18.7.06

HOWARD JOHNSON


Howard Johnson é um dos nomes mais tradicionais e reconhecidos de hospedagem na América do Norte. Hoje em dia, mais do que nunca, seus hotéis são destino certo para milhões de viajantes que buscam hospitalidade, cordialidade e bons serviços, sempre a um preço mais que justo, em várias partes do mundo. Para famílias buscando acomodações confiáveis, o Howard Johnson oferece uma experiência acolhedora e amigável a cada visita, mantendo uma rica tradição que já dura mais de seis décadas. 

A história 
A marca Howard Johnson tem suas origens no ano de 1925 quando Howard Dearing Johnson, depois de levantar um empréstimo de US$ 2.000, comprou uma pequena farmácia no bairro residencial de Wollaston na pacata cidade de Quincy, estado de Massachusetts. O pequeno estabelecimento vendia doces, jornais e remédios. Entusiasmado pelo sucesso das vendas de refrigerantes de sua farmácia, logo depois ele ingressou no ramo de restaurantes, que ficou muito famoso em virtude de seus sorvetes (segundo muitos uma antiga receita de sua mãe, e tantos outros uma receita de um imigrante alemão) e que levavam o nome do fundador. Inicialmente o restaurante oferecia em seu cardápio batatas-frita, hotdogs, frango frito, bacon e feijão, além de refrigerantes e os famosos sorvetes. O sucesso empresarial de seus restaurantes e principalmente impulsionado pelos deliciosos sorvetes, que podiam ser encontrados em 28 diferentes sabores, era enorme. Tanto que, em 1939, ele já havia construído uma rede com 107 restaurantes, alguns deles sob sistema de franquia, instalados à beira de grandes rodovias americanas e que faturavam US$ 10.5 milhões.
   

Nos 14 anos seguintes, o visionário expandiu ainda mais sua empresa, que, em 1949, possuía 170 restaurantes em funcionamento, empregava 10 mil pessoas e servia 1.5 milhões de clientes anualmente. Durante as décadas de 1940 e 1950 a marca Howard Johnson’s se tornou um ícone da cultura popular americana. O telhado laranja de seus estabelecimentos era um símbolo de identificação em qualquer pequena e média cidade do país. Foi somente no ano de 1954, quando a empresa já possuía 400 restaurantes em 32 estados, que surgiu o primeiro hotel, estilo motel americano, na cidade de Savannah, estado da Geórgia, com o nome Howard Johnson’s Motor Lodges. O novo hotel seguia a tradicional arquitetura da rede de restaurantes, com o telhado laranja e estilo colonial, e não demorou muito para fazer sucesso entre as famílias americanas que viajavam em férias. Com isso, inaugurou novas unidades em várias outras cidades americanas.
   

Em 1961 já existiam 88 hotéis em 33 estados americanos e nas Bahamas. A rede continuou se expandindo e, em 1975, contava com mais de mil restaurantes e 500 hotéis nos Estados Unidos e Canadá. Em 1979, enfrentando dificuldades financeiras sérias, a família decidiu vender a rede, tanto hotéis (na época com 520 unidades em funcionamento) como restaurantes (1.040 unidades), para a empresa britânica Imperial Group por US$ 630 milhões. Esta década também ficou marcada pelo fim do design original de seus hotéis, começando uma grande reformulação estrutural e visual, que tinha como objetivo a modernização para oferecer aos seus hóspedes ainda mais conforto, serviços e cordialidade.
  

Sem conseguir fazer a empresa se tornar rentável novamente, os proprietários venderam a rede Howard Johnson por US$ 314 milhões para a tradicional Marriott Corporation (conheça a história deste outro ícone hoteleiro americano aqui) no ano de 1985. Em 1990 a divisão hoteleira foi vendida para a empresa HFS, que pouco depois passaria a se chamar Cendant e hoje é conhecida como Wyndham Hotels & Resorts Inc. Em 2003 a marca chegou ao Brasil (hoje não está mais presente). Já em 2005 a empresa inaugurou seu primeiro hotel no estado do Alasca. No ano seguinte a divisão de restaurantes foi vendida (a última unidade foi fechada em 2017).
   

