e Pandora 
● Ícones: O formato descontraído de suas lojas 
● Website: www.accessorize.com 

A marca no mundo 
Atualmente existem aproximadamente 240 lojas da ACCESSORIZE no Reino Unido e mais de 800 unidades internacionais espalhadas por 73 países, sempre localizadas em cidades descoladas como Nova York, Madri, Barcelona, Dubai, Ibiza, Cape Town, Cairo, Paris, Munique, Atenas, Amsterdã, Milão, Roma, São Paulo, Tóquio, Moscou, entre outras. No Brasil, que representa o 4º maior mercado mundial fora do Reino Unido – ficando atrás somente da Rússia, Arábia Saudita e Alemanha, são mais de 30 lojas. A ACCESSORIZE faz parte do grupo britânico Monsoon, que é composto pelas marcas Monsoon Ladies, Monsoon Children, Monsoon Baby e Monsoon Home. 

Você sabia? 
Na Inglaterra o forte da grife são chapéus, guarda-chuvas e meias-calças. 
Desde 1994, através da Monsoon Accessorize Trust, a marca tem ajudado a melhorar as vidas das mulheres e crianças desfavorecidas na Ásia com programas focados em educação, saúde e geração de renda. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/11/2016

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