A marca de conhaques COURVOISIER é mítica não somente pela preciosidade dos líquidos sagrados acondicionados em garrafas que mais parecem obras de arte, mas também pela lenda que se criou em torno de sua relação com o imperador francês Napoleão Bonaparte. Graças a um trabalho magnífico, durante quase dois séculos, os famosos conhaques estão presentes nos mais requintados e luxuosos ambientes do mundo, repousando em copos segurados por mãos, muitas das quais com sangue real. Por tudo isso, não é exagero nenhum afirmar que a marca possui uma imagem chique e aristocrática.
A história
A história da tradicional marca de conhaque francês tem sua origem no início do século 19, mais precisamente em 1809, quando Emmanuel Courvoisier, um comerciante de vinhos e bebidas nativo da região suíça de Jura, e seu sócio Jules Gallois, estabeleceu uma pequena empresa de comércio de bebidas em Bercy, um subúrbio de Paris. Diz a lenda, que no ano de 1811 Napoleão Bonaparte depois de uma visita ao pequeno estabelecimento, que era fornecedor oficial de bebidas da Corte Imperial, onde foi recebido pessoalmente por Jules Gallois, também prefeito de Bercy, e pelo próprio Emmanuel, acabou levando muitos barris do conhaque em sua bagagem para aproveitar seus seis anos de exílio em St. Helena, uma remota ilha no sul do Atlântico. Depois do episódio, o conhaque vendido pelos dois comerciantes ficaria conhecido nos anos seguintes como “The Brandy of Napoleon” (O Conhaque de Napoleão).
Em 1835, Felix Courvoisier, filho de Emmanuel, estabeleceu a empresa em Jarnac, onde pouco depois fundou a Château Courvoisier Company, também em sociedade com Louis Gallois, filho de Jules. Em 1866 com a morte de Felix, que não tinha herdeiros, a empresa acabou nas mãos de seus sobrinhos e sócios, que comandaram a companhia até o século XX. A reputação do COURVOISIER de ser um conhaque de extrema qualidade foi mais uma vez reforçada por Napoleão III que garantiu a marca como fornecedora oficial da corte real em 1869. No começo do século foi lançado o conhaque NAPOLEON FINE CHAMPAGNE, uma clara homenagem ao controverso imperador.
No ano de 1909 a família Simon (comandada por Alfred e George), proveniente da Inglaterra, comprou a empresa e iniciou a construção do nome e da reputação do conhaque internacionalmente, introduzindo algumas inovações, como por exemplo, a silhueta de Napoleão Bonaparte no logotipo da marca em 1950 e a icônica garrafa Josephine (batizada assim em homenagem a primeira mulher de Napoleão e inspirada, sugando a história, em seus tradicionais vestido, cujos espartilhos deixavam a cintura fina e as bases largas), introduzida em 1951. Nesta época o conhaque COURVOISIER já era conhecido mundialmente. Outra inovação: em 1960 COURVOISIER foi a primeira marca de conhaque a veicular anúncios na televisão.
Em 1964 a marca foi vendida para o grupo canadense Hiram Walker. Nesta época o conhaque COURVOISIER já se tornara líder em sua categoria no mundo. No ano de 1983 o conhaque foi condecorado com o título Prestige de la France, único em sua categoria a conseguir este feito. Uma nova troca de comando ocorreu em 1986 quando a empresa passou para as mãos do grupo inglês Allied Lyons, que mais tarde viria a se chamar Allied Domecq, e da qual a Beam Global Spirits & Wine (atualmente conhecida apenas como Beam) comprou a marca de conhaque francês. Em 1994 o COURVOISIER XO IMPERIAL foi nomeado melhor conhaque do mundo na International Wine and Spirit Competition.
