18.7.06

PERT PLUS


Existem produtos que revolucionam uma categoria de mercado. E foi justamente o que a marca PERT PLUS fez no segmento de cuidados com os cabelos ao lançar, há mais de duas décadas, o primeiro produto que incorporava xampu e condicionador. Um ícone entre as famílias americanas, PERT PLUS se tornou uma marca confiável com milhões de consumidores fiéis espalhados pelo mundo.

A história
Tudo começou no início da década de 80 quando a empresa americana Procter & Gamble investiu milhões de dólares em pesquisas e desenvolvimento de um novo xampu que utilizava uma nova tecnologia chamada BC-18. Em 1986, essa nova tecnologia foi inicialmente aplicada, como teste de mercado, em uma marca de xampu existente chamada PERT, que havia sido introduzida pela empresa no começo da década. Como a resposta foi extremamente positiva por parte dos consumidores, em 1987, a empresa introduziu no mercado norte-americano um xampu com tecnologia revolucionária e inovadora que combinava os benefícios de um xampu normal e condicionador em um único produto chamado PERT PLUS/REJOICE.


O novo produto, primeiro xampu do mercado que utilizou o conceito 2 em 1, limpava profundamente os cabelos sem deixar resíduos, criando uma película que protegia naturalmente a umidade natural de cada fio. Era fácil notar a diferença: cabelos macios, fáceis de pentear e prontos para os desafios e prazeres do dia a dia. O novo xampu foi posicionado no mercado como um produto direcionado para pessoas que queriam ter um cabelo atrativo através de uma maneira prática e conveniente. Inicialmente as embalagens do produto eram cinza e branca, surgindo, somente alguns anos depois, a tradicional e inconfundível embalagem na cor verde. Em 1989 a marca lançou sua primeira variação de produto: uma linha especialmente elaborada para prevenção e combate da caspa. Nos anos seguintes o produto foi introduzido em vários mercados da Europa, América Latina e Ásia, chegando ao México em 1990. Nesta época, a marca PERT PLUS já tinha atingido 10% de participação de mercado nos Estados Unidos.


No correr da década a marca lançou no mercado novos produtos para todos os tipos de cabelo (normais, oleosos e secos), como por exemplo, as versões Light Conditioner (condicionador leve), Medium Conditioner (condicionador médio), Deep Conditioner (condicionador profundo), Kids Bananaberri (especialmente desenvolvido para crianças), além de xampus com Aloe Vera e uma linha especialmente desenvolvida para homens com o conceito 3-1 (xampu, condicionador e sabonete líquido). Rapidamente a xampu se tornou um dos líderes do mercado mundial, muito em virtude de ser um produto voltado para toda família.


Apesar da excelente participação de mercado, a partir do novo milênio a P&G começou a dar mais atenção à outras marcas de xampus de seu portfólio, deixando PERT PLUS praticamente de lado. As inovações se tornaram raras e a publicidade praticamente deixou de ser feita desde 2002. Finalmente no mês de julho de 2006 a empresa Innovative Brands comprou a marca PERT PLUS somente na América do Norte e na região do Caribe, enquanto a P&G continuou como proprietária no resto do mundo. Com isso, as inovações voltaram e a marca lançou em 2008 uma linha de xampus com ingredientes botânicos. Em 2009, a marca relançou sua linha PERT PLUS for MEN, com produtos que possuem proteínas vegetais e outros ingredientes que reduzem a queda de cabelo em 1/3. Pouco depois, a marca PERT PLUS foi adquirida pela empresa Helen of Troy nos mercados da América do Norte e Caribe.


A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações no decorrer dos anos. Mais recentemente o logotipo passou por uma remodelação radical, adquirindo uma imagem mais limpa e moderna, utilizando a tradicional cor verde, tão associada à marca. A remodelação também atingiu as embalagens.


Os slogans
Get hair that’s all PLUS and no fuss with Pert Plus. (2011)
Stop the Suffering. (2009)
Crazy good hair, without all the craziness. (2008)
Keep it simple. (2008)
Washing Hair and Changing Minds. (1999)
Great Hair. No Fuss. (1994)
It’s The One! Wash’n Go. (1987)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1987
● Criador: Procter & Gamble
● Sede mundial: El Paso, Texas e Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Helen of Troy Limited e Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO: Robert McDonald (P&G)
● CEO: Gerald Rubin (Helen of Troy)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene e cuidados pessoais
● Principais produtos: Xampus
● Presença no Brasil: Seda, Garnier, Pantene e L’Óreal
● Ícones: A embalagem verde
● Slogan: Get hair that’s all PLUS and no fuss with Pert Plus.
● Website: www.pertplus.com

A marca no mundo
Atualmente os produtos PERT PLUS são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo, tendo forte participação de mercado na América do Norte (Estados Unidos, Canadá e México) e Ásia, especialmente em Taiwan.

Você sabia?
Na Austrália e Nova Zelândia o produto é comercializado apenas como PERT.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 12/7/2012

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