30.7.06

AJINOMOTO


De cor branca, ele é um dos ingredientes alimentícios mais utilizados no mundo para realçar o sabor dos alimentos, sendo capaz de deixar carnes, frangos e sopas ainda mais deliciosos. Se você pensou no sal, errou completamente. É o Glutamato Monossódico, mais conhecido comercialmente como AJI-NO-MOTO®, que se consagrou como um tempero universal, usado há mais de 100 anos para conferir mais impacto, continuidade e harmonia ao sabor dos pratos de quase todas as culturas culinárias, tornando-se também indispensável no preparo de alimentos industrializados. 

A história 
A história começou no mês de setembro de 1907 quando o Dr. Kikunae Ikeda, então professor e pesquisador da Universidade Imperial de Tóquio, a partir de experimentos revolucionários com algas marinhas Kombu, ingrediente tradicional da culinária japonesa, conseguiu isolar o ácido glutâmico, um aminoácido encontrado na natureza que, ao ser processado, resultava no Glutamato Monossódico. Durante a condução das experiências o doutor Ikeda constatou um quinto sabor, além dos já conhecidos: doce, salgado, azedo e amargo. Esse quinto sabor foi nomeado de Umami, que em japonês significa “saboroso”. Com o avanço dos estudos e pesquisas, descobriu-se que o Glutamato, principal substância responsável por proporcionar o quinto gosto, também podia ser processado a partir de outras fontes naturais, como derivados da cana-de-açúcar, mediante processo de fermentação. O doutor Ikeda acreditava na melhoria das condições nutricionais do povo japonês através do Umami e tinha consciência da necessidade de disseminação dessa propriedade na forma de um produto para as famílias.


Aproximou-se então de Saburosuke Suzuki, que era o responsável pela produção de iodo, com a ideia de criar uma empresa e o convidou para ser seu sócio no novo negócio. No mês de julho de 1908, ele registrou a patente de fabricação do tempero (Glutamato Monossódico) e se preparou para a produção em escala. No ano seguinte a nova empresa lançou no mercado, exatamente no dia 20 de maio, o produto com nome comercial de AJI-NO-MOTO® (escrito assim mesmo), que significa “essência do sabor”, utilizado para realçar o sabor dos alimentos. O novo produto, que era utilizado para dar um toque especial em sopas, molhos, legumes, verduras, carnes, frangos, peixes e outras preparações do dia-a-dia, pois não alterava a cor e não salgava, rapidamente conquistou o público japonês e se tornou um dos temperos mais populares do país.


Saburo, filho de Saburosuke, que promoveu as vendas do AJI-NO-MOTO® inicialmente, tinha apenas 19 anos nesta época. Insatisfeito com os métodos tradicionais como os anúncios publicitários, aplicou várias estratégias de marketing inovadoras, como por exemplo, os anúncios em carroças de cavalos. Além disso, em uma época em que o fornecimento de amostras de produto era raro, ele o vendia em pequenas garrafas por meio de máquinas de venda automática, além de contar com a preciosa ajuda de farmacêuticos que viajavam por todo o país divulgando o novo produto e promoções nacionais. Também fazia campanha nacional percorrendo o país com uma banda de marcha para vender o produto a lojas de varejo. Foi igualmente o criador dos famosos “selos de estrada”, anúncios que diziam “Dashi no Oyadama (O Rei do Caldo) Ajinomoto”, escritos na estrada com giz, que atiçavam ainda mais o interesse do público.


Um ano após o início da venda do produto no mercado japonês, Saburosuke Suzuki já tinha começado a comercializar AJI-NO-MOTO® em Taiwan e na Coréia. Eram as primeiras exportações de um tempero que ficaria famoso no mundo inteiro. Pouco depois, em 1917, o produto se expandiu para além do continente asiático e um escritório de vendas foi estabelecido em Nova York. As vendas do produto excederam as próprias previsões da empresa. O produto espalhou-se rapidamente por lanchonetes, restaurantes, e até mesmo nos lares japoneses. Isto fez com que seu filho viajasse até a China e iniciasse o lançamento das atividades de venda naquele país. Com isso, em 1918 foi estabelecida uma filial na cidade de Xangai. Nos anos seguintes, sempre pensando na saúde e no bem-estar, a empresa assumiu o compromisso de desenvolver produtos originais e de alta qualidade, buscando o aperfeiçoamento técnico constante, tornando-se uma das mais importantes empresas na fabricação de aminoácidos no mundo.