No ano de 2000 a marca começou uma campanha publicitária nos Estados Unidos, posicionando o produto como um acessório chique e requintado. Esse posicionamento resultou em 2007, com o lançamento de dois perfumes masculinos com a marca COURVOISIER. Em 2011, pela primeira vez na história de uma grande marca de conhaque, foram lançados inicialmente no Canadá produtos com declaração de idade: COURVOISIER 12 anos e COURVOISIER 21 anos. Segundo a marca, a Connoisseur Collection tem como objetivo tornar o conhaque mais fácil de ser entendido pelos consumidores com a indicação da idade nas garrafas. Nos últimos anos a marca apresentou ao mercado bebidas inovadoras, como por exemplo, o COURVOISIER ROSÉ (2011), uma combinação perfeita do tradicional conhaque da marca com vinho tinto francês, resultando em uma bebida agradável e refrescante; C by COURVOISIER (2012), um conhaque considerado pela empresa revolucionário por ser feito com uvas de 50 viticultores selecionados da região de Charente, só Fins Bois, cujo solo é arenoso; e o COURVOISIER GOLD (2012), uma mistura delicada de conhaque com vinhos de uvas moscatel do sul da França.
O portfólio da marca inclui ainda os conhaques VS (mais conhecido e consumido da marca, envelhecido de 4 a 7 anos), V.S.O.P. Fine Champagne (contém mais de 50% de conhaques da região francesa de Grande Champagne, destacando-se dos demais pela combinação do aroma de sua essência com a de carvalho dos barris), V.S.O.P Exclusif (lançado em 1994 e originalmente desenvolvido para o mercado asiático, possui aroma e sabor mais contemporâneo), XO Imperial (conhaque extra premium introduzido em 1984, é uma combinação de conhaques envelhecidos por longos anos que possui um singular buquê, muito mais aromático que os demais de sua categoria), Succession J.S. (um conhaque extremamente raro e exclusivo, apenas 2.500 garrafas foram produzidas, criado para comemorar o bicentenário da coroação de Napoleão Bonaparte como imperador da França em 1804), e as linhas especiais Initiale Extra e L’Esprit de Courvoisier (considerados um dos conhaques mais exclusivos e caros do mundo, cujas garrafas são feitas em cristal pela grife Lalique. Essas obras-prima são feitas com uma mistura de conhaques destilados desde 1802 até 1931).
A evolução visual
A identidade visual da marca foi sendo modernizada com o decorrer dos anos. Primeiro ganhou a silhueta de Napoleão Bonaparte, em 1950, fazendo uma de suas características poses. A tipografia de letra também foi alterada: mais fina, sinuosa e com uma extensão no primeiro R. Mais recentemente a identidade visual adotou a cor dourada.
Os slogans
Here’s To Now. (2013)
Be the exception. (2011)
Le Cognac de Napoleon.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1835
● Fundador: Felix Courvoisier e Louis Gallois
● Sede mundial: Jarnac, França
● Proprietário da marca: Beam Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Patrice Pinet
● Faturamento: €350 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 250
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Conhaques
● Concorrentes diretos: Hennessy, Rémy Martin, Martell, Baron Otard e Bisquit
● Ícones: A garrafa Josephine e Napoleão Bonaparte
● Slogan: Be the exception.
● Website: www.courvoisier.com
A marca no mundo
Os famosos e requintados conhaques da marca francesa podem ser encontrados em mais de 140 países ao redor do mundo, vendendo mais de 13 milhões de garrafas por ano. COURVOISIER é a marca vice-líder em importantes mercados mundiais, como o americano e o britânico. A marca francesa pertence atualmente a Beam Inc., proprietária de marcas famosas como o bourbon Jim Beam e a tequila Sauza.
Você sabia?
● O atual Master Blender da COURVOISIER é Patrice Pinet, que sucedeu Jean-Marc Olivier, que ocupou o cargo de 1986 até 2008 e foi responsável por garantir a qualidade superior dos conhaques. A produção é minuciosamente controlada para assegurar um nível bastante elevado de qualidade, que para muitos se assemelha à perfeição.
● Desde 1985 a marca mantém em sua sede na pitoresca cidade de Jarnac um museu, que além de contar a rica história da COURVOISIER, oferece uma loja (onde produtos exclusivos podem ser adquiridos), além de um bar para experimentação dos conhaques e drinques.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 11/4/2014
Olá!
ResponderExcluirtenho um blog sobre arte, cultura, cinema, games, publicidade, design e muitos.
Descobri seu blog a pouco tempo e gostaria de parabenizá-lo pela ótima idéia.
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ResponderExcluirParabéns pelo seu blog, continue...
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