18.7.06

BEEFEATER


Que o gim é uma bebida tipicamente inglesa todos sabem. Por isso a marca BEEFEATER faz questão de deixar claro que é o único Gim Premium destilado em Londres. A habilidade artesanal requerida para criar a alta qualidade de BEEFEATER, ligada a uma longa e rica herança, prova que a marca é um gim verdadeiramente autêntico. 

A história 
Para entender um pouco a importância da marca BEEFEATER, é preciso contar a história do gim. O primeiro gim foi criado por volta do século XVII, quando com a finalidade de desenvolver uma fórmula barata de diurético para o tratamento de doenças renais, na faculdade de Leyden, a 35 km de Amsterdã, o médico e catedrático holandês Francisco De La Boe elaborou uma bebida a base de grãos com a adição de uma fruta chamada zimbro. E ele percebeu que podia criar uma bebida completamente nova. Batizou-a de Genebra, derivado de genever (zimbro em holandês) ou genievre (no francês). No entanto, o preparado obtido não chegou a transformar-se em medicamento e passou a ser apreciado por muitos degustadores de destilados - devido ao seu preço acessível e sabor intenso.
 

Os soldados ingleses descobriram a bebida em uma de suas muitas expedições e adotaram-na, em seguida encurtando seu nome para “gin”. A lenda da bebida começou a se espalhar quando o rei da Holanda, Guilherme III, conquistou o trono da Inglaterra em 1689 e introduziu para o resto do país o seu único e peculiar sabor. O gim estava agora presente em numerosos assuntos reais e o Rei William deu-lhe ainda uma importância especial no palácio de Hampton Court (na época, o lar da família real) chamando-o de “a bebida servida”. Ele estava tão apaixonado pelo seu gim que elevou as taxas de impostos do vinho francês e do brandy.


Todavia, o gim, nessa época, não era como hoje o conhecemos. Denso, xaroposo e adocicado; sua qualidade deixava muito a desejar. O governo inglês foi forçado a aprovar um ato do parlamento, conhecido como Tippling, que tentava melhorar a qualidade do gim, banindo as aberrações caseiras. Isso gerou uma grande competição entre as destilarias - cada uma lutando para criar uma receita que produzisse um sabor único e suave. E foi neste contexto que surgiu a primeira destilaria onde o gim BEEFEATER seria fabricado anos depois, fundada em 1820, junto às margens do rio Tamisa no bairro de Chelsea, em Londres, por John Taylor e sua mulher.


Em 1863, James Burrough, um empresário e farmacêutico intrigado com os processos de destilação, e que gostava de fazer experiências com misturas, comprou a pequena e modesta destilaria por £400, que na época produzia licores. Em 1876, obcecado por produzir as melhores bebidas destiladas, ele descobriu que misturando várias espécies botânicas (plantas, ervas e especiarias) e grãos, num processo de destilação, poderia criar o gim perfeito. Somente os mais finos ingredientes eram usados em um processo de destilação cuidadosamente preciso. Os altos níveis de excelência estabelecidos então são até hoje mantidos, assegurando que o BEEFEATER permaneça fiel à sua reputação de qualidade. Com esse nível de dedicação e responsabilidade e a excelência no processo de produção, não foi de surpreendente que BEFFEATER LONDON DRY GIN se tornasse nos anos seguintes uma das mais premiadas marcas de gim no mundo.


Burrough queria um nome forte para seu encorpado gim. E recorreu à história para consegui-lo. O palácio Real e as torres de Londres eram vigiados por soldados da Guarda Real Britânica (conhecidos como Yeoman Warder of Her Majesty’s Royal Palace and Fortress the Tower of London) desde 1845. Esses soldados foram chamados de Beef-Eaters (comedores de bifes) pelo Duque de Tuscany em 1669, devido à alimentação que recebiam diariamente, generosos e suculentos bifes. Com a escolha desse nome, ele deu ao gim BEEFEATER uma forte imagem londrina que permanece até os dias de hoje. O famoso gim começou então a ser testado por sua pureza e alta qualidade em competições internacionais e os esforços foram recompensados com a medalha de ouro na Exibição Internacional (South Kensington, Londres). Nesta época, a realeza europeia já havia aprovado o seu gosto refrescante, e no início do século XX, a reputação do BEEFEATER começou a espalhar-se além das fronteiras da Europa, com americanos, australianos e até sul-africanos deleitando-se com o legado de James Burrough.


No ano de 1908, o gim BEEFEATER era tão popular, que a alta demanda fez com que uma segunda destilaria fosse inaugurada do outro lado do rio. A enorme popularidade do BEEFEATER depois da Segunda Guerra Mundial, fez com a capacidade da destilaria fosse ultrapassada, e, então, em 1958, a produção deslocou-se para uma destilaria maior e melhor localizada em Kennington, Londres. No início da década de 1960, o BEEFEATER era responsável por três em cada quatro garrafas exportadas para os Estados Unidos. Tanto sucesso chamou a atenção de grandes empresas do segmento, e, em 2005, a francesa Pernod Ricard comprou a BEEFEATER.


Nos anos seguintes a marca foi completamente revigorada globalmente e no dia 30 de outubro de 2008 a empresa lançou o BEEFEATER 24, um gim Super Premium resultado de uma mistura exclusiva de 12 ervas botânicas e chás exóticos, que passam 24 horas no álcool antes da bebida ser destilada e engarrafada. A marca também iniciou o lançamento de edições limitadas, feitas com base na receita original e a adição de ingredientes únicos. Um exemplo é o BEEFEATER WINTER EDITION, no qual ingredientes como casca de laranja, noz-moscada, canela e gemas de pinheiro, são responsáveis por criarem um sabor único. Mais recentemente, em 2013, foi lançado o BEEFEATER BURROUGH’S RESERVE, primeiro gim envelhecido da marca. Este novo gim é envelhecido nos históricos barris de carvalho da marca Lillet do século 19 (com capacidade para apenas 268 litros), e foi baseado na receita original desenvolvida por James Burrough, recriada pelo mestre de destilação Desmond Payne, um dos mais reconhecidos e respeitados especialistas em gim do mundo.


Outra novidade recente da BEEFEATER, único gim histórico ainda destilado no coração da cidade de Londres, foi à inauguração em maio de 2014 do Centro de Visitantes, batizado de Beefeater London – The Home of Gin. Situado em sua tradicional destilaria, que entrou em operação no ano de 1958, oferece a oportunidade de descobrir a história do gim através de uma série de apresentações interativas e ver, tocar e cheirar as ervas aromáticas usadas durante o processo de produção. A experiência culmina na oportunidade de apreciar o processo de produção ao vivo na “catedral” de destilação, a sala do alambique. Para a ocasião da inauguração foi criada a edição limitada, encontrada somente lá, BEEFEATER LONDON GARDEN, um gim inspirado no londrino jardim de Chelsea Physic Garden, visitado e usado regularmente para experiências por James Burrough, fundador da marca. Na sua essência tem a erva da floração, limão verbena. Combinando isso com as distintas notas de tomilho e o reconhecido caráter cítrico, fazem desta edição exclusiva um gim distintivo e sugestivo.


Sabor único 
O sabor distinto e balanceado de BEEFEATER é resultado de uma receita complexa que une nove diferentes ervas botânicas como o gengibre, o coentro romeno, amêndoas amargas, cascas de limão e laranjas espanholas, além de outros ingredientes secretos. A destilação do gim demora em torno de oito horas. Depois, BEEFEATER é despachado para a Escócia onde é engarrafado. Sua graduação alcoólica varia dependendo das legislações em vigor de cada país. Por exemplo, nos Estados Unidos e na Nova Zelândia o BEEFEATER tem 47% de teor alcoólico; 37.1% na Austrália; e 40% em muitos outros países, incluindo o Reino Unido. BEEFEATER já foi eleito o melhor gim do mundo em diversas competições internacionais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo de sua história. Além de adotar a cor vermelha e uma nova tipografia de letra, o atual logotipo tem a palavra LONDON, cidade tão ligada à marca e ao gim. Além disso, o tradicional símbolo do soldado da Guarda Real Britânica foi retirado.


A tradicional garrafa do gim também ganhou novo design (ficou mais quadrada), mas manteve o soldado da Guarda Real Britânica como elemento central de seu rótulo.


Os slogans 
This is my London. (2012) 
Forever London. (2008) 
Forever London since 1820. 
Beefeater. This is Gin. 
Make it a double. (2001) 
A bold spirit always stands out. (2000) 
In all the best places. (1963) 
Live a little. (Estados Unidos)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Lançamento: 1876 
● Criador: James Burrough 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: James Burrough Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pernord Ricard S.A.) 
● CEO: Laurent Lacassagne 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 100 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Gim 
● Concorrentes diretos: Tanqueray, Gordon’s, Bombay Sapphire e Old Raj Gin 
● Ícones: O soldado da Guarda Real Britânica em seu rótulo 
● Slogan: This is my London. 
● Website: www.beefeatergin.com 

A marca no mundo 
O gim BEEFEATER, que atualmente pertence a empresa Pernod Ricard, é comercializado em mais de 100 países ao redor do mundo, sendo o mais vendido em 40 deles e possuindo forte presença nas lojas do Free Shop em muitos aeroportos. Os maiores mercados da marca são Espanha, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Japão, Rússia e França. Anualmente são vendidas 2.6 milhões de caixas (9 litros) do famoso gim, sendo um das bebidas alcoólicas mais consumidas do mundo. 

Você sabia? 
Apesar da marca ter sido lançada no ano de 1876, em sua comunicação é comum ver a data de 1820, ano em que a destilaria foi fundada em Londres. 
Hoje em dia, cada garrafa de BEEFEATER vendida no mundo é destilada em Kennington, Londres. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/10/2015

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