11.7.06

PIONEER


A PIONEER é uma das principais marcas de eletrônicos do planeta, que utiliza a mais avançada tecnologia em seus produtos para que os consumidores possam desfrutar da máxima qualidade em áudio e vídeo que o mundo tem para oferecer. Mesmo um pequeno ruído é transformado em um som perfeito e nítido pela marca japonesa. Durante décadas a PIONEER cresceu muito, mas sua paixão continua sendo a mesma: criar uma experiência de entretenimento sem paralelo. 

A história 
A história começou em 1937 quando Nozomu Matsumoto, um homem com enorme paixão pela música, desenvolveu com sucesso o alto-falante dinâmico A-8, uma raridade na época no Japão. No ano seguinte, exatamente no dia 1 de janeiro, ele fundou a empresa com o nome de Fukuin Shokai Denki Seisakusho (precursora da PIONEER) na cidade de Tóquio para produzir inicialmente em sua garagem, alto-falante e subwoofer para automóveis e aparelhos de som. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a empresa foi incorporada oficialmente no dia 8 de maio de 1947. Investindo maciçamente no desenvolvimento de novos produtos, a empresa lançou no mercado em 1953 o alto-falante de alta fidelidade Hi-Fi PE-8. Somente no ano de 1961 a empresa passou oficialmente a se chamar PIONEER ELECTRONICS CORPORATION, quando também abriu seu capital na Bolsa de Valores de Tóquio.


No ano seguinte introduziu no mercado o primeiro sistema de som estéreo separado do mundo. Poucos anos mais tarde, em 1966, a PIONEER estabeleceu escritórios de vendas e subsidiárias na Europa e nos Estados Unidos (isto correu em 1972), iniciando assim sua expansão internacional. Em 1975, a marca lançou no mercado o primeiro som estéreo para automóveis, segmento no qual a PIONEER se tornaria especialista nos anos seguintes. Dois anos mais tarde introduziu o primeiro sistema de TV a cabo bi-direcional acessível nos Estados Unidos. No final desta década, em 1979, a PIONEER lançou no mercado o LD player para uso industrial.


A década seguinte tem início com o lançamento, em 1981, do LaserDisc, uma tecnologia para o armazenamento de vídeo e áudio de alta qualidade em um único disco óptico, incluindo o primeiro leitor residencial de disco laser, que se tornou popular em clubes e estabelecimentos de karaokê em todo o Japão; seguido em 1982 pelo aparelho leitor de CD. As novidades não pararam por aí: dois anos depois, introduziu o primeiro aparelho de CD do mundo para ser utilizado em automóveis; e a primeira combinação de LD player compatível com CDs e LDs do mundo. Em 1985 a PIONEER ingressou em um novo segmento de mercado ao introduzir o primeiro monitor de projeção de 40 polegadas. Esta época também foi marcada pelo grande crescimento internacional, com os produtos da marca PIONEER sendo comercializados em diversos países do mundo.


A PIONEER foi a primeira empresa do mundo a lançar no mercado o GPS (sistema de navegação por satélite) baseado em CD para ser utilizado em automóvel em 1990. Dois anos mais tarde, a empresa foi novamente pioneira ao lançar o primeiro CD-ROM com 4 velocidades do mundo. A partir de meados desta década a PIONEER desenvolveu e introduziu no mercado produtos revolucionários como o DVD/CD player, o primeiro DVD/LD/CD player compatível para uso doméstico e a primeira TV de plasma XGA de alta definição e 50 polegadas do mundo para uso doméstico, todos em 1997; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD do mundo; o primeiro drive gravador de DVD; o primeiro som automotivo para automóveis equipado com OEL do mundo; o primeiro sistema de navegação por GPS baseado em DVD que incorporava um disco 8.5 GB, com camada dupla, em 1998; e o primeiro gravador de DVD compatível com o formato DVD/RW do mundo, em 1999.


O novo milênio tem início com o lançamento do sistema de navegação GPS para carros, baseado em HDD, em 2001. Neste mesmo ano a PIONEER introduziu seu novo slogan “Sound.Vision.Soul.” (em “português, “Som.Visão.Alma.”), assumindo definitivamente a posição como uma marca de eletrônicos. Nos anos seguintes a empresa continuou desenvolvendo produtos com tecnologia avançada como o sistema de navegação para automóveis com um módulo de comunicação sem fio (2002); gravador de DVD com disco rígido (2002); e o primeiro DVD player para uso profissional do mundo, direcionado para DJs e VJs (2004). Nesta época, a empresa iniciou a operação da Pionner Plasma - Display (resultado da aquisição da divisão de Plasma da NEC), voltada para o desenvolvimento e produção de televisores de plasma. Em 2006, a marca japonesa lançou no mercado três produtos que mostravam todo seu esforço e investimento para fabricar aparelhos eletrônicos com tecnologia avançada: o Blu-Ray Disc/DVD drive interno para computadores pessoais, o primeiro display de plasma de 50 polegadas com 1080p, o primeiro BD player da América do Norte, além do primeiro modelo de CD player com Bluetooth integrado do mundo.


Em 2007, a marca japonesa lançou o televisor de plasma “Kuro”, com surpreendente reprodução de tons negros. Foi neste ano que a empresa introduziu a PIONEER ELITE, uma linha de equipamentos eletrônicos com alta tecnologia e design diferenciado. Em 2013, a marca japonesa lançou a primeira central multimídia produzida no Brasil. Pouco depois, em 2014, a PIONEER anunciou o fechamento de sua divisão de áudio e vídeo residencial para se concentrar no segmento automotivo, mercado no qual é líder mundial. Além disso, vendeu sua divisão de equipamentos de DJ para um fundo de investimento americano. Com isso, a marca japonesa concentrou suas forças nas vendas diretas para as montadoras e ao desenvolvimento de tecnologias de computação em nuvem que adquiriu com sistemas de navegação em automóveis. A PIONEER definitivamente aposta que a eletrônica automotiva irá crescer dramaticamente com o advento da era dos carros inteligentes. Com os sistemas de navegação automotiva e smartphones cada vez mais interligados, a PIONEER também se juntou com uma das maiores empresas de tecnologia da informação para lançar sistemas multimídia para automóveis compatíveis com a Apple CarPlay, que conecta equipamentos automotivos com iPhones. Em 2016, a PIONEER desenvolveu uma tecnologia capaz de detectar sinais de sonolência no motorista de um automóvel. Outra novidade recente é o DVD Player compatível com Waze, que permite ter o aplicativo de navegação reproduzido na tela do multimídia.


A evolução visual 
O logotipo da marca PIONEER passou, ao longo de sua história, por poucas modificações, a última ocorrida em 1998, quando a empresa mudou radicalmente sua identidade visual, introduzindo um novo logotipo mais moderno e dinâmico (adotou a cor vermelha e mudou a tipografia de letra) em substituição ao antigo, utilizado desde 1970.


Os slogans 
Move the Heart and Touch the Soul. (2010) 
Sound.Vision.Soul. (2001) 
R-u-ready-4-Pioneer? (2000) 
The art of entertainment. (1990) 
The future of sound and vision. (1986)


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1 de janeiro de 1938 
● Fundador: Nozomu Matsumoto 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Pioneer Corporation 
● Capital aberto: Sim (1961) 
● CEO & Presidente: Susumu Kotani 
● Faturamento: US$ 3.85 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: US$ 62 milhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: US$ 790 milhões (janeiro/2017) 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 17.000 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: Sons automotivos, auto-falantes, amplificadores, GPS e fones de ouvido 
● Concorrentes diretos: Blaupunkt, Alpine, Sony, Bose, Kenwood, JVC, TomTom, OnStar e Garmin 
● Slogan: Move the Heart and Touch the Soul. 
● Website: www.pioneer.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a PIONEER comercializa em mais de 120 países ao redor do mundo uma completa e avançada linha de produtos eletrônicos, que incluem sistema de navegação por satélite, sons automotivos, auto-falantes, amplificadores, fones de ouvido, centrais multimídia, entre outros equipamentos de áudio. A empresa japonesa, líder mundial no segmento de sons automotivo e pioneira na fabricação de produtos eletrônicos de áudio e vídeo para este segmento de mercado, faturou no ano fiscal de 2015/2016 mais de US$ 3.8 bilhões. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/1/2017

2 comentários:

  1. Anônimo5:14 PM

    Nossa estou encantada com o surgimento da marca PIONEER.Estou fazendo um pequeno investimento na minha carreira de DJ é já sei a marca que vou usar né!? Estou bem feliz por que já sei que vou usufruir uma marca que tem História de sucesso.

    Elis Leão

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:15 AM

    Os aparelhos da PIONEER são os melhores.

    ResponderExcluir