18.7.06

BAUME & MERCIER


A Baume & Mercier é considerada uma das marcas mais desejadas do mundo no universo dos relógios, presente em todos os ambientes, ou melhor, pulsos requintados do planeta. Seus relógios, que mais parecem joias, marcados pela autenticidade e criatividade, são admirados por colecionadores, apaixonados e seguidores de um estilo diferente e elegante, que adornam seus pulsos com modelos que fizeram parte da elite por gerações. 

A história 
A história da tradicional marca tem suas origens em 1542 quando a família Baume criou a sua própria manufatura e começou a tradição na fabricação de relógios de luxo. Mas foi somente em 1830, que os irmãos Louis-Victor e Pierre-Joseph Célestin Baume fundaram a BAUME FRÈRES WATCH, no pitoresco vilarejo de Les Bois, na região montanhosa de Jura próxima a Berna na Suíça, passando a fabricar relógios com sua própria marca. Uma curiosidade: “baume” significa “caverna sob as rochas”, uma característica típica da paisagem de Jura. Inicialmente o foco da empresa eram os relógios de bolso esmaltados e o conceito “Accept only perfection, only manufacture watches of the highest quality” (algo como “Aceito apenas perfeição, apenas fabricar relógios da mais alta qualidade”) traduzia perfeitamente o ideal dos irmãos. Desde o princípio, o objetivo da nova empresa era fabricar relógios tradicionais de alta qualidade, enriquecidos com os mais novos avanços tecnológicos disponíveis na época.


Mais de duas décadas depois, em 1851, os irmãos inauguraram a primeira subsidiária na cidade de Londres na Inglaterra, iniciando assim a internacionalização da marca, que nos anos seguintes venderia seus sofisticados relógios em mercados longínquos como Austrália, Nova Zelândia, Índia, Cingapura, Birmânia e até na África. Louis-Victor foi um verdadeiro visionário que já vislumbrava o interesse das mulheres em relojoaria e presenteou a sua filha Mélina com um relógio de bolso em ouro, em 1869. Pouco depois, em 1876, quando a segunda geração da família assumiu o comando do negócio, a empresa já havia conquistado uma sólida reputação internacional por seus relógios simples, seus cronógrafos e modelos com grandes complicações, que incluíam repetidores de minutos, calendários e tourbillons. Em 1912 William Baume, neto de um dos fundadores, conheceu Paul Mercier, o então responsável comercial da empresa Haas, famosos relojoeiros e joalheiros da cidade de Genebra. É difícil imaginar dois homens tão diferentes: William Baume era comedido, rigoroso e muito apegado à tradição de seu nome; Paul Mercier por sua vez era cheio de energia, dinâmico e um enamorado das artes. A associação foi oficializada no dia 26 de novembro de 1918, surgindo então a marca Baume et Mercier, que desde então se firmou como um das mais tradicionais fabricantes de relógios do mundo.


Já no ano seguinte os movimentos Baume & Mercier foram recompensados com o “Poinçon de Genève”, selo oficial de Genebra, a mais alta distinção da arte da relojoaria fina. Ainda neste mesmo ano teve início uma longa relação da marca com as mulheres, através da fabricação de relógios como se fossem verdadeiras joias. Essa estratégia foi de vital importância para a marca conquistar notoriedade, especialmente junto ao público feminino. Após o término da Segunda Guerra Mundial, a marca lançou seu primeiro catálogo para o consumidor em 1946, e se concentrou na fabricação de relógios masculinos, femininos (como por exemplo, o modelo Marquise, aninhado em um bracelete de estilo entrelaçado, tão atraente quanto prático) e esportivos, introduzindo seu primeiro cronógrafo já em 1950. Em 1971 ingressou na era eletrônica ao lançar no mercado o modelo de relógio Tronosonic. Dois anos mais tarde, a marca foi premiada com o Baden-Baden Golden Rose pelas suas criações femininas, como o relógio Galaxie, primeira joia em caixa assimétrica. Foi neste mesmo ano que ocorreu o lançamento do Riviera, um dos primeiros relógios esportivos de aço com um inovador desenho dodecágono (polígono com doze lados), sendo um dos modelos mais famosos da marca. Pouco depois, a marca ganhou mais uma vez a distinção suprema da Rosa de Ouro com seu esplêndido modelo Stardust, dotado de um mostrador de ônix encravado com 138 diamantes. Lançado na década de 1980, o relógio Linea impôs-se rapidamente como um best-seller internacional. A doçura de suas linhas, o contorno sensual, o luxo afirmado, reatavam com uma visão reconciliada da mulher.


Em 1993, a Baume & Mercier foi adquirida pelo Vendôme Group (atual Grupo Richemont), passando a fazer parte, ao lado da Cartier e da Piaget, do núcleo relojoeiro desse conglomerado de luxo. O relógio HAMPTON, modelo que veio literalmente perturbar os códigos relojoeiros existentes com a sua caixa retangular em aço, lançado em 1994, se tornou de imediato em um campeão internacional de vendas e se transformou em um dos ícones da marca suíça. Inspirado em um relógio retangular em ouro rosa, criado pela marca em 1960, a coleção HAMPTON evoluiu com numerosas variações. De linhas curvas ou quadradas, sempre conseguiu preservar a sua identidade, uma mistura da tradição relojoeira e de design contemporâneo. Outra linha de grande sucesso lançada nesta década foi a CLASSIMA, compostas por relógios redondos, com pulseiras de couro, que combinavam tradição e dinamismo com elegância simplista.


Nos anos seguintes a Baume & Mercier continuou surpreendendo o mercado com lançamentos de modelos como o Catwalk (confeccionados em aço com pulseira larga), em 1997; e CapeLand (com ares esportivo e aventureiro), em 1998. Pouco depois, em 2002, a Baume & Mercier deu um passo a mais rumo à autonomia, com a abertura de suas próprias oficinas em Les Brenets, na região suíça de Jura. Isso representou uma verdadeira volta às origens em mais de um aspecto: o retorno da produção à região de Jura, berço da empresa Baume (embora a sede da empresa tenha permanecido em Genebra) e um retorno a um modo de fabricação usado pelos “Frères Baume” durante o século XIX, conhecido como établissage (ou gestão de projetos), porém combinado com toda uma série de modernas vantagens. A linha Diamant, um verdadeiro luxo ao alcance das mãos, foi lançada no mercado em 2005. Pouco depois, em 2009, o HAMPTON, relógio ícone da Baume & Mercier, celebrou seu 15º aniversário com uma nova coleção dividida em três identidades diferentes: Classic, Manchette e Magnum. Em 2015, a Baume & Mercier reforçou suas ofertas de relógios esportivos ao firmar uma parceria com a célebre fabricante americana de carros de corrida Carroll Shelby International. A marca passou então a oferece modelos de edição limitada Shelby Cobra, nomeados para homenagear esse carro esportivo clássico, em suas coleções Capeland e Clifton. Hoje em dia, com um toque essencialmente contemporâneo, a marca Baume & Mercier carrega em seu nome um toque de luxo, elegância, inovação e rigor “Swiss made”, sendo uma das maiores relojoarias do mundo suíço.


A alta qualidade 
A empresa concebe e desenvolve seus relógios em seu estúdio de design interno, na sede da Baume & Mercier, perto da cidade de Genebra, e monta todos nas suas oficinas em Les Brenets, no coração da região de Jura. Durante a produção, as caixas montadas (selagem e acabamento) e os calibres automáticos ou de quartzo (precisão e reserva de marcha) são todos verificados individualmente para assegurar que cada relógio cumpra rigorosamente as especificações da Baume & Mercier. Cada relógio fabricado pela oficina de relojoaria em Les Brenets é submetido a uma série de verificações visuais e estéticas ao longo do processo de produção.


O símbolo da precisão 
Em 1964 a empresa adotou a 21ª letra do alfabeto grego, Phi, como marca registrada da Baume & Mercier no dia 20 de outubro. Simbolicamente, Phi representa a proporção áurea de 1:1.618 que é popularmente usada na arte e na arquitetura para criar equilíbrio e proporção perfeitos no design. Além disso, este símbolo tem associação com o “número de ouro”, teoria da proporção e do equilíbrio tão perfeita que Leonardo da Vinci a batizou como “proporção divina”. A partir deste momento, todos os relógios da marca saiam de fábrica com a letra Phi gravada em seus mostradores.


Campanhas que fizeram sucesso 
Em 2006, a marca lançou a campanha “Baume & Mercier & Me”, onde embaixadores celebridades como Meg Ryan e Kiefer Sutherland (2006), Kim Basinger e Gary Sinise (2007), Teri Hatcher e Ashton Kutcher (2008), Evangeline Lilly e David Duchovny (2009), e mais recentemente a estonteante Gwyneth Paltrow e Andy García, divulgavam não somente os preciosos e elegantes relógios da marca, como também o envolvimento da Baume & Mercier com projetos beneficentes. Todos os direitos de imagem das celebridades, assim como dos fotógrafos da campanha, foram revertidos a favor de instituições beneficentes selecionadas por cada uma delas. As causas apoiadas pela campanha incluíam a pesquisa contra o câncer, a educação, o apoio a mulheres desfavorecidas e a luta contra a pobreza.


Em 2011 a marca inaugurou um novo capítulo em sua rica história ao lançar uma nova campanha publicitária. Realizada na região de East Hampton, em Long Island, com famílias reais, a campanha era composta por imagens que eram flashes da vida cotidiana. Expressando um estilo de vida e criada para transmitir autenticidade, as famílias irradiavam uma aura de emoções genuínas e um sentido vibrante de momentos da vida real, com a presença inequívoca da Baume & Mercier traduzida através do slogan “Life is about moments” (algo como “A vida é sobre momentos”).


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Desde 1964 a marca adotou como símbolo em seu logotipo a letra Phi do alfabeto grego. O símbolo representa a constante busca da Baume & Mercier pelo equilíbrio simbolizado pela letra grega. Há alguns anos atrás a marca suíça apresentou um novo logotipo, que ganhou visual mais moderno e limpo, com novo design para o símbolo Phi e passou a conter a frase “Maison d’Horlogerie Geneve 1830”.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1830 (empresa) e 26 de novembro de 1918 (marca) 
● Fundador: Louis-Victor Baume, Joseph-Célestin Baume, William Baume e Paul Mercier 
● Sede mundial: Genebra, Suíça 
● Proprietário da marca: Baume & Mercier S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Compagnie Financière Richemont S.A.) 
● CEO: Geoffroy Lefebvre 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios 
● Concorrentes diretos: Longines, Zenith, Maurice Lacroix, TAG Heuer, Bvlgari, Cartier, Hublot, Omega e IWC 
● Ícones: A letra grega PHI 
● Slogan: Life is about moments. 

A marca no mundo 
A Baume & Mercier está presente em mais de 75 países ao redor do mundo, produzindo mais de 200 mil relógios por ano, que são distribuídos através de 300 exclusivos revendedores. Os mercados mais importantes da marca encontram-se na Europa, especialmente na Itália, Espanha e França. Sua representante oficial no Brasil é a joalheria Vivara

Você sabia? 
O preço médio de cada relógio da marca suíça varia entre US$ 2.000 e US$ 5.000. 
No ano de 2018, em um movimento ousado, o Grupo Richemont criou uma nova marca de relógios acessível batizada Baume, que como o próprio nome sugere é um desdobramento da conhecida Baume & Mercier. A nova marca apresenta relógios com materiais reciclados, atualizados e sustentáveis. A marca não usa materiais baseados em animais nem metais preciosos ou gemas extraídos da Terra. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/2/2019

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