6.4.21

GORDON'S GIN


Há mais de 250 anos suas icônicas garrafas são presença constante em milhares de bares pelo mundo afora. Para muitos, é o parceiro perfeito para se saborear um clássico gim-tônica. Para outros, é indispensável em um Dry Martini bem feito. Assim é o Gordon’s, um gim que carrega uma tradição secular de qualidade e sabor que conquistaram milhões de apreciadores pelo mundo. 

A história 
Tudo começou em 1769 quando Alexander Gordon, um londrino de ascendência escocesa, inaugurou uma destilaria na área de Southwark, famosa por seus suprimentos de água limpa, para produzir um gim de alta qualidade. No meio da inconsequente demanda por gim barato da época, Alexander rapidamente estabeleceu sua reputação como pioneiro em seus métodos de produção, já que fazia questão de usar somente os melhores ingredientes em seu gim do tipo Old Tom. A receita desenvolvida por Alexander continha bagas de zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, alcaçuz, raiz de orris, laranja e casca de limão. Mais tarde, em 1786, a produção foi transferida para Clerkenwell. Por volta de 1800, o gim Gordon’s já era popular tanto no Reino Unido quanto no exterior, graças em parte aos marinheiros da Marinha Real Britânica que o transportaram para todos os cantos do mundo.
   

Aperfeiçoando continuamente a receita, em 1830, diferentemente de outros gins da época, o Gordon’s já não continha açúcar, o que o tornava um gim “seco”. Esse Special London Dry Gin provou ser um sucesso quase imediato, e sua receita permanece a mesma até os dias de hoje. Além disso, a alta qualidade e seu sabor distinto de zimbro vieram para definir o gosto clássico do gim-tônica. Uma curiosidade: o gim-tônica é uma bebida alcoólica que surgiu com a necessidade dos soldados ingleses consumirem quinino para evitar a malária. Como a água tônica com quinino era muito amarga, os soldados adicionavam gim para torná-lo mais palatável.
   

Em 1898, a Gordon & Co. se uniu com a Charles Tanqueray & Co., outra tradicional produtora de gim, para formar a Tanqueray Gordon & Co. Com isso, toda a produção foi transferida para a destilaria Gordon’s Goswell Road. No ano seguinte, morreu Charles Gordon, filho do fundador, encerrando assim a associação da família com o negócio. Nos anos seguintes, sua popularidade cresceu em várias partes do mundo. Isto porque a Gordon’s soube aproveitar a grande popularidade do gim-tônica para aumentar a visibilidade e consumo de seu gim. No ano de 1904, surgiria um ícone da marca: a distinta garrafa verde de face quadrada para o mercado doméstico britânico. A ampliação de sua linha de produto começou em 1906 com o lançamento do Gordon’s Sloe Gin, feito com abrunhos (parente da ameixa), possuía um tom impressionante de ameixa, aromas de cereja, nectarina e marzipã, além de um teor alcoólico menor (25.5%).
   

Em 1921 a marca lançou o Old Tom, um gim mais adocicado que o tradicional, que foi fabricado até 1987. Em 1922, a empresa foi adquirida pela Distillers Company (atual Diageo). Pouco depois, em 1924, ao perceber que os consumidores tinham dificuldades ao preparar tradicionais drinques que levavam gim, a Gordon’s iniciou a produção de uma linha de coquetéis prontos para servir (como Dry Martini, Piccadilly e Manhattan), embalados em uma prática coqueteleira. A marca ganhou ainda mais credibilidade quando em 1925 recebeu seu primeiro selo real pelas mãos do Rei George V. Em 1929, a Gordon’s lançou no mercado seu primeiro gim aromatizado, no sabor de laranja, seguido por uma variedade de limão em 1931. Esses dois produtos permaneceram na linha de produtos da marca até 1988.
  

Após a revogação da Lei Seca nos Estados Unidos, no ano de 1934 a Gordon’s abriu sua primeira destilaria no país, localizada em Linden, estado de Nova Jersey, o que contribuiu muito para o aumento da popularidade de seu gim entre os americanos. A alta qualidade e popularidade da marca Gordon’s pode ser conferida em 1962, quando se tornou o gim mais vendido do mundo. Até 1992, o teor alcoólico do gim Gordon’s no Reino Unido era de 40%, mas foi reduzido para 37.5% para alinhar o gim com outras bebidas destiladas brancas, como rum e vodca, e também reduzir os custos de produção. Apesar disso, na Europa continental e em algumas lojas Duty-Free, uma versão (Traveller’s Edition) de 47.3% de teor alcoólico está disponível. Esta década também foi marcada pelo lançamento do gim-tônica em lata, pronto para o consumo, que se tornou um verdadeiro sucesso. Em 1998, a produção do gim Gordon’s foi transferida para a cidade de Fife na Escócia, onde permanece até hoje.
   

Em 2002, depois de uma década de declínio das vendas no Reino Unido, seu maior e mais importante mercado, a Gordon’s passou por um relançamento de £15 milhões, incluindo uma garrafa com novo design. O espírito de inovação da marca pode ser mais uma vez visto em 2004, quando lançou no mercado o Gordon’s Distiller’s Cut, uma versão luxuosa do gim original, com ingredientes botânicos adicionais de capim-limão e gengibre. No dia 11 de fevereiro de 2013, a marca anunciou o lançamento do Gordon’s Crisp Cucumber, um gim aromatizado que mistura o gim original com o sabor do pepino.
   

Nos anos seguintes a marca investiu fortemente na ampliação de sua linha de gins aromatizados, categoria que crescia enormemente no mundo. Com isso, em 2014, foi lançado o Gordon’s Elderflower, com um aroma natural da flor de sabugueiro sendo adicionado à receita original. Mas seu maior sucesso seria lançado em agosto de 2017, quando a marca começou a vender o Gordon’s Pink, um gim rosa aromatizado com vários tipos de frutas vermelhas. Com um sabor equilibrado e refrescante, esse gim possui a doçura das framboesas, morangos e groselha. Esse gim vendeu 1.21 milhões de caixas de nove litros em 2018, se tornando o mais bem-sucedido desenvolvimento de novos produtos na categoria de destilados na última década.
  

O grande sucesso de seus gins aromatizados impactaram fortemente nas vendas da marca e a Gordon’s rapidamente percebeu que os consumidores desejavam explorar novos sabores da bebida. Com essas informações em mãos, no mês de fevereiro de 2020, a marca resolveu ampliar a linha com o lançamento do Gordon’s Sicilian Lemon (receita perfeitamente elaborada para equilibrar as notas de zimbro e o sabor refrescante do gim com os melhores limões da Sicília) e do Gordon’s White Peach (aromatizado com pêssegos brancos).
  

Ainda em 2020, a marca inovou mais uma vez ao lançar no mercado o Gordon’s 0.0%, um gim sem álcool feito com os mesmos ingredientes botânicos que o original, usando uma receita que é um segredo bem guardado. A bebida leva os mesmos ingredientes da versão clássica e é destilada da mesma maneira que um gim tradicional. O novo produto foi criado para garantir que os consumidores ainda possam desfrutar do sabor de Gordon’s, mesmo que optem por não beber álcool. Em 2021, voltou a ampliar sua linha de gins aromatizados com o lançamento de uma versão com notas de laranjas mediterrâneas que complementam o sabor de zimbro (Gordon’s Mediterranean Orange).
  

Somente sete pessoas sabem exatamente como fazer o gim Gordon’s. Destilado três vezes, é feito em alambiques de cobre e utiliza água desmineralizada. Os ingredientes botânicos incluem zimbro - todos escolhidos à mão, coentro e raiz angélica que leva dois anos para crescer. Vale ressaltar que o intenso paladar de zimbro é o resultado de uma seleção criteriosa de mais de três mil botânicos analisados anualmente, dos quais 90% são rejeitados, em uma busca incessante por qualidade e consistência. O mestre destilador, Terry Fraser, tem mais de 35 anos de experiência e garante apaixonadamente que cada garrafa seja feita aos padrões exigentes de Alexander Gordon.
  

O ícone 
Criada em 1904, a tradicional garrafa verde de face quadrada se tornou um dos maiores símbolos de reconhecimento da marca (apesar de ser utilizada somente para o mercado britânico). Pouco depois, em 1907, a destilaria recebeu um enorme pedido de exportação do gim Gordon’s para a Austrália. E para comemorar este momento, a marca resolveu criar uma garrafa transparente com rótulo amarelo para exportação. Era o surgimento de outro ícone da marca.
   

O design da atual garrafa verde foi adotado em 2016 e incluía um perfil mais alto e estreito. Símbolos visuais, incluindo uma planta de zimbro em relevo - o ingrediente-chave do gim - visavam posicionar o Gordon’s como um produto premium. O rótulo apresentava a assinatura do fundador Alexander Gordon de forma proeminente. Já o famoso logotipo da cabeça de javali permaneceu inalterado. Confira a evolução do design na imagem abaixo.
  

O surgimento de uma lúdica estrela 
Desde 1769 cada rótulo e tampa da garrafa de um gim Gordon’s traz a representação da cabeça de um javali. Esse símbolo tem uma forte conexão histórica com a família Gordon. Segundo a lenda, um membro do clã Gordon salvou o rei da Escócia do animal enquanto caçava. Desde então, os ancestrais de Alexander Gordon ostentavam uma cabeça de javali em seu brasão. Em 2014, a marca resolveu transformar esse ícone em seu embaixador através de uma lúdica campanha publicitária. Lançada na véspera de Natal, durante a exibição do filme Skyfall de James Bond na ITV, o filme apresentava “Gordon the Boar”, dançando elegantemente trajando um impecável terno em um sofisticado apartamento e preparando dois copos de gim-tônica. Assista ao comercial abaixo.
  

A campanha também era apoiada por um filme de quatro minutos no YouTube projetado para educar os espectadores sobre a herança do gim Gordon’s e a história do símbolo do javali. O javali também ganhou seu próprio perfil no Twitter com o objetivo de revelar a personalidade e o ponto de vista do personagem e, portanto, da marca Gordon’s.
    

A evolução visual 
A marca Gordon’s utiliza duas identidades visuais distintas: uma para o Reino Unido e outra para o mercado internacional. A identidade visual para o mercado internacional passou por algumas alterações ao longo dos anos. Apesar de sempre manter a cor vermelha, a tipografia de letra foi sendo afinada e o logotipo ficou mais clean. O atual logotipo da Gordon’s foi adotado em 2016.
  

Já para o mercado do Reino Unido a marca utiliza um logotipo mais sóbrio e sofisticado (a assinatura de Alexander Gordon), como pode ser visto na imagem abaixo.
  

Os slogans 
Shall We? (2016)
Gordon’s. Refreshing yet dry.
Mix Gordon’s with Pleasure. (2002) 
Re-mix yourself. 
Go for a Gordon’s. 
It’s got to be Gordon’s. (1976) 
Gordon’s for me. (1965) 
There’s no gin like Gordon’s. (1952)
   

Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1769 
● Criador: Alexander Gordon 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Diageo plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ivan Menezes
● Faturamento: £300 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 180 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Gins 
● Concorrentes diretos: Tanqueray, Beefeater, Bombay Sapphire, Seagram’s Extra Dry Gin, Ginebra San Miguel, Gilbey’s e Hendrick’s 
● Ícones: A cabeça de javali 
● Slogan: Shall We?
● Website: www.gordonsgin.com 

A marca no mundo 
Gordon’s vende seus gins em mais de 180 países ao redor do mundo, tendo como principais mercados Reino Unido, Estados Unidos e Grécia. Com vendas anuais de 7 milhões de caixas (de 9 litros) e faturamento estimado de £300 milhões, é a segunda marca mais consumida de bebidas alcoólicas destiladas no Reino Unido. A cada seis segundos uma garrafa do gim Gordon’s é vendida no mundo. Hoje em dia o Gordon’s é produzido na destilaria Cameron Bridge em Fife, na Escócia. 

Você sabia? 
A alta qualidade do gim Gordon’s lhe rendeu quatro selos de aprovação da Família Real Britânica 
Gordon’s era o gim favorito do escritor americano Ernest Hemingway, que afirmava que a bebida era capaz de “fortificar, abrandar e cauterizar praticamente todas as lesões internas e externas”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/4/2021

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Um comentário:

Clara Lacerda disse...

Adoro o seu trabalho Kadu. Sempre gostei de ler biografia dos artistas que se foram, agora estou viciada em ler sobre como as marcas nasceram. Depois faz sobre a Callebaut, marca de chocolate belga que hoje é uma das maiores do mundo.
Beijos