Há quem diga que brinquedos são coisas de crianças, mas há quem leve o setor muito a sério. A rede varejista Ri Happy encontra sempre uma maneira de ajudar seus milhões de clientes a escolher o brinquedo certo para a criança certa. Tudo isso aliado a um ambiente onde as crianças podem conhecer e se divertir experimentando os brinquedos com que tanto sonham, transformaram a Ri Happy na líder absoluta de mercado em sua categoria no Brasil. Afinal, onde tem uma Ri Happy é sinônimo de mais uma criança feliz.
A história
A história de sucesso começou exatamente no dia 15 de março de 1988 quando o pediatra Ricardo Sayon (foto abaixo), que devido a sua profissão sempre soube que brincar era necessário ao bom desenvolvimento de toda criança, se associou ao administrador de empresas com especialização em informática Roberto Saba, e decidiu arriscar-se em um mercado que mexe com sonhos e fantasias próprios da inocência da infância, fundando a Ri Happy Brinquedos. O nome do novo negócio se deveu à criatividade da esposa de Ricardo, a fonoaudióloga Ruanita: ela, percebendo que o marido deveria ser feliz com a empreitada, uniu as duas primeiras letras do seu nome à palavra Happy (“feliz” em inglês) e assim batizou a jovem empresa. A primeira loja foi inaugurada em um imóvel da Rua Pamplona, no nobre bairro dos Jardins na capital paulista. Depois de um começo quase amador (a secretária do consultório de Ricardo foi ser a gerente da loja), agravado pela falta de experiência no setor dos dois fundadores, em três anos a empresa já possuía quatro lojas, acumulava prejuízos e exigia cada vez dedicação integral de ambos.
O crescimento da empresa foi rápido e logo Ricardo deixou de lado o consultório para se dedicar exclusivamente aos negócios. Na época ele possuía muito pouco conhecimento sobre administração de lojas, mas apostou no sucesso de seu negócio, pois, como pediatra, conhecia muito bem o público que desejava atingir. Em 1991, baseados em uma intuição, os sócios decidiram iniciar a expansão da rede para o interior do Estado de São Paulo. A aposta deu certo. E hoje, quase metade das lojas Ri Happy estão localizadas fora das capitais. Os moradores de cidades como Araraquara, Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba já contam com o auxílio dos vendedores das lojas da rede RI HAPPY quando precisam encontrar o brinquedo certo para fazer uma criança feliz.
Foi nesta época que a empresa passou por uma verdadeira revolução. Eles transformaram as lojas em ambientes lúdicos e interativos. As paredes foram pintadas nas cores vermelho e amarelo (as primeiras que as crianças reconhecem) e os funcionários foram treinados para entender melhor o universo infantil. Os sócios também fugiram da sazonalidade do setor. Em vez de concentrar os esforços de marketing e comunicação nas datas clássicas (ou seja, Natal e Dia das Crianças), a rede passou a distribuir o ano inteiro folhetos com ofertas e passatempos, encartados em jornais de grande circulação. O resultado foi outra grande onda de expansão e aumento nas vendas e, já em 1994, a rede possuía 20 lojas em funcionamento.
Em 1997, a Ri Happy lançou na internet o primeiro site brasileiro para a venda de brinquedos que permitiu então, a escolha automatizada do brinquedo ideal. Através dele, o cliente podia conhecer o variado mix de produtos oferecidos pela marca e comprá-los, sem precisar sair de casa. Mas o grande diferencial encontrava-se em uma pequena janela que aparecia no lado esquerdo da tela, denominada Brinquedo Ideal. Definindo apenas o sexo, a idade e o valor que se desejava gastar, o cliente conhecia uma variedade de possibilidades de brinquedos de acordo com as características indicadas. Nos anos seguintes a rede cresceu além da fronteira do Estado de São Paulo com a inauguração de unidades em muitas cidades pelo Brasil afora.
A concorrência de camelôs e o contrabando impuseram duros golpes aos comerciantes de brinquedos. Marcas consagradas como DB Brinquedos e Passe de Mágica não resistiram e fecharam as portas. Mas a Ri Happy não somente sobreviveu como prosperou. Assim, Ricardo transformou seu negócio, como em um passe de mágica, em líder da categoria. E nem foi necessário varinha de condão. Apenas algumas boas ideias movidas por uma aguçada capacidade de percepção de mercado, como a necessidade de se gerar comunicação constante com o seu público alvo. Por exemplo, a ideia de criar a Revista do Solzinho, que chegou a ter tiragem de 350.00 exemplares, vinha da percepção do empresário sobre a questão. Novamente de maneira pioneira, Ricardo inovou com a criação de uma revista própria que era, antes de tudo, um meio de comunicação com o seu principal público-alvo: a criança. Com edições trimestrais, a Revista do Solzinho era enviada, sem qualquer custo, às residências das crianças cadastradas e, também, distribuídas nas lojas da rede. Nela, havia sempre uma historinha, brincadeiras, atividades e anúncios de lançamentos de produtos.
Além disso, para melhorar a comunicação com os funcionários, multiplicando a cultura organizacional, padronizar o ambiente das lojas e aumentar as vendas, a empresa resolveu criar a TV Ri Happy, que foi ao ar no dia 4 de dezembro de 2006. O canal corporativo de comunicação da empresa tinha um conteúdo que variava entre reuniões com a diretoria e o escritório central, campanhas motivacionais e treinamentos. Já o canal comercial exibia, durante o expediente comercial diário, filmes, clipes musicais e propagandas de produtos e serviços, atingindo o consumidor em seu momento decisivo de compra. Em 2009, a TV RI HAPPY estreou uma nova programação, assinada pelo canal Cartoon Network (conheça essa outra história aqui), com mais de 40 horas semanais de conteúdo exclusivo.
Em março de 2012, a varejista de brinquedos Ri Happy foi adquirida pelo fundo de investimento americano Carlyle, em um negócio avaliado em R$ 600 milhões, de acordo com fontes do mercado. Com isso ganhou musculatura financeira e pouco depois, em junho, anunciou a compra da rival PBKIDS (conheça essa outra história aqui) em um negócio avaliado em R$ 150 milhões. As duas marcas continuaram operando de forma distinta. Aproveitando a experiência da marca PBKIDS no segmento de franquias, a Ri Happy iniciou um grande investimento no mercado de expansão de novas unidades a partir de 2013, e hoje vem aprimorando-se cada vez mais no sistema de franquia e despertando o interesse de novos investidores para o mercado de brinquedos.
Outra novidade em 2013 foi o ingresso no segmento de produtos para bebês com a marca Ri Happy Baby, através de espaços dentro das lojas da rede (store in store) ou unidades próprias especializadas com produtos diferenciados e especiais para um público entre zero e três anos de idade, oferecendo conforto e conveniência para todas as mamães e gestantes. Diversos produtos podem ser encontrados nestes espaços ou lojas próprias, como: vestuário, puericultura leve e pesada, higiene, produtos para mamães, brinquedos, fraldas e nutrição.
Em 2015, a rede inaugurou sua primeira loja Flagship no Shopping Cidade São Paulo. O objetivo dessa loja conceito era trazer um cantinho da brincadeira ainda mais próximo dos pais e das crianças, levando a diversão e a alegria para todos. Pouco depois, em 2016, a rede inaugurou no Recife sua maior loja (conceito), com 1.300 m² que abrigavam mais de 8 mil itens, incluindo um espaço exclusivo da Disney (conheça essa história completa aqui). A rede lançou em maio de 2018 seu mais novo conceito de loja: Mundo Ri Happy, que se tornou um destino completo para quem busca comprar qualquer produto para uma criança, desde brinquedos até artigos esportivos, vestuário, fraldas, calçados, diversos produtos para bebês, itens de papelaria, produtos de beleza infantil e linha geek.
Em 2019, seguindo uma tendência de mercado a Ri Happy lançou de forma inovadora um projeto pioneiro no país, a plataforma “Meu Solzinho” para smartphones, oferecendo serviços, benefícios, missões, conteúdos pedagógicos, brincadeiras e jogos - tudo por comando de voz para crianças e adultos dentro do Google Assistente. A pontuação do programa é feita em “solecas” e seu acúmulo permite acesso aos benefícios, como descontos, lista de aniversário com créditos e até participação em eventos exclusivos aos finais de semana, Dia das Crianças e Natal. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia de COVID-19, a Ri Happy reforçou suas canais de vendas digitais e continuou inovando, como em 2021, quando lançou no mercado o Happy Mais, o programa de fidelidade da marca, no qual é possível ganhar dinheiro de volta (cashback), descontos de aniversário para crianças cadastradas no aplicativo da marca e muitos outros benefícios. Além disso, no final de 2021 lançou o programa de embaixadores Minha Ri Happy, cuja proposta era ajudar os embaixadores (criadores de conteúdo e donos de sites e blogs) a gerar renda extra, com indicação de produtos e pagamento de comissão por vendas, utilizando links personalizados.
Sempre inovando, em 2022, a rede inaugurou a Ri Happy LAB, uma loja laboratório no Shopping Villa Lobos, em são Paulo, que trabalha a experiência de diversão para crianças e adultos, além de oferecer soluções tecnológicas que permitem uma nova interação no processo de compra. Com foco totalmente voltado para experiência dos visitantes, a Ri Happy LAB conta com um espaço para degustação de brinquedos e atividades lúdicas. Caracterizados como personagens de desenhos e filmes, os profissionais responsáveis pela interação e demonstração de produtos desenvolvem ações e brincadeiras com os pequenos e adultos. Os sentidos também são estimulados, com cheiros, texturas e histórias que podem ser ouvidas no meio da loja, trazendo uma experiência mais imersiva durante a visita.
Atualmente, a RI HAPPY investe na interação entre a criança e o brinquedo, ainda na loja, como grande diferencial. Foram criados espaços, dentro das próprias lojas, onde as crianças podem se divertir à vontade com os produtos, sendo orientadas por monitores. A intenção é de transformá-las em lugares voltados ao entretenimento e ao lazer que também vendem brinquedos, motivando, através da experimentação, a compra. Para alcançar todo esse sucesso, a varejista conta também com uma estreita parceira com os mais importantes fornecedores de brinquedos do país, que asseguram a disponibilidade dos principais lançamentos do setor às gôndolas. Durante toda sua trajetória, a marca colocou como grande objetivo a busca pelo desenvolvimento infantil através de produtos exemplares em qualidade e segurança, fornecendo um atendimento personalizado para todos os clientes, preços competitivos e trazendo a alegria, brincadeiras e o mundo de criatividade dos brinquedos para todas as crianças. Afinal, são 35 anos acompanhando gerações em diversos momentos especiais com o icônico embrulho amarelo, fazendo quem recebe viver grandes alegrias e mostrando que quem entrega sempre está presente.
A marca tem como mascote um simpático e carismático sol estilizado. Batizado de SOLZINHO, o personagem criado em 1988 por Maurício de Sousa se tornou uma importante ferramenta de comunicação com as crianças, sendo presença onipresente na comunicação da marca e nas fachadas e interiores das lojas. Além disso, o personagem ganhou uma linha própria de brinquedos e até uma divertida revista. Considerado o Embaixador da Brincadeira na Ri Happy, Solzinho se tornou um ícone no imaginário brasileiro quando o assunto é brincadeira. E para complementar o mundo lúdico do SOLZINHO, o personagem chegou até a ganhar uma divertida turma de amigos.
O divertido personagem que alegra milhões de crianças brasileiras ganhou novos visuais ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo. A última remodelação ocorreu em 2022, quando a querida e amada mascote ganhou um novo brilho para espalhar ainda mais alegria e diversão. Com a nova roupagem, o personagem reforça seu papel de embaixador da diversão e guardião do brincar, além de ganhar mais força como porta-voz da Ri Happy. Além de estar totalmente integrado com as tendências digitais, refletindo a evolução como uma marca muito mais tecnológica, com multiplicidade de canais (omnicanalidade) e forte presença no mundo digital, mas sem perder a leveza, a ludicidade e o encanto do brincar.
A mudança no visual foi acompanhada também na linguagem, com referências mais atuais e fluida com público, entrando com tudo no mundo digital. Além de visitar as lojas da Ri Happy e brincar com o Solzinho, a criançada pode se divertir com algumas atividades divertidas no blog Modo Brincar, como jogos (caça-palavras, jogo dos 5 erros, labirinto e ligue os pontos) e desenhos para colorir.
O logotipo da Ri Happy passou por diversas modificações ao longo dos anos, mas sempre manteve como figura central a mascote da marca: o SOLZINHO. Até que no final de 2016, a marca apresentou uma nova identidade visual mais simplificada, apenas com o nome Ri Happy (que adotou um visual chapado), mas sem a presença da tradicional mascote.
A identidade visual da marca Ri Happy Baby também evoluiu ao longo dos anos seguindo o design da marca mãe.
Chegou a hora de brincar. (2022)
Quanto mais Brincadeira, Melhor! (2021)
Ri Happy é Uaaauuu! (2013)
Orgulho de Brincar.
● Origem: Brasil
● Fundação: 15 de março de 1988
● Fundador: Ricardo Sayon e Roberto Saba
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Ri Happy Brinquedos S/A
● Capital aberto: Não (subsidiária do Grupo Ri Happy S/A)
● CEO: Ronaldo Pereira Junior
● Faturamento: R$ 2 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 296
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Varejo (brinquedos)
● Principais produtos: Brinquedos, bonecas, jogos e itens esportivos
● Concorrentes diretos: Bmart, Zastras Brinquedos, Alô Bebê, Grão de Gente, Superlegal Brinquedos, Carrefour, Lojas Americanas e Amazon
● Ícones: O embrulho amarelo
● Mascote: O Solzinho
● Slogan: Quanto mais Brincadeira, Melhor!
● Website: www.rihappy.com.br
A marca no Brasil
A maior rede de brinquedos do Brasil conta hoje com mais de 295 lojas em todos os estados mais o Distrito Federal, instaladas em aproximadamente 100 cidades. Aproximadamente 98% de suas lojas estão localizadas em shoppings centers. Todas as unidades da rede contam com arquitetura e design que oferecem espaços para as crianças brincarem, decoração temática e até palco de ações lúdicas, como campanhas com atividades monitoradas durante as férias. A rede de lojas se transformou na maior vendedora de brinquedos do país e os números não mentem: anualmente a RI HAPPY vende mais de 1.2 milhões de bonecas, mais de 2 milhões de carrinhos Hot Wheels (conheça essa outra história aqui), 430 mil ursinhos de pelúcia e 40 mil unidades do jogo Banco Imobiliário (saiba mais aqui). A venda dos brinquedos - são 10 mil itens no catálogo - é realizada majoritariamente nos espaços físicos. Apesar de se intitular o primeiro varejista de brinquedos a ter um comércio virtual, a compra de produtos online representa 10% do faturamento da rede. Hoje 80% da receita da Ri Happy vem da venda de brinquedos. Outros 15% tem como origem produtos para bebês e 5%, outros itens, como artigos esportivos.
Você sabia?
● Todos os anos passam por suas lojas mais de 7 milhões clientes, que gastam, em média, R$ 100 cada.
● No mês de dezembro, a rede vende mais de 900.000 brinquedos, somente na cidade de São Paulo, o que corresponde a uma média superior a 39 por minuto.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Veja e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 29/3/2023
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