Já na década de 1930, a marca tinha no mercado uma ampla linha produtos á disposição de seus consumidores. A Segunda Guerra Mundial conteve o rápido crescimento da empresa e a AJINOMOTO passou por um dos períodos mais difíceis e críticos de sua história. Com o término do conflito, a empresa alterou seu nome para AJINOMOTO CO. INC., em 1946. Somente em janeiro do ano seguinte, as exportações do produto foram reiniciadas para os Estados Unidos. Exatamente no mês de maio de 1954, a empresa iniciou a publicidade na televisão (blocos de um minuto) divulgando a marca AJI-NO-MOTO® de uma forma bem humorada. Em 1960 foi lançado no mercado o AJI-SAL, um tempero que mistura perfeitamente sal com Glutamato Monossódico. Ainda nesta década a empresa estabeleceu-se em inúmeros países da Europa e da Ásia (como por exemplo, Malásia e Tailândia), tornando o produto Glutamato Monossódico ainda mais popular e sua utilização cada vez mais constante na preparação de alimentos.


Nas décadas seguintes, especialmente no Japão e em outros países asiáticos, a AJINOMOTO aumentou significativamente sua linha de produtos para o consumidor com o lançamento de novos temperos (como por exemplo, à base de peixe), alimentos congelados, óleos de cozinha, maioneses, azeites, bebidas, cafés, sopas e adoçantes (especialmente aspartame); além de ingressar em novos segmentos como cosméticos, medicamentos e produtos para a saúde e nutrição. Em 1999, ao completar 90 anos de vida, a marca passou por uma total reformulação visual e adotou um novo slogan: “A Taste of the Future” (algo como “O gosto do futuro”).


Hoje em dia, o Glutamato Monossódico obtido a partir de derivados da cana-de-açúcar, mediante processo de fermentação, é um dos ingredientes mais utilizados para realçar o sabor não somente pela indústria alimentícia, mas também por milhares de consumidores em todo o mundo. Além disso, a AJINOMOTO oferece uma grande diversidade de produtos alinhados com as necessidades da sociedade, visando hábitos alimentares saudáveis, mas gastando menos tempo no preparo. Com produtos de alta qualidade e saborosos, a empresa acredita contribuir para uma alimentação melhor para milhões de pessoas, auxiliando-as a terem uma vida mais saudável com aminoácidos.


O Umami no mundo 
O Umami pode ser sentido em diversos ingredientes no mundo todo. Em cada país, nos pratos mais populares de suas culinárias é possível sentir o gosto Umami, como por exemplo, hambúrguer (Estados Unidos), feijoada e churrasco (Brasil), Fondue (França), bacalhoada (Portugal), puchero (Espanha), macarronada (Itália), chucrute (Alemanha), guioza (China), entre tantos outros. Além disso, ele pode ser sentido naturalmente em alimentos como carnes vermelhas, aves, frutos do mar, algas, vegetais (especialmente no tomate maduro), cogumelo, queijo parmesão e leite.


Para divulgar seu principal produto no mundo, o Umami (cuja marca comercial é AJI-NO-MOTO®), a empresa utiliza uma simpática mascote chamada AjiPanda, um urso panda vermelho. A mascote faz parte de uma estratégia para fortalecer a imagem da marca e criar proximidade com o público mais jovem através de uma comunicação mais emocional e menos técnica.


A identidade visual 
A identidade visual da empresa passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira modificação significativa aconteceu em 1999 quando a cor vermelha e uma nova tipografia de letra foram adotadas. Em 2010, o logotipo ganhou também uma variante com contornos coloridos.


Como seu principal produto tem o mesmo nome da empresa, é utilizada uma identidade visual diferente para o tempero Umami (Glutamato Monossódico), cujo marca comercial é AJI-NO-MOTO®.


Os slogans 
Eat Well, Live Well. (2010) 
Working for life. (2006) 
A taste of the future. (1999) 
Alimente-se Bem, Viva Bem. (Brasil) 
Faz bem para você. (Brasil) 
Realça o sabor. (Brasil) 
AJI-NO-MOTO, seu prato muuuuito mais prato. (tempero)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 20 de maio de 1909 
● Fundador: Dr. Kikunae Ikeda e Saburosuke Suzuki 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Ajinomoto Co., Inc. 
● Capital aberto: Sim (1949) 
● Chairman: Masatoshi Ito 
● CEO & Presidente: Takaaki Nishii 
● Faturamento: US$ 9.84 bilhões (2015) 
● Lucro: US$ 527.8 milhões (2015) 
● Valor de mercado: US$ 12.8 bilhões (setembro/2016) 
● Fábricas: 119 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 33.295 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Temperos, sopas, adoçantes e aminoácidos 
● Concorrentes diretos: Maggi, Knorr, McCormick, Vedan, Cargill e Archer-Daniels-Midland 
● Slogan: Eat Well, Live Well. 
● Website: www.ajinomoto.com.br 

A marca no Brasil 
No Brasil, o produto AJI-NO-MOTO® chegou em 1949, importado do Japão. Nesta época, o produto era utilizado somente pelos consumidores e estabelecimentos de origem oriental; e foi a demanda deste público que gerou a necessidade de se estabelecer uma unidade de importação e comercialização no país. Em 1956, era finalmente inaugurada a AJINOMOTO do Brasil. As vendas do AJI-NO-MOTO® para pequenos comerciantes e restaurantes orientais obtiveram sucesso e, em 1961, foram contratados os primeiros 10 representantes de vendas do produto no Brasil, responsáveis por atenderem todos os estados da região sul e parte do sudeste, onde se encontravam as principais indústrias alimentícias.


A demanda cresceu e, em 1977, foi inaugurada a primeira fábrica da empresa no país, situada na cidade de Limeira, interior de São Paulo. Nesta fábrica, uma das maiores da empresa no mundo, está localizado o Centro de Planejamento de Desenvolvimento, destinado a promover a ampliação da produção e criação de novas linhas e produtos. Hoje, a empresa conta com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, responsáveis pela fabricação de produtos voltados para o varejo e para as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética e de nutrição animal. A AJINOMOTO emprega aproximadamente 3.200 funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. Além disso, a empresa comercializa outras marcas reconhecidas no mercado brasileiro como os temperos e caldos SAZÓN (lançados em 1988, que ficou conhecido como “o tempero do amor” graças a uma campanha publicitária com a dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, e está disponível em diversos sabores em práticos sachês, fáceis de usar e armazenar), o tempero AJI-SAL (uma combinação exclusiva de sal mais realçador de sabor), as linhas de refrescos em pó MID e FIT, os adoçantes MID SUGAR, a linha de sopas instantâneas VONO (introduzida no mercado brasileiro em 2005), o tempero em pasta Sabor a Mi (que combina cebola e alho com sal e diversos condimentos), o tempero á base de peixe HONDASHI, Receita de Casa (um tempero em pasta, rico em polpa de cebola, polpa de alho e cheiro‐verde), a linha Satis! (que inclui molho shoyu), a linha aminoVITAL® (marca mundial de suplementos esportivos, lançada em 1995) e os temperos para milanesa, almôndegas e gratinados. No Brasil, a empresa também atua no segmento de food service (divisão de produtos para profissionais).


A marca no mundo 
Hoje em dia, a AJINOMOTO está presente em 27 países com 119 fábricas, sendo a maior produtora de aminoácidos do mundo, comercializando sua ampla gama de produtos em mais de 130 mercados globais. Empregando mais de 33 mil pessoas, a empresa faturou em 2015 mais de US$ 9.8 bilhões. A empresa oferece produtos da mais alta qualidade, tanto para o consumidor final como insumos às indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, nutrição animal e agronegócios (fertilizantes). A empresa atualmente produz aproximadamente 33% do Glutamato Monossódico mundial e 40% do aspartame, sendo a maior a maior fabricante global. 

Você sabia? 
Somente na área de Pesquisa e Desenvolvimento a empresa emprega mais de 1.700 cientistas, nutricionistas, engenheiros e pesquisadores. 
A descoberta do Umami feita pelo Dr. Ikeda é considerada uma das dez maiores descobertas científicas japonesas que mais influenciaram o mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, EmbalagemMarca e Exame), jornais (Meio Mensagem, Valor Econômico e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/9/2016

5 comentários:

  1. Anônimo4:32 PM

    Sem querer ser "terrorista", até aonde eu sei o Glutmato Monossodico tem restrições importantes quanto ao seu consumo.

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  2. Anônimo1:22 PM

    Cigarro também...

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  3. Anônimo6:22 AM

    é lenda urbana que o glutamato monossódico faz mal!!!!

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  4. Anônimo7:32 PM

    É universal e todas as indústrias alimentícias do mundo usa..Ajinomoto é tudo de bom e realça o sabor dos alimentos sem salgar e pode ser utilizado em todos os pratos, antes, durante e após as preparações dos alimentos....I LOVE AJINOMOTO.

    De Beagá.

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  5. Se tem origem na cana de açucar, ta tudo bem...rsrsrs

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