Nesta época, em todos os seus hotéis, a rede começou a oferecer o Rise & Dine® (introduzido em 2004), um completo e enorme café da manhã continental incluso no preço da diária. Além disso, a rede passou a oferecer o Howard Johnson Home Office, quartos que atendem todas as necessidades de um viajante a negócios; e o “Wags to Whiskers”, unidades da rede que permitem animais de estimação.
   

Até 2015 a rede contava com quatro tipos (categorias) diferentes de hotéis: Howard Johnson Plaza Hotel (hotéis de categoria média e alta que ofereciam serviços completos), Howard Johnson Hotel (hotéis de categoria média com serviço completo), Howard Johnson Inn (hotéis econômicos com serviços honestos como café da manhã gratuito, piscina e decoração contemporânea) e Howard Johnson Express Inn (hotéis econômicos que não ofereciam piscina). A partir deste ano a empresa iniciou uma enorme renovação e posicionamento de seus hotéis, que se tornaram todos da mesma categoria, oferecendo Wi-Fi gratuito e café da manhã Rise & Dine® de cortesia, bem como uma série de outras comodidades, incluindo piscinas, academias de ginástica e muito mais.
  

Em 2019 a rede Howard Johnson começou a implantar um novo design para seus quartos e espaços públicos, mantendo a mesma experiência calorosa e amigável que oferece há décadas. Nos quartos redesenhados foi incorporado o melhor do design com as comodidades mais modernas. Com um toque moderno inspirado nas raízes clássicas da marca, a decoração apresenta detalhes em laranja e turquesa, além de comodidades de alta tecnologia, como lâmpadas de cabeceira equipadas com entrada USB, televisores de tela plana e espelhos iluminados.
  

A rede ainda é proprietária do Howard Johnson Anaheim Hotel and Water Playground, localizado na cidade de Anaheim, muito perto da Disneylândia na Califórnia. Com instalações sofisticadas e de qualidade, este hotel que oferece mais de 300 quartos com decoração moderna e funcional, disponibiliza um incrível parque aquático com temática de piratas (chamado Castaway Cove), assim como áreas de piscina para crianças de todas as idades e até um SPA. Além de uma impressionante seleção de quartos, esta unidade também oferece restaurante, um café/cafetaria, um salão de jogos (que inclui pebolim) e até uma loja de presentes e mini-mercado.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por radicais mudanças ao longo dos anos. Foi somente em 1985 que a marca perdeu o apóstrofo e o S no final, e adotou uma nova identidade visual, que manteve as características cores laranja e azul. Em 2009 a marca Howard Johnson apresentou um logotipo completamente remodelado. O logotipo anterior, introduzido em 1998 e aplicado sob um fundo azul, foi substituído por um mais moderno, limpo e elegante, mas manteve as mesmas características, incluindo a tipografia de letra. Em 2018 foi adicionada ao logotipo a expressão “by Wyndham”.
  

Os slogans 
Go Happy. Go Hojo. (2008) 
I Go HoJo. (2007) 
Go anywhere. Stay here. (2004) 
Where you feel at home. (2002) 
A better quality of life on the Road. (2000) 
We make family vacations twice as fun.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1925 (restaurante) e 1954 (hotel) 
● Fundador: Howard Deering Johnson 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Howard Johnson International Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Wyndham Hotels & Resorts Inc.) 
● CEO: Geoffrey Ballotti 
● Presidente: Clement Bence 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 322 
● Presença global: 15 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis 
● Concorrentes diretos: Best Western, Holiday Inn, Hampton Inn, Days Inn, Comfort Inn, Fairfield Inn by Marriott, Ramada e Airbnb 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Go Happy. Go Hojo. 

A marca no mundo 
A rede Howard Johnson possui mais de 320 hotéis nas Américas do Norte e do Sul, bem como em partes do Oriente Médio e da Ásia. Com forte presença nos Estados Unidos, Canadá, Argentina e China, anualmente mais 15 milhões de pessoas se hospedam nos hotéis da rede. A marca pertence à Wyndham Hotels & Resorts Inc., proprietária de 20 grandes marcas de hotéis como Ramada (conheça essa história aqui), Days Inn e Travelodge. 

Você sabia? 
A marca é conhecida pelo popular apelido de HOJO


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/4/2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário