11.7.06

DAYS INN


Serviço cortês e amigável. Limpeza. Conforto. Um famoso café continental totalmente grátis. E, claro, preços justos e acessíveis. Esses são os princípios básicos aplicados em qualquer um dos hotéis da rede americana DAYS INN, onde o hóspede irá sempre se sentir em casa. 

A história 
A popular rede de hotéis econômicos DAYS INN foi criada pelo empresário do setor imobiliário e empreendedor Cecil Burke Day no mês de abril de 1970 quando ele comprou um antigo hotel na pequena cidade de Tybee Island, localizada na costa da Geórgia, implantando como princípio fundamental a qualidade de hospedagem por preços mais acessíveis e a garantia de quartos limpos e confortáveis, além de um serviço sempre cortês. O nome original do novo hotel, DAYS INN (foto abaixo), foi sugerido por Mannin Purvis, um amigo pessoal de Cecil. Uma curiosidade: como Cecil não encontrava camareiras para empregar, seus filhos faziam as camas dos quartos. O primeiro hotel tinha 60 quartos e uma diária de US$ 8. Pouco depois, foi inaugurada uma segunda unidade, em Forsyth, também na Geórgia. Em 1972, a rede concedeu sua primeira franquia e com apenas oito anos de fundação, o DAYS INN já possuía mais de 300 hotéis espalhados por cidades nos Estados Unidos, México e Canadá.


Nesta década a rede se tornou extremamente popular por oferecer sempre uma bíblia de bolso nos criados-mudos dos quartos que podia ser levada para casa de graça, iniciativa de seu fundador, conhecido como um católico fervoroso. Durante esses anos alguns hotéis da rede ofereciam restaurantes e lojas de lembranças, além de bombas de combustíveis, onde os hóspedes podiam encher os tanques dos automóveis por um preço mais em conta que os tradicionais postos de serviços. Esses diferenciais fizeram da rede uma das preferidas das famílias americanas em viagens pelo país. Durante a década de 1980, a empresa se tornou uma das maiores administradoras mundiais de hotéis econômicos. No início da década de 1990 a rede introduziu o famoso slogan “The Best Value Under The Sun” (algo como “A melhor diária sob o sol”). Foi também nesta época, em 1992, que a rede de hotéis foi adquirida pela empresa HFS (conhecida atualmente como Wyndham Hotel Group). Nos anos seguintes a rede iniciou uma grande e forte expansão internacional, introduzindo o conceito DAYS INN em países da Europa, América do Sul, Oriente Médio e Ásia. Mais recentemente, no final de 2013, a rede inaugurou sua primeira unidade no Brasil, localizada na cidade de Linhares, no Espírito Santo.


Atualmente a rede opera quatro versões de hotéis: DAYS INN (hotéis econômicos localizados em grandes e pequenas cidades, praias e montanhas, que oferecem os serviços básicos da rede como café da manhã grátis, acesso a internet e jornais), DAYS INN HOTEL (hotel com serviço completo, incluindo restaurante, lounge, sala de reuniões, piscina, sala de ginástica e business center equipado com computador, copiadora e impressora), DAYS INN SUITES (hotéis ideais para quem está acompanhado da família e irá se hospedar por duas noites ou mais, pois oferecem quartos maiores com área de dormir separadas) e DAYS INN BUSINESS PLACE (hotéis específicos para viagens a negócios que oferecem serviços diferenciados como quartos equipados com forno microondas, frigobar, cafeteira, ferro de passar, mesa com iluminação e cama mais espaçosa).


A grande maioria de seus hotéis ficou famosa por proporcionar aos hóspedes a experiência batizada de “Sunsational Days Inn”, que inclui o tradicional DayBreak® Breakfast (um delicioso café da manhã continental com suco de laranja, iogurtes, cereais, pães, frutas frescas e café com leite), o kit de amenidades SolTerre® (com xampus, sabonetes e condicionadores cítricos), quartos não fumantes, jornais nacionais (entre eles o USA Today, jornal de maior circulação dos Estados Unidos), secador, rádio relógios e acesso rápido a internet. Além disso, em algumas unidades da rede é permitido animal de estimação em quartos selecionados. Cada hotel da rede americana se concentra nas pequenas coisas que surpreendem milhões de hóspedes, apenas para ajudá-los a aproveitar a sua estadia e começar todos os dias com muita energia.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande remodelação em toda sua história. Originalmente chamado 8 DAYS INN (uma referência a sua primeira diária, que custava US$ 8), rapidamente o número 8 foi retirado do logotipo). Em 2007 o DAYS INN reformulou totalmente sua identidade visual. Acompanhando as tendências atuais, o tradicional logotipo com o famoso sol, principal ícone da marca, ganhou cores mais claras e alegres, em substituição ao preto, e uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Bask in the Sun. (2016) 
The Best Value Under the Sun. (década de 1990) 
Days Inn. There you go.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Abril de 1970 
● Fundador: Cecil Burke Day 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Days Inns Worldwide Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Wyndham Worldwide Corporation) 
● Presidente: Clyde Guinn 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 1.800 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis econômicos de curta estadia 
● Concorrentes diretos: Best Western, Holiday Inn, Howard Johnson, Comfort Inn, Quality Inn, Hampton Inn, Travelodge e Ibis 
● Ícones: O famoso café da manhã continental grátis 
● Slogan: Bask in the Sun. 

A marca no mundo 
Diariamente mais de 20 mil hóspedes dormem em mais de 1.800 hotéis da rede distribuídos por 20 países ao redor do mundo. A rede de hotéis está presente, além dos Estados Unidos, no Canadá, em países como México, Egito, Jordânia, Inglaterra, Porto Rico, Uruguai, África do Sul, Hungria, República Checa, Índia e China. Os estados americanos com maior número de hotéis da rede são Flórida, Maryland, Louisiana, Texas e Geórgia. 

Você sabia? 
A cada 4.5 segundos a rede DAYS INN recebe um hóspede no mundo. Além disso, a rede serve mais de 65.000 cafés da manhã diariamente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/2/